(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Junho de 2026
Regularização fundiária beneficia 1,3 mil famílias em Mato Grosso do Sul

Regularização fundiária beneficia 1,3 mil famílias em Mato Grosso do Sul

Mesmo na pandemia de coronavírus, que desacelerou o ritmo de trabalho no mundo, a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) seguiu com o processo de regularização fundiária e entregou, só neste ano, 1.394 títulos de propriedade de imóveis urbanos.

Os documentos são emitidos de forma gratuita para famílias que têm renda mensal de até cinco salários mínimos, ou seja, sem a cobrança de impostos e taxas cartorárias.

Com os títulos em mãos, as famílias podem vender, alugar e reformar as moradias. Podem ainda usar o imóvel como garantia para obter empréstimos, por exemplo.

Além de titularizar as 1.394 moradias neste ano, o Estado trabalha em outros 2.873 processos de regularização de casas e apartamentos. Os dados são da Gerência de Projetos Urbanos da Agehab.

Segundo o chefe da unidade, Geraldo Leite, 591 desses processos já estão protocolados em cartórios, aguardando a emissão dos documentos. Outros 255 tramitam nas prefeituras municipais para depois seguirem para os ofícios de registros de imóveis. “Estamos dentro da nossa meta de gestão que é regularizar a documentação desses imóveis construídos até 22 de dezembro de 2016”, afirmou.

Para ele, a principal mensagem que o poder público passa ao cidadão que tem sua moradia legalizada é a segurança jurídica. “A pessoa passa a ser dona de fato e de direito podendo usar o imóvel como garantia e até passar como herança”, completou.

Desde outubro de 2017, quando passou a valer a Lei nº 13.465, a Agehab entregou 4.670 títulos de imóveis urbanos em todo o Mato Grosso do Sul.

Informações sobre o programa de regularização fundiária no Estado podem ser obtidas na Agehab, pelo telefone 67 3348-3100 ou no endereço Rua Soldado PM Reinaldo de Andrade, 108, bairro Tiradentes, em Campo Grande.

Governo de MS vê com otimismo resultado das eleições dos EUA

Governo de MS vê com otimismo resultado das eleições dos EUA

Durante os últimos dias o mundo inteiro acompanhou, passo a passo, o andamento das eleições dos Estados Unidos. Com a vitória do candidato Democrata, Joe Biden, um novo cenário se desenha para a comercialização em todo o Mundo.

Como o país é grande parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, o governo de Reinaldo Azambuja (PSDB) vê com otimismo resultado das eleições dos EUA.

Para a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura), é importante a permanência da relação de compra e venda com o país norte-americano.

De acordo com o titular da pasta, Jaime Verruck, o fortalecimento do setor produtivo nos últimos anos faz com que o Estado mantenha espaço de negociação com o novo estilo de Governo.

“Deve prevalecer entre ambos países um interesse coletivo nacional em detrimento do interesse coletivo internacional. Em relação ao Biden, a primeira coisa que devemos tomar em conta é a questão ambiental, uma vez que ele tem colocado que ele vai retornar ao Acordo de Paris, remodelando esse acordo no mundo no momento em que os Estados Unidos entra, tendo uma nova discussão sobre isso”.

Ainda sobre a questão ambiental, Verruck pondera: “Por outro lado, Biden anunciou apoio, inclusive financeiro, no que se refere ao desmatamento ilegal e outras ações. Pode haver uma linha mais negocial do EUA com o mundo e Brasil poderá se beneficiar com isso”.

Na avaliação do secretário o Estado deve continuar e até mesmo ampliar negociações com os EUA. “Mato Grosso do Sul com os Estados Unidos tem espaço nas vendas de carne bovina e na tilápia somos os principais exportadores e os Estados Unidos nosso principal mercado, então a nossa expectativa é de ampliar as vendas. Somos os principais exportadores de tilápia dos EUA, diz Verruck.

Como na questão ambiental somos um Estado Carbono Neutro, nossa política estadual já está vinculada ao Acordo de Paris”.

Em Caracol, 95% das ruas são pavimentadas e 75 moradias entregues

Em Caracol, 95% das ruas são pavimentadas e 75 moradias entregues

Em Caracol, 95% das ruas são pavimentadas e 75 moradias entregues

Mato Grosso do Sul completa em 2020, 43 anos de existência e os sul-mato-grossenses comemoram os inúmeros investimentos feitos pelo Governo do Estado, todos eles pensados e planejados, ouvindo as reivindicações e demandas da população de cada um dos 79 municípios, através do Programa Governo Presente.

E como resultado do Governo Presente, a pavimentação em Caracol avança e a cobertura de asfalto irá chegar a 95% da área urbana. Estão sendo asfaltadas as ruas Ramão Fernandes, Ponta Porã, Tiradentes, Dom Pedro, Vicente Celestino, Dom Aquino Correa, Ramão Ocampos e Boldomiro Coenga. A execução da obra de R$ 1,7 milhão está em 33,33%.

Outra obra em execução em Caracol é a recuperação de estradas vicinais, no montante de R$ 1,191 milhão. E entre os investimentos já entregues estão a construção da ponte de concreto sobre o rio que leva o nome do município e a pavimentação e drenagem na Rua João Loureiro.

Já em saneamento, o investimento total é de R$ 8,384 milhões entre obras concluídas e a executar. Com esses montante, a cobertura da rede de esgoto irá saltar de 30% para 90%.

E na área de habitação, são 105 famílias já contempladas: 75 com casas e 20 com o programa Lote Urbanizado, em que o governo entrega a base e os moradores constroem a unidade. Outras 10 moradias estão sendo construídas pelo Governo Presente e têm previsão de entrega em dezembro deste ano.

 

Sanesul amplia abastecimento de água com a conclusão de obras em Ponta Porã

Sanesul amplia abastecimento de água com a conclusão de obras em Ponta Porã

Sanesul amplia abastecimento de água com a conclusão de obras em Ponta Porã

O Governador do Estado de MS, Reinaldo Azambuja e o Diretor-Presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, visitaram a obra de perfuração e ativação do poço tubular profundo PNP-034 do Jardim Marambaia.

Durante a visita eles puderam ver de perto como funciona toda a estrutura deste sistema, inclusive a potência do poço em ativação com abundância de água.

A ativação do sistema de captação do poço tubular profundo especial PNP-034 beneficia os bairros: Marambaia, São Rafael, Julia Cardinal, Primavera, Mooca, Rodoviária, Jardim das Rosas e Andreazza.  Ele possui a profundidade de aproximadamente 622 metros e uma vazão de 300.000 litros de água/h.

No local há o reservatório apoiado de concreto armado com capacidade de 1.000 m³, abrigo de cloração, e demais obras complementares para o bom funcionamento do abastecimento.

Apenas na perfuração e ativação, juntamente com a aquisição de equipamentos, foram usados recursos da própria empresa no valor de R$ 6,7 milhões.

O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado dos vereadores, secretários municipais e representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade, também marcaram presença.

Hélio agradeceu o empenho do governador Reinaldo Azambuja e do presidente da Sanesul Walter Carneiro Junior, com o município de Ponta Porã. “Sem dúvidas nós estamos bem assistidos com tantas obras de saneamento, seja para levar água tratada até as torneiras dos nossos moradores, como para recolher o esgoto e tratá-lo de forma adequada e segura.

Nossa cidade ganha com todas as obras em andamento, e os investimentos crescem conforme a população também vem crescendo”, acrescentou o prefeito.

 

Walter Carneiro reafirmou o compromisso da empresa com o estado e MS. “A Sanesul sabe da responsabilidade de levar água tratada nos locais onde opera. Nós temos um plano de investimento para Ponta Porã e seguimos conforme a necessidade de expansão da rede. Estamos muito felizes de estar cumprindo mais uma obra”, comentou.

Para o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, boa gestão é fundamental. “Trabalhamos em um Governo onde todas as obras são importantes. E é isso que estamos fazendo na nossa gestão, trabalhando para levar água de qualidade, e dar destino correto ao esgoto. Saneamento é um setor fundamental para promover a qualidade de vida ao cidadão”, destacou.

Total de investimentos – Na atual gestão do Governo do Estado (concluído, em execução e a executar) são R$ 77 milhões de reais (R$ 51,4 milhões são de recursos próprios da SANESUL) integralmente aplicados nos dois sistemas (água e esgoto) de Ponta Porã. Isso significa mais água de qualidade com a perfuração de poços, construção de reservatórios e redes. Em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e a expansão da rede coletora, é mais saúde e qualidade de vida.

Foto: Acom

Praia Clube e Sesc Flamengo chegam à Capital para disputa da Supercopa de Vôlei feminina: “Reencontro com os torcedores”

Praia Clube e Sesc Flamengo chegam à Capital para disputa da Supercopa de Vôlei feminina: “Reencontro com os torcedores”

Campo Grande (MS) – As equipes femininas de Dentil/Praia Clube (MG) e Sesc RJ Flamengo (RJ) desembarcaram juntas na manhã desta quinta-feira (05.11), no Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS), para a disputa da Supercopa de Voleibol 2020. O jogo decisivo será nesta sexta-feira (06.11), às 20h30 (horário de MS), no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão).

Notoriamente, o clima entre as jogadoras e membros da comissão técnica, de ambos os times, era de descontração e disposição, principalmente por ser a primeira competição no ano com a presença de público. Segundo o técnico da agremiação carioca, Bernardo Rezende, o multicampeão Bernardinho, Campo Grande merece esse grande espetáculo.

O treinador campeão olímpico retorna à Cidade Morena após 16 anos. Em 2004, no comando da seleção brasileira masculina, enfrentou Portugal, no Guanandizão, pela Liga Mundial (hoje, Liga das Nações), com grande festa da torcida campo-grandense. “Me lembro bem da minha vinda ao Guanandizão. Vivíamos um momento de grandes vitórias, em que a seleção crescia e conquistava cada vez mais público por onde passava. E Campo Grande nos acolheu de forma incrível. Poder voltar a este ginásio é maravilhoso e espero que possamos levar ao público um grande jogo. Que consigamos fazer uma ótima partida contra um grande time, que é o Praia Clube”.

“Gostaria de agradecer a Campo Grande por essa iniciativa de trazer a Supercopa. Bruninho, meu filho, esteve aqui com o Taubaté na última semana, foi campeão e ficou muito feliz com a estrutura. Esperamos poder brindar o público e a cidade com um bom jogo novamente e queremos voltar mais vezes”, acrescenta Bernardinho.

Para a capitã do Sesc Flamengo, Amanda Campos, o sentimento é de felicidade por reencontrar os torcedores, mesmo que em número reduzido por conta da Covid-19. “Será muito emocionante voltar a ter público em uma partida. Sabemos que neste momento é necessário manter a prudência, com distanciamento e o respeito a todos os protocolos. É um reencontro com os torcedores e esse vale ainda mais. Estamos distantes das pessoas que nos acompanham sempre, mas esses que terão o prazer de estar no ginásio irão representá-los. Eles representarão uma massa enorme que torce e acompanha o voleibol brasileiro e gostariam de estar no ginásio”.

A ponteira ainda revela ser um prazer poder fazer parte da reinauguração do principal ginásio coberto de Mato Grosso do Sul. “O que um atleta mais quer é ter ginásios extremamente capacitados para receber grandes eventos. É um prazer poder estar aqui, junto à população da cidade, de poder fazer parte desse novo capítulo da história do Guanandizão e do esporte no Estado”, finaliza Amanda.

De acordo com a líder do clube mineiro, Walewska Oliveira, o evento na Capital sul-mato-grossense é um ponto de partida para o retorno gradual e seguro de competições com torcida nos ginásios. “Sentimento de que as coisas estão voltando ao normal, dentro do possível. É bom ver o público novamente prestigiando, levando a energia para dentro da quadra”.

Para a central, é gratificante ter o Centro-Oeste no radar de grandes campeonatos do vôlei nacional. “Não temos tanto contato com cidades dessa região. Que bom que temos a oportunidade de vir até aqui e participar da vinda de quem gosta do vôlei em Campo Grande”. O duelo valendo o título da Supercopa será transmitido ao vivo pelo SporTV, canal por assinatura do Grupo Globo.

Campo Grande, graças à parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, tornou-se exemplo nacional, sediando o primeiro evento esportivo do país com público, na última sexta-feira (30.10), com a disputa masculina da Supercopa, também no Guanandizão, entre EMS Taubaté Funvic (SP) e Sada Cruzeiro (MG), vencida pela equipe paulista. Com severos protocolos de biossegurança, a partida teve a presença de 600 pessoas convidadas, número correspondente a 10% da capacidade de público do ginásio (hoje, capaz de receber até 6.074 torcedores). As mesmas medidas serão adotadas no duelo desta sexta-feira (06.11), pelo feminino.

Polícia Militar do Distrito do Boqueirão prende homem com mais de 14 quilos de maconha

Polícia Militar do Distrito do Boqueirão prende homem com mais de 14 quilos de maconha

Bela Vista (MS) – Por volta das 5h30 de hoje (05/11), a guarnição da Polícia Militar, durante a realização do policiamento ostensivo preventivo pelo perímetro do Distrito do Boqueirão, abordou um veículo que fazia o trajeto de Bela Vista a Campo Grande.

Durante a abordagem aos ocupantes do veículo e vistoria nas bagagens, os policiais encontraram uma mala com 16 (dezesseis) tabletes de uma substância análoga à maconha, que após sua pesagem, totalizou 14,855kg (quatorze quilos, oitocentos e cinquenta e cinco gramas). Foi constatado que a referida bagagem pertencia a um homem de 58 anos, o qual declarou que obteve o entorpecente na cidade de Bela Vista e que transportaria até Campo Grande, e pelo transporte receberia R$ 1.000,00 (mil reais).

Diante do ilícito, os policias militares deram voz de prisão ao indivíduo por Tráfico de Drogas, conduziram-no, juntamente com o entorpecente, até a Delegacia de Polícia Civil para as providências que o caso requer.

Para denúncias acerca de Contrabando, Descaminho ou Tráfico de Drogas, ligue 181! DENUNCIE!