fev 14, 2023 | Destaques
Buscando manter sua eficiência no combate e no controle da Covid-19, a Prefeitura de Bela Vista, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de Imunização, inicia na quarta-feira (15 de fevereiro), às 7 horas, no Postão, e nos ESFs, a aplicação da vacina Bivalente, desenvolvida para imunizar contra o vírus original e contra a variante Ômicron e suas sub variantes.
A coordenadora municipal de Imunização, Bibiana Coimbra, diz que inicialmente a vacinação será dada a grupos prioritários e que também haverá, no Postão, um horário estendido, das 17 às 21 horas. “Importante destacar que para ter acesso a essa vacina Bivalente, a pessoa deve ter tomado pelo menos duas vacinas do esquema básico”, completa Bibiana.
Nesse início da vacinação, serão priorizados idosos com 70 anos ou mais, idosos institucionalizados e funcionários; pessoas acima de 12 anos, imunocomprometidas, quilombolas, ribeirinhos e indígenas.
Fonte: Josyel Carvalho/Assessoria
fev 10, 2023 | Destaques
Encontros que ocorrem no formato híbrido têm o objetivo dedar transparência ao ciclo de 2022 e que os associados decidam os rumos do negócio no próximo ciclo de gestão
Como forma de manter o ciclo do cooperativismo vivo, por meio da participação ativa de associados, a Sicredi Centro-Sul MS, instituição financeira cooperativa com mais de 121 mil associados, realiza asassembleias de núcleos anuais para apresentar seu resultado de 2022 e definir os rumos do negócio para 2023.
O período de Assembleias 2023 da Sicredi Centro-Sul MS inicia dia 9 de fevereiro e vai até 27 de março, em que serão realizadas assembleias de núcleo nos 38 municípios da área de atuação da Cooperativa (confira o calendário no quadro abaixo).
Em Bela Vista acontece neste dia 09 de fevereiro, no Centro de Eventos no Parque de Exposição Rio Apa, e contou com a presença de diversos cooperado. Usou a palavra o gerente da Cooperativa Sicredi de Bela Vista, Luís Claudio Moreira Filho e o vice presidente da Cooperativa Sicredi Centro Sul.
Os encontros são importantes oportunidades para que o associado coloque em prática o seu papel de dono, exercendo por meio do voto a sua participação nas definições pautadas para este ciclo.Em 2022, as assembleias da Sicredi Centro-Sul MS tiveram a participação de quase15 mil associados de forma híbrida.
De acordo com o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Paulo Roberto Neves, a Assembleia é um dos maiores diferenciais do cooperativismo. “O período assemblear é o mais importante do ano para a nossa Cooperativa. É o ponto alto do exercício da democracia em uma Cooperativa, que por si só, já representa uma forma democrática de organização de pessoas. É na assembleia que os associados decidem diretamente, através do voto, as questões fundamentais do seu negócio”, ressalta o presidente.
Além da apresentação dos resultados, os associados terão a oportunidade devotar em pautas como a distribuição dos resultados financeiros da cooperativa. Entre as deliberações está a destinação dos R$ 186 milhões de resultados positivos originados nas operações financeiras realizadas por todos os associados da Cooperativa. Além disso, também decidirão sobre os recursos destinados a ações de impacto positivo desenvolvidas pela cooperativa, como o FATES (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), Fundo Social e ações do Hospital de Amor.
Para este ano, como o ciclo de vacinação contra a Covid-19 chegou a uma cobertura que proporciona um nível de segurança nacional elevado, as assembleias da cooperativa Sicredi Centro-Sul MS, ocorrerão no formato híbrido. O período de votação estará aberto até o dia 22 de março, através do site: www.sicredi.com.br/assembleias, onde os associados que poderão assistir a assembleia e realizar o seu voto digitalmente. Para mais informações sobre as assembleias, os associados podem procurar o gerente de sua agência.

Calendário Assembleis 2023
Dia 09/02 – Ag. Bela Vista e Ag. Caracol
Dia 10/02 – Ag. Antônio João, Ag. Aral Moreira, Ag. Ervais (Ponta Porã) e Ag. Ponta Porã
14/02 – Ag. Bataguassu e Ag. Santa Rita do Pardo
15/02 – Ag. Anaurilândia e Ag. Batayporã
16/02 – Ag. Nova Andradina e Ag. Taquarussu
17/02 – Ag. Ivinhema e Ag. Novo Horizonte do Sul
18/02 – Ag. Angélica e Ag. Deodápolis
27/02 – Ag. Laguna Carapã e Ag. Universitária (Dourados)
28/02 – Ag. Parque do Lago (Dourados) e Ag. Rio Brilhante
02/03 – Ag. Amambai e Ag. Coronel Sapucaia
03/03 – Ag. Itaquiraí e Ag. Naviraí
07/03 – Ag. Fátima do Sul e Ag. Vicentina
08/03 – Ag. Glória de Dourados e Ag. Jateí
09/03 – Ag. Eldorado, Ag. Japorã e Ag. Mundo Novo
10/03 – Ag. Iguatemi e Ag. Tacuru
11/03 – Ag. Paranhos e Ag. Sete Quedas
13/03 – Ag. Douradina e Ag. Itaporã
14/03 – Ag. Água Boa (Dourados) e Ag. Jequitibá (Dourados)
15/03 – Ag. Caarapó e Ag. Integração (Dourados)
16/03 – Ag. Dourados e Ag. Juti
17/03 – Ag. Nova Alvorada do Sul
Sobre a Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS é uma instituição financeira cooperativa que possui 44 agências espalhadas por 38 municípios de Mato Grosso do Sul. A Cooperativa oferece mais de 300 soluções para o seu dia a dia e do seu negócio, te envolvendo nas decisões, fortalecendo a região Sul de MS e dividindo os resultados.
O atendimento a todo associado é feito presencialmente; via whatsapp (51) 3358-4770 ou pelos telefones 3003-4770 ou 0800 724 4770.
Conheça a Cooperativa pelo site www.sicredi.com.br e pelas redes sociais no Instagram @sicredicentrosulms e no Facebook @SicrediCentroSulMS




jan 24, 2023 | Destaques
No comando da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) desde dezembro de 2017, o secretário Antônio Carlos Videira destaca que Mato Grosso do Sul conseguiu se tornar um dos estados mais seguros do Brasil, em função dos grandes investimentos no setor que ocorreram nos últimos anos.
Em entrevista ao Portal do Governo do Estado, ele lembrou que o combate ao crime organizado precisa de uma grande rede de inteligência integrada, com a participação das forças municipais, estaduais e federais. Ainda destacou que o Estado é referência nesta área, tanto que que produziu recordes de apreensão de drogas nos últimos anos. O secretário também ponderou que os servidores da segurança conseguiram valorização profissional, com promoções e melhorias nas carreiras, o que refletiu no bom trabalho prestado à população.
Antes de assumir o comando da Secretaria de Segurança e Justiça, Videira teve 27 anos de carreira na Polícia Civil. Ele exerceu as funções de escrivão, depois foi delegado na Delegacia de Jateí, esteve no DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e Delegacia Regional de Dourados. Ainda ocupou o cargo de superintendente de Segurança Pública da Sejusp.
Tocador de áudio
Confira a entrevista:
Quais são as principais metas e objetivos para segurança pública do Estado nos próximos quatro anos?
Segurança pública de Mato Grosso do Sul tem sido referência nacional, nosso desafio não é só manter este serviço de excelência, como melhorá-los, com novos projetos aproveitando todo investimento que recebemos desde 2015, para termos melhores resultados. Temos frentes em todas as áreas, não apenas na prevenção e repressão, mas também na socioeducação daqueles que estão encarcerados. Podemos dizer que o Estado tem um potencial muito grande nos próximos anos para este setor.
Mato Grosso do Sul hoje é considerado um dos estados mais seguros do País. Como chegamos neste cenário e como se manter neste patamar?
Quando fazemos este retrospecto a primeira coisa que lembramos é da valorização do nosso maior patrimônio, que é o nosso servidor. Com a atualização das suas promoções, recebendo equipamento de ponta, viaturas a altura das necessidades de um Estado que tem fronteira com dois países, você oferecendo bons equipamentos para Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, você consegue produzir mais, principalmente passando pelas capacitações e melhorias nas carreiras. Este conjunto de ações promovem os resultados que Mato Grosso do Sul conquistou nos últimos anos.
A PM e Polícia Civil têm apresentado redução dos índices de criminalidade e boa elucidação de crimes no Estado. Qual o foco para estas duas instituições?
Primeiro é continuar com investimentos nas estruturais prediais, nos equipamentos, armamentos, assim como na reposição dos efetivos. Todo este conjunto tem que ser mantido, evoluindo constantemente e ampliado. Somente na melhoria das estruturas prediais nós investimos mais de R$ 21 milhões, como na construção de novos quarteis a nova sede do DOF (Departamento de Operação de Fronteira) em Dourados, que foi importante e uma grande conquista para aquela região, que atua junto com a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) no combate ao crime organizado. É uma referência nacional de policiamento especializado e integrado. Temos também na área de perícia a construção do Centro de Estudos de Polícia Científica. Em outra frente temos a ampliação das salas Lilás, empoderando as mulheres.
O Corpo de Bombeiros tem feito um serviço de excelência, como no combate aos incêndios do Pantanal. Qual será o planejamento para instituição?

Mato Grosso do Sul tem o bioma Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, e nós temos parques em todas estas áreas. Por isso precisamos ter medidas efetivas para preservar. A prevenção passa não apenas no enfrentamento dos incêndios florestais, onde tivemos uma pronta resposta nos últimos anos, mas também em parcerias, entre elas com o Imasul e Agesul, com capacitações, formação de novos brigadistas, não apenas servidores, mas de produtores, indígenas e trabalhadores que estão no local onde começa o fogo. Junto com isto segue os investimentos no Corpo de Bombeiros, como por exemplo na aquisição de dois helicópteros de combate a incêndio florestal, aquisição de auto bomba tanque florestal, autotransporte, embarcações, fortalecendo o efetivo e dando a eles equipamentos que ampliam a capacidade do bombeiro de combater incêndios.
Tivemos algumas mudanças na Polícia Penal. Gostaria que o senhor explicasse o que vai alterar nas suas funções?
Nós queremos cumprir aquela máxima de que quem prende, não cuida. Então teremos o policial militar fazendo o trabalho preventivo no campo e na cidade e o policial penal cuidando daquele que foi preso. Ressocialização por quem foi treinado e capacitado para isto. Então queremos que a Polícia Penal, por meio da Agepen, junto com a Secretaria Executiva de Justiça, possa ter gestão plena e completa do sistema penitenciário, assim como das medidas socioeducativas. Este conjunto de ações envolve o socioeducador e o policial penal. Quando contrata mais profissionais destas áreas, capacita para que eles promovam esta ressocialização, que é mais uma ferramenta de prevenção de crimes.
O Estado é destaque no combate ao crime organizado, principalmente na região de fronteira. Qual o trabalho realizado lá e o que a nova sede do DOF vai contribuir com este serviço?

Hoje para enfrentar o crime organizado que muitas vezes atua até fora do Brasil, do lado do Paraguai e Bolívia e cruza nosso Estado rumo ao restante do País, é preciso ter uma grande integração dos serviços de inteligência, junto com os órgãos municipais, federais e até a Forças Armadas. Por isso houve um esforço muito grande do Governo do Estado para que tivesse em Mato Grosso do Sul o Centro de Inteligência de Segurança Pública Regional do Centro-Oeste, que é ligado aos outros centros (inteligência) do País, produzindo conhecimento que é aplicado contra o crime organizado. Por esta razão somos os recordistas nacionais em apreensão de drogas. Ano passado superamos 530 toneladas, mas teve anos que foram mais de 730 toneladas. Isto reflete para termos uma das maiores populações carcerária do mundo de forma per capita, superando inclusive os Estados Unidos. Existe um esforço e trabalho integrado das forças de segurança, que passa inclusive pelos países vizinhos. Quando se investe em inteligência, prevenção e repressão tem bons resultados.
Por termos esta grande fronteira seca com dois países, o Estado precisa de um apoio mais forte da União para reforçar esta proteção e fiscalização?
Desde 2015 temos uma política nova no setor, que se fortaleceu com a criação do Sistema Único de Segurança Pública, que tem aportado mais recursos para os estados, inclusive a Mato Grosso do Sul. Isto representa não apenas fornecimento de equipamentos, mas também custeando operações. Outra grande ferramenta é utilizar o policial na sua folga para uma escala extraordinária, sendo esta ação custeada. Os investimentos para compra de viaturas, coletes, armas, aliado ao financiamento do custeio destas operações, promoveu um grande avanço na segurança pública como um todo, principalmente aos estados que têm fronteiras, como é o nosso caso. Este será um dos temas junto ao governo federal com os novos secretários e novo ministro para tratar da continuidade e melhoria desta ajuda aos estados.
Da parte do Estado teve muitos investimentos na compra de equipamentos e até reformas de prédios da segurança pública. Estas ações vão continuar? Terão prioridade?

Foram mais de R$ 2 bilhões em investimento na segurança pública nos últimos oito anos. Nós recebemos recursos federais robustos também em função da nossa bancada federal que indicou emendas. Os deputados estaduais também direcionaram recursos, isto tudo contribui muito. Quando você renova uma frota já consegue reduzir o custo com manutenção, então trocamos as viaturas, comprando aquelas que atendem de fato as necessidades do policial para atuar em qualquer terreno. Mato Grosso do Sul tem o Pantanal que exige equipamentos mais robustos, como helicópteros, assim como nossa fronteira. Hoje temos hoje um helicóptero na sede do DOF e mais dois para atuar na região. Quando dispõe de uma cadeia que age de forma interligada tem eficiência e emprego certo do equipamento adquirido.
Gostaria que o senhor falasse sobre a valorização dos profissionais da segurança e possíveis novos concursos na área?
A reposição do efetivo era indispensável, por isso contratamos em todas as áreas. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Polícia Civil, todos tiveram concursos para repor o efetivo e assim ampliar o atendimento à população. Além disto focamos na regularização das promoções, na atualização da legislação de acordo com a necessidade de cada categoria, respeitando sua atividade. Quando faz concurso para polícia penal, você consegue retirar policiais militares que estavam trabalhando por exemplo na torre e muralha do presídio. Assim fortalece o policiamento preventivo. Ainda temos em andamento concurso com 500 vagas para soldado da Polícia Militar e 20 para policial combatente. Temos concurso de 250 vagas de soldado para Corpo de Bombeiros e mais 10 oficiais combatentes dos Bombeiros e outras da Polícia Civil que já se encerraram, ou seja, concursos em todas as áreas da segurança pública.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
jan 21, 2023 | Destaques
Músico, de 54 anos, foi baleado momentos após terminar um show que fazia em uma casa de eventos localizada no bairro Indubrasil, em Campo Grande. Mesmo feriada, a vítima conseguiu dirigir até o posto de saúde do bairro Coophavilla II para receber atendimento médico durante a madrugada deste sábado (21).
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem estava acompanhado do irmão, sua dupla de trabalho, já guardando os instrumentos após o evento. Para a polícia, a testemunha contou que em determinado momento quatro ou mais disparos foram efetuados, atingindo a vítima.
Mesmo baleado, o músico conseguiu dirigir até o CRS Coophavilla onde recebeu atendimento médico. Ele foi atingido no braço e no tórax, ficando com as balas alojadas em seu corpo. A vítima aguardava vaga para ser transferido para a Santa Casa da Capital.
Aos militares, os irmãos disseram não conhecer e nem lembrar das características do autor. O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, como tentativa de homicídio qualificado.
jan 18, 2023 | Destaques
“A obesidade é multifatorial, diversos pontos devem ser analisados, como a qualidade do sono, por exemplo”, diz nutricionista
Discutir sobre a obesidade vai além dos números na balança, afinal, trata-se de uma condição que acomete pessoas de diversas idades e por causas que vão desde a má alimentação e noites mal dormidas até a desidratação e o sedentarismo. Variam também desde fatores genéticos até maus hábitos alimentares. Com os cuidados adequados, é possível reverter o quadro.
Entender quais são os estágios e riscos de estar obeso é o primeiro passo para levar uma vida mais saudável. Para isso, Dra. Erica Abel, endocrinologista e metabologista da Unimed Campo Grande, e Aline Macedo, nutricionista, dão informações indispensáveis.
Quando é obesidade?
Dra. Erica Abel – Endocrinologista e metabologista
A obesidade é quando há o excesso de gordura corporal comparado à quantidade de massa magra. A obesidade é um cálculo. Toda vez que tiver um excesso de ingestão calórica e um gasto menor, há o acúmulo de gordura corporal e, dependendo do nível, pode passar a ser obesidade.
Existem várias formas de diagnosticar a obesidade, como fazer a medida da circunferência abdominal, bioimpedância e o mais usado: o Índice de Massa Corpora, o IMC, que é o peso dividido pela altura ao quadrado.
O IMC normal é entre 18,5 e 24,9. Entre 25 e 29,5 é o paciente com sobrepeso. Acima de 30 é obesidade, sendo a de grau 1 entre 30 e 34,5, obesidade grau 2 entre 35 e 39,5 e obesidade grau 3 acima de 40.
Algo que precisa ser considerado também é que o IMC isolado não é uma medida perfeita, porque desconsidera alguns fatores, como por exemplo, o peso do paciente, que não é só gordura, como um atleta de halterofilismo, que é pesado, mas não é obeso. O grande problema da obesidade, na verdade, é o risco que expõe o paciente a doenças.
Por que o índice de obesidade só aumenta?
Aline Macedo – Nutricionista
A obesidade é multifatorial, ou seja, diversos pontos devem ser analisados, como a qualidade do sono, a hidratação, o estresse muito elevado, falta de atividade física, comer muito rápido, entre outros. Estamos diante de uma geração que, tecnologicamente, está em constante evolução, mas em regressão nas práticas de qualidade de vida.
Nada de privação!
Aline Macedo – Nutricionista
A dieta é um tratamento para todas as classes, mas não deve haver a privação, pois isso pode estimular um senso de preservação e depois de acúmulo de maior quantidade de alimentos.
Dra. Erica Abel – Endocrinologista e metabologista
Às vezes o pessoal faz uma restrição calórica muito intensa e acaba perdendo, junto com a massa gorda, a massa magra, com isso ocorre a diminuição da taxa metabólica basal. Por isso também as pessoas têm dificuldade na manutenção do peso, pois é necessário ter uma perda de peso gradual, queimando a gordura e preservando a massa magra.
Sem contar que não é possível de se manter por muito tempo uma dieta restrita, por isso é tão importante mudar o hábito alimentar.
Base da pirâmide
Dra. Erica Abel – Endocrinologista e metabologista
Em linhas gerais a mudança do estilo de vida é a base da pirâmide para todos os pacientes. Pacientes com sobrepeso ou obesidades grau 1, 2 ou 3, precisam de:
– Atividades físicas regulares
– Reeducação alimentar
Estratégia de tratamento
Dra. Erica Abel – Endocrinologista e metabologista
– IMC acima de 30: é um paciente que tem indicação para utilizar medicação associado à mudança de estilo de vida. Pacientes com IMC entre 35 e 40, que tenham comorbidades, o procedimento cirúrgico passa a ser uma opção também
– Sobrepeso: é um paciente que quando possui comorbidades (hipertensão, diabetes, apneia do sono, etc) é indicado o uso de medicamentos, além, claro, de exercícios físicos e alimentação saudável
– IMC acima de 40: nesses casos pode haver a indicação cirúrgica, principalmente quando houve o tratamento clínico, de no mínimo dois anos, para perda de peso e não teve sucesso
Remédio para emagrecer
Dra. Erica Abel – Endocrinologista e metabologista
Algo que precisa ser pontuado é que medicamentos, quando necessários, devem ser usados sempre com o acompanhamento médico.
Rótulos
Aline Macedo – Nutricionista
Precisamos trabalhar de forma humanizada com os pacientes e buscar entender o que levou a essa situação. É psicológico? Em que momento foi ativado? Precisamos bloquear os gatilhos que fazem o paciente se sabotar.
Sabotagem
Aline Macedo – Nutricionista
O paciente obeso costuma se sabotar. Ele quer começar atividade física, dieta, medicamentos. Ele quer começar a “mudar o mundo” e isso são gatilhos de sabotagem para ele falar que ele não é capaz de mudar, e é quando precisamos ajuda-lo a começar.
Equilíbrio
Aline Macedo – Nutricionista
É preciso olhar a comida como vida e não como um fardo. A alimentação não é vilã. É necessário desconstruir a imagem de que comer bem é comer sem graça.
Existe uma matemática perfeita que nos diz que precisamos comer de três em três horas? Não! Existe uma prática perfeita de jejum intermitente? Não! O que é necessário é aquilo que fica mais confortável ao paciente. É preciso ouvir o paciente.
Para saber mais sobre o assunto acompanhe OBESIDADE: SAÚDE ALÉM DA BALANÇA no podcast Cuidar de Você, da Unimed Campo Grande. Basta acessar https://bit.ly/PodcastCuidardeVoce.
jan 3, 2023 | Destaques
Com metas e objetivos definidos, o governador Eduardo Riedel tem pilares importantes para levar desenvolvimento e qualidade de vida a população do Estado. Com uma gestão inclusiva, digital, moderna e inovadora vai colocar em prática o seu plano de governo, que recebeu o aval dos sul-mato-grossenses.
Entre as ações previstas está o plano estadual de pavimentação das cidades, para que o asfalto chegue às periferias dos municípios. Outro foco é a utilização de 7,5 mil km de redes de fibra ótica, que vão tornar o Estado mais moderno e integrado. “Com uma infraestrutura mais ágil e eficiente, alcançaremos um novo nível de efetividade, produtividade e economicidade na área pública”, afirmou o governador.
Riedel destaca as parcerias público-privadas, que segundo ele, atrai investimentos privados e permite que o poder público possa se dedicar a outras que são essenciais, como na educação, que tem como objetivo a expansão das escolas em tempo integral e a saúde, que vai ter seu processo de regionalização finalizado.
Outro foco é os investimentos em logística, que ajudam no ciclo de crescimento do Estado. “Trabalho inclusive com a perspectiva de ganhos exponenciais que virão da concretização do corredor bioceânico e da integração de grandes projetos ferroviários”, completou.
Estas ações em diferentes campos vão trabalhar sobre a linha da gestão municipalista. “Com cada um dos municípios, firmaremos parcerias pelos contratos de gestão, para dar previsibilidade e rigoroso controle aos investimentos públicos prioritários. Temos que lembrar que as pessoas moram nas cidades”, afirmou Riedel.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende