nov 4, 2020 | Destaques
Prêmio SomosCoop reconhece as melhores iniciativas de cooperativas do Brasil
A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de “Melhores do Ano” – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. O Prêmio SomosCoop Melhores do Ano é uma forma de destacar as boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade.
Em 2020 tem uma nova edição e dois projetos do Sicredi no Mato Grosso do Sul são finalistas. Sicredi Centro-Sul MS na categoria Cooperativas Cidadã com o projeto Unidade Móvel Hospital de Amor. E a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia na categoria Cooperjovem.
“Nos sentimos lisonjeados de fazer parte desse grupo de cooperativas que trabalham pelo desenvolvimento local e o bem-estar de suas comunidades. Esta unidade móvel do Hospital de Amor é um projeto que pertence na nossa região e percorrerá os municípios, facilitando o acesso da mulher à saúde e convocando-as a fazerem os exames preventivos mais perto de casa”, explica o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero.
A unidade móvel é um caminhão adaptado composto por uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de Papanicolau, para realização de exames de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. A unidade atende as mulheres 38 municípios de toda a região centro e sul do Mato Grosso do Sul, com a realização de exames gratuitos.
Já o outro projeto se chama Inclusão Radical e é executado na Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho em Campo Grande. O projeto é para que crianças com deficiência tenham acesso aos esportes radicais e pertence ao programa Cooperjovem que já foi premiado em 2018.
“Interesse pela comunidade é o sétimo princípio do cooperativismo, são os valores que fazem as cooperativas serem diferentes das demais empresas. Somos uma organização de pessoas e trabalhamos pelas pessoas. Ver nosso trabalho reconhecido nacionalmente é uma grande satisfação”, declara o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Régis.
No total, 320 cooperativas, de Norte a Sul do país, submeteram seus cases de sucesso. Dessas, um seleto grupo receberá o troféu como reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo dos últimos dois anos. Os vencedores serão revelados na cerimônia que está sendo preparada para o dia 24 de novembro.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube
nov 3, 2020 | Destaques
Polícia Militar Ambiental prende e autua dois goianos em R$ 1,6 mil por crime de pesca e transporte de pescado acima da cota e apreende pescado e veículo
Campo Grande (MS) – Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Costa Rica prendeu dois pescadores por pesca e transporte de produto da pesca predatória. A PMA abordou hoje (2) no entroncamento das rodovias BR 059 e MS-315 um veículo Toyota Hilux e na carroceria encontrou em uma caixa térmica vários exemplares de peixes nativos de várias espécies, dentre eles, um da espécie jurumpesem e quatro da espécie jurupoca, que estavam com tamanhos inferiores aos permitidos pelas normas, o que é crime.
Além do pescado fora da medida permitida, pelas espécies transportadas (nativas), cada pescador só poderia estar com um peixe abatido, conforme a cota por lei, o que também é crime. Os pescadores afirmaram ter capturado os peixes no rio Taquari, no município de Coxim. O pescado, pesando 10 kg, a caixa isotérmica e o veículo foram apreendidos.
Os infratores, de 71 e 77 anos, residentes em Jataí (GO), receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória e saíram depois de pagar fiança. A pena prevista para o crime é de um a três anos de detenção. Os infratores também foram atuados administrativamente e foram multados em R$ 800,00 cada um. O pescado será doado para instituições filantrópicas.
nov 3, 2020 | Destaques

“Totalmente aprovado”, avalia diretor-executivo da CBV sobre Guanandizão reformado e modernizado
Campo Grande (MS) – O diretor-executivo da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari Filho, aprovou e teceu elogios à estrutura do novo Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão), além de o projetar como palco de eventos de grande magnitude, dentre eles a Liga das Nações de Vôlei em 2021. Com investimento de R$ 1,881 milhão, o complexo foi amplamente reformado e modernizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, junto à Prefeitura Municipal de Campo Grande, e voltou à ativa após sete anos com portões fechados.
O ex-treinador e atual dirigente da entidade que administra o vôlei nacional esteve na Capital sul-mato-grossense na última semana para acompanhar a disputa masculina da Supercopa de Vôlei 2020. A competição, reunindo duas potências da modalidade no país, EMS Taubaté Funvic (SP) e Sada Cruzeiro (MG), vencida pela equipe paulista, reinaugurou o principal ginásio coberto de Mato Grosso do Sul na sexta-feira (30.10).
“É muito importante para o voleibol brasileiro ter uma praça a mais, principalmente nas condições apresentadas por esse ginásio hoje, com excelente iluminação, de primeiro mundo. Isso sem contar o amplo espaço, que dá conforto tanto ao público, quanto aos atletas dentro de quadra. Sem dúvidas, o ginásio tem condições de receber qualquer evento de nível internacional, está totalmente aprovado e pronto para, no ano que vem, sediar a Liga das Nações”, destaca Lattari Filho.
O diretor-executivo da CBV ainda avalia positivamente a organização da Supercopa em Campo Grande, primeiro evento esportivo com público do país, que seguiu à risca protocolos de biossegurança contra a Covid-19. A equipe de trabalho foi composta por profissionais da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e Federação Estadual de Voleibol (FVMS).
No total, foi permitida a entrada de 600 pessoas convidadas no Guanandizão. “As medidas de segurança foram tomadas desde a chegada das delegações. O Governo, Prefeitura e FVMS estão de parabéns, porque cumpriram tudo o que solicitamos em termos de segurança ao público e aos clubes. Ficamos encantados com a organização do evento, principalmente os atletas, que se sentiram muito seguros em realizar a partida. Foi um grande espetáculo, com certeza”, pontua Lattari Filho.
Quem também esteve na Capital de Mato Grosso do Sul foi o técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Renan Dal Zotto, para observar jogadores de Taubaté e Cruzeiro, de olho próxima convocatória. Para ele, Campo Grande é um modelo a ser seguido no que se refere à liberação de público para eventos esportivos no Brasil, com medidas sanitárias.
“Essa é a primeira competição com público das equipes que estão jogando a Superliga, mesmo respeitando os protocolos sanitários e com limitações. É muito importante para o atleta e ao espetáculo. É muito bom saber que o público está aqui torcendo e vendo um bom jogo. É outro clima e a organização do evento em Campo Grande está de parabéns, porque o público se comportou muito bem a todo momento, respeitando as orientações, isso é muito legal”, assegura o técnico.
Dal Zotto ressalta que a todo momento esteve junto aos atletas e membros da comissão técnica das equipes paulista e mineira, durante a concentração para a decisão da Supercopa. “Tive a oportunidade de me reunir com as duas equipes, e todos ficaram muito felizes de estarem em Campo Grande, satisfeitos especialmente com a seriedade adotada no cumprimento dos protocolos de biossegurança”.
Agora, definitivamente aprovado para receber outros grandes eventos esportivos, o Guanandizão já possui o próximo confronto marcado. Será a disputa da Supercopa de Vôlei 2020 entre as equipes femininas Dentil/Praia Clube (MG) e Sesc Flamengo (RJ), na próxima sexta-feira, 6 de novembro, às 20h30 (horário de MS).
nov 2, 2020 | Destaques

Praia Clube conquista o Troféu Super Vôlei feminino sobre o Flamengo; confronto será reeditado no Guanandizão
Campo Grande (MS) – Quem pôde acompanhar a final do 1º Troféu Super Vôlei feminino na noite deste sábado (31.10), entre Dentil/Praia Clube (MG) e Sesc/Flamengo (RJ), já conseguiu imaginar o que será a decisão da Supercopa de Vôlei 2020, na próxima sexta-feira (06.11), em Campo Grande (MS). As equipes voltam a medir forças no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão). Esta será mais uma partida de alto nível técnico, com nomes “de peso” do vôlei feminino nacional, para colocar de vez o principal ginásio esportivo de Mato Grosso do Sul, totalmente reformado e modernizado pelo Governo do Estado e Prefeitura da Capital, nos holofotes de grandes competições.
Na final de ontem, o Dentil/Praia Clube levou a melhor, vencendo a equipe carioca por 3 sets a zero (parciais de 25×22, 25×14 e 27×25), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ). Para faturar o primeiro título da temporada 2020/21, o time de Minas Gerais contou com atuação de gala de Fernanda Garay. Constantemente convocada à seleção brasileira, a ponteira foi eleita melhor jogadora do Super Vôlei, ao receber o troféu Viva Vôlei (sendo destaque em quadra nos três jogos do torneio).
Por outro lado, o Sesc/Flamengo, do técnico Bernardinho, tem a chance de aplicar a revanche na Capital sul-mato-grossense, na decisão da Supercopa. O embate, entre duas das equipes de maior investimento do vôlei brasileiro, promete ser de fortes emoções.
Assim foi a disputa masculina pelo título da Supercopa, em Campo Grande, na última sexta-feira (30.10), com EMS Taubaté Funvic (SP) e Sada Cruzeiro (MG) em quadra. Na ocasião, a agremiação paulista sobressaiu-se, após virar e levar a partida ao tie-break, garantindo o bicampeonato na competição.
“São ingredientes que vão proporcionar outro grande espetáculo no Guanandizão, desta vez pela Supercopa feminina. Quando assumimos a gestão em 2015, esta era uma das prioridades do governador Reinaldo Azambuja: reestruturar o principal complexo esportivo coberto do Estado, para ser palco de eventos que ficarão marcados na história”, evidencia o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda.
O jogo da próxima sexta-feira (06.11) terá a presença de 600 pessoas convidadas, o que corresponde a 10% da capacidade de público no ginásio, que hoje comporta até 6.074 torcedores. Os convites serão distribuídos a autoridades, gestores esportivos e ex-atletas que fizeram parte da história do Guanandizão. Não haverá venda de ingressos.
A Supercopa de Vôlei 2020 masculina foi o primeiro evento esportivo com público do país. Isso só foi possível após a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) avaliar positivamente os protocolos rígidos de biossegurança apresentados pelas secretarias estadual e municipal de Saúde.
nov 1, 2020 | Destaques

Laguna Carapã: pavimentação da MS-379 avança e 167 moradias já foram entregues
Desde 2015, Laguna Carapã (a 288 quilômetros de Campo Grande) recebeu mais de R$ 102 milhões de investimentos em todas as áreas. Entre os destaques está a pavimentação pelo Governo do Estado dos 42,5 quilômetros da MS-379, que vai de Laguna Carapã ao Posto Taji, em Aral Moreira. Muito utilizada para o escoamento de safra da região, a rodovia já está 70,39% pavimentada e as obras continuam.
Na divisa com Aral Moreira, a MS-379 também recebeu uma ponte de concreto de 60 metros sobre o rio Guaimbé, no ano de 2015, que agora vai ser duplicada. Também em 2015 foi concluído o asfaltamento do prolongamento da Avenida Brasil.
Outro importante destaque foi a entrega de 167 moradias até o ano passado, em um investimento de R$ 7,2 milhões, sendo R$ 955 mil apenas de contrapartida da administração estadual.
Para melhorar a qualidade do ensino, o governo investiu R$ 1,945 milhão em reformas e melhorias nas escolas estaduais. Esses e outros investimentos são o resultado de uma política de austeridade, segundo o governador Reinaldo Azambuja.
“Fizemos um governo responsável, diminuímos o tamanho da máquina pública, reduzimos os gastos com o próprio governo para investir no bem estar da população, fizemos as reformas e enfrentamos crises sem deixar de honrar nossos compromissos. Isso nos permitiu manter os investimentos nas áreas prioritárias e lançar o Governo Presente, que até o fim de 2022 vai injetar mais R$ 4,2 bilhões nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, finalizou o governador.
Paulo Fernandes, Subcom
Foto destaque: Edemir Rodrigues
out 30, 2020 | Destaques
Campo Grande (MS) – As equipes masculinas de EMS Taubaté Funvic (SP) e Sada Cruzeiro (MG) desembarcaram em Campo Grande nesta quinta-feira (29.10) e já realizaram o primeiro treino no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, palco da Supercopa de Voleibol 2020. O confronto único, valendo título, entre dois dos grandes clubes de vôlei do Brasil, será nesta sexta-feira (30.10), às 20h30 (horário de MS), reinaugurando o principal ginásio esportivo de Mato Grosso do Sul.
A capital sul-mato-grossense recepciona algumas das principais estrelas do vôlei brasileiro, incluindo campeões olímpicos. O Taubaté trouxe nomes como Bruninho, Rapha, Lucão, Maurício Souza, Maurício Borges e Thales. Já a equipe mineira tem em seu elenco Isac, Alan, Fernando Cachopa, Filipe e Facundo Conte.
As delegações vieram no mesmo voo e pousaram na Cidade Morena por volta das 10 horas da manhã. Após o desembarque, foram direcionadas ao hotel, onde todos os jogadores e membros da comissão técnica passaram por testagem para a Covid-19. Ninguém foi testado positivo.
O Sada Cruzeiro foi o primeiro time a fazer o reconhecimento do ginásio e a treinar, das 17h30 às 19h30. A agremiação paulista ocupou a quadra na sequência, permanecendo até 21h30. Ambas as equipes fazem o último treino nesta sexta-feira (30.10), pela manhã. A estrutura do ginásio (quadra, vestiários, banheiros) foi atestada pela diretoria da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), representada pelo diretor-executivo Radamés Lattari Filho e superintendente de competições de quadra, Renato D’Ávila.
A Supercopa é realizada pela CBV desde 2015, sempre no início da temporada nacional da modalidade, e coloca frente a frente os últimos campeões da Copa Brasil e da Superliga. O atual campeão é o EMS Taubaté Funvic, depois de bater o próprio Sada Cruzeiro em 2019, por 3 sets a 1. Já o clube celeste é tricampeão, maior vencedor do torneio e busca ampliar a hegemonia.
O evento esportivo na Capital será o primeiro com público no país, com autorização da CBV, após avaliar os protocolos rígidos de biossegurança apresentados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande. Ao todo, 600 pessoas estarão no ginásio, número correspondente a 10% da capacidade de público do complexo. Não há venda de ingressos. Convites foram distribuídos a autoridades, dirigentes esportivos e ex-atletas que fizeram parte da história do Guanandizão.
“É um marco para Campo Grande e Mato Grosso do Sul reinaugurar o Guanandizão em alto nível, recebendo estrelas do vôlei nacional em um duelo decisivo, que já vale o título, ainda mais com o público presente, prestigiando”, comenta o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda. A partida entre EMS Taubaté Funvic e Sada Cruzeiro, às 20h30 (horário de MS), terá transmissão televisiva do SporTV 2, canal por assinatura do Grupo Globo.
Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
Fotos: Saul Schramm/Governo MS e Gilberto Aguiar/Prefeitura de Campo Grande
Foto de destaque: Saul Schramm/Governo MS