out 8, 2015 | Campo Grande

Adauto e Idelmar, da Força MS
Se depender da Força Sindical, as próximas eleições vão colocar sindicalistas nas cadeiras das câmaras de vereadores, assembleias legislativas e no parlamento federal. “A central nacional e nos estados já estão trabalhando com essa nova proposta para mudar e melhorar os rumos do País, com a valorização dos trabalhadores, que passarão a ocupar os cargos eletivos”, afirma Idelmar da Mota Lima, coordenador regional da Força Sindical MS e presidente regional do partido Solidariedade.
Adauto Cândido de Almeida, secretário da Força MS e membro do diretório regional do Solidariedade, disse que a central já está promovendo reuniões para levantar possíveis nomes de sindicalistas para o pleito de 2016, quando serão eleitos novos vereadores e prefeitos nas cidades brasileiras.
“Independentemente do partido que nossos sindicalistas resolverem se filiar, vamos apoiá-los, para que ocupem esses espaços políticos que são abertos de dois em dois anos no País”, explica Adauto de Almeida.
Entre os partidos mais fortes em meio ao movimento sindical de Mato Grosso do Sul, segundo o secretário da Força, estão o Solidariedade, fundado pelo ex-presidente da Força, deputado federal Paulinho da Força, o PDT e o PTB. “Vamos apoiar nossos líderes sindicais ao pleito de vereadores e prefeito nas eleições de 2016, sejam eles filiados a esses ou a qualquer outro partido”, afirma o sindicalista.
CANSAÇO – Além de presidir o Solidariedade em MS e a Força Sindical Regional MS, Idelmar da Mota Lima faz parte também das diretorias da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC e da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de MS – Fetracom. Preside também o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SEC/CG.
“Como sindicalistas, nos cansamos de bater nas portas de nossos parlamentares, que ajudamos a se eleger e até a se reelegerem, para pedir apoio para aprovação de matérias de interesse dos trabalhadores brasileiros. Apesar do apoio que sempre tivemos de alguns deputados e senadores, a maioria, depois de eleita, não se importa com os interesses dos trabalhadores, do povo. Cuidam mais de seus interesses pessoais. Por isso precisamos eleger gente nossa”, justifica o líder sindical.
A Força Sindical MS abre as portas também para as mulheres sindicalistas. “Aquelas com potencial para concorrer a cargos políticos em seus municípios, devem fazê-lo, pois existe uma lacuna muito grande para ser preenchida por elas na política”, reforça Adauto de Almeida.
Selma Pieri, do Solidariedade Mulher em MS, é uma das integrantes do partido que tem trabalhado para aglutinar a força feminina e levantar lideranças natas para ajudar no fortalecimento da legenda e na mudança política regional.
Os sindicatos filiados à Força MS já estão sendo orientados a levantar possíveis nomes de pessoas com potencial para concorrer tanto a vereador como a prefeito nas eleições de 2016.
Reportagem – Wilson Aquino
out 8, 2015 | Campo Grande

Deputados homenageiam personalidades com título e comenda
Nesta quinta-feira (8/10), cidadãos que contribuíram em suas diferentes atividades para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul serão homenageados durante sessão solene. A cerimônia será realizada na Assembleia Legislativa, a partir das 19h, no Plenário Deputado Júlio Maia.
A Comenda do Mérito Legislativo e o Título de Cidadão Sul-mato-grossense são as mais altas honrarias concedidas pelo Parlamento. Neste ano, os deputados estaduais realizam uma solenidade especial onde serão homenageados 66 personalidades.
“A Assembleia Legislativa, pela primeira vez, fará um evento conjunto com todos os deputados. É uma homenagem a quem sempre acreditou no futuro desta terra, tendo realizado um extraordinário trabalho no contexto sócio-político-econômico e contribuído de forma destacada para o desenvolvimento e projeção do Estado”, afirmou o presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi.
Serviço – A cerimônia é aberta ao público. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul está localizada no Palácio Guaicurus, na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha no Parque dos Poderes, no Bloco 09.
Diretoria de Comunicação Social
out 7, 2015 | Campo Grande

Caravana da Saúde aproxima-se de 180 mil atendimentos
Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Professor Rinaldo (PSDB) informou na sessão desta terça-feira (6/10), que a Caravana da Saúde já se aproxima de 180 mil atendimentos. Como prova do sucesso, o projeto deve ser copiado pelo Governo do Estado de Mato Grosso.
“Nas primeiras cinco microrregiões visitadas pela Caravana da Saúde foram realizadas mais de 172 mil procedimentos, 31 mil consultas, 6,8 mil exames e 11,6 mil cirurgias. Na última edição, ocorrida em Corumbá e Ladário, foram 39 mil procedimentos. Trata-se de um projeto que tem trazido esperança para os sul-mato-grossenses”, afirmou o líder.
O parlamentar disse ainda que o objetivo é zerar a fila de cirurgias. “O Governo do Estado pretende erradicar em um ano a fila da vergonha. Para isso, a Caravana deve passar por todas as microrregiões até abril de 2016”. Para Professor Rinaldo, a importância do projeto pode ser notada nos olhos das pessoas beneficiadas. “O testemunho de quem passou por uma cirurgia de catarata constata a relevância do programa. Idosos voltando a enxergar a beleza da natureza, identificando os entes queridos, enfim, por tudo isso o projeto já valeu a pena”, ressaltou.
Conforme o deputado, no último final de semana o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, conheceu in loco a Caravana da Saúde. “Ele visitou toda a estrutura e percebeu a eficiência do maior programa de saúde da história de Mato Grosso do Sul. Em breve, nosso Estado vizinho irá implantar um programa nos moldes da Caravana da Saúde”, comentou.
Heloíse Gimenes – Foto: Victor Chileno
out 6, 2015 | Campo Grande

Farmacêuticos de MS se unem para fazer a alegria das crianças
Todo mundo sabe que o Dia das Crianças é 12 de outubro, onde se comemora também o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Mas esse Dia não é comemorado por todas as crianças, pois muitas delas não ganham presentes porque a família, muitas vezes, não têm condições de comprar.
Pensando em amenizar esse número de crianças que não ganham sequer um brinquedo, um grupo de farmacêuticos sul-mato-grossenses está mobilizando os colegas, empresários e a sociedade em geral para arrecadar brinquedos novos ou em bom estado de conservação.
A campanha chamada de “Dia das Crianças da Verdade”, é coordenada pela farmacêutica Kelle de Cássia Luz Slavec. Mesmo em Campo Grande ela conseguiu mobilizar os colegas profissionais e a campanha chegou até as cidades de Cassilândia e Corumbá. “Nosso objetivo é unir os profissionais da Saúde para ajudar as crianças por meio da doação de um brinquedo. É simples, fácil e gratificante”, afirma Kelle de Cássia.
Para que a ganha seja realizada em tempo recorde, foram disponibilizados diversos pontos de arrecadação na Capital e um ponto de arrecadação em Corumbá e Cassilândia, mas isso não quer dizer que profissionais farmacêuticos de outras cidades não podem participar. “Quem quiser levar a campanha para sua cidade pode entrar em contato conosco e solicitar todo o material de divulgação personalizado com a sua cidade. Vale a pena”, afirma a coordenadora da campanha.
O objetivo é atender o maior número de crianças possível. Como muitas entidades de classe já recebem doações, a coordenação da campanha afirma que os locais de entrega serão anunciados até o próximo sábado, pois um mapeamento está sendo feito. “O melhor de tudo é que um presente, um brinquedo, um bichinho de pelúcia custa tão pouco perto do sorriso de uma criança. É emocionante poder ajudar, ainda mais uma criança”, finaliza Kelle de Cássia, que não esconde a emoção de estar à frente da campanha social.
Pontos de arrecadação em Campo Grande
R. Abrão Júlio Rahe, 87 Centro (laboratório), R. Amazonas, 2746 Jd Autonomista (drogaria), Av. Marques de Pombal, 1131 B. Tiradentes (drogaria), R. Filomena Segundo Nascimento, 2076 B. Concórdia (drogaria), Av. Júlio de Castilho, 1552 B. Lar do Trabalhador (drogaria).
Em Corumbá o ponto de arrecadação será na farmácia que fica na Rua Major da Gama, 420. Em Cassilândia as doações podem ser entregues na Rua Sebastião Leal, 530. Mais informações sobre a campanha pelo fone (67) 9213-7026.
**
Para entrevistas com a Drª Kelle de Cássia, basta ligar no fone: (67) 9251 0791.
out 5, 2015 | Campo Grande

