(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Governo de Mato Grosso do Sul aumenta em 30% repasse para Fundo de Investimento Social

Campo Grande (MS) – Para melhorar a qualidade dos atendimentos na área social, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), aumenta o repasse do Fundo de Investimento Social (FIS) aos 79 municípios, na ordem de 30%, passando do valor de R$ 20 milhões para R$ 26 milhões. O governador Reinaldo Azambuja e a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, assinam o termo amanhã (25), às 19 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Na ocasião, haverá a entrega do prêmio “Mérito Dona Maria Bezerra”, em comemoração aos 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Esse aumento vai impactar diretamente a qualidade dos serviços na política da Assistência Social, principalmente na construção e manutenção de espaços físicos, adequação de acessibilidade, aquisição de veículos, capacitação de equipe técnica, e demais ações que beneficiem diretamente à população do município.

O superintendente da Política de Assistência Social da Sedhast, Sérgio Wanderly, reforçou o empenho da vice-governadora e secretária da pasta, Rose Modesto, que na primeira reunião com gestores municipais fez o compromisso de incrementar o repasse dos recursos do FIS. “A vice-governadora assumiu a bandeira da luta dos gestores e se empenhou para que ainda neste ano fosse implementado mais recursos aos municípios, sendo este também, compromisso do governador Reinaldo Azambuja, valorizando cada vez mais o cidadão sul-mato-grossense”, assegurou Sérgio.

Nesses 10 anos, a maior conquista segundo os gestores, foi a efetivação do Sistema Único de Assistência Social em Mato Grosso do Sul. Foi um período de consolidação da política como um direito do cidadão, rompendo com o assistencialismo e a fragmentação das ações, para promover o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial. Isso garantiu de fato, o direito da população que se encontra em vulnerabilidade social.

Dez anos de Suas

Na mesma noite de assinatura de ampliação do FIS, a Sedhast entrega o prêmio “Mérito Dona Maria Bezerra” em comemoração aos 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A premiação consiste em homenagear usuários, trabalhadores e personalidades que atuam no desenvolvimento, ou que tiveram a vida transformada mediante acesso aos direitos socioassistenciais, assegurados por essa política pública em Mato Grosso do Sul. O prêmio é organizado em três categorias: Cidadão, Trabalhador e Usuário.

Os critérios para a escolha dos premiados foram o reconhecimento do espírito de luta pelo Sistema Único de Assistência Social, a legítima participação e transformação de vida (no caso de usuários do Suas) e o destaque pela responsabilidade empreendedora e transformadora (enquanto trabalhadores do Suas e Persona Suas).

Na ocasião, serão ainda concedidas homenagens a vinte e nove personalidades de referência na construção do Suas em MS, no período compreendido entre 2005 e 2015.

Maria Bezerra –Falecida em 18 de fevereiro de 2014, aos 71 anos, foi líder comunitária e atuou por mais de 30 anos em prol da população por meio da Associação de Moradores do Jardim Aero Rancho, na Capital. Dona Maria Bezerra, empreendedora na área da assistência social, era figura presente nas discussões dessa política pública, cuja vida foi marcada por sua luta incessante para garantir os direitos dos idosos e dos menos favorecidos. Considerada por muitos como ícone da Política de Assistência Social em MS.

Texto: Solange Mori (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast) – Fotos: Leca e Leomar Alves Rosa