(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Renato Câmara comemora Dia Internacional do Idoso

O deputado Renato Câmara (PMDB) ocupou a tribuna para falar sobre o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quinta-feira (1/10) relembrou da importância do Estatuto do Idoso, que completa 12 anos.

“A data é muito importante para lembrarmos dessas pessoas que muito contribuem para o Estado. O Estatuto é um valioso mecanismo que assegura em nível nacional os direitos dos idosos. Aqui na Casa de Leis temos também a Frente Parlamentar do Idoso criada com o objetivo de ser mais um instrumento de garantia de políticas públicas à terceira idade”, destacou Câmara.

Dentre os direitos mais popularizados pelo Estatuto está o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população. Quanto à Frente Parlamentar na Assembleia, a primeira reunião ocorreu no final de setembro e além do coordenador, deputado Renato Câmara, ela é composta pelos deputados Angelo Guerreiro (PSDB), Antonieta Amorim (PMDB), Beto Pereira (PDT), João Grandão (PT), Marcio Fernandes (PTdoB) e representantes de 19 instituições.

O parlamentar apresentou nesta quarta-feira (30/9) um projeto de lei que institui a Semana Estadual do Idoso a ser comemorada de 25 de setembro a 1º de outubro de cada ano. “Vai ser mais um momento de estimular ações voltadas ao idoso nos mais diversos setores, como Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros”, explicou em discurso na tribuna.

Ainda sobre o tema, o deputado tem projeto em tramitação na Casa de Leis que cria o selo “Empresa Amiga da Terceira Idade”, que poderá ser concedido às empresas que contribuírem com emprego e melhoria na qualidade de vida dos idosos em Mato Grosso do Sul.  Renato Câmara também conseguiu aprovação de uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que torna as instituições de longa permanência passíveis de receber subvenção do estado.

De acordo com as projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil deverá ser o sexto país do mundo em contingente de idosos até o ano 2025. Hoje, os idosos representam 8,6% da população brasileira, quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Em 2025, esse número será de 15%, ou seja, o país contará com 32 milhões de idosos.

Assessoria de Comunicação ALMS – Foto: Toninho Souza