(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa toma posse na ALMS

Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa toma posse na ALMS

Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa toma posse na ALMS

Nesta quarta-feira (19/8), a partir das 14h, no Plenário Deputado Júlio Maia, será realizado o ato de posse dos membros que compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O deputado Renato Câmara (PMDB) é o coordenador da Frente Parlamentar que tem ainda como membros os deputados Angelo Guerreiro (PSDB), Antonieta Amorim (PMDB), Beto Pereira (PDT), João Grandão (PT) e Marcio Fernandes (PTdoB).

 
A Frente Parlamentar é composta ainda por órgãos, entidades, empresas e sociedade civil. O objetivo é propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas à promoção e defesa dos direitos dos idosos, especialmente das liberdades fundamentais descritas no Estatuto do Idoso.
 
Para o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Renato Câmara é necessário ampliar as ações em conjunto com as instituições. “A Frente Parlamentar terá um papel importante na Assembleia Legislativa, lutando com intuito de propiciar a garantia dos direitos da Pessoa Idosa sul-mato-grossense”, afirma o parlamentar.
 
Ele complementa que a Frente será importante para a articulação entre Legislativo, Executivo e conselhos no sentido de, juntos, buscarem atender as necessidades da população idosa. “O envelhecimento precisa ser tratado como uma temática atual. Estudos mostram que em 2025 teremos o dobro de pessoas idosas que temos hoje”, destacou Câmara.

 

Diretoria de Comunicação Social
Feitos em MS, curtas de festival vão mostrar histórias de ícone da pornochanchada a artista psicopata

Feitos em MS, curtas de festival vão mostrar histórias de ícone da pornochanchada a artista psicopata

Feitos em MS, curtas de festival vão mostrar histórias de ícone da pornochanchada a artista psicopata

Campo Grande (MS) – Para democratizar e difundir o audiovisual sul-mato-grossense, o 12º Festival América do Sul Pantanal vai apresentar ao público uma mostra de curtas-metragens só com produção local – histórias que mostram do ícone da pornochanchada a artista psicopata. Realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, o festival vai ter diversas atividades culturais nas cidades de Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro (Bolívia) e Puerto Suárez (Bolívia) entre os dias 20 e 22 de agosto.

Nove produções serão exibidas. De acordo Karla Viegas, uma das curadoras da mostra de curtas regionais do festival, produções com excelente qualidade cinematográfica foram selecionadas para serem apresentadas. “Estamos num momento do audiovisual, dentro de nossas condições do Centro-Oeste, de pouca produção e pouco investimento, em que nossa produção é de uma qualidade impressionante”, falou.

Segundo ela, a cultura do audiovisual vem crescendo aos poucos em Mato Grosso do Sul. Nos últimos três anos, foram três longas, dois médias e 50 curtas-metragens filmados no Estado. Atualmente, 20 curtas estão sendo rodados. O Estado conta com 20 cineclubes.

No festival, os filmes da mostra de curtas foram divididos nas classificações livre e acima de 18 anos. Os de classificação livre serão exibidos no Cinema Sesc de Corumbá, na sexta-feira (21), a partir das 9h. As produções voltadas ao público maior de idade serão apresentadas no sábado (22), a partir das 9h, também no Cinema Sesc de Corumbá. Confira abaixo a sinopse de cada filme.

CINEMA SESC – 09H ÀS 12H – 21 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

MOSTRA CURTA MS (MS|BRASIL)
*CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

A TV ESTÁ LIGADA
(MS/FICÇÃO/2014/24min)
Roteiro e Direção: Essi Rafael

Sinopse: O desenvolvimento econômico brasileiro das últimas décadas deslocou milhões de pessoas do campo às cidades, criando novas dinâmicas sociais. A chamada “sociedade do medo”, fruto desse processo, é o retrato da nova realidade, aonde violência, paranoia e entretenimento se mesclam a todo instante.

