ago 26, 2015 | Campo Grande

Governo de MS assina pacto que diminuirá ociosidade frigorífica
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lançou nesta terça-feira (25) o pacto Sinal Verde, com a finalidade de garantir a produção de qualidade e a agilidade na comercialização da carne bovina produzida no Estado. A assinatura do acordo entre entidades do setor, que contou com apoio do JBS, poderá aumentar a produção e a exportação, diminuindo a capacidade ociosa dos frigoríficos de MS, que atualmente é de 27%, segundo dados do departamento de economia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).
Segundo o governador Reinaldo Azambuja a partir da assinatura do pacto se inicia estudos aprofundados sobre o manejo ideal para a criação de gado no Estado, estratégias logísticas, maior monitoramento sanitário, com o objetivo de fidelizar e abrir novos mercados.
O Norte de Mato Grosso do Sul, conhecido por produzir a melhor carne bovina do Estado, será contemplado pelo projeto, devido o alto potencial de rentabilidade frigorífica dos animais criados na região. “A região tem papel fundamental no pacto Sinal Verde. Conhecida por produzir o melhor bezerro de qualidade, poderá estimular a produção precoce dos animais, atendendo mais rapidamente o mercado, com a qualidade esperada pelo consumidor final. E com maior volume, será possível impactar até na queda do preço da proteína vermelha, tanto no mercado interno quanto externo”, detalha o representante da região Norte do Estado e prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, único município representado na reunião.
Rosalin em conversa com Reinaldo Azambuja e com o diretor do JBS, Eduardo Pedroso, decidiu implantar o Sinal Verde em Figueirão, com objetivo de expandir a cadeia produtiva, incluindo a ação no Projeto Produzir Mais, que será lançado nos próximos dias, dando suporte técnico aos criadores da região. “A ação do Governo vem em momento estratégico. Acabamos de notar uma queda considerável no volume de exportação em 34,7%, em relação ao ano passado e, uma retração de 37% na receita. Não dá para cogitar a continuidade desse regresso com o mercado externo”, enfatiza o secretário de Agricultura e Pecuária de Figueirão, Fernando Barbosa Martins.
Além das questões mercadológicas o pacto Sinal Verde envolverá as entidades que contribuirão para o monitoramento de ações sustentáveis, como a adesão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituído pelo Código Florestal em vigor.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrisul), Embrapa Gado de Corte, os produtores rurais do Novilho Precoce, além das entidades já citadas, integram o grupo de trabalho do pacto.
ago 26, 2015 | Campo Grande

Governo abre processo seletivo para contratação de psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais
Campo Grande (MS) – O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio das secretarias de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) e de Saúde (SES), abriu processo seletivo nesta segunda-feira (24) para contratação, por período determinado, de psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeuta e terapeutas ocupacional.
São 33 vagas distribuídas em todas as funções. Os profissionais selecionados irão trabalhar na Rede Estadual de Ensino na prestação de assistência à saúde das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (24) e vão até às 17h da próxima sexta-feira (28).
São 22 vagas para psicólogo, divididas nas cidades de Aquidauana (1), Campo Grande (15), Corumbá (1), Dourados (2), Jardim (1), Novo Horizonte do Sul (1) e Ponta Porã (1); 6 para fonoaudiólogos em Campo Grande; 1 para fisioterapeuta em Campo Grande; e 4 para terapeuta ocupacional, sendo 3 em Campo Grande e 1 em Ponta Porã.
Segundo a publicação, a remuneração oferecida é composta por: vencimento-base: R$ 1.748,15; adicional de função de 73,6% do vencimento-base; a de insalubridade de 10%, 20% ou 40% do menor vencimento do Poder Executivo, dependendo do Laudo Técnico Pericial; e produtividade SUS.
Mais detalhes sobre o processo seletivo, inscrições e funções podem ser obtidos nas páginas 2 e 3 do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira.
ago 26, 2015 | Campo Grande

Bernal é recepcionado por multidão no aeroporto (Foto: Fernando Ricardo Ientzsch)
Após conquistar o direito de retornar ao cargo de prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), foi recebido com festa e por aproximadamente 150 pessoas no Aeroporto Internacional da Capital por volta das 19h45 desta terça-feira (25). A recepção calorosa foi preparada por vereadores de oposição, populares e ex-secretários da sua administração.
Assim que surgiu no saguão do aeroporto, Bernal foi cercado e ovacionado pelos correligionários. A imprensa teve dificuldades em falar com o político.
Os aliados cantaram o Hino Nacional Brasileiro e gritaram palavras de ordem “O povo unido, jamais será vencido”.
O ex-prefeito disse que seu retorno é uma prova que todos devem acreditar nas instituições e nas autoridades. “Tenho fé em Deus. Vou trabalhar pela cidade. A Justiça foi feita”, declarou em tom emocionado.
O vereador Paulo Pedra (PDT), que recepcionou Bernal, é cogitado para ser o líder do prefeito na Câmara. “Nosso objetivo é construir uma base para ele na Câmara. Já conversamos com vários vereadores, pois a única saída para alguns colegas é compor com um governo republicano, mesmo aqueles que votaram a favor da cassação”, pontuou o pedetista.
A ex-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados, Ritva Vieira é mais uma dos que confiam no retorno de Bernal à Prefeitura. “Ele vai saber construir uma base na Câmara Municipal e aproveitar o pouco tempo que resta”, destacou.
Assim como Ritva Vieira, o vereador petista, Airton Araújo alertou para o pouco tempo que Alcides Bernal terá a frente da prefeitura. “O tempo é curto, as dificuldades não são poucas, em razão da gestão do Olarte. É possível reverter o quadro, mas é preciso construir uma base para fazer um governo de coalizão”, destacou o petista.
Nos bastidores da Câmara Municipal de Campo Grande, são cogitados o afastamento dos vereadores Paulo Siufi Neto (PMDB), Airton Saraiva (DEM) e Gilmar Cruz (PRB).
ago 24, 2015 | Campo Grande

Governo de Mato Grosso do Sul aumenta em 30% repasse para Fundo de Investimento Social
Campo Grande (MS) – Para melhorar a qualidade dos atendimentos na área social, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), aumenta o repasse do Fundo de Investimento Social (FIS) aos 79 municípios, na ordem de 30%, passando do valor de R$ 20 milhões para R$ 26 milhões. O governador Reinaldo Azambuja e a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, assinam o termo amanhã (25), às 19 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Na ocasião, haverá a entrega do prêmio “Mérito Dona Maria Bezerra”, em comemoração aos 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Esse aumento vai impactar diretamente a qualidade dos serviços na política da Assistência Social, principalmente na construção e manutenção de espaços físicos, adequação de acessibilidade, aquisição de veículos, capacitação de equipe técnica, e demais ações que beneficiem diretamente à população do município.
O superintendente da Política de Assistência Social da Sedhast, Sérgio Wanderly, reforçou o empenho da vice-governadora e secretária da pasta, Rose Modesto, que na primeira reunião com gestores municipais fez o compromisso de incrementar o repasse dos recursos do FIS. “A vice-governadora assumiu a bandeira da luta dos gestores e se empenhou para que ainda neste ano fosse implementado mais recursos aos municípios, sendo este também, compromisso do governador Reinaldo Azambuja, valorizando cada vez mais o cidadão sul-mato-grossense”, assegurou Sérgio.
Nesses 10 anos, a maior conquista segundo os gestores, foi a efetivação do Sistema Único de Assistência Social em Mato Grosso do Sul. Foi um período de consolidação da política como um direito do cidadão, rompendo com o assistencialismo e a fragmentação das ações, para promover o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial. Isso garantiu de fato, o direito da população que se encontra em vulnerabilidade social.
Dez anos de Suas
Na mesma noite de assinatura de ampliação do FIS, a Sedhast entrega o prêmio “Mérito Dona Maria Bezerra” em comemoração aos 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A premiação consiste em homenagear usuários, trabalhadores e personalidades que atuam no desenvolvimento, ou que tiveram a vida transformada mediante acesso aos direitos socioassistenciais, assegurados por essa política pública em Mato Grosso do Sul. O prêmio é organizado em três categorias: Cidadão, Trabalhador e Usuário.
Os critérios para a escolha dos premiados foram o reconhecimento do espírito de luta pelo Sistema Único de Assistência Social, a legítima participação e transformação de vida (no caso de usuários do Suas) e o destaque pela responsabilidade empreendedora e transformadora (enquanto trabalhadores do Suas e Persona Suas).
Na ocasião, serão ainda concedidas homenagens a vinte e nove personalidades de referência na construção do Suas em MS, no período compreendido entre 2005 e 2015.
Maria Bezerra –Falecida em 18 de fevereiro de 2014, aos 71 anos, foi líder comunitária e atuou por mais de 30 anos em prol da população por meio da Associação de Moradores do Jardim Aero Rancho, na Capital. Dona Maria Bezerra, empreendedora na área da assistência social, era figura presente nas discussões dessa política pública, cuja vida foi marcada por sua luta incessante para garantir os direitos dos idosos e dos menos favorecidos. Considerada por muitos como ícone da Política de Assistência Social em MS.
Texto: Solange Mori (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast) – Fotos: Leca e Leomar Alves Rosa
ago 24, 2015 | Campo Grande

Mais seis equipes se classificam para a próxima fase da Copa Assomasul
Mais seis equipes carimbaram seus passaportes rumo à terceira fase da Copa Assomasul de Futebol durante as etapas ocorridas sábado (22), em Anaurilândia, e domingo (23), em Batayporã.
No sábado, as equipes classificadas foram Tacuru, Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, esta última pelo critério de melhor índice técnico.
No primeiro jogo, Três Lagoas derrotou Ribas do Rio Pardo por 4 a 1 nos pênaltis depois de empate em 0 a 0 no tempo normal. No segundo, Tacuru goleou Selvíria por 4 a 0, enquanto que na sequencia Ribas do Rio Pardo levou a melhor ao derrotar Anaurilândia por 4 a 1.
No quarto jogo, Selvíria bateu Brasília por 2 a 0. Na última partida da rodada, Tacuru garantiu a sua classificação ao massacrar Brasilândia por 6 a 0.
Na no domingo, durante a rodada de Batayporã, garantiram suas vagas os times de Sete Quedas, Japorã e Fátima do Sul.
No primeiro jogo, Sete Quedas venceu Amambaí por 5 a 1. Japorã bateu Taquarussu por 2 a 0, no segundo jogo, enquanto que Batayporã venceu Amambaí por 2 a 1, no terceiro confronto da rodada.
Em seguida, Fátima do Sul venceu Taquarussu por 3 a 1, enquanto que nos pênaltis Sete Quedas derrotou Batayporã por 4 a 2 depois de empate em 0 a 0 no tempo normal.
Também na cobrança de pênaltis, Japorã derrotou Fátima do Sul por 4 a 2 depois de empate em 1 a 1 no tempo normal.
Vale lembrar que já estavam na próxima fase do maior campeonato amador do Centro Oeste do país os municípios de Bela Vista, Antônio João, Guia Lopes da Laguna,Maracaju, Aparecida do Taboado e Coxim.
A próxima etapa ocorrerá no sábado (29) em Jateí, de onde sairão mais três equipes classificadas, completando assim um total de 15 municípios que irão para o confronto na 3ª fase da competição.
Vão participar dessa etapa Jateí, Juti, Nioaque, Campo Grande, Sidrolândia e Itaporã. Estará classificado o campeão de cada grupo (1 e 2) e mais uma terceira equipe pelo critério de melhor índice técnico, conforme determina o regulamento do campeonato.
PREMIAÇÃO
O prêmio para a equipe campeã da Copa, além de troféus e medalhas, é R$ 10 mil.
Conforme o regulamento, o município vice-campeão receberá R$ 7 mil, enquanto o terceiro e quarto lugares ficarão com R$ 5 mil e R$ 2 mil, respectivamente.
A 13ª Copa Assomasul é patrocinada este ano pela Construtora B & CLTDA, Confaz-M/MS, Cassems e Fundeporte.
Willams Araújo
ago 24, 2015 | Campo Grande

Lei que há nove anos defende mulheres será debatida na ALMS
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul debate, na próxima segunda-feira (24/8), a partir das 14h, a ‘Lei Maria da Penha – nove anos em Defesa da Mulher’, no Plenário Deputado Júlio Maia. A proposição do evento é das deputadas Mara Caseiro (PTdoB), Antonieta Amorim (PMDB) e Grazielle Machado (PR), em parceria com o Governo do Estado por intermédio da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.
A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei da Maria da Penha, criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do artigo 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e da Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher. A Lei dispõe ainda sobre a criação dos juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher e alterou o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal.
Maria da Penha foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento. O marido tentou assassiná-la por duas vezes. Na primeira, a tentativa foi com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda por eletrocussão e afogamento. Após a segunda tentativa de homicídio, Maria da Penha tomou coragem e o denunciou. O marido só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.
Em razão deste fato, o Centro pela Justiça e Direito Internacional e o Comitê Latino-Americano em Defesa dos Direitos da Mulher, juntamente com a vítima, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos).