(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Rede municipal de ensino de Caracol retoma as aulas presenciais no dia 2 de agosto

Rede municipal de ensino de Caracol retoma as aulas presenciais no dia 2 de agosto

A Prefeitura de Caracol, através da Secretaria Municipal de Educação, informa a população que a partir do dia 2 de agosto, serão retomadas as aulas presenciais para os alunos da rede municipal de ensino, seguindo a deliberação do Governo do Estado.

De acordo com o órgão responsável, a partir do mês de agosto será liberada a entrada de 50% dos estudantes em sala de aula, sendo necessário o escalonamento semanal dos alunos.

Após as férias, as aulas retornarão no sistema remoto no dia 19 de julho, ainda com apostilas, para que as escolas possam completar a preparação das medidas de biossegurança que serão utilizadas no decorrer do ano letivo.

Entre os parâmetros para a volta às aulas estão cartazes de orientação para alunos, palestra para todos os servidores sobre medidas protetivas, higienização diária dos ambientes, totem display e medidor de temperatura na entrada das unidades e álcool em gel disponível em todas as salas de aula.

 

Com emendas liberadas, Paulo Corrêa ressalta municipalismo do Governo e da ALEMS

Com emendas liberadas, Paulo Corrêa ressalta municipalismo do Governo e da ALEMS

R$ 36 milhões em emendas parlamentares vão beneficiar os 79 municípios de MS

Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) comemorou, nesta quarta-feira (14), a liberação de R$ 36 milhões em emendas parlamentares, referentes a 2020, que vão beneficiar a saúde pública, a infraestrutura e ações de assistência social nos 79 municípios sul-mato-grossenses.

A solenidade de liberação dos recursos, que já estão alocados em fundo específico da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), ocorreu na Governadoria, com a presença dos demais deputados estaduais, secretários e diversos prefeitos, dentre os quais, Josmail Rodrigues, de Bonito, que assinou o documento relativo às emendas de Paulo Corrêa, em nome dos demais municípios beneficiados pelo parlamentar.

“Aqui estão sendo pagos R$ 36 milhões, sendo R$ 1,5 milhão para cada deputado, atendendo às diversas demandas dos municípios e das entidades não governamentais, que atendem a população de Mato Grosso do Sul. É a Assembleia Legislativa fazendo uma grande parceria com o Governo do Estado, cumprindo o verdadeiro municipalismo, com atenção ao que cada cidade mais precisa”, observou Corrêa.

Os primeiros R$24 milhões, na modalidade fundo a fundo, começam a ser depositados já nesta sexta-feira (16), conforme anunciou o governador Reinaldo Azambuja. “Nossa gratidão à Assembleia Legislativa, na figura do Paulo, que criou as condições para que mantivéssemos nossas contas em dia e a capacidade de investimento nos 79 municípios, beneficiando diretamente a vida da população”, reforçou o chefe do Executivo Estadual.

“Nos últimos sete anos, o Governo tem atuado junto aos municípios, e isso tem a ver com essa relação com os nossos deputados estaduais, que merecem nosso agradecimento, em nome do presidente Paulo Corrêa, por tudo que fizeram, por terem permitido que cumpríssemos o que prometemos aos 79 municípios. Parabéns pelo trabalho, essas emendas vão ajudar muitos no desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul”, avaliou o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Quem falou em nome dos prefeitos, foi o tucano Angelo Guerreiro, de Três Lagoas, que ressaltou o pagamento das emendas como “um momento ímpar e especial” para as cidades. “70% das emendas destinadas diretamente à Saúde, num momento que todos esperam ajuda para cumprir suas obrigações com a população para superarmos a pandemia. Nossos prefeitos não têm passado as angústias de governos anteriores, porque temos um governador e um Legislativo que não fazem distinção de cor partidária, mas trabalham em benefício da população sul-mato-grossense”, concluiu.