Renato Câmara comemora Dia Internacional do Idoso
O deputado Renato Câmara (PMDB) ocupou a tribuna para falar sobre o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quinta-feira (1/10) relembrou da importância do Estatuto do Idoso, que completa 12 anos.
“A data é muito importante para lembrarmos dessas pessoas que muito contribuem para o Estado. O Estatuto é um valioso mecanismo que assegura em nível nacional os direitos dos idosos. Aqui na Casa de Leis temos também a Frente Parlamentar do Idoso criada com o objetivo de ser mais um instrumento de garantia de políticas públicas à terceira idade”, destacou Câmara.
Dentre os direitos mais popularizados pelo Estatuto está o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população. Quanto à Frente Parlamentar na Assembleia, a primeira reunião ocorreu no final de setembro e além do coordenador, deputado Renato Câmara, ela é composta pelos deputados Angelo Guerreiro (PSDB), Antonieta Amorim (PMDB), Beto Pereira (PDT), João Grandão (PT), Marcio Fernandes (PTdoB) e representantes de 19 instituições.
O parlamentar apresentou nesta quarta-feira (30/9) um projeto de lei que institui a Semana Estadual do Idoso a ser comemorada de 25 de setembro a 1º de outubro de cada ano. “Vai ser mais um momento de estimular ações voltadas ao idoso nos mais diversos setores, como Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros”, explicou em discurso na tribuna.
Ainda sobre o tema, o deputado tem projeto em tramitação na Casa de Leis que cria o selo “Empresa Amiga da Terceira Idade”, que poderá ser concedido às empresas que contribuírem com emprego e melhoria na qualidade de vida dos idosos em Mato Grosso do Sul. Renato Câmara também conseguiu aprovação de uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que torna as instituições de longa permanência passíveis de receber subvenção do estado.
De acordo com as projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil deverá ser o sexto país do mundo em contingente de idosos até o ano 2025. Hoje, os idosos representam 8,6% da população brasileira, quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Em 2025, esse número será de 15%, ou seja, o país contará com 32 milhões de idosos.
Assessoria de Comunicação ALMS – Foto: Toninho Souza
out 1, 2015 | Campo Grande

PTB realiza evento com lideranças nacionais para discutir eleições
A direção estadual do PTB promove amanhã (02), a partir das 10h, uma reunião com lideranças nacionais da legenda, em Campo Grande, para apresentar e discutir a restruturação do partido, rumo às eleiçõesde 2016. O evento será no La Riviera Buffet, que fica na região central da Capital.
Entre os convidados estará a presidente nacional do PTB, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), que é filha do ex-deputado Roberto Jefferson. O atual presidente estadual da legenda, Nelsinho Trad, ressaltou que vai ser uma oportunidade de mostrar os avanços do partido em Mato Grosso do Sul.
“Quando me convidaram para assumir o partido, pediram para reconstruí-lo nos municípios, tendo três objetivos. Primeiro ter candidatura própria, segundo buscar o vice e terceiro formar uma chapa forte de vereadores”, disse ele.
Nelsinho ponderou que conseguiu montar diretorias provisórias nos 79 municípios e que vai apresentar amanhã este trabalho. “Nossa intenção é ter candidatos nas maiores cidades, vamos fazer pesquisas internas para saber o potencial e a viabilidade política de cada nome”.
Ele ressaltou que em Campo Grande ainda não foi definido e que amanhã deve se decidir o presidente municipal do partido. “Também serão mostradas as diretrizes nacionais do PTB”.
Homenagens – No evento partidário haverá ainda homenagens a políticos do Estado que foram importantes para o partido, entre eles o ex-deputado federal Nelson Trad e ex-senador Lúdio Coelho, além do ex-governador Pedro Pedrossian. “Fizemos o convite para que ele compareça, espero que participe”, disse Nelsinho.
Campo Grande News