jul 28, 2015 | Campo Grande

“Mérito Dona Maria Bezerra” irá homenagear destaques da Assistência Social de MS
Campo Grande (MS) – Em comemoração aos 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) instituiu o “Mérito Dona Maria Bezerra de Assistência Social”, que consiste em homenagear usuários, trabalhadores e personalidades que atuam no desenvolvimento do SUAS em Mato Grosso do Sul.
Dividida nas categorias Exemplo de Vida/Superação, Persona SUAS e Trabalhadores do SUAS/MS as indicações podem ser realizadas de hoje (28) até o dia 14 de agosto, gratuitamente.
Serão considerados como critérios básicos de habilitação, para todas as indicações apresentadas, o reconhecimento do espírito de luta pelo Sistema Único de Assistência Social, a legítima participação e transformação de vida (no caso de usuários do SUAS) e o destaque pela responsabilidade empreendedora e transformadora (enquanto trabalhadores do SUAS e Persona SUAS).
Para o superintendente da Política da Assistência Social da Sedhast, Sérgio Wanderly, a figura da líder comunitária representa muito bem o conjunto de homenagem para os que receberão o Mérito. “Temos na Dona Maria Bezerra um exemplo e uma inspiração de que se é possível fazer. Pessoa constante em suas ações, sempre presente, ela foi uma pessoa que mesmo com dificuldades [de estrutura, financeira] não hesitou em colaborar com sua comunidade e consequentemente ao próximo”, disse.
A publicação completa pode ser conferida no Diário Oficial do Estado de hoje, páginas 10, 11 e 12. Clique e abra o formulário de inscrição desejado: FORMULÁRIO: TRABALHADOR DO SUAS;FORMULÁRIO: EXEMPLO DE VIDA E SUPERAÇÃO;FORMULÁRIO: PERSONA SUAS.
Dona Maria Bezerra – Morta em 2014, aos 71 anos, a líder comunitária atuou por mais de 30 anos em prol da população do bairro Aero Rancho, um dos mais populosos da Capital. Voltada para ações de fortalecimento social, como também qualificação profissional, Maria Bezerra era figura presente nas discussões em prol da Assistência Social.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast e Vice-governadoria) -Foto: Xuxa
jul 28, 2015 | Campo Grande

Este é o primeiro encontro dos governadores no Estado depois do período eleitoral – Foto: Alexandre C. Mota/Arquivo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deve participar da abertura do Circuito ExpoCorte, na quarta-feira (29), em Campo Grande. A informação foi confirmada pela assessoria do evento que pretende difundir e debater tecnologias da cadeia produtiva da carne.
No Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, às 9h, Alckmin participa da abertura do evento pela quarta vez realizado na Capital sul-mato-grossense.
O convite, inclusive, foi reforçado pelo governador e partidário Reinaldo Azambuja que cumpre agenda hoje, em São Paulo (SP), no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS). Este é o primeiro encontro dos governadores no Estado depois do período eleitoral.
Durante a edição deste ano, com palestras e workshops, será apresentado o conceito do boi 7.7.7, desenvolvido por pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo.
O parâmetro de produção, conforme a assessoria do evento, preconiza busca por animais com 7@ na desmama, 7@ na recria, 7@ na engorda e terminação e abate com 21@ aos 24 meses. referência na pecuária que participam da feira de negócios que compõe o evento.
Cuiabá foi a primeira cidade a sediar, em março, a primeira de cinco etapas do Circuito ExpoCorte. Seguida de Campo Grande, que conta com a organização da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e da empresa Verum Eventos, as próximas etapas ocorrem em Uberaba (MG), Araguaína (TO) e Ji-Paraná (RO).
jul 27, 2015 | Campo Grande

Indústria estadual tem o 4º mês consecutivo com redução de empregos
O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, encerrou junho com mais uma redução líquida de postos de trabalho, sendo o 4º mês consecutivo de queda na abertura de empregos, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems. No mês, o saldo negativo para o conjunto das atividades industriais foi de 944 vagas, ressaltando que a média para o mês, considerando o intervalo de 2005 a 2015, é de 219 vagas abertas.
Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, no acumulado do ano, o total de vagas encerradas nas atividades industriais do Estado sobe para 1.725. “Os segmentos industriais que apresentaram as maiores reduções no mês de junho foram construção (-387), têxtil e do vestuário (-184), química (-128) e metalúrgica (-107)”, detalhou.
Ele acrescenta que, considerando o conjunto da economia estadual, no mês de junho, foram fechadas 236 vagas, enquanto no acumulado do ano o resultado aponta a abertura de 2.569 postos de trabalho. “Contudo, a média para o período, considerando o intervalo de 2005 a 2015, é 16.221 vagas abertas. Ou seja, o desempenho de janeiro a junho deste ano é 84% menor que o resultado médio historicamente obtido para o mesmo intervalo”, informou.
Ezequiel Resende destaca que o conjunto das atividades industriais em Mato Grosso do Sul encerrou junho de 2015 com um contingente de 131.890 trabalhadores formalmente empregados, queda de 0,54% em relação a maio. “Apesar disso, a indústria segue respondendo pelo segundo maior contingente de trabalhadores formais empregados no Estado, com participação de 20,6% sobre o total. Atrás somente do setor de serviços, que emprega formalmente 185.749 trabalhadores com participação equivalente a 29%”, pontuou.
Detalhamento
Em Mato Grosso do Sul, conforme o Radar Industrial da Fiems, no período de janeiro a junho de 2015, ao todo 101 atividades industriais apresentaram saldo positivo de contratação, proporcionando a abertura de 3.293 vagas. Entre as atividades industriais com saldo positivo de pelo menos 60 vagas, destacam-se fabricação de açúcar em bruto (+578), abate de suínos, aves e outros pequenos animais (+358), distribuição de energia elétrica (+250), fabricação de álcool (+236), obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações (+173), fabricação de alimentos para animais (+130), fabricação de calçados de material sintético (+102) e coleta de resíduos não-perigosos (+100).
Por outro lado, no mesmo período, 112 atividades industriais apresentaram saldo negativo em Mato Grosso do Sul, proporcionando o fechamento de 5.018 vagas. Entre as atividades industriais com saldo negativo de pelo menos 60 vagas, destacam-se abate de reses, exceto suínos (-1.008), obras de engenharia civil não especificadas anteriormente (-705), construção de edifícios (-427), construção de rodovias e ferrovias (-377), captação, tratamento e distribuição de água (-140), produção de ferrogusa (-124), extração de minério de ferro (-106), fabricação de produtos de carne (-104) e confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas (-104).
Em relação aos municípios, constata-se que em 44 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período de janeiro a junho de 2015, proporcionando a abertura de 2.571 vagas. Entre as cidades com saldo positivo de pelo menos 60 vagas, destacam-se São Gabriel do Oeste (+475), Angélica (+393), Nova Andradina (+302), Rio Brilhante (+229), Maracaju (+128), Itaquiraí (+124), Costa Rica (+95), Iguatemi (+85), Amambai (+74), Itaporã (+69), Chapadão do Sul (+66) e Vicentina (+61), sendo que as atividades que mais contribuíram nos municípios selecionados foram fabricação de açúcar em bruto, construção de rodovias e ferrovias, abate de suínos, aves e outros pequenos animais; fabricação de álcool, abate de reses, exceto suínos e curtimento e outras preparações de couro.
Por outro lado, no mesmo período, em 29 municípios as atividades industriais registraram saldo negativo, proporcionando a fechamento de 4.296 vagas, com destaque para Campo Grande (-1003), Três Lagoas (-987), Caarapó (-420), Nova Alvorada do Sul (-271), Naviraí (-244), Aparecida do Taboado (-196), Bataguassu (-182), Corumbá (-150), Paranaíba (-136), Água Clara (-125), Ribas do Rio Pardo (-110), Coxim (-96), Ponta Porã (-83) e Cassilândia (-75), sendo que as atividades que mais contribuíram nos municípios selecionados foram abate de reses, exceto suínos, obras de engenharia civil, construção de edifícios, captação, tratamento e distribuição de água, construção de rodovias e ferrovias, extração de minério de ferro e produção de ferro-gusa.
Reportagem – Daniel Pedra
jul 25, 2015 | Campo Grande

Confaz-M recebe do Incra relatório de atualização dos valores de terra nua
O presidente do Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças de Mato Grosso do Sul), Silvano dos Santos Livramento, recebeu do Incra (Instituto Nacional e Colonização Agrária), na última quinta-feira (23), o relatório de atualização do VTN/ha (Valor de Terra Nua por hectare).
Em maio deste ano, Livramento assinou um termo de cooperação técnica com o órgão visando à atualização dos valores.
O termo de cooperação técnica foi devidamente apreciado pela Procuradoria Federal Especializada do Incra/MS e também foi aprovado durante recente reunião do Confaz-M/MS.
O objetivo do convênio é atender o que determina a Instrução Normativa nº 1562/2015, da SRF (Secretaria da Receita Federal) no sentido de que os municípios devam informar à RFB (Receita Federal do Brasil) os valores atualizados das terras para efeito de cumprimento das obrigações assumidas quanto à fiscalização do ITR (Imposto Territorial Rural).
Além de Silvano Livramento, participaram do ato de entrega do relatório, na sede do Incra, em Campo Grande, o secretário de Fazenda e Finanças da Prefeitura de Aparecida do Taboado, Fabrício Barcelos de Queiroz, e o secretário-executivo do Confaz-MS/MS, Santo Rossetto.
A entrega do documento foi feita durante ato ocorrido no período da tarde pelo superintendente regional interino do Incra/MS, Sidnei Ferreira de Almeida.
Para o presidente do Confaz-M/MS, a medida visa atender todos os municípios de Mato Grosso do Sul, sanando principalmente eventuais divergências entre produtores rurais, sindicatos rurais e gestores públicos.
“Esse trabalho é muito importante para acabar com as desavenças que existiam nos municípios”, comemorou Silvano Livramento, após o ato de entrega do relatório.
UMC
A diretoria do Confaz-M/MS também comemorou a implantação da UMC (Unidade Municipal de Cadastro) nos municípios conveniados, observando que o sistema, além de facilitar a vida dos produtores e das próprias prefeituras, evitará transtornos burocráticos e o deslocamento até Campo Grande.
Silvano Livramento explicou que essas unidades funcionarão como uma mini sede do Incra/MS nos municípios do Estado, facilitando o atendimento das prefeituras aos produtores rurais, proporcionando agilidade nos processos.
Desde março desde ano, o Incra/MS está capacitando os servidores responsáveis pelas Unidades Municipais de Cadastro das prefeituras que têm acordo de cooperação técnica com a autarquia.
O trabalho consiste em dar orientação em torno da utilização da nova ferramenta eletrônica do SNCR (Sistema Nacional de Cadastro Rural) e emissão do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) em Mato Grosso do Sul.
De Campo Grande – Willams Araújo
jul 24, 2015 | Campo Grande

03 dias dedicados ao empreendedorismo digital em Campo Grande
Startup Dojo: evento no final de semana traz palestras com o tema “Inovação e desenvolvimento de novos negócios tecnológicos” aos empreendedores.
A maior utilização da internet por meio de dispositivos móveis e uma boa relação entre custo e benefícios para divulgação fazem com que surjam novos empreendedores, profissionais e empresas especializadas no mercado.
Para incentivar e capacitar novos empreendedores para os negócios online, acontece nos dias 24 à 26 de julho o Startup Dojo na capital. O evento é um “mergulho” no ambiente online e reunirá profissionais de diferentes áreas da comunicação, da tecnologia e da administração com o objetivo de orientar e desenvolver as prática, ideias e negócios digitais.
Para Kenneth Corrêa, Diretor Comercial do Grupo WTW, a oportunidade de estimular jovens e formar futuros profissionais para o segmento é fundamental para o crescimento de um mercado que cresce diariamente em receita e números de usuários. “O Google é utilizado para realizar mais de 1 milhão de buscas mensais só no MS. Números como esse intensificam a procura de empresas por ferramentas e serviços que ajudem a promover a marca na internet.”, afirma Kenneth.
Representando o grupo Anjos do Brasil, uma associação que conecta investidores às “Startups” – novas empresas que apresentam um alto potencial de crescimento – Kenneth Corrêa estará apresentando alguns cases de sucesso na sexta-feira às 19h, na Faculdade Estácio Unidade Tv Morena, onde acontece o evento.
Mais informações e inscrições pelo link http://bit.ly/1LuAsDt
jul 23, 2015 | Campo Grande

2ª fase da Copa Assomasul de futebol será aberta no dia 1º em Coxim
A 2ª Fase da 13ª Copa Assomasul de futebol será aberta no dia 1º de agosto na cidade de Coxim, região norte de Mato Grosso do Sul, com a participação das 30 equipes classificadas na primeira fase da competição que este ano contou com 58 municípios inscritos.
A elaboração da tabela do maior campeonato amador do Centro Oeste e a escolha das cidades-sede para a próxima fase foram discutidos durante o arbitral ocorrido na tarde desta quarta-feira (22), na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
Além de Coxim, vão sediar a Copa Assomasul os municípios de Bela Vista (dia 15/8), Anaurilândia (22), Batayporã (23) e Jateí (29). Ao contrário da primeira fase, agora os jogos ocorrerão aos sábados e domingos.
O prefeito de Sete Quedas e diretor de Esportes da Assomasul, José Gomes Goulart (Casé), e os coordenadores da competição, além dos representantes das equipes classificadas definiram ainda as regras para o andamento da competição por meio de consenso.
Participam da etapa de Coxim, além do time da casa, Maracaju, Aparecida do Taboado, Naviraí, Inocência e Anastácio.
De acordo com o regulamento, classificam-se para a fase seguinte o município campeão de cada grupo (1 e 2) e uma terceira equipe será indicada pelo critério de melhor índice técnico.
As 30 equipes classificadas para a próxima fase da competição são Maracaju, Itaporã, Guia Lopes da Laguna, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Tacuru, Naviraí, Nioaque, Anastácio, Jardim, Coxim, Rio Brilhante, Juti, Fátima do Sul, Jateí, Selvíria, Brasilândia, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Anaurilândia, Batayporã e Taquarussu, Sete Quedas, Amambaí e Antônio João, Bela Vista, Japorã, Inocência e Sidrolândia.
PREMIAÇÃO
O prêmio para a equipe campeã da Copa, além de troféus e medalhas, é R$ 10 mil.
Conforme o regulamento, o município vice-campeão receberá R$ 7 mil, enquanto o terceiro e quarto lugares ficarão com R$ 5 mil e R$ 2 mil, respectivamente.
A 13ª Copa Assomasul é patrocinada este ano pela Construtora B & CLTDA, Confaz-M/MS, Cassems e Fundesportes.
De Campo Grande – Willams Araújo