(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Convidado pela Secretaria de Educação, professor defende revolução na metodologia de ensino

Convidado pela Secretaria de Educação, professor defende revolução na metodologia de ensino

Convidado pela Secretaria de Educação, professor defende revolução na metodologia de ensino

Campo Grande (MS) – “A análise do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], que avalia tanto a escola pública quanto a privada, mostra que a educação instrucionista é um sistema falido”. Com essa frase o professor Pedro Demo iniciou sua críticas ao atual sistema de ensino no País, o qual tem levado os estudantes a ‘desaprenderem’ ao longo dos anos. Para virar esse jogo o docente lançou o desafio de aplicar o método intitulado de reconstrutivista, focado na pesquisa de autoria como forma de aprendizagem.

A convite da Secretaria de Estado de Educação, Pedro Demo ministrou palestra nesta terça-feira (21) a centenas de educadores na cidade de Dourados – distante a 225 km de Campo Grande. Na ocasião foram apresentados dados do Ministério da Educação (MEC) que apontam índices de aprendizagem dos alunos entre os anos de 1995 a 2013, no qual, em tom bastante enfático, Demo expôs sua análise.

“O que nós vemos é que são 18 anos jogados no lixo. No ensino médio, por exemplo, o índice de alunos que aprenderam matemática no Brasil era de 16,8% em 1995; em 2013 caiu para 16,4%. Em língua portuguesa eram 37,5% em 1995; já em 2013 foi de 28,7%. É estarrecedor. Nós estamos desaprendendo (…). Esse sistema gasta milhões e não funciona. São dados oficiais do próprio MEC. Precisamos ter a coragem de rever isso”, criticou Demo.

Para Pedro Demo, baseado na série histórica é possível concluir que a medida em que o sistema avança, o estudante desaprende. “Fico estarrecido porque quem faz esse dados é o MEC. Desde 1999 ele sabe disso e ainda inventa um plano nacional da educação com duração de 10 anos. É absurdo”, frisou se referindo ao Plano Nacional de Educação, ao qual é abertamente contra.

Na tentativa de combater o sistema instrucionista, em que os professores ministram aulas e ensinam, Demo propõe que a educação seja baseada na apredizagem. De acordo com ele, esses jovens que ‘não aprederam bem’ tiveram anos de aulas e ensino, mas não apredizagem. Ele citou ainda o fato de que a escola privada foi a que mais caiu no índice do Ideb.

“A escola que mais caiu no índice do Ideb 2013 não foi a dos pobres, onde os alunos carregam consigo os problemas sociais. Foi a particular, dos ricos. Outro ponto: o ano em que o Ideb teve maior queda foi em 1999, logo após passar para 200 dias letivos. Em seguida inventaram mais um ano no ensino fundamental. E depois mais 20 dias. Isso prova que aumentar a quantidade de aulas não faz com que o aluno aprenda, não existe nenhuma teoria que diga isso. O sistema instrucionista está falido e precisamos parar de negar essa oportunidade aos nossos jovens”, frisou.

 

Cuidar do professor

Na avaliação do docente, o professor é o responsável pelo desastre na apredizagem, mas também é somente ele quem pode promever a mudança. Para ele, no ensino apenas passivo, como é usual hoje, as crianças não se preparam direito para a vida, pois não conseguem enfrentar coisas novas.

“Precisamos de uma nova forma não apenas de pensar, mas sobretudo de fazer a educação. Os professores precisam ser transformadores da escola. Estamos focados na elaboração e execução de projetos de educação integral, à distância, plataformas virtuais, formação continuada dos gestores, coordendores pedagógicos e professores, com foco na melhoria do processo de apredizagem dos alunos”, explica Demo.

O método apresentado é o reconstrutivismo e tem como foco o professor como autor da apredizagem, avaliando alunos individualmente, orientando em cima daquilo que o aluno produz.

“Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta própria. Para despertar esse espírito na criança é preciso muita pesquisa e incentivo à elaboração própria de cada aluno. Nesse cenário, a orientação e o acompanhamento atento do professor é indispensável. É esse o método que pretendemos incutir”, explicou.

O docente fez questão de salientar a importância das novas tecnologias. “Vai ser muito difícil no futuro fazermos qualquer proposta educacional que não seja em parte virtual. Quando o texto chegou na história da humanidade, ele também foi taxado de intruso. O grande desafio será inserir pesquisa e elaboração própria em um espaço de aprendizagem virtual”, alertou.

Por fim, Demo citou o Chile como caso de sucesso do método. Com baixos índices na qualidade da educação, o país fez uma verdadeira reforma em 2012 – da qual o docente fez parte junto com o reconstrutivismo – e hoje figura com a melhor educação básica da América Latina.

“A educação é uma apredizagem que nunca acaba, assim como na ciência em que tudo pode ser revisto. Professor tem que orientear, avaliar. Se fizer isso no início do ano já saberá quais as deficiências do aluno logo de cara e não no final do bimestre. Quem pode ajudar o aluno é o professor e é isso que a gente entende como cuidar do professor”, finalizou.

