(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Vereadores Assis e Rodrigo Arruda apresentam Moção de Aplausos ao Padre Gabriel Silva Romeiro

Vereadores Assis e Rodrigo Arruda apresentam Moção de Aplausos ao Padre Gabriel Silva Romeiro

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (21) de março, na câmara de vereadores de Guia Lopes da Laguna, o vereador Rodrigo de Arruda (União\Brasil) e Assis Fabrício Barbosa Junior (PSDB), apresentaram Moção de Aplausos que foi endereçado ao Padre Gabriel Silva Junior e toda comunidade da Paróquia São José.

Os vereadores afirmaram que como legitimo representante da comunidade lagunenses, apresentam a Moção de Congratulação de Aplausos, em agradecimento aos festejos ao Padroeiro do município e pelo aniversário de fundação do município, ocorrido entres os dias 17 a 19 de março.

Nossas singelas homenagem são em reconhecimento ao belíssimo trabalho realizado por toda comunidade, sob a liderança do Padre Gabriel, onde a população foi acolhida com muito carinho, com momentos felizes de confraternização, harmonia e fé.

Reportagem: Paulo Eduardo

CCJR aprova Projeto de Lei do deputado Jamilson Name que proíbe a comercialização  de substancia nociva vendida de forma indevida para tratamento de pessoas com Autismo 

CCJR aprova Projeto de Lei do deputado Jamilson Name que proíbe a comercialização  de substancia nociva vendida de forma indevida para tratamento de pessoas com Autismo 

A reunião ordinária da CCJR aconteceu na manhã desta quinta-feira (9) onde foram analisados 11 projetos 

A Comissão Constituição Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do SUL (ALEMS) manifestou-se favoravelmente ao Projeto de Lei 19/2023, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), que torna ilegal, produzir, distribuir, comercializar e extrair, fabricar, transformar, preparar, possuir, manter em depósito, importar, exportar, reexportar, remeter, transportar, expor, oferecer, vender, comprar, trocar, ceder ou adquirir, para qualquer fim, o MMS (Mineral Miracle Solution – Solução Mineral Milagrosa), no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os deputados que integram a Comissão, consideraram a matéria constitucional, aprovando o parecer do relator da matéria, deputado Júnior Mocchi,  por unanimidade. O relator apresentou uma emenda modificativa o artigo 3º e 4º e inclusão do 5º. As mudanças fazem referência aos valores das penalidades estipuladas no texto original, com a modificação o infrator da lei em questão será cobrado com as penalidades previstas nos termos dos artigos 56 e 57 do Código de Defesa do Consumidor e multa estipulada em regulamentação própria, a ser revertida ao fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC).

*O produto* 

O MMS foi criado pelo americano Jim Humble, ex-membro da Cientologia e fundador de uma igreja, o produto já é conhecido desde o fim da década de 1990. O americano alega ter curado amigos garimpeiros que pegaram malária e a partir daí, utilizado a solução para tratar diferentes tipos de câncer, aids, hepatite, trombose, autismo, entre outras doenças. Entretanto, o resultado da ingestão ou do uso via retal do MMS pode causar danos imediatos como vômito, diarréia, desidratação, prostração e irritação e lesão das mucosas, além do risco do desenvolvimento de insuficiência renal, gastrites e úlceras graves.

Há tempos a imprensa tem noticiado, em todo o País, o risco da utilização de substâncias ou matéria-prima destinada à obtenção do dióxido de cloro: o MMS ou CDS (solução mineral milagrosa, numa tradução livre), que eliminaria bactérias, vermes e metais pesados, tidos pelos defensores como os reais responsáveis pelos sintomas do autismo. Essa solução é composta por clorito de sódio 28% e um ativador, em geral ácido clorídrico 4%. Juntos, eles formam o dióxido de cloro, um alvejante altamente corrosivo utilizado em sistemas de tratamento de água e no branqueamento de madeira.

Apesar da gravidade desses riscos, familiares de pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA), têm sido assediados e ludibriados com anúncios de má- fé, que prometem a cura milagrosa para essa condição neurológica, mediante a utilização do MMS, produto que, conforme frisado anteriormente, traz riscos imensuráveis à saúde, já que não é recomendado para a ingestão humana.

Mesmo com a proibição da comercialização on line do produto feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é difícil encontrá-lo, situação que fez a agência lançar um ofício de alerta a todas as vigilâncias sanitárias estaduais para comunicar a proibição da venda do produto: em junho de 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, distribuição e comercialização do MMS para cura do autismo ou outras indicações para a saúde, enfatizando que o dióxido de cloro não é reconhecido como apropriado para fins terapêuticos.

O texto do projeto deixa claro que a medida não se aplicará às pessoas jurídicas legalmente constituídas, que utilizem o dióxido de cloro para fins industriais ou comerciais, pois será aplicada apenas às pessoas físicas, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, substâncias ou matéria-prima destinada à obtenção do dióxido de cloro MMS (Solução Mineral Milagrosa), mesmo que em proporções diversas ou de forma inominada, no Estado.

“Agora o próximo passo é a aprovação, em Plenário, dessa matéria, em primeira discussão e votação. Acredito que a aprovação de nosso projeto em plenário será unânime também, posto que, são evidentes os riscos de utilização dessa substância e seus efeitos  colaterais”, frisou o autor do projeto.

 Tendo em vista que sofreu emenda, a proposta será também votada em redação final, após passar pelas comissões  de mérito da Assembleia e ser votado em segunda discussão.

Assessoria de Comunicação do Deputado \  Foto: Luciana Nassar 

Mais dois presídios serão construídos pelo Governo do Estado no Complexo da Gameleira

Mais dois presídios serão construídos pelo Governo do Estado no Complexo da Gameleira

Com o objetivo de reduzir o déficit carcerário e melhorar as condições de cumprimento da pena nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado irá construir, nos próximos anos, mais dois presídios no Complexo da Gameleira, em Campo Grande.

A autorização para a construção foi dada ontem (8), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante uma reunião em Brasília (DF), com o governador Eduardo Riedel, que levou ao Governo Federal demandas de Mato Grosso do Sul, especialmente na área da segurança pública.

“Pedimos apoio ao Ministério da Justiça e Segurança Pública na construção de presídios que possam abrigar a população carcerária que está crescendo num ritmo acelerado no Estado por conta da fronteira”, explicou Eduardo Riedel.

Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, as novas unidades, que terão capacidade para 603 vagas – cada uma – e que juntas custarão em torno de R$ 90 milhões, serão construídas no Complexo da Gameleira, onde estrategicamente o Governo do Estado adquiriu uma área de 182 hectares e destinou 50 delas especificamente para o sistema prisional.

Para garantir a segurança do Complexo da Gameleira, a área no entorno será ocupada pelo Governo do Estado, levando em consideração as particularidades do sistema prisional, não havendo possibilidade de construções de moradias nas laterais dos presídios, como acontece no Complexo do Jardim Noroeste, em Campo Grande.

Atualmente o Complexo da Gameleira conta com três unidades prisionais, sendo que duas delas, masculinas e com capacidade total para 1.206 presos, já foram entregues pelo Governo do Estado, e a feminina com capacidade para 407 detentas, deve ser entregue ainda este ano.

Demanda por vagas

O secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, afirma que Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais prende. “O país que mais prende no mundo é os Estados Unidos, que tem uma média de 655 presos por 100 mil habitantes, aqui no Estado são 704 presos por 100 mil, enquanto a média nacional está em torno de 368 presos por 100 mil habitantes”.

As prisões, que acabam gerando déficit de mais de 5 mil vagas no sistema prisional, resultam da eficiência das polícias no combate aos crimes, de acordo com Videira, principalmente o tráfico, já que é Mato Grosso do Sul o estado brasileiro que mais apreende drogas. Somente no ano passado as forças de segurança estaduais tiraram de circulação mais de 516 toneladas de drogas.

“Quanto mais você apreende, quanto mais você prende, mais você tem esse impacto na segurança pública, tanto no sistema penitenciário, como nas medidas socioeducativas. A droga a Polícia Civil incinera, o veículo utilizado no transporte do entorpecente a Sejusp leiloa, mas o autor do tráfico deve cumprir sua pena nas unidades da Agepen, ser ressocializado e devolvido para a sociedade melhor que entrou, o que demanda vagas nos presídios e altos investimentos do Governo do Estado, no custeio do sistema”, destaca o secretário.

Atualmente 42% da população carcerária do Mato Grosso do Sul é oriunda do tráfico de drogas e, conforme Videira, metade desses presos são de outros estados. Cada preso custa ao sistema penitenciário estadual em torno de R$ 2.500 por mês.

Joelma Belchior, Sejusp
Foto: Divulgação SUS

26.Fev – Evangelho do dia: Mateus 4,1-11

1° Domingo da Quaresma

Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio. Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. O tentador aproximou-se dele e lhe disse: “Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães”. Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Dt 8,3). O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: “Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; eles te protegerão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra” (Sl 90,11s). Disse-lhe Jesus: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16)”. O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe: “Eu te darei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares”. Respondeu-lhe Jesus: “Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13)”. Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.

Governo de Mato Grosso do Sul vai recapear avenidas de São Gabriel do Oeste

Governo de Mato Grosso do Sul vai recapear avenidas de São Gabriel do Oeste

Por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), o Governo de Mato Gross odo Sul vai realizar em São Gabriel do Oeste obras de recapeamento nas avenidas Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, trazendo inúmeros benefícios para a população local.

O investimento na restauração das vias será de R$ 5,2 milhões, conforme mostra contrato com a empresa AR Pavimentação e Sinalização, já publicado no Diário Oficial do Estado.

Conforme o projeto, serão 68,5 mil m² de recapeamento. Na avenida Juscelino Kubitschek, os serviços vão começar pelo cruzamento com a rua Elvino Ramos Nogueira e terminar na altura da rua Pernambuco. Já na avenida Getúlio Vargas, os trabalhos começarão no ponto da rua Elvino Ramos Nogueira e terão fim no cruzamento com a rua Pedro Nicaretta.

Segundo o documento publicado, o prazo para execução da obra é de 240 dias consecutivos, contados da data do recebimento da Ordem de Início dos Serviços (OIS), que deve ser assinada nos próximos dias.

Bruno Chaves,  Comunicação Seilog/Agesul
Foto: Saul Schramm

Mais de mil alunos voltam às aulas em Caracol

Mais de mil alunos voltam às aulas em Caracol

No dia 13 de fevereiro, cerca de mil alunos da rede municipal de ensino, voltaram às aulas nas escolas municipais de Caracol.

Os alunos foram recepcionados com uma belíssima apresentação musical na quadra da escola. Estiveram presentes os gestores escolares, Secretária de Educação, vereadores Pacheco e vereadora Meire Leite e o vice-prefeito Preguinho representando o prefeito no ato.

A Secretária de Educação Thaiz Leite disse da satisfação de poder receber a todos os alunos e alunas, frisando que a escola sem os alunos e professores fica uma escola triste sem as atividades escolares, concluindo dando boas vindas a todos e desejando um ótimo trabalho a todo o corpo docente da escola.

Assessoria