jul 16, 2015 | Campo Grande

Presidente Estadual do PTB Ivan Louzada e o vice-prefeito de Nioaque Jefferson Zakimi
Durante reunião em Campo Grande na sede do diretório, com o presidente Estadual do PTB Ivan Louzada realizado na última terça-feira (14/07), o vice-prefeito e presidente municipal do PTB de Nioque, Jefferson Zakimi, afirmou que o PTB pode ter candidato à Prefeitura de Nioaque em 2016.
Para o vice-prefeito, o PTB em Nioaque tem papel importante, e ainda segundo ele já passou da hora de assumir a prefeitura.“Apesar das dificuldades de fazer política à comissão provisória tem seu peso e certamente concorreremos de igual no próximo ano. Estamos nos reunindo, trabalhando para que este projeto caminhe.O momento é de valorização do partido. Entendo que ainda é cedo para se falar em nomes, no entanto já estamos trabalhando para que este projeto de candidatura na majoritária se concretize”, ponderou.
Louzada destacou que hoje o partido tem plenas condições de participar ativamente nas próximas eleições, considerando que o PTB está fortalecido e consolidado. “Zakimi fez o papel dele muito bem como vice-prefeito, e é confiando em sua capacidade de administrar e conhecendo os seus projetos, dou apoio nesta nova etapa”, diz Louzada.
O processo de reconstrução do Partido Trabalhista Brasileiro prevê lançamento de candidatura própria em muitos municípios. Em Nioaque, por exemplo, pesquisas informais, apontam os nomes do ex- vice-prefeito Gilson Pereira da Silva, e o vice-prefeito Jefferson Zakimi, como possíveis pré-candidatos, além de outros nomes igualmente interessados em disputar a sucessão municipal em 2016 pelo PTB.
“Temos nomes fortes no PTB de Nioaque, empresários, agricultores, comerciantes, militares estão dispostos a entrar nesta luta. Estou organizando um ato de filiação em Nioaque, visto que outubro é a última data para os filiados se lançarem a pré-candidatos”, explica.
Foto: Denise Nantes
Assessoria de Comunicação/Denise Nantes
jul 16, 2015 | Campo Grande

Sem faltar a nenhuma sessão desde que assumiu o mandato, Chiquinho Telles fecha mais um semestre como campeão
Com um trabalho voltado a comunidade e para os problemas reais da população, o vereador Chiquinho Telles (PSD) fechou mais um semestre legislativo como campeão de indicações da Câmara Municipal. Com 100% de assiduidade, participando de todas as sessões ordinárias, comunitárias e itinerantes, além de dezenas de audiências públicas, Telles apresentou 782 indicações neste semestre, quase 10% do total de indicações apresentadas na Casa de Leis.
Desde que assumiu a legislatura em 2013, Chiquinho é o único parlamentar que participou de todas as sessões apresentando cerca de três mil indicações.
“Os pedidos de melhorias são mapeados por região urbana, assim fica mais fácil atender aos moradores e líderes comunitários. Foram 280 indicações para a região do Anhanduizinho, 208 para o Bandeira, 140pedidos da região do Lagoa, 47 do Prosa, 47 na região do Segredo, 29 no Imbirussu e 19 no Centro, além de 12 pedidos diversos”, explicou o parlamentar sobre o mapeamento feito para explicar que a demanda é enviada para prefeitura de fevereiro a julho deste ano.
Entre os pedidos o campeão é de mutirões de limpeza, seja de ruas, de terrenos ou de locais públicos, com 226 indicações. Pedidos de melhoras das vias figuram em segundo lugar, com 86 solicitações de patrolamento e 61 de pavimentação.
“O asfalto é o sonho da maioria dos moradores, isso é qualidade de vida, também preocupa os moradores a questão da segurança, já que são 50 pedidos de troca de lâmpadas, porque a escuridão gera essa sensação de insegurança nos moradores e 72 de intensificação de ronda policial nos bairros, mostrando que é preciso um reforço, em especial do Governo do Estado junto a polícia militar”, destacou.
Na área de saúde foram 12 pedidos de construção e reforma de postos de saúde, além de cinco pedidos de ampliação do efetivo médico nas unidades. “A população participa ativamente, liga aqui no gabinete, nos procura na Câmara, no gabinete comunitário nas Moreninhas e também temos o Vereador em Seu Bairro, um projeto que nossa equipe de rua faz com muito carinho, indo todos os dias em bairros diferentes, em praticamente todas as regiões da cidade, fazendo assim um trabalho vencedor para todos”.
“Agora, esperamos que o poder público, prefeitura, secretários e outros setores
Quem quiser participar do mandato do vereador Chiquinho Telles, pode enviar pedidos, sugestões, críticas e solicitações pelo número 3316-1561 ou pelo e-mail gabinetechiquinhotelles@hotmail.com.
Reportagem – Liziane Berrocal
jul 16, 2015 | Campo Grande

Etapa em Sete Quedas fecha no sábado a primeira fase da Copa Assomasul
A próxima etapa da XIII Copa Assomasul de futebol ocorrerá neste sábado (18) no município de Sete Quedas, encerrando assim a 1ª fase do maior campeonato amador do Centro Oeste brasileiro.
Os jogos do fim de semana ocorrerão devido ao adiamento da terceira etapa que estava marcada para o dia 16 de maio no mesmo município, com a participação das equipes de Água Clara, Amambai, Antônio João, Eldorado, Japorã e Sete Quedas.
De acordo com os coordenadores da competição, mais três equipes serão classificadas nesta etapa, completando assim 26 no total.
Outras quatro equipes serão classificadas pelo critério de índice técnico, a chamada repescagem, completando desta forma as 30 que vão se enfrentar na segunda fase da competição.
As 23 equipes classificadas até agora para a próxima fase da Copa Assomasul são Maracaju, Itaporã, Guia Lopes da Laguna, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Tacuru, Naviraí, Nioaque, Anastácio, Jardim, Coxim, Rio Brilhante, Juti, Fátima do Sul, Jateí, Selvíria, Brasilândia, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Anaurilândia, Batayporã e Taquarussu.
Este ano, a competição foi aberta no dia 18 de abril em Maracaju com a participação de 56 equipes.
De acordo com o regulamento, a equipe campeã por três vezes consecutivas ou cinco alternadas ficará de posse definitiva do Troféu Assomasul.
O município de Maracaju já foi campeão 3 vezes da Copa Assomasul e Sidrolândia levou o troféu em 2 oportunidades, enquanto que Iguatemi, Jardim, Corumbá, Bela Vista, Tacuru, Antonio João e Porto Murtinho faturou 1 vez cada.
PREMIAÇÃO
O prêmio para a equipe campeã da Copa, além de troféus e medalhas, é R$ 10 mil.
Conforme o regulamento, o município vice-campeão receberá R$ 7 mil, enquanto o terceiro e quarto lugares ficarão com R$ 5 mil e R$ 2 mil, respectivamente.
A XIII Copa Assomasul é patrocinada este ano pela Construtora B & CLTDA, Confaz-M/MS, Cassems e Fundeporte.
jul 16, 2015 | Campo Grande

Câmara e Assembleia Legislativa devem investigar FUNAI e CIMI
A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) afirmou há pouco, no programa “Capital Meio Dia”, da FM Capital, que vai solicitar à Câmara dos Deputados que investigue denúncias de que funcionários da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) estão incitando invasões de terras em Mato Grosso do Sul e o confronto armado com os fazendeiros.
Ontem, durante reunião no Ministério da Justiça para discutir sobre o conflito agrário no Estado, Mara pediu o apoio dos deputados Dagoberto Nogueira (PDT), Tereza Cristina (PSB), Mandeta (DEM), Carlos Marun (PMDB) e Geraldo Resende (PMDB) para que a Câmara faça a investigação.
Em outra vertente, a Assembleia Legislativa deve averiguar denúncias contra o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) que, além de incitar invasões, tem orquestrado o confronto armado, colocando em risco a vida de índios e não índios.
De acordo com Mara Caseiro, produtores rurais e os próprios representantes da comunidade indígena também afirmam e comprovam por documentos que a ONG (Organização Não Governamental) tem desviado verbas que deveriam beneficiar as aldeias.
Durante a entrevista à FM Capital, a deputada também fez um relato da reunião de ontem com a bancada federal, produtores rurais e o ministro José Eduardo Cardozo. Alguns encaminhamentos importantes foram feitos, entre eles a garantia de que a Funai entrará em campo para garantir a colheita e a retirada de insumos das propriedades invadidas.
O ministro também vai convocar ainda essa semana o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, o MPF (Ministério Público Federal) e a Funai para discutir sobre as reintegrações de posse.
Um grupo técnico, encabeçado pela senadora Simone Tebet (PMDB), será formado para discutir a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 71/2011, que prevê indenização pelas terras e benfeitorias para fazendeiros que possuem áreas declaradas indígenas.
Também haverá retomada imediata da mesa de negociações envolvendo Ministério da Justiça e bancada federal do Estado, onde três áreas de conflito serão escolhidas para o início das negociações.
jul 15, 2015 | Campo Grande

No quadrilátero central da cidade, horários de colocação e retirada
O boom da construção civil impôs a paisagem da capital morena um mobiliário diferente mas imprescindível em qualquer obra mesmo as de pequeno porte: as caçambas usadas para recolher entulho. São toneladas de sobras de cimento, telhas, madeira, gesso, pedras e pisos jogados fora todos os dias. Por isso mesmo o uso de caçambas coletoras de lixo nas vias públicas representa, sem sombra de dúvidas, uma possível ameaça aos condutores de veículos, notadamente as motocicletas e, mais ainda, aos transeuntes, na medida em que, por falta de uma disciplina acerca da utilização desses equipamentos, ficam a mercê de acidentes, seja pela falta de sinalização adequada, seja por falta de orientação preventiva aqueles que, cotidianamente estão a disputar espaços: os condutores, por deslocamentos mais rápidos e estacionamentos e os pedestres, por espaços seguros sobre os passeios cada vez mais diminutos.
Na capital do estado, vigora o decreto nº 11.142, de 17 de março de 2010, dispondo sobre a regulamentação da Lei Complementar 152 que trata das regras de utilização dos coletores tipo “caçamba”, que vão desde as informações visuais de sua aparência, posição com relação à rua e calcada, estacionamento e remoção. Um item interessante é que as caçambas devem passar por vistoria técnica e receberão Alvará de Transporte com validade para dois anos. No caso de se envolver em acidente precisa passar por nova vistoria da Agetran. Depois de contratada a ordem de serviço deverá constar no mínimo, a hora e o local de locação da caçamba e destino dos resíduos que vai recolher.
Já a caçamba precisa ter capacidade máxima de quatro metros cúbicos, com altura máxima de 1,20m, pintada na cor amarela nas partes dianteira e traseira e tarjas nas laterais superiores medindo 38cm de largura, também na cor amarela. Dezesseis películas reflexivas de segurança, medindo 10cm x 20cm cada uma devem ser fixadas nas extremidades superiores. Quanto ao posicionamento a caçamba deverá ser disposta perpendicular ou paralelamente à guia da calçada entretanto deverá manter distância mínima entre a esquina mais próxima de cinco metros do alinhamento predial. Só poderá ser colocada em cima da calçada se tiver passagem para pedestres de no mínimo 1,5m.
No quadrilátero central da cidade, horários de colocação e retirada. O descumprimento dos dispositivos da norma acarretará também, aos proprietários de caçambas, as multas previstas no art. 226, do Código Tributário do Município, no valor de R$ 149,76 e, em caso de reincidência, R$ 299,52; além do pagamento das despesas de remoção das caçambas, no valor unitário de R$ 50,00 mais diárias correspondentes no valor unitário de R$ 3,00 (três reais) na parte externa será obrigatório o espaço reservado para numeração, identificação da empresa e telefone, bem como, o telefone da Agetran para eventuais reclamações. Essa medida retrata uma parcela de garantia de que as empresas prestarão o serviço com responsabilidade efetiva. Desde a licença ambiental, a destinação, até o modo correto de estacionar a caçamba, reduzindo a possibilidade de acidentes. Se considerarmos que somente na capital encontramos em torno de 2,5 mil caçambas é de bom alvitre termos uma regra clara sobre esse particular que atinge a área ambiental, de trânsito e trabalhista.
* Articulista
jul 15, 2015 | Campo Grande

Risco de chuva forte
Campo Grande (MS) – A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul emitiu para esta quarta-feira (15) um aviso meteorológico com alerta para a possibilidade de ocorrerem fortes chuvas, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos entre as regiões Central, Oeste e Sul do Estado, incluindo Campo Grande.
O aviso se estende até esta quinta-feira (16), pois existe a possibilidade de ocorrerem chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de ventos entre as regiões Oeste e Sul do Estado, incluindo também a Capital. O alerta emitido pela Defesa Civil informa ainda que entre a região Sul e o Norte do Estado do Paraná, haverá a possibilidade de queda de granizo.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS), recomenda que a população evite áreas de alagamentos, e alerta para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, a população deve evitar o tráfego em ruas sujeitas a inundações localizadas, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra ventos fortes, raios e queda de granizo.
Clique aqui para conferir quais são os cuidados que devem ser tomados em casos de desastres naturais.