(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Presidente da Câmara Johnys Basso faz balanço do primeiro semestre do legislativo

Presidente da Câmara Johnys Basso faz balanço do primeiro semestre do legislativo

Já se passaram seis meses de atividades parlamentares e a câmara de vereadores de Bela Vista, presidida pelo vereador Johnys Hémory Denis Basso (DEM) tem mostrado muito trabalho. O vereador fez um balanço, das principais ações realizadas nesse período à frente do Legislativo bela-vistense.

Ele iniciou seu discurso agradecendo a parceria, o trabalho e o comprometimento de todos os colegas e disse que tem certeza que será um mandato que ficara marcado para a história pela seriedade que todos estão trabalhando em prol da comunidade.

Para Johnys, o primeiro semestre foi bastante produtivo e tem sido um grande desafio, uma experiência inovadora e de muito amadurecimento, estar à frente do Legislativo. “Quando assumimos esta presidência deixamos de ser somente um parlamentar municipal e passamos a ser também um gestor, um ordenador de despesas. E foi exatamente na condição de gestor desta casa que assumimos o compromisso com a preservação do interesse público, com uma série de ações de cunho administrativo nesta Casa” frisou.

O presidente também falou do entrosamento entre todos os vereadores da Casa, como um dos principais destaques de sua gestão. “Todas as discussões são em função do que é melhor para Bela Vista, tenho a alegria de poder dizer que temos debates de idéias, o nível de conhecimento tem sido a referência desse mandato, são debates sem ofensas, colocados sempre com muito respeito por todos os vereadores”.

Com temas relevantes para o desenvolvimento econômico da cidade, os parlamentares têm usado a legislatura para representar a população. Eles têm trabalhado sempre buscando contornar os problemas que o município tem. A união entre Executivo, Legislativo tem facilitado muito o encontro das soluções.

“Recebemos dezenas de solicitações sobre limpeza capinação, corte de árvores, patrolamento, cascalhamento, operação tapa-buracos, recapeamento asfáltico, melhorias em assentamentos, iluminação e sinalização. Tudo foi encaminhado ao setor responsável do Executivo para as devidas providencias”, explicou o parlamentar.

Reivindicações

No primeiro semestre de 2021, os vereadores apresentaram 97 indicações, 596 indicações verbais solicitada em plenário, 36 requerimentos, 08 projetos de lei do legislativo, 10 projetos de lei do executivo, 03 projetos de lei complementar, 41 moções, 37 pareceres dos projetos analisados e 357 ofícios encaminhados.

“Sem o importante apoio de todos, as ações de gestão que estão melhorando esta Casa não poderiam ser implementadas. Tenho a convicção de que os colegas vereadores, mais uma vez, estão fazendo o seu trabalho com muita eficácia, dedicação, respeito e zelo com a coisa pública. E assim vamos continuar a caminhar: com transparência, austeridade, inovação e justiça, em uma linha que cremos e defendemos para Bela VistaAgradeço a cada um pelo apoio irrestrito em todas as ações desta Mesa Diretora, que tem buscado ser a mais democrática para uma boa condução  dos trabalhos legislativos”, finalizou Johnys.

Ademir Mendonça – Assessor de Imprensa

Bela Vista: Prefeito Piti e Governador Azambuja visitam obra da rodovia das Caieiras

Bela Vista: Prefeito Piti e Governador Azambuja visitam obra da rodovia das Caieiras

Bela Vista: Prefeito Piti e Governador Azambuja visitam obra da rodovia das Caieiras. (Foto. JT)

Acompanhado pelo governador Reinaldo Azambuja, o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Piti, visita no início da tarde da próxima terça-feira (20 de julho), aniversário da Princesa do Apa, as obras de pavimentação asfáltica da Rodovia MS-472, no trecho conhecido como Estrada das Caieiras. Com um investimento de mais de 30 milhões de reais pelo Governo do Estado, a obra vem sendo feita pela empresa  Construtora Marins Ltda.

“É uma obra fundamental para nosso município e quero agradecer mais uma vez essa grande parceria do governador Reinaldo Azambuja com a nossa Bela Vista. Um importante avanço para o nosso desenvolvimento”, diz o prefeito Piti. “E é um grande sonho de toda região que está sendo realizado. As obras seguem firmes e em um ritmo muito bom; logo teremos essa rodovia toda concluida”, ressalta.

A empresa de Mineração Calcário Oro-Yte também doou quase 48 mil metros cúbicos de rocha calcária processada para a realização da obra. O Extrato de Autorização e Doação foi assinado por Luís Roberto Martins de Araújo, Diretor-Presidente da AGESUL, e pelos empresários Carlos Alberto Senarezi e Carlos Alberto Portela Senarezi.

 

Últimos dias para servidores se inscreverem no Prêmio de Gestão Pública

Últimos dias para servidores se inscreverem no Prêmio de Gestão Pública

Os servidores públicos do Poder Executivo Estadual tem até terça-feira (20) para fazerem a inscrição no XVI Prêmio Sul-mato-grossense de Inovação na Gestão Pública, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) e da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov).

Neste ano a temática retorna ao formato original, sendo voltada para as modalidades de Práticas Inovadoras de Sucesso e de Ideias Inovadoras Implementáveis que sirvam de referência para outras iniciativas e colaborem para o aprimoramento da Gestão e tragam soluções para os serviços públicos. A decisão é para que os temas dos trabalhos sejam mais abrangentes à Gestão Pública, porém, sem excluir a possibilidade de os servidores também submeterem projetos com foco na pandemia de Covid-19.

Os trabalhos enquadrados em cada modalidade devem apresentar contribuições para a modernização da gestão pública, por meio de identificação das necessidades e da promoção de ações que causem impactos positivos e significativos, seguindo os quatro eixos estratégicos do Governo: social, econômico e ambiental, infraestrutura e gestão.

As inscrições estarão abertas até 23h59 (horário de Mato Grosso do Sul) do dia 20 de julho de 2021. As inscrições deverão ser realizadas, única e exclusivamente, no site www.escolagov.ms.gov.br.

As práticas ou ideias inovadoras poderão ser inscritas com autoria individual ou coletiva, para tanto, o participante deve preencher o formulário de inscrição, anexar o trabalho e os documentos solicitados. A premiação será atribuída aos participantes de acordo com cada modalidade e totaliza o valor de R$ 24 mil, sendo R$ 6 mil para o 1º lugar, R$ 4 mil para o 2º colocado e R$ 2 mil para o 3º lugar.

Para conferir o edital completo e saber mais sobre a estrutura necessária para o trabalho, etapas e critérios de julgamento, pontuação e os roteiros para cada modalidade, os interessados devem acessar as páginas 72 a 79 da edição nº 10.524 do Diário Oficial do Estado.

Ana Letícia Gaúna, SAD

Foto: Chico Ribeiro

Durante investigação de desaparecido, amigo é preso por tráfico em Campo Grande

Durante investigação de desaparecido, amigo é preso por tráfico em Campo Grande

Durante investigações sobre o desaparecimento de Aunaurelino Ricaldes, de 51 anos, policiais da DEH (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Homicídio) prenderam dois homens, de 18 e 40 anos, por tráfico de drogas, em Campo Grande. Os policiais ainda trabalham para localizar o homem que desapareceu na cidade de Maracaju, a 160 quilômetros da Capital, na última quinta-feira (8). Um dos presos é amigo da vítima.

De acordo com as informações da polícia, a equipe investigava o desaparecimento de Aunaurelino e tinha informações de que Elisvaldo Cruzarolli Guimarães, de 40 anos, foi a última pessoa a ter contato com a vítima. Ainda, conforme a polícia, contra Elisvaldo havia mandado de prisão em aberto pela Justiça Federal.

De posse dessas informações, os policiais foram até a residência de Elisvaldo, no Jardim Aeroporto, já conhecida por funcionar como boca de fumo. Ao ver a polícia, um homem foi flagrado correndo para dentro da casa e tentou dispensar algo. Essa pessoa foi identificada como Cauan Castro Cavalcante, de 18 anos.

Dentro da casa, estavam Elisvaldo e uma mulher com seus três filhos. Após prenderem Elisvaldo por conta do mandado em aberto, os policiais revistaram a casa e encontraram porções de cocaína. Cauan e Elisvaldo, então, foram presos por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A droga foi encaminhada para a Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) e os dois ficarão presos preventivamente.

Desaparecimento

A irmã de Aunaurelino, Tânia Recaldes, contou que a família mora em Campo Grande e Aunaurelino é casado. A última vez que viram a vítima foi na quinta-feira, 8 de julho. “Na quinta-feira ele passou aqui às 10 horas da manhã, minha mãe deu dinheiro pra ele abastecer o carro, porque iria para Maracaju”, conta a irmã.

Nesse dia, Anaurelino estava acompanhado de Elisvaldo, com quem tem uma amizade de mais de 10 anos, e também com Cauan. O trio sempre viaja junto, iria fazer um serviço de elétrica e vender o carro da vítima, um Nissan Tida de cor preta, em Maracaju. No entanto, apenas Elisvaldo e Cauan voltaram para Campo Grande.

Elisvaldo conta que, na cidade de Maracaju, teriam usado drogas, momento em que Aunaurelino chegou a dirigir na contramão. Elisvaldo diz que, então, decidiu deixar o carro do amigo e seguiu com Cauan, de ônibus, para a Capital. Os dois estavam sem dinheiro e documentos.

A família está desesperada por uma resposta. A DEH investiga o caso.

Fonte: Midia Max

Dois consórcios disputam licitação para construir ponte da Rota Bioceânica em Murtinho

Dois consórcios disputam licitação para construir ponte da Rota Bioceânica em Murtinho

Dois consórcios compostos por empresas brasileiras e paraguaias disputam a licitação para construir a ponte sobre o rio Paraguai que ligará as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta e se constitui no principal elo da Rota Bioceânica, a via que atravessa Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, unindo os oceanos Atlântico e Pacífico. O valor orçado da obra é de US$ 97,7 milhões e será financiado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. As ofertas apresentaram deságio de 5% e 8% e agora serão analisadas para se chegar ao consórcio vencedor.

“É um passo importante, sinaliza com o início da construção ainda no segundo semestre e está mantida a previsão de concluir a ponte em três anos”, comemorou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck. Ele destaca que a Rota Bioceânica é muito aguardada porque deve impulsionar o desenvolvimento dos quatro países envolvidos, na medida em que facilita o incremento do comércio interno e das exportações via Oceano Pacífico para a Ásia e Estados Unidos.

O consórcio Paraguai-Brasil, composto pelas empresas Tecnoedill Constructora S.A, Cidade Ltda e Paulitec Construções, propõe-se a construir a ponte pelo custo de US$ 89.787.010, deságio de 8,14% em relação ao valor orçado (U$ 97.743.517). O consórcio Puente Bioceánico, integrado pelas empresas Ocho A AS e a Construtora Queiroz Galvão SA apresentou a proposta de U$ 92.847.527, redução de 5,01% do valor orçado.

Verruck acredita que na próxima semana já seja divulgado o nome do vencedor da licitação, para que os procedimentos de início das obras sejam tomados. Conforme o projeto, a ponte terá um comprimento de 680 metros, com 380 metros de luz livre, 22 metros de altura, duas torres com 100 metros de altura, viadutos de 150 metros em ambos os lados e pilares de luz a cada 30 metros. A estrutura terá duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5m de largura, além de duas passagens nas laterais, com 2,5m cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas.

Providências

A obra tem merecido atenção máxima das autoridades do Brasil e do Paraguai, e especiais esforços do governo de Mato Grosso do Sul. Em junho de 2018, o Decreto Legislativo Nº 110 aprovou o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Paraguai para a Construção de uma Ponte Rodoviária Internacional sobre o Rio Paraguai entre as Cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

No dia 21 de dezembro de 2018, o então presidente do Brasil, Michel Temer, e o do Paraguai, Mario Abdo Benítez, assinaram a autorização para a construção de duas pontes com recursos de Itaipu Binacional, sendo uma das pontes a referida Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho/MS.

Em abril de 2020, a Comissão Mista Brasil-Paraguai aprovou a contratação do Consorcio Prointec para realizar estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, o projeto final de engenharia, cadastramento e fiscalização no contexto da construção da ponte sobre o Rio Paraguai, entre os municípios de Carmelo Peralta e Porto Murtinho e trabalhos complementares.

No dia 12 de março deste ano foi publicado o Edital de Licitação Pública Internacional e hoje (16-07), as propostas das empresas interessadas na obra foram conhecidas. A expectativa é de que o consórcio vencedor seja declarado na próxima semana e em seguida seja assinada a Ordem de Serviços para início das obras.

João Prestes, Semagro
Estado garante a instalação de frigorífico nos 243 anos de Miranda com isenção de impostos

Estado garante a instalação de frigorífico nos 243 anos de Miranda com isenção de impostos

Comemorando nesta sexta-feira (16) 243 anos de fundação, Miranda ganha uma obra emblemática para seu desenvolvimento econômico e geração de emprego com o lançamento da pedra fundamental do futuro frigorífico da cidade mais antiga de Mato Grosso do Sul. O evento contou com a presença do secretário estadual da Casa Civil, Sérgio de Paula, representando o governador Reinaldo Azambuja.

Além de incentivos fiscais, o Governo do Estado viabilizou o início do empreendimento com a liberação da licença prévia de instalação, fornecida pela Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). O investimento de R$ 17 milhões (recursos do FCO) será feito pelo Grupo Centerboi, que atua no mercado da carne na região há 20 anos.

“É mais uma conquista para Miranda, que busca sua diversificação econômica, onde o nosso governo mais uma vez se faz presente trocando impostos por empregos e traduzindo em realidade um grande sonho da região”, afirma Sérgio de Paula, durante o lançamento do empreendimento. “Aqui está a marca do nosso governo municipalista, atraindo novos investidores e promovendo o desenvolvimento.”

O evento realizado no local onde será instalado o frigorífico, às margens da rodovia MS-448, contou com a presença do prefeito mirandense, Fábio Florença; dos deputados Dagoberto Nogueira (federal) e Herculano Borges (estadual); prefeitos de Nioaque, Valdir Junior (também presidente da Assomasul), Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini, e de Bodoquena, Kazu Hori. Participaram também os vereadores do município.

Prefeito Fábio Florença discursa durante evento, agradecendo o apoio o governador Reinaldo Azambuja

Riedel comandou mudanças

O secretário Sérgio de Paula disse, em sua fala, que os ajustes realizados pelo governador Reinaldo Azambuja na gestão do Estado, com reformas antipopulares e redução da máquina administrativa, permitiram que Mato Grosso do Sul tivesse equilíbrio financeiro para manter os investimentos e gerar políticas de incentivo industrial. “Quem comandou as grandes mudanças foi o secretário Eduardo Riedel”, frisou.

Sérgio de Paula ressaltou que o ex-secretário de Governo e atualmente na Infraestrutura foi também o articulista de um legado que marcará a gestão de Reinaldo Azambuja: o municipalismo. “Esse legado é nosso, um governo que não olha cor partidária e leva obras e investimentos aos 79 municípios, por meio de uma gestão compartilhada e alinhamento político com todas as lideranças dos municípios”, completou.

Os deputados Dagoberto Nogueira e Herculano Borges também destacaram o compromisso do governador com os prefeitos e vereadores ao criar o Governo Presente e Municipalista com um programa de obras atendendo as prioridades de cada município. “Os 79 municípios têm a digital do governador Reinaldo Azambuja e do Eduardo Riedel, ao ouvirem a população para promover ações direcionadas, todas cumpridas”, citou Herculano.

Empresários Nelson Beloto e Nelson David Beloto

Frigorífico: 300 empregos diretos

Para o prefeito de Miranda, Fábio Florença, o lançamento da pedra fundamental do frigorífico “é um momento histórico na celebração do aniversário do município”. Ele agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja pelo empenho do governo em viabilizar o empreendimento com isenção de impostos e aceleração dos processos de licenciamento e financiamento dos recursos pelo FCO. “É uma grande conquista”, disse.

O frigorífico deverá entrar em operação no prazo de dois anos e terá uma estrutura instalada de cinco mil metros quadrados, com capacidade para abater até 400 bovinos/dia, informou um dos proprietários, Nelson David Beloto. Na fase inicial, vai gera 100 empregos diretos, com estimativa de triplicar as vagas durante a operação plena. “É um projeto ousado e a nossa grande meta é produzir para exportar”, informou.

O evento foi realizado em um clima de muita emoção, com as autoridades lembrando a luta e persistência do ex-prefeito de Miranda, Edson Moraes (morreu prematuramente em 1º de maio este ano de covid-19), para garantir a implantação do empreendimento. Presentes ainda ao ato o presidente da Câmara Municipal, vereador André Venovato; Marcelo Miranda, diretor-presidente da Fundesporte, e o coordenador da Casa Civil na região, Gérson Prata.

Subsecretaria de Comunicação (Subcom)