Rotary Club Bela Vista amplia estoque de seu Banco de Cadeira de Rodas
Um dos projetos de mais história no Rotary Club de Bela Vista, o Banco de Cadeira de Rodas ganhou um novo aporte nesta semana. Nesta quinta-feira (29), foram apresentados aos sócios os novos itens adquiridos: mais 3 cadeiras de roda comprada com o dinheiro arrecadado de uma rifa.
Na pagina da rede social a diretoria postou – Rotary Club de Bela Vista tem a grata satisfação de comunicar que, com o resultado da rifa do carneiro, conseguiu adquirir três cadeiras de rodas e três muletas para atender pessoas carentes de Bela Vista e Bella Vista Norte. Nada disso seria possível sem a colaboração dos parceiros e amigos do Rotary! Nesta oportunidade, ao mesmo tempo em que presta contas, agradece a todos que colaboraram! Obrigado a todos!
O Rotary Club de Bela Vista tem no seu banco de cadeira de rodas 188 cadeiras – entre banho e passeio, que atende pessoas de Bela Vista e Bella Vista Norte Paraguai, se tornando um dos maiores projetos sociais na região de fronteira.
Depois do sucesso do Programa Estadual de Parcerias nas áreas de saneamento e transporte, o Governo de Mato Grosso do Sul avança nos projetos para as áreas de telecomunicação, gás natural e parques. Em uma conferência sobre infraestrutura, concessões e Parcerias Público-Privada (PPPs) na quarta-feira (27), o governador Reinaldo Azambuja destacou como vantagens desses modelos a possibilidade de injetar mais dinheiro e agilizar a entrega dos serviços e benfeitorias à população.
“Com as PPPS e as concessões conseguimos abreviar o tempo e avançar em investimentos que seriam quase impossíveis de serem feitos com recursos próprios dos estados. Acho que valeu a pena ter organizado isso, preparando Mato Grosso do Sul para esses investimentos que estão vindo”, afirmou Reinaldo Azambuja.
Para o governador Reinaldo Azambuja foram casos de sucesso a concessão da rodovia MS-306 e a PPP de esgotamento sanitário. Na última sexta-feira (23), a Aegea Saneamento e Participações S.A venceu o pregão da B3, em São Paulo, da Sanesul, com a oferta tarifária de R$ 1,36 por m³ de esgoto – um deságio de 38,46% em relação ao preço inicialmente fixado pelo edital, de R$ 2,21 (m³).
Com essa PPP, os 68 municípios sob concessão da Sanesul vão chegar a universalização de coleta e tratamento de esgoto em 10 anos. “O mais importante desse projeto, nós levamos não só às grandes regiões metropolitanas, mas ao pequeno município lá, de 3 mil habitantes, também terá 100%, no 10º ano, de coleta e tratamento. E outro avanço é que até o 3º ano de concessão tem que chegar a 88% de cobertura. Isso é um ganho extraordinário em qualidade de vida e saúde para a população”, explicou Reinaldo Azambuja. Hoje o índice de cobertura do Estado é de 46% e 11 municípios sequer são atendidos pelo serviço.
Novas parcerias
Eles explicou que os próximos projetos de infraestrutura do Programa Estadual de Parcerias são a PPP de Infovia Digital, a desestatização ou PPP da empresa MSGÁS e o projeto de concessões de parques estaduais. A Infovia Digital irá ligar por rede de fibra óptica de alta capacidade todas as unidades do Governo do Estado nos 79 municípios, aumentando a capacidade média de transmissão de dados, voz e imagem em quase 10 vezes.
Ainda conforme o governador, a desestatização da MSGÁS tem o objetivo de ampliar os ramais de gás. A extensão da rede é de 346 quilômetros, atendendo Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá com mais de 10 mil clientes. Ele lembrou ainda que a empresa era deficitária até 2015, mas passou a ser superavitária. O lucro no último ano foi de R$ 41 milhões.
Já com relação aos parques, o Estado fez um Acordo de Cooperação Técnica com o BNDES para avaliar possíveis concessões. O conjunto em análise inclui quatro parques (Várzeas do Rio Ivinhema, Nascentes do Rio Taquari, Prosa e Parque das Nações Indígenas) e a Gruta do Lago Azul.
Governador Reinaldo Azambuja diz que em 3 anos municípios atendidos pela Sanesul terão 88% de esgotamento sanitário
O secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) acompanhou a conferência.
Polícia Militar Ambiental de Bela Vista autua mulher de 67 anos por criar porco do mato ilegalmente em chiqueiro no quintal de sua residência
Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais de Bela Vista realizavam fiscalização no município de Antônio João hoje (28) e receberam denúncias, de que uma mulher mantinha um animal silvestre ilegalmente em sua residência na cidade. A equipe foi ao local e verificou em um chiqueiro no quintal da casa da denunciada um animal silvestre da espécie Tayassu tajacu, conhecida como cateto, que era mantido em cativeiro sem autorização do órgão ambiental.
A infratora (67) informou aos Policiais que possuía o animal desde filhote e o criava no chiqueiro no quintal. O cateto foi apreendido. A equipe da PMA a encaminhou à delegacia de Polícia Civil de Antônio João e ela responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção. Contra ela também foi confeccionado um auto de infração e arbitrada multa administrativa no valor de R$ 500,00. O bicho será encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.
Apoiada pelo Governo do Estado, Apaefs de Dourados estreia hoje na Copa do Brasil de Futsal
Campo Grande (MS) – A equipe que representa Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil de Futsal 2020 entra em quadra hoje, em jogo válido pela primeira fase (ida). A Associação de Pais e Atletas da Escolinha de Futsal (Apaefs), de Dourados, enfrenta a Associação Atlética Desportiva de Brasília (Brasília Futsal), às 19 horas (horário de MS), no Ginásio Municipal de Esportes “Marcelo Carbonaro Faleiros”, em Itaporã. O time douradense tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
A partida de volta será no dia 31 de outubro, às 18 horas (de MS), no Ginásio de Esportes do Sesc Ceilândia, cidade-satélite de Brasília-DF. Quem passar, encara, na segunda fase, a Associação Sorriso Futsal, de Mato Grosso, que eliminou, na segunda-feira (26.10), o PFOS Futsal de Alta Floresta, agremiação do mesmo Estado.
A Apaefs participa pela primeira vez da Copa do Brasil. A equipe da Cidade Modelo garantiu vaga ao torneio nacional após faturar o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futsal – Divisão Especial 2019. O fixo e capitão da equipe, John Lenos Santos, salienta que a participação tem grande significado. “É uma competição visada e motiva os atletas das nossas categorias de base a treinarem com determinação, para quem sabe um dia disputar um torneio a nível nacional como este, representando Mato Grosso do Sul. Hoje, com o apoio fundamental do Governo do Estado, teremos essa oportunidade”.
A Copa do Brasil
A Copa do Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), terá 16 participantes, com disputas em quatro fases, no sistema “mata-mata” (eliminatório), em jogos de ida e volta. De acordo com o regulamento, só avança à próxima etapa a equipe que vencer as duas partidas (ida e volta) ou ganhar o primeiro duelo e empatar o segundo. O saldo de gols não é levado em consideração.
Em caso de dois empates ou vitórias alternadas, o desempate será feito por meio de período suplementar de 10 minutos, sendo dois tempos de cinco minutos, sem intervalo, apenas com a inversão dos lados. Caso persista a igualdade no placar, serão executadas três cobranças de tiro livre direto, na marca da penalidade máxima, para cada equipe, de forma alternada. Se continuar o empate, os pênaltis serão alternados até uma equipe obtenha a vantagem de um gol a mais que a outra.
As próximas fase serão quartas de final (2ª), semifinal (3ª) e final (4ª). Também participam da competição Dois Vizinhos (PR), Pato Futsal (PR), Associação Esportiva de Venâncio Aires (RS), Real Madruga (SP), Associação Atlética Banco do Brasil de Teresina (PI), Lagarto Futsal (SE), Unidos do Alvorada (AM), Sociedade Esportiva Tubarão (PA), Balsas Futsal (MA), Associação Esportiva Shouse (PA), Ceará Sporting Club (CE) e Pires Ferreira Futsal (CE).
Programada para ter início no mês de maio deste ano, a Copa do Brasil foi adiada devido à pandemia da Covid-19. A competição segue todos os protocolos de biossegurança estabelecidos por órgãos sanitários. Além disso, conforme a CBFS, há obrigatoriedade de testes para o novo vírus em jogadores, membros da comissão técnica e arbitragem antes das partidas.
A Apaefs disputará a Copa do Brasil de Futsal com a seguinte delegação:
ATLETAS
Goleiros Everton Carlos
Gabriel Benites
Fixos John Lenos Santos
Anderson Ricardo
Brenner Cesar
Matheus Alves
Alas Roger Wesley
Rodrigo Firmino
Rodrigo Melo
Vinicius Moura
Vitor Flores
Gabriel da Silva
Luiz Augusto
Pivôs Elton Jhon
Rodolfo Franco
Lucas Vieira
Matheus Ribeiro
Comissão técnica: José Roberto da Silva (técnico), Ivanor Blans (auxiliar técnico) e Santa dos Santos (chefe de delegação).
Para celebrar o dia dedicado ao servidor público – 28 de outubro – o aplicativo MS Digital disponibiliza uma atualização voltada a esses profissionais que se dedicam a prestação de serviços à população.
A mais recente delas é voltada a emissão do holerite que agora permite não apenas a consulta dentro do app, mas também a emissão do documento em PDF no ícone “contracheque”.
Os mais de 70 mil servidores do Estado, também podem acessar a carteira de identidade funcional digital, que pode ser utilizada para fins de comprovação de atividade no serviço público. Se necessária à validação da informação por parte de empresas privadas por exemplo, o app disponibiliza um código QRCode que comprova a situação do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) consultado.
QRCode verificador
A funcionalidade está dentro do ícone “Portal do Servidor”que em caso de primeiro acesso, irá pedir matrícula e senha, os mesmos que dão acesso ao Portal do Servidor no computador. Ao marcar a opção salvar informações, o aplicativo irá memorizar esses dados para acessos futuros.
A disponibilização de serviços que antes ficavam disponíveis apenas no site via computador, ou até mesmo demandava um atendimento presencial, faz parte da modernização das ferramentas do setor público que tem utilizado a tecnologia de informação para aproximar o cidadão dos serviços oferecidos.
O campo voltado ao servidor público dentro do MS Digital também oferece a opção “Clube de Benefícios” que disponibiliza a relação de empresas parceiras e descontos ofertados a esse público no Estado, e a lista de eventos do Portal do Aluno da Fundação Escola de Governo (Escolagov).
O aplicativo
Disponível nas lojas virtuais multiplataforma, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. Para se ter uma ideia ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento, enquanto apps de troca de mensagens instantâneas por exemplo, chegam a atingir 86 MB.
Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 76 serviços ativos e 11,9 mil usuários cadastrados. De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense.
Sidrolândia recebe obras de saneamento e infraestrutura e investimentos privados (Foto: Saul Scharamm)
A pavimentação dos 27,81 quilômetros da rodovia MS-258, entre a MS-060 e o distrito Capão Seco, está em fase de conclusão. Em um valor superior a R$ 25 milhões, a obra é uma das várias do Governo de Mato Grosso do Sul que beneficiam a população de Sidrolândia – a 72 quilômetros de Campo Grande.
Somente em saneamento, desde 2015 foram mais de R$ 43,3 milhões investidos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, entre obras concluídas, em execução e a executar.
Na área de infraestrutura são 16 obras, muitas delas concluídas, como a pavimentação e drenagem no bairro Morada da Serra e no Jardim Pindorama; o controle de erosão no acesso ao distrito Quebra Coco; o recapeamento de diversas ruas como Pernambuco, Rua da Aviação, Targino de Souza Barboza, Sergipe, Romano Rossato, Rio Grande do Norte/Bandeirantes, Espírito do Santo Diogo F. Estefanelo; e a implantação e pavimentação do acesso ao núcleo industrial na rodovia MS-162.
Concluído em abril de 2019, o acesso ao núcleo vai ao encontro da política de incentivos fiscais visando a geração de empregos e renda. No dia 16 de setembro, a Cooperalfa confirmou a instalação de uma unidade produtora de leitões em Sidrolândia, com geração de 100 empregos diretos e investimento direto da cooperativa de R$ 100 milhões, além de R$ 160 milhões de futuros parceiros produtores. Referência nacional na fabricação de equipamentos agrícolas como tratores, plantadeiras e máquinas de colheita, a Fendt também está se instalando no município. A unidade deve entrar em operação até o fim do ano.
Outro destaque em Sidrolândia é o investimento público em moradias, sendo que 227 já foram entregues, incluindo as 51 do programa Lote Urbanizado, e 38 casas estão em construção no Assentamento Nazareth e devem ser entregues em março de 2021.
Na Educação, mais de R$ 1,2 milhão foi aplicado em reformas e melhorias das estruturas das escolas em Sidrolândia, sem contar a entrega de kits de material escolar e uniformes. E na área da segurança pública foram investidos mais de R$ 3,617 milhões, com a compra e entrega de 11 viaturas, munição, materiais e equipamentos, além da construção da sede do Corpo de Bombeiros.
O governador Reinaldo Azambuja explicou que os investimentos são resultados de um trabalho que envolveu medidas duras e até impopulares.
“Fizemos um governo responsável, diminuímos o tamanho da máquina pública, reduzimos os gastos com o próprio governo para investir no bem-estar da população, fizemos as reformas e enfrentamos crises sem deixar de honrar nossos compromissos. Isso nos permitiu manter os investimentos nas áreas prioritárias e lançar o Governo Presente, que até o fim de 2022 vai injetar mais R$ 4,2 bilhões nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, disse.