(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Vereadoras e Secretária e Assessora de Educação de Caracol participam de reunião com o IFMS

Vereadoras e Secretária e Assessora de Educação de Caracol participam de reunião com o IFMS

Vereadoras e Secretária e Assessora de Educação de Caracol participam de reunião com o IFMS

As vereadoras Magaly e Lidi junto a secretária municipal de Educação Thaiz Leite e a assessora educacional Mariza Ibanes receberam na Câmara Municipal de Caracol a equipe do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A finalidade da reunião foi apresentar uma proposta de parceria com o município na realização de cursos livres e técnicos para os munícipes. A instituição oferta desde qualificação profissional até pós-graduação, com diversas opções de cursos nas modalidades presencial e a distância.

“O legislativo é parceiro do executivo e apoia o que vier de encontro para benefício da população”, afirmou a vereadora Magaly.

Segundo a secretária de Educação destacou a importância de firmar essa parceria de município e IFMS e relatou que o curso técnico pode ser uma ótima ponte de ligação entre o jovem estudante e o mercado de trabalho. “Através deste projeto, oferecemos qualificação e novas oportunidades de formação para a população e para os nossos alunos que estão saindo do Ensino Médio em busca de uma formação profissional, nosso prefeito Neco Pagliosa é um grande parceiro da educação, tenho certeza que irá apoiar e investir neste projeto”, disse Thaiz.

 

Industrial e 17ª Festa do Tomate nos dias 5, 6 e 7 de novembro

Industrial e 17ª Festa do Tomate nos dias 5, 6 e 7 de novembro

O município de Antônio João, no sudoeste do estado, se prepara para sediar a 23ª Feira Agroindustrial e a 17ª Festa do Tomate, um dos eventos mais importantes do calendário de eventos agropecuários de Mato Grosso do Sul.

O tradicional evento na “terra de heróis”, promovido pelo Sindicato Rural de Antônio João acontece de 05 a 07 de novembro, no Parque de Exposições Antônio Remo Penzo, Rodovia Agapito de Paula Boiera Km 01, na entrada do município.

O evento pretende mobilizar centenas de pessoas do campo a cidade para participar da programação que envolve desde cursos do Senar MS até shows com artistas regionais.

A edição deste ano de 2021 conta com uma extensa programação que incluem exposição de maquinários e implementos agrícolas, baile, palestras, Costelão da APAE, Cursos do Senar MS: Cultivo de Orquídea
Bonecas de Pano, Pães e Salgados e promete ótimas oportunidades de negócios.

A presidente do Sindicato Rural de Antônio João, Roseli Maria Ruiz está otimista com a realização da festa e espera um ótimo público e na próxima semana já deverá anunciar as atrações musicais da Festa.

Com informações Midiamax, Agraer e Foto: Vitor Ilis/Famasul

CREAS de Caracol realiza a campanha Setembro Amarelo para prevenção ao suicídio

CREAS de Caracol realiza a campanha Setembro Amarelo para prevenção ao suicídio

CREAS de Caracol realiza a campanha Setembro Amarelo para prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Caracol, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vem realizando durante o mês a Campanha Setembro Amarelo que tem como objetivo a prevenção ao suicídio.

Na última sexta-feira, 10 de setembro, data mundial da campanha, a equipe realizou uma ação que teve início em frente a Instituição de Longa Permanência para Idosos Oscar Ferreira Leite.

No ato, a psicóloga da saúde Michele Vilela Araújo falou sobre a importância da conscientização e prevenção desta importante campanha e o prefeito Neco Pagliosa, seus familiares e a Secretária de Assistência Social Celia Viais marcharam pelas ruas da cidade.

Também participaram da caminhada as crianças e os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além dos idosos da entidade, servidores da Prefeitura Municipal e outras autoridades locais.

A programação tem alta relevância para toda a população, que através da conscientização e da participação da administração, sabe que não está sozinha nesta luta.

 

ALEMS recebe projeto para redução de ICMS da luz e melhorias na Educação e Saúde

ALEMS recebe projeto para redução de ICMS da luz e melhorias na Educação e Saúde

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu nesta terça-feira (14) Projeto de Lei 267/2021, de autoria do Poder Executivo, para reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de uma nova taxa da conta de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. Desta vez, será sobre a bandeira de escassez hídrica, também imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ALEMS já havia aprovado redução anterior sobre a taxa da bandeira vermelha – reveja aqui.

De acordo com o Governo do Estado, a nova cobrança faria o consumidor pagar R$ 14,20 extras a cada 100 quilowatts (kWh) consumidos e está em vigor desde o dia 1° de setembro. Assim, o Projeto de Lei enviado hoje para a Assembleia prevê a redução na alíquota do ICMS, o que equivale ao Estado abrir mão de receita de cerca de R$ 36 milhões a cada trimestre.

“Diversos segmentos da sociedade solicitaram essa medida, após nova taxa imposta. Passamos por uma seca extrema, há quase 100 anos nunca tivemos com reservatórios tão baixos. Então é o Estado deixando de arrecadar para que esse dinheiro fique no bolso da população. Houve fortíssima pressão de 19 estados contra a nossa medida, mas cada um sabe do seu orçamento, fizemos um estudo profundo e vimos como poderíamos ajudar a baratear a conta de energia para todos aqui no Mato Grosso do Sul. É um gesto importante, porque todos utilizam, da dona de casa, à indústria, ao produtor rural”, destacou o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).

O governador e sua equipe foram recebidos na Sala da Presidência pelos deputados Paulo Corrêa (PSDB), Londres Machado (PSB), Herculano Borges (Solidariedade), Evander Vendramini (PP), Mara Caseiro (PSDB), Coronel David (Sem Partido), Professor Rinaldo (PSDB), Capitão Contar (PSL), Lucas de Lima (Solidariedade), Neno Razuk (PTB), Pedro Kemp (PT), Amarildo Cruz (PT), Antonio Vaz (Republicanos), João Henrique (PL), Lidio Lopes (PATRI), Marcio Fernandes (MDB), Eduardo Rocha (MDB), Felipe Orro (PSDB) e Jamilson Name (Sem Partido).

Com a celeridade na aprovação, o governador disse que será possível enviar ofício para que a cobrança não seja emitida já no próximo carnê e a redução perdurará até enquanto durar a cobrança de escassez hídrica.

Educação

O Governo do Estado também apresentou outro do projeto de lei. O Projeto de Lei 255/2021, dispõe sobre o Programa MS Alfabetiza, que prevê a distribuição para Rede Municipal de Ensino, material escolar e dará apoio pedagógico com treinamento aos professores para fortalecer os índices da alfabetização. “Hoje as redes são distribuídas em Educação Infantil e Fundamental aos municípios e o Ensino Médio e Superior ficam a cargo do Estado. Identificamos que estamos com muitos problemas na alfabetização, então vamos bancar esse apoio e ainda premiar as 30 melhores escolas com índices alfabetização. Já as 30 piores também terão incentivo para melhorar o nível do Estado, pois alfabetização é a base de tudo. Se você não tiver isso bem feito, quando chega ao Ensino Médio tem muito mais dificuldade”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.

Saúde

O outra demanda apresentada pelo governador é para a área da Saúde, que pretende implementar uma rede de diagnóstico e cirurgias eletivas, que ficaram prejudicadas com a pandemia do coronavírus. Segundo o governador, empresas privadas e unidades de saúde públicas serão credenciadas para fazer procedimentos e assim espera-se zerar as filas em 10 meses.

“Represou muito as cirurgias e diagnósticos na pandemia. Então estamos contratando na ordem de R$ 100 milhões, que disponibilizamos para pagar valores fixos para exames específicos, como endoscopias, ultrassom, um hall de exames e cirurgias como ortopédicas para aqueles que queiram prestar esse serviço para nós e assim zerarmos a fila o mais rápido possível”, considerou o governador.

Presidente Paulo Corrêa disse que a tramitação será o mais rápida possível

Regime de Urgência

O presidente Paulo Corrêa disse que pedirá acordo de liderança para garantir celeridade na tramitação de todos os projetos, após pedido de urgência do Executivo. “Vamos pedir regime de urgência, porque interessa Mato Grosso do Sul. Pedimos um projeto para substituir a Caravana da Saúde, para atender o que a comunidade nos pede, ainda mais com a pandemia da Covid-19, graças a Deus estamos saindo disso e o governador com muita criatividade está fazendo isso para poder atender a demanda. Agora vamos estudar todos os projetos para fazer o mais rápido possível para atender todos e não vamos faltar com a população de MS. Vamos fazer com que de cinco sessões diminua para duas ou três, desde que todos aprovem”, afirmou o presidente.

As propostas estarão disponíveis na íntegra no Sistema Legislativo clicando aqui e seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Veja a matéria produzida pela TV ALEMS clicando aqui. Boletins da Rádio ALEMS clicando aqui.

Presidente participa de lançamento de rota aérea inédita entre Bonito e São Paulo

Presidente participa de lançamento de rota aérea inédita entre Bonito e São Paulo

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), participou do lançamento de uma nova rota aérea que ligará a cidade sul-mato-grossense de Bonito e o aeroporto de Congonhas, localizado na capital paulista. O parlamentar representou a Casa de Leis durante o evento realizado nesta segunda-feira (13), na Governadoria do Estado.

Em sua fala, o presidente da ALEMS destacou a sintonia entre os Poderes para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Queria dizer dessa sintonia, desse trabalho em conjunto do Poder Legislativo e do Judiciário, sob a liderança do nosso governador Reinaldo. Isso é demais de importante. Nós somos um time”, disse.

Paulo Corrêa falou sobre a integração entre os Poderes

O parlamentar também enfatizou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene para estimular novas rotas aéreas em Mato Grosso do Sul. “Isso é fruto de um trabalho conjunto”, pontuou Corrêa. O presidente ainda reforçou o compromisso da ALEMS com os resultados para o Estado. “É a Assembleia à disposição do governo para o que precisar fazer acontecer”, afirmou.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), também enalteceu o trabalho conjunto feito pelo Executivo, Legislativo, Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público. “A gente tem uma sintonia de diálogo pelos interesses de Mato Grosso do Sul. Têm funcionado bem as ações desenvolvidas”, destacou.

Azambuja relembrou as dificuldades das companhias aéreas durante a pandemia e comemorou a rota inédita entre Bonito e São Paulo, lançada pela Gol Linhas Aéreas. “Ter esse anúncio para nós é uma grande satisfação. Isso mostra que o Decola MS tem as suas condições de competitividade. A gente quer, através desse voo de Bonito, a prospecção de novos voos a Mato Grosso do Sul”, disse o governador, ao citar o programa de incentivo à aviação em MS.

Previsão é que os novos voos comecem em dezembro de 2021

Além disso, o chefe do Executivo explicou que Bonito ainda receberá mais de R$ 300 milhões de recursos, próprios do Estado, em várias frentes de infraestrutura.

Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruk também deu ênfase às ações conjuntas para o desenvolvimento do Estado. “Nós temos uma forma de trabalhar em MS, e essa forma se chama integração”.

Verruk falou sobre questões técnicas para a implantação da nova rota e dos investimentos na cidade de Bonito. “O aeroporto de Bonito é operado por Mato Grosso do Sul e qualquer necessidade que a Gol tenha para fazer essa certificação o secretário Riedel já colocou à disposição. O Governo do Estado tem feito um grande trabalho na região de Bonito, que é facilitar o acesso a todos os atrativos. Bonito está se preparando para esse aumento do fluxo de turistas que nós teremos em função do destino”, explicou.

Estiveram presentes no lançamento da rota aérea o secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Eduardo Correa Riedel, além de representantes da Secretaria de Fazenda (Sefaz), da Gol Linhas Aéreas e das secretarias e do setor de turismo de MS.

Nova rota

A previsão é que os novos voos diretos ligando os aeroportos de Bonito e Congonhas comecem no dia 2 de dezembro deste ano. Esse será um trecho inédito entre as cidades, que terá duas frequências semanais, de ida e volta, às quintas e aos domingos.

“Isso é um presente para Bonito, para o ecoturismo, para os empresários locais e podem contar conosco para divulgar esse destino o mais rápido possível. Vai fomentar muito a nossa economia, precisamos alavancar muito mais”, celebrou o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB). Vereadores de Bonito também participaram do evento na Governadoria.

Com informações da Assessoria Parlamentar

Sucesso de público na adesivagem de Alfredo e Denilson: mais de 200 motos e carros adesivados

Sucesso de público na adesivagem de Alfredo e Denilson: mais de 200 motos e carros adesivados

A Coligação Paz, União e Trabalho que tem como candidatos a prefeito e vice para às eleições complementares de Paranhos Alfredo Soares e Denilson Rafaine realizaram neste sábado, 11 de setembro, um adesivaço para os aliados.

Estiveram presentes participando do ato que foi sucesso de público com mais de 200 carros e motos adesivados, o Prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti; a Deputada Federal Rose Modesto; Heliomar Klabunde, Nati Klabunde, Dirceu Bettoni, Jefferson da Maquiserras e os vereadores Hélio Acosta, Professora Beth e Michel Fernandes.

Alfredo agradeceu a presença de todos e se emocionou muito durante o ato. “Aceitei ser candidato pelas pessoas mais necessitadas, pelo futuro dos meus netos e todos estão aqui ajudando nesta adesivagem, estou muito feliz”, disse o candidato.

Professor Denilson falou sobre a importância da unidade, do compromisso com os servidores públicos e do apoio às comunidades indígenas. “Estamos muito felizes de receber o apoio de tanta gente, pois queremos trabalhar por todos da nossa querida Paranhos”, afirmou.