FLOR BRILHANTE E AS CICATRIZES DA PEDRA
(MS/DOCUMENTÁRIO/2013/28min)
Direção e Câmera: Jade Rainho

Sinopse: O curta narra em primeira pessoa os anseios de uma psicopata e sua relação com a morte a qual ela trata como uma obra de arte, e sua admiração a fragilidade de suas vítimas, um mergulho nos filmes de terror da década de 70 e dos Grindhouses.

SEM FIM
(MS/FICÇÃO/2014/19min09seg)
Direção e Roteiro: Fábio Flecha

Sinopse: Flor Brilhante é a matriarca de uma família indígena de rezadores Guarani-Kaiowá que vive na reserva de Dourados-MS, Brasil. Lá, cerceados de seu modo de viver originário, tentam sobreviver preservando conhecimentos e hábitos da cultura dos antigos, enquanto convivem com os efeitos e mazelas causados pelas explosões continuas de uma usina de asfalto, que dinamita e explora uma pedra sagrada no território da aldeia há mais de 40 anos.

ROSAS SÃO VERMELHAS VIOLETAS SÃO SANGRENTAS.

(MS/FICÇÃO/2014/13min21seg)
Direção: Wilyam Nicolay
Roteiro: César Rodrigues

Sinopse: O curta narra em primeira pessoa os anseios de uma psicopata e sua relação com a morte a qual ela trata como uma obra de arte, e sua admiração a fragilidade de suas vítimas, um mergulho nos filmes de terror da década de 70 e dos Grindhouses.

SEM FIM
(MS/FICÇÃO/2014/19min09seg)
Direção e Roteiro: Fábio Flecha

Sinopse: O que aconteceria se um vampiro, um personagem famoso das telas do cinema mundial, encontra-se pela frente um Saci, o mais conhecido personagem do folclore brasileiro.

CORDILHEIRA DE AMORAS II
(MS/DOCUMENTÁRIO/2014/12min)
Direção: Jamille Furtado

 

Sinopse: Moradora da Aldeia Amambai, no Mato Grosso do Sul, perto da fronteira do Brasil com o Paraguai, uma indiazinha Guarani Kaiowá, Karine Martines, de 8 anos, transforma seu quintal num experimento do mundo. Contando com nada mais do que folhas, tijolos e pedaços de papel e madeira, ela cria, com sua imaginação, histórias e personagens que alargam sua solidão em brincadeiras, sonhos e projetos.

CINEMA SESC – 09H ÀS 12H – 22 DE AGOSTO (SÁBADO)


MOSTRA CURTA MS (MS|BRASIL)

*CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

NÓS, O(U)TROS
(MS/FICÇÃO/EXPERIMENTAL/2014/15min)
Direção Geral e Edição: Rodolfo Ikeda e Helton Pérez

Sinopse: Cinco histórias em diferentes línguas (inglês, francês, espanhol, português e japonês) e linguagens (documental, industrial, noir, videoclipada e subjetiva), buscando discutir e evidenciar a importância de nos (re)unirmos e de refletirmos sobre os outros e sobre nós mesmos.

UM CARA DIFERENTE

(MS/DOCUMENTÁRIO/2014/24min)
Direção: Amanda Amaral e Hannah de Moliner

Sinopse: “Um Cara Diferente” é uma aproximação do universo de memórias do ator e cineasta David Cardoso. O documentário conta parte da história de David, sul-matogrossense apaixonado por cinema e que foi o grande símbolo do fenômeno cinematográfico brasileiro conhecido como “pornochanchada”.

RED HOOKERS

(MS/FICÇÂO/2014/18min)
Direção – LARISSA ANZOATEGUI
Roteiro – RAMIRO GIROLDO
Vade Retro Produções: MONICA MATTOS – JACQUELINE TAKARA – JU CALAF

Sinopse: Karen (Monica Mattos), uma jovem ordeira e estudiosa, começa a perceber que há algo de terrivelmente errado com sua irmã Karina (Jacqueline Takara) ou, como é conhecida na noite, Cherry. Para descobrir o que se passa com ela e resgatá-la da misteriosa Lady Shub (Ju Calaf), Karen terá que remexer nos segredos do bordel Red Hookers. Nesse ambiente hostil, horror e depravação a aguardam.

ARGENTO
(MS/EXPERIMENTAL/2014/12min)
Direção – Mariana Sena

Atores – Camila Schneider, Kiohara Schwaab, Junior Laury e JH Yura

Sinopse: Uma fotógrafa caminha em busca de um novo olhar e encontra personagens que ultrapassam a sua percepção convencional e criam situações de desejos e angustias.

 

 

Mutirão da Conciliação na ACICG negociou mais de R$ 1 milhão

Mutirão da Conciliação na ACICG negociou mais de R$ 1 milhão

Mutirão da Conciliação na ACICG negociou mais de R$ 1 milhão

Taxa de acordos ​em audiências chegou a 99,5​6​%

O 5º Mutirão da Conciliação Empresarial, que aconteceu na última semana na Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), superou as expectativas da diretoria da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE) de Campo Grande. O evento negociou R$ 1.006.831,02, ou seja, 151% a mais que a estimativa da organização, que previa inicialmente R$ 400 mil. Desse montante R$ 108.685,27 foram pagos à vista.
Das 1.532 audiências agendadas foram​realizadas 486, bem acima das 300 sessões estimadas. O percentual de acordos também surpreendeu: 99,5​6​%. “Esperávamos conseguir pelo menos 74% de acordos e ficamos​ muito​ felizes em saber dessa taxa de sucesso.​ Apesar desse momento de dificuldade econômica, o consumidor está aproveitando as oportunidades que os empresários oferecem, também está mais consciente e sabe que é muito importante reduzir as dívidas num momento de incertezas,”​​ afirma o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro.
A ação de conciliação na Capital integrou uma iniciativa nacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae​ Nacional​)​ e recebeu apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (​TJMS) através do Convênio do PACE (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual).
Agendamentos continuam
Mesmo com o fim do 5º Mutirão da Conciliação Empresarial é possível agendar uma audiência de conciliação na CBMAE/ACICG. A resolução de inadimplência correspondeu à totalidade das audiências durante o mutirão, mas podem ser atendidos empresários e ​pessoas que possuem qualquer conflito e que desejam tentar uma solução rápida​ e eficaz​. ​Para as pessoas físicas o agendamento da audiência é gratuito.
Em casos de pendências financeiras, o consumidor deve apresentar-se diretamente na secretaria d​o​​ ​órgão munido de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto, etc.).
A Câmara vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência de tentativa de conciliação do débito. Para outros tipos de conflitos é preciso buscar mais informações pelo telefone (67) 3312-5063. A CBMAE fica na Rua 15 de Novembro, 390 – em frente à Praça Ary Coelho.
Vantagens da conciliação
A sobrecarga de processos torna a justiça lenta e oner​os​a . Os litígios entre empresas e seus clientes, além dos custos dos processos, trazem ônus à imagem e prejuízos de fidelização do cliente.
A conciliação é um método eficaz para modificar esse cenário. É uma forma de solução de conflitos extrajudicial, com procedimento ágil e confidencial em que um terceiro – no caso o conciliador – tem a função de aproximar as partes para negociarem diretamente a solução de suas divergências com neutralidade e imparcialidade.
 Serviço:
Atendimento: 8h às 17h
Local: Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem da ACICG
Endereço: Rua 15 de novembro, 390, Centro
Mais informações: 67 3312-5063
Força da agricultura familiar é exposta em stand na 48ª ExpoAqui

Força da agricultura familiar é exposta em stand na 48ª ExpoAqui

 

Força da agricultura familiar é exposta em stand na 48ª ExpoAqui

Campo Grande (MS) – Na 48ª Expo Aqui (Exposição de Agropecuária e Industrial de Aquidauana), realizada de 12 a 16 de agosto, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) mostrou em seu stand a força da agricultura familiar, através de amostra e comercialização de produtos cultivados por pequenos produtores rurais, que são beneficiados pelos serviços de assistência técnica da Instituição.

