ago 13, 2015 | Campo Grande

Idealizado pela primeira-dama Andréia Olarte em 2014, a segunda edição do concurso propõe homenagear o 116º aniversário da Capital
Idealizado pela primeira-dama Andréia Olarte em 2014, a segunda edição do concurso propõe homenagear o 116º aniversário da Capital
Em solenidades realizadas nesta terça-feira (11/8), nas unidades Centro e Carandá Bosque, o Instituto Mirim de Campo Grande lançou a segunda edição do Concurso Cultural de Redação “116 Anos, Campo Grande Mais Feliz!”.
Idealizado em 2014 pela diretora-presidente da instituição e presidente do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), a primeira-dama Andréia Olarte, a iniciativa além homenagear o 116º da Capital, visa estimular os mirins a dedicar-se aos estudos e a ter envolvimento nas questões sociais e de desenvolvimento do município.
Durante o lançamento do concurso, a primeira-dama lembrou que em Campo Grande não falta inspiração para que sejam produzidas belas redações. “Nossa cidade é privilegiada em belezas naturais; possui avenidas largas e singularidades que a torna especial. Motivos não vão faltar para inspirar os mirins a declararem o seu amor por Campo Grande”, declarou Andréia Olarte.
O coordenador Luciandro Higashijima, ao expor as regras do concurso, anunciou que as três melhores redações, com participação dos alunos das unidades Centro e Carandá Bosque, serão premiadas. Entre os prêmios, destacamos celular, tablet e bicicleta.
As redações serão redigidas no dia 13 de agosto, quando os alunos deverão responder as questões: O que te faz feliz em Campo Grande? O que te faria ainda mais feliz em Campo Grande?, bem como prestar homenagem ao seu 116º aniversário.
A solenidade de premiação está agendada para o próximo dia 21 de agosto, quando serão lançados os projetos sociais “Infomirim”, que objetiva a inclusão digital dos familiares dos adolescentes, e o “PreparaMirim”, este último preparatório para o Enem voltado aos alunos, que terá o apoio de professores voluntários.
Outro projeto que será lançado pelo Instituto Mirim diz respeito ao curso de corte e costura básico, que atenderá os familiares dos alunos, oferecendo oportunidade de geração de renda. Todas as iniciativas são gratuitas.
Conforme a diretora-presidente Andréia Olarte, a meta é fazer com que o Instituto Mirim amplie cada vez mais suas ações sociais, dando oportunidades não só aos mirins de conquistar novos horizontes, como aos seus familiares com relação à inclusão e aquisição de ferramentas para a geração de renda. “O Instituto Mirim está, mais do que nunca, com as portas abertas à comunidade campo-grandense”, afirmou.
Assessoria de Comunicação do Instituto Mirim de Campo Grande
ago 13, 2015 | Campo Grande

Selos dos Correios homenageiam bicentenário de Dom Bosco
No próximo domingo (16), os Correios lançam a emissão comemorativa do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco. São seis selos que homenageiam o padre italiano, que dedicou a vida à educação de jovens e à Congregação Religiosa Salesiana, entidade presente em 133 países. Haverá cerimônias de lançamento em Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Manaus/AM, Niterói/RJ, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE e São Paulo/SP.
Os selos que compõem esta sextilha destacam a imagem do santo associada a seis aspectos de sua obra: o Santuário Maria Auxiliadora, em Niterói; a parte interna do Santuário Dom Bosco, em Brasília; um grupo de dança das escolas e presenças salesianas; o trabalho relacionado à promoção integral dos jovens; a atuação em relação às culturas e povos indígenas e a estátua de Dom Bosco, que se encontra no interior da Catedral Metropolitana de Brasília, representando o sonho que orientou a fundação da capital do Brasil.
A técnica utilizada pelo artista Herbert Gonçalves Barbosa foi a computação gráfica. A tiragem é de 2,4 milhões de selos ao valor de R$ 0,95 cada, que podem ser adquiridos nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).
Em Campo Grande – MS a cerimônia de lançamento dos selos comemorativos acontecerá no dia 17/08 (segunda-feira), às 19h30, na Assembleia Legislativa.
ago 13, 2015 | Campo Grande

Agraer e Banco do Brasil buscam medidas para fortalecer agricultura familiar de MS
Campo Grande (MS) – O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), reiterou o compromisso em fortalecer a agricultura familiar do Estado junto ao Banco do Brasil. E para que os produtores rurais comecem o quanto antes a perceber as melhorias no setor, é que as duas entidades se reuniram, no final da tarde desta segunda-feira (10), para tratar sobre novas estratégias de gestão que tragam benefícios de acesso as linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar).
Na sede estadual da instituição financeira, o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini e o diretor-executivo da Agência, José Alexandre Trannin foram recepcionados pelo superintendente do Banco do Brasil de MS, Evaldo Souza, o gerente regional de varejo, Fábio Alexandre Pereira e a gerente de Negócios de Desenvolvimento Sustentável, Giljane Dourado.
No encontro, um dos primeiros assuntos debatidos foi a questão das nove cidades sul-mato-grossenses que ainda não contam com uma agência bancária própria. Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Japorã, Jaraguari, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Rochedo e Taquarussu são os municípios que compõem a lista.
A relação dos nomes foi repassada em mãos ao superintendente do Banco do Brasil. “Ter uma agência bancária em cada cidade permite uma comodidade maior para o trabalhador rural que tem interesse nos recursos disponibilizados pelo Plano Safra da Agricultura Familiar”, afirmou Felini.
O apoio na promoção da I Feira da Agricultura Familiar de Sidrolândia também foi outra questão abordada durante o tempo em que as autoridades estiveram reunidas. Todas as demandas repassadas serão avaliadas pelo Banco do Brasil, segundo a declaração de Evaldo Souza. “Aquilo que estiver ao alcance da superintendência vamos resolver e o que for de competência de Brasília vamos encaminhar para que seja dado a melhor solução”, garantiu o superintendente.
Também foram temas de análises as cidades referência em boa gerência de recursos do Plano Safra. Cassilândia, por exemplo, conseguiu movimentar até julho um total de R$ 8,5 milhões em recursos através de projetos aprovados no Pronaf. Já Figueirão foi considerada a primeira do País no ranking de liberação de linhas de crédito, entre os municípios que possuem a agência do Banco do Brasil de nível 6. A média nacional em localidades com postos de atendimento desse porte fica abaixo de R$ 1 milhão.
Para o gerente regional de varejo, Fábio Alexandre Pereira, uma boa alternativa para aquecer o desenvolvimento da agricultura familiar nos 79 municípios é criar um Conselho Estadual do Pronaf. “Acredito que a implementação vá melhorar essa articulação no Estado com o envolvimento das principais entidades que trabalham com o Plano Safra: Incra, Conab, Agraer, MDA e o próprio banco, é claro”, disse.
Ao final do encontro, cada entidade se comprometeu em avaliar os apontamentos levantados para que medidas sejam acertadas em conjunto pelas duas entidades.
ago 11, 2015 | Campo Grande

Produtores serão fiscais do Governo em obras nas estradas do Mato Grosso do Sul
Campo Grande (MS) – Na última sexta-feira (7) a fiscalização das obras de pavimentação do Estado, foi destacada pelo governador Reinaldo Azambuja como sendo também de responsabilidade dos produtores. Essa afirmação foi feita durante a posse do novo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mauricio Saito.
Segundo Azambuja, os produtores serão chamados à responsabilidade da fiscalização das estradas que o Estado vai construir e reformar, por que “Quem paga tem que também ajudar a fiscalizar” fazendo referência principalmente ao Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundersul) e a importância da qualidade das obras estruturantes para o setor produtivo.
Ainda para o setor produtivo, Reinaldo destacou ações que deve realizar em parceria com a Famasul, como a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Pantanal. Segundo ele as discussões para dar encaminhamento a esta importante demanda serão realizadas nos próximos dias.
O governador destacou ainda a importância do programa de recuperação de pastagens degradadas, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), que espera recuperar boa parte dos 9 milhões de hectares que estão nessa condição, com incentivos do Governo do Estado. Reinaldo acredita que esse programa ajudará a dar mais competitividade ao setor, já que prevê a ampliação da produção de grãos, da silvicultura e da cana de açúcar no Estado.
Os programas de apoio e fortalecimento da avicultura e suinocultura (setor em franca expansão), que estão em desenvolvido pelo Governo também foram destacados. Segundo ele, Mato Grosso do Sul é um Estado que deverá receber um dos maiores investimentos no setor industrial nesse segmento. “Para isso devemos fortalecer uma política regional, para sermos competitivos com os outros Estados”, completou, observando que recentemente esteve em contato com grupos nacionais que tem interesse em expandir as atividades nesses segmentos no Estado.
Outra importante ação destacada por Reinaldo como fundamental para o melhor desempenho do setor produtivo, como um todo, é a estratégia de irrigação. Para ele um Estado que convive com problemas de veranico e estiagem pode conseguir uma produção com estabilidade através de um bom projeto.
Sobre a atual situação do País, o governador deixou uma mensagem otimista quando voltou a citar o economista Delfin Neto. O ex-ministro lembrou, em palestra recente, que o Brasil já atravessou 34 crises, afirmando que está não é a primeira e nem a última. Reinaldo comentou que mais do que uma crise financeira, o País atravessa uma crise de valores, onde o cidadão de bem já não reconhece nos políticos uma representação confiável, atribuindo essa visão a corrupção que tomou conta do País.
Segundo ele, uma gestão transparente dos recursos públicos, o combate ostensivo da corrupção e a inserção de pessoas comprometidas com o um trabalho sério no setor público podem contribuir para reverter esse quadro.
Reinaldo lembrou que o Mato Grosso do Sul é um Estado muito rico e que o importante espaço que já ocupa no setor de alimentos pode ser ampliado se bem trabalhadas as parcerias e respeitados os direitos dos produtores. Ele voltou ressaltou ainda as investidas que tem feito em prol do respeito ao Estado democrático, destacando que as invasões de terras são inaceitáveis e o Estado fará o seu papel na defesa desses direitos buscando mais dialogo com as classes envolvidas, contribuindo assim para que seja restabelecida a paz no campo.
ago 11, 2015 | Campo Grande

Personagens de reportagens publicadas no segundo ano da revista Negócios MS concorrem em 11 categorias
Responsável pela publicação da revista Negócios MS, a Editora Toque de Midas realiza a 2ª edição do Prêmio Toque de Midas – Antônio Sergio Onofrio, com evento para festejar os favoritos, dia 19 de agosto, no Rádio Clube Cidade. Concorrem empresários selecionados entre os participantes das reportagens publicadas ao longo do segundo ano da revista.
A novidade fica por conta do voto do público, onde o leitor também escolhe seus preferidos no mundo empresarial. A proprietária da Editora, Sabrina Mestieri Nakao, revela que a participação do público tem surpreendido. “Já estamos com mais de quatro mil votos, isso também é um reconhecimento para os empresários locais”. A votação popular será computada até o dia 12, próxima quarta-feira, por meio do site www.premiotoquedemidas.com.br.
A decisão caberá também a uma Comissão Julgadora, formada por representantes da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Sebrae MS, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – MS (Abrasel), Associação das Microempresas de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Conselho Regional de Administração, Sindicato dos Economistas e do curso de Jornalismo da UFMS.
Na ocasião, a Editora Toque de Midas assinará o termo de compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Categorias
As empresas indicadas concorrem em 11 categorias: Empreendedorismo; Agronegócios; Franquias; Gastronomia; Negócios da Moda; Terceiro Setor; Pequenas e Microempresas; Gestão; Inovação; Turismo; e Criação Publicitária. Duas empresas serão homenageadas com a entrega dos troféus Empresa Solidária e Mérito Empresarial – Empresário Solidário.
Esta edição do prêmio homenageia o ex-diretor comercial da Editora, Antônio Sergio Onofrio, falecido em outubro de 2014, com a premiação no dia em que seria seu aniversário. O evento tem como patrocinadores o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Agência Opt3, Clínica Nakao, Boloteria, Coppini Estratégias Empresariais, Big Festas, Toca Gourmet, Natasha Sainz, Gráfica Progresso e Uniaudio, e como apoiadores Choperia Germânia, Renata Pimentel Advocacia e Grand Cru.
ago 11, 2015 | Campo Grande

Deputados ressaltam importância da casa própria para dignidade das famílias
Nesta segunda-feira (10/08), em Campo Grande, 688 famílias foram beneficiadas com unidades habitacionais construídas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, que atende famílias de baixa renda. O evento aconteceu simultaneamente nas cidades de Anastácio (MS); São Luís e Caxias, no Maranhão, totalizando a entrega de 4.467 novas casas populares. O residencial leva o nome de Celina Jallad I, II, III e IV, em homenagem a ex-deputada estadual que morreu em 2011, e obteve investimento superior a R$ 41 milhões, fruto da parceria entre os governos Estadual, Federal e Municipal. Cada moradia tem mais de 40 metros quadrados, distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O residencial também possui infraestrutura completa, pavimentação, redes de águas, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica, e está localizado no bairro Portal Caiobá II.
A solenidade contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB); do 1º vice-presidente, deputado Onevan de Matos (PSDB); da deputada Mara Caseiro, 3ª vice-presidente do Parlamento; do corregedor-geral da Casa de Leis, Maurício Picarelli (PMDB); do 2º secretário do Legislativo, Cabo Almi (PT), do líder do governo, deputado Professor Rinaldo (PSDB); do líder do PT, Pedro Kemp; do deputado Paulo Corrêa (PR), líder do bloco suprapartidário; de Marquinhos Trad (PMDB) e Lídio Lopes (PEN).
O deputado Mochi ressaltou a participação dos legisladores. “É muito importante a nossa participação em qualquer entrega de obra, mas o setor de habitação sobreleva o significado, pois significa e simboliza a potencialidade da família ao ter sua união e a dignidade com a casa própria. Em relação ao nome do residencial, não poderia ter sido escolhido um melhor, pois foi uma pessoa que contribuiu para o Estado, sobretudo nas questões sociais que a política lhe trouxe”, frisou. Já o deputado Onevan de Matos, lembrou que a “moradia, seja onde for, em qualquer lugar que seja construída, dignifica as pessoas que mais necessitam dela, é muito importante para a população”. “A homenagem à ex-deputada Celina, que dá nome ao residencial, é justa a ela e à família, pois tem sua história em Wilson Barbosa e Vespasiano Martins, família de tradição política”, disse. “Ela foi uma mulher de atuação que merece ser lembrada e reconhecida”, ressaltou Matos.
O deputado Picarelli, corregedor-geral do Parlamento, afirmou que “a homenagem à Celina Jallad reconhece o valor da sua representação política e a entrega destas casas era ótima para a população”. Já Pedro Kemp, ressaltou que o programa é extremamente importante, pois tira as famílias de baixa renda do aluguel. “Aqui em Campo Grande o déficit habitacional é considerável e o que temos hoje é uma conquista. Celina Jallad merece ser homenageada, pois foi atuante na Assembleia Legislativa”, destacou Kemp.
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, declarou que o dia “é muito feliz para a população campo-grandense”. “Estamos entregando 688 casas, há mais 700 sendo construídas. O Programa Minha Casa Minha Vida agradece aos governos estadual e municipal pela parceria, à Caixa Econômica Federal, que permite implantar o financiamento para as famílias, e declara que até hoje, no Brasil, aproximadamente, 2 milhões e 400 mil casas foram entregues. Aproveitem o momento feliz de vocês, a concretização da tão sonhada casa própria”, salientou Kassab.
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), elogiou a companheira de Parlamento, Celina Jallad, destacando o carinho, harmonia, honra e trajetória política de Celina. “Tenho orgulho em entregar o Residencial que leva o nome dela, que é a continuidade de um trabalho, porque houve condição para a conclusão e eu penso que não há nada mais digno para uma família do que sair do aluguel e ter paz para viver com algo que é seu”, completou Azambuja. O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso de Lima, disse que estava muito contente em ser representante da operação do governo em Mato Grosso do Sul. “Quero agradecer ao governo federal, que garante o acesso aos que mais precisam de moradia. Tenho um conselho a todos vocês que receberão suas casas, não deixem de pagar suas prestações, a contrapartida é pequena, depende da renda familiar e varia de R$ 25 a R$ 80; o pagamento de vocês garante a continuação do investimento no Programa Minha Casa Minha Vida, vai ajudar então outras famílias”, lembrou Evandro.
Emocionado com a homenagem à mãe, Wilson Jallad declarou que é sempre bom lembrar de Celina, que proporcionou e ofereceu bons e agradáveis momentos, não só aos familiares e amigos, mas a todos que puderam conviver com ela.”Ela dedicou a vida política de uma forma brilhante e agora estendemos os agradecimentos a todos que estiveram ao lado dela em sua caminhada. Uma mulher admirável, leal, correta, boa, pura, determinada e dedicada ao trabalho político. Desejo a todos vocês que sejam felizes como ela foi”, disse Jallad.
Celina Jallad – Campo-grandense, professora e empresária, filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e Nelly Martins. De 1995 a 1998, Celina exerceu pela primeira vez o mandato de deputada estadual, eleita com 20.551 votos, sendo a única mulher entre os 24 deputados. Em 1995, também foi a primeira mulher a presidir uma Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa; em 1996 criou a Fundação da Mulher Sul-mato-grossense; em 1997 foi eleita vice-presidente da Assembleia Legislativa, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Parlamento do Mato Grosso do Sul.
Ainda em 1998, ocupou o cargo de vice-presidente do Diretório Estadual do PMDB, prorrogado até 2001. Em 1999, foi reeleita deputada estadual, com 23.605 votos, com mandato até 2002. Em 2001, foi eleita líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, e ainda em 2001, através da Resolução 001/2001, fundou o Fórum Permanente da Mulher de MS. Novamente reeleita em 2003 a deputada Celina obteve 15.212 votos, com mandato até 2006. Em 2003 ocupou o cargo de 3ª vice-presidente da mesa diretora; tomou posse como presidente do PMDB-MULHER Estadual; passou a fazer parte do Conselho Fiscal da União Nacional dos Legislativos (Unale) e participou da criação do Comitê Suprapartidário de Mulheres de MS, assumindo a presidência em 2005. Já em 2006, foi eleita 3ª vice-presidente da UNALE e 1ª suplente de deputada estadual, com 19.794 votos. Em 2007, tomou posse como suplente e permaneceu na Casa de Leis para o quarto mandato parlamentar.
De 2009 a 2010, passou a ocupar a vaga efetiva de deputada, em função da eleição do ex-deputado Ari Artuzi para a Prefeitura de Dourados/MS e, com aprovação do seu nome por unanimidade na Assembleia Legislativa, foi empossada como conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) no dia 30 de novembro de 2010, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em 30 anos de existência da Corte de Contas. Celina Jallad nasceu em 11 de fevereiro de 1947 e faleceu no dia 28 de fevereiro de 2011, em São Paulo, em decorrência de um aneurisma da aorta abdominal.
Diretoria de Comunicação Social – foto: Victor Chileno/ALMS