Quem é Pedro Demo?

O professor Pedro Demo é graduado em Filosofia e Doutor em Sociologia, com pós-doutorados na Alemanha e Estados Unidos. Professor Titular Aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, é Bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq e trabalha com foco na questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular.

Atuou no Ministério da Educação: foi Secretário-Geral Adjunto de 1979 a 1983 e Diretor Geral do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) de 1984 a 1985. Orientou ao longo de sua carreira 22 dissertações de mestrado, 9 teses de doutorado, 15 trabalhos de conclusão de curso de graduação e 11 de iniciação científica. Recebeu inúmeras homenagens nacionais e internacionais; é autor de mais de 100 artigos completos em periódicos; mais de 70 livros; dentre muitas outras contribuições.

www.noticias.ms.gov.br

Quarta etapa do Moto 1000 GP leva “evento superior e evoluído” a Campo Grande

Quarta etapa do Moto 1000 GP leva “evento superior e evoluído” a Campo Grande

Moto

Quarta etapa do Moto 1000 GP leva “evento superior e evoluído” a Campo Grande

A quarta etapa, que marca o encerramento da temporada, leva o Moto 1000 GP pela segunda vez ao Autódromo Internacional de Campo Grande. As corridas deste domingo (26), nas categorias GP 1000, GP 600, GP Light e GPR 250, vão apresentar à torcida da capital de Mato Grosso do Sul, segundo seu promotor Gilson Scudeler, “um espetáculo bem superior” ao da primeira edição do GP Campo Grande, disputada em novembro de 2013.

“Desde que estivemos na cidade pela primeira vez, há quase dois anos, o Moto 1000 GP cresceu em todos os sentidos. Cresceu em qualidade, tornou-se um evento mais maduro e ainda mais competitivo”, avalia Scudeler. “Nossa infraestrutura também cresceu, o campeonato evoluiu em planejamento. Tudo isso nos permite afirmar, sem medo de errar, que o espetáculo para o público de Campo Grande terá ainda mais nível que na primeira vez”.

Os pilotos que já integravam o Moto 1000 GP na temporada de 2013 vão perceber mudanças no que diz respeito às melhorias executadas no circuito. “A pista hoje está em condições bem melhores”, atesta Scudeler, que está desde a semana passada coordenando a montagem do evento. “No primeiro evento aqui tivemos de improvisar muita coisa. A experiência de 2013 vai nos ajudar a preparar uma festa ainda maior para a motovelocidade brasileira”.

O Moto 1000 GP coloca em disputa os títulos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em quatro categorias. O francês Matthieu Lussiana, piloto de uma BMW, é o líder da GP 1000. A GP Light tem liderança do paranaense Rafa Nunes, que pilota uma Suzuki. A GP 600 e a GPR 250, respectivamente, têm liderança dos paulistas Eric Granado e Ton Kawakami, que competem com motos Honda. O GP Campo Grande terá participação de mais de 80 pilotos.

As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da Michelin, que fornece pneus a todas as equipes participantes. O Moto 1000 GP também conta, em sua quinta temporada de história, com apoio de Beta Ferramentas, Puig, MSR Macacões Personalizados, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.

Governador recebe equipe do Estado destaque no campeonato paulista de futebol americano

Governador recebe equipe do Estado destaque no campeonato paulista de futebol americano

Governador recebe equipe do Estado destaque no campeonato paulista de futebol americano

Governador recebe equipe do Estado destaque no campeonato paulista de futebol americano

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja, acompanhado do presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Miranda, recebeu na tarde desta terça-feira (21), os jogadores do time de futebol americano Campo Grande GraveDiggers, que conquistou a 2ª colocação no último campeonato paulista da modalidade.

Considerado um feito inédito para o esporte do Estado, os GraveDiggers disputaram a competição a convite da organização e tiveram como adversários equipes do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. O time de Mato Grosso do Sul chegou à decisão de forma invicta e com os melhores ataque e defesa do campeonato, perdendo apenas para o São Paulo Storm na final do torneio.

Etapa de sábado define últimas equipes classificadas para 2ª fase da Copa Assomasul

Etapa de sábado define últimas equipes classificadas para 2ª fase da Copa Assomasul

 

Futebol

Willams Araújo – 

A última etapa válida pela 1ª fase da XIII Copa Assomasul de futebol foi realizada no sábado (18) no município de Sete Quedas, quando mais três equipes passaram a 2ª fase da competição.

Vale lembrar que os jogos do fim de semana ocorreram devido ao adiamento da terceira etapa que estava marcada para o dia 16 de maio em Sete Quedas.

Foram classificadas as equipes representantes dos municípios de Sete Quedas, Amambaí e Antônio João.

Também foram divulgadas as equipes classificadas na repescagem – Bela Vista, Japorã, Inocência e Sidrolândia.

De acordo com Getúlio Barbosa, um dos coordenadores da Copa, a equipe de Aquidauana também foi classificada pelo sistema de repescagem, mas desistiu da disputa na qual tinha o direito de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, sendo substituída pela equipe de Sidrolândia que consta como a 5º colocada na respectiva disputa.

Desta forma, as 30 equipes classificadas para a próxima fase da competição são Maracaju, Itaporã, Guia Lopes da Laguna, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Tacuru, Naviraí, Nioaque, Anastácio, Jardim, Coxim, Rio Brilhante, Juti, Fátima do Sul, Jateí, Selvíria, Brasilândia, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Anaurilândia, Batayporã e Taquarussu, Sete Quedas, Amambaí e Antônio João, Bela Vista, Japorã, Inocência e Sidrolândia.

No primeiro jogo de sábado, Antonio João goleou Eldorado por 5 a 1. No segundo, Amambaí levou a melhor ao derrotar Japorã por 4 a 3 na cobrança de pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal. Na sequência, Sete Quedas massacrou Eldorado com uma goleada de 7 a 0.

No quarto jogo, Japorã derrotou Água Clara por 2 a 0, enquanto Sete Quedas voltou a campo para derrotar Antonio João por 1 a 0. Na última partida da rodada, Amambaí garantiu a sua classificação ao bater Água Clara por 3 a 1.

Equipes e Jogos

ELDORAD0 01 X 05 ANTONIO JOÃO

AMAMBAI (04) 01 X 01 (3) JAPORÃ

SETE QUEDAS 07 X 00 ELDORADO

ÁGUA CLARA 00 X 02 JAPORÃ

SETE QUEDAS 01 X 00 ANTONIO JOÃO

ÁGUA CLARA 01 X 03 AMAMBAÍ

Números entre parênteses são os resultados da cobrança de pênaltis

REUNIÃO

Reunião marcada para a próxima quarta-feira (22), às 14 horas, na sede da Assomasul, entre representantes de todas as equipes classificadas, incluindo as quatro da repescagem, definirá as sedes e a composição dos grupos para a 2ª fase da competição.

PREMIAÇÃO

O prêmio para a equipe campeã da Copa, além de troféus e medalhas, é R$ 10 mil.

Conforme o regulamento, o município vice-campeão receberá R$ 7 mil, enquanto o terceiro e quarto lugares ficarão com R$ 5 mil e R$ 2 mil, respectivamente.

A XIII Copa Assomasul é patrocinada este ano pela Construtora B & CLTDA, Confaz-M/MS, Cassems e Fundeporte.

De Campo Grande – Willams Araújo

De barracos de pau e chão batido ao sonho da casa própria

De barracos de pau e chão batido ao sonho da casa própria

 

Cel PM Marcio Villasanti Romero recebe homenagem

Cel PM Marcio Villasanti Romero recebe homenagem

Cel PM Marcio Villasanti Romero recebe homenagem

Primeiramente quando dos idos de 1979 o primogênito da família Villasanti ingressava na carreira de Policial Militar Hilton Villasanti Romero concluiu essa etapa em 2011, após 32 anos de serviço público.

Seguindo o mesmo caminho o segundo a ingressar nas fileiras da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul o Cel PM RR Marcio Villasanti Romero acaba também de honrosamente fechar esse ciclo após 30 anos de serviços prestados ao nosso Estado.

Marcio Villasanti Romero passou para a Reserva Remunerada através do Decreto “P” 3.202, de 01 de julho de 2015 assinado pelo Governador Reinado Azambuja, publicado no Diário Oficial do Estado, coroando uma carreira iniciada na década de 1980 tendo exercido a sua nobre carreira em diversos municípios de Mato Grosso do Sul deixando um legado de muita dedicação e esmero fruto da sua simplicidade, empatia e amor a causa pública.

É bom recordar nesse momento que o seu genitor Máximo Romero foi por muitos anos Delegado de Polícia Civil, nos municípios de Porto Murtinho, Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, recebendo uma honrosa homenagem pública quando então o Governo do Estado através de aprovação pela Assembléia Legislativa denominou através de Lei a Unidade Prisional de Jardim de Estabelecimento Penal “MÁXIMO ROMERO” que hoje é administrada pela AGEPEN.

Certamente nesse momento Marcio Villasanti Romero enche de orgulho e emoção seus amigos e familiares, pois ao concluir essa grande etapa de sua vida profissional porque ao longo de sua carreira cultivou sempre os valores cristãos, construiu amizades sólidas e recebeu sempre o respeito e o carinho de todos os Policiais Militares por onde exerceu a sua função.

PARABÉNS Marcio Villasanti Romero.

Em breve que certamente também da mesma maneira encerrará esse ciclo virtuoso é o Cel PM Alírio Villasanti Romero, Presidente do Clube dos Oficiais e Diretor da Diretoria de Direitos Humanos e Projetos Especiais da Polícia Militar (PROERD, Projeto Bom de Bola Bom na Escola, Projeto Florestinha, etc).

Encerrando Marcio Villasanti Romero emocionado diz que levará para sempre todo o aprendizado adquirido ao longo da sua vida Policial Militar e agradecido pela manifestação de carinho e respeito que recebeu por transpor mais uma etapa importante de sua existência.