Na opinião da zootecnista e coordenadora da Agraer de Aquidauana, Simone Corrêa, o stand cumpriu com o seu objetivo. “As pessoas conhecem Aquidauana como uma cidade pecuarista e nem sempre tem noção da força da agricultura familiar e do tanto de coisa que a mesma produz aqui. Foi um momento ótimo de divulgar o trabalho da Agraer e dar espaço para os pequenos produtores da região”, disse.

Dentro da estrutura montada foram expostos equipamentos do programa estadual Leite Forte, produtos com a certificação SIM (Serviço de Inspeção Municipal), como queijo e geleia de mocotó. Além de outros alimentos, como abóbora moranga, banana, mandioca, batata doce, quiabo, mamão, laranja, cana-de-açúcar e maracujá, todos cultivados no Projeto de Assentamento (PA) Indaiá. No local, também foram disponibilizados os artesanatos e a farinha de mandioca, ambos produzidos da comunidade remanescente quilombola da Furnas dos Baianos e, por fim, de cocos e das mudas de coqueiros cultivados no sítio do produtor Andrelino dos Santos, situado no Distrito de Camisão que fica a 20 km de Aquidauana.

Na sexta-feira (14), o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, esteve presente no stand para conhecer e prestigiar os trabalhos. Para quem participou ativamente das atividades do local, foi um momento de valorização profissional. “Eu sempre digo que a exposição não é para vender, ela é para mostrar o nosso trabalho. E foi o que aconteceu. Tive a oportunidade de conversar com a população e senti o interesse das pessoas pelo meu trabalho. Isso valoriza o que eu faço”, afirmou o produtor Andrelino Santos.

Batizado pelo nome da planta que se tornou a principal fonte de renda da família Santos, o Sítio dos Coqueiros, com 8 hectares de extensão, consegue produzir de 10 a 15 mil cocos, anualmente. Grande parte do que é cultivado é destinado para o estado de Santa Catarina e o restante é comercializado no Distrito de Camisão e em Aquidauana. “Temos uma boa produção de coco e nossa intenção é separar uma área maior para o cultivo de mudas. Com a Agraer podemos contar com o serviço de assistência técnica, desde o manejo do solo até o controle de pragas e venda”, contou Andrelino.

 Aquidauana

A estimativa é de que a 48ª edição do evento tenha atraído um público de 30 mil pessoas. Durante os cinco dias de evento, shows, leilões, e outras atrações culturais fizeram parte da agenda. O leilão de animais, com a negociação de, pelo menos, 2,5 mil cabeças, foi um dos grandes atrativos da festa, pois a principal atividade econômica do município é a pecuária de corte. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Aquidauana tem um rebanho de 718 mil cabeças.

Na programação, a Agraer ainda participou do stand da Alespana (Associação Leste Pantaneira de Apicultores). “É uma instituição que nos dá muito orgulho, porque tem uma forte atuação dentro do município. Há dez anos, nós ajudamos na criação da entidade, tanto na luta pela doação do terreno onde a mesma foi construída como na construção da sede e legalização do mel”, lembrou a coordenadora da Agência de Aquidauana, Simone Corrêa.

A montagem e apresentação dos trabalhos da Agência contou com o trabalho da equipe local, formada pela coordenadora Simone Corrêa, a técnica social Aparecida Lemos, os técnicos agrícolas Lucas Garcia e Ivânia Condi, os engenheiros agrônomos César Bulhões e Mário César de Melo e a servidora Maria Alves.

 Assessoria de Comunicação – Agraer

 

 

Artigo: Um pacto por Campo Grande – Por Ricardo Ayache

Artigo: Um pacto por Campo Grande – Por Ricardo Ayache

Um pacto por Campo Grande – Por Ricardo Ayache

O sociólogo e urbanista Robert Park definiu a cidade como “a tentativa mais bem-sucedida do homem de refazer o mundo em que vive mais de acordo com os desejos do seu coração. Mas, se a cidade é o mundo que o homem criou, é também o mundo onde ele está condenado a viver daqui por diante. Assim, indiretamente, e sem ter nenhuma noção clara da natureza da sua tarefa, ao fazer a cidade o homem refez a si mesmo”.

Se pensarmos na situação atual de Campo Grande sob a luz desse conceito, a primeira coisa que nos ocorre é de que erramos em alguma coisa. O quadro de insatisfações e de perda de referências sobre o que desejamos para a cidade, e, portanto, para nós mesmos, exige reflexão e esforço para começarmos a mudar os rumos que as coisas tem tomado. Não é uma cidade dividida e sem projetos que vai satisfazer os desejos de nossos corações. Essa é a cidade dos condenados, nas palavras de Park.

Mudar o quadro exige, antes de tudo, a percepção de que estamos todos construindo junto a cidade. Os problemas que enfrentamos são fruto de nossas ações e serão nossas iniciativas que serão capazes de transformá-los. O poder público é reflexo da movimentação dos diferentes atores da cidade. Temos grave crise na administração da cidade e será nossa mobilização que vai apontar os rumos para superá-la.

Todos devemos pensar sobre o que queremos, o que imaginamos sobre nós mesmos e sobre nossa cidade no futuro de curto, médio e longo prazos. Trabalhadores, empresários, acadêmicos têm seus interesses e seus diagnósticos sobre a situação. Se a constatação a que todos chegamos é a de que precisamos mudar, temos então que fazê-lo de forma efetiva.É necessário ouvir os trabalhadores da saúde e educação com suas justas reivindicações, os empresários que precisam de um ambiente que possibilite a segurança para seus negócios, as associações dos bairros pobres que necessitam de serviços públicos eficientes nas comunidades e muitos outros grupos. Precisamos de todos juntos discutindo, propondo e pactuando as ações a serem tomadas de forma democrática e sem traumasDiscutir nossos diagnósticos e trazer propostas para as mudanças necessárias.

Não é tarefa para um determinado grupo político, para um determinado segmento social ou para alguns iluminados. É tarefa para todos aqueles que têm compromisso com a cidade, com a ética. É um momento para pensarmos num pacto entre os diversos segmentos que atuam nessa cidade, onde construímos as nossas vidas e nossos sonhos. Um pacto por Campo Grande.

*Ricardo Ayache é presidente do Instituto Diálogo

Sessão solene comemora o bicentenário do nascimento de Dom Bosco

Sessão solene comemora o bicentenário do nascimento de Dom Bosco

Iniciativa do evento é do presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi – Assessoria

A Assembleia Legislativa promoverá na segunda-feira (17/8), às 19h, uma sessão solene em Comemoração ao Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco. O Parlamento é parceiro nas ações de celebração do fundador da Família Salesiana e a iniciativa do evento é do presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB).

São João Bosco sonhou aos nove anos que Maria de Nazaré mostrava-lhe sua missão: educar os jovens pobres de forma amigável, familiar e carinhosa, com uma metodologia baseada em três elementos: a razão, a religião e a amabilidade. Estilo que Dom Bosco chamou de Sistema Preventivo, acreditando que os “maus comportamentos” podem ser prevenidos quando os alunos são ensinados a serem bons cristãos e honrados cidadãos. “Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”, dizia o padre educador.

A escolha do nome salesiano foi em homenagem a São Francisco de Sales, bispo de Genebra do século XVII, para designar seus seguidores. No Brasil, o sistema chegou em 1883 no Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul a atuação tem registro de 1894. Em todos os 132 países em que os salesianos estão presentes, os religiosos festejam a semana em comemoração ao Bicentenário de Dom Bosco com seminários, conferências, espetáculos artísticos, musicais e teatrais, edições de livros, filmes, discos e exposições, programas de rádio, festivais de poesia, entre outras ações.

A sessão solene ocorrerá no Plenário Júlio Maia e será aberta ao público. A Assembleia Legislativa está localizada no Palácio Guaicurus na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 09, Parque dos Poderes.

Diretoria de Comunicação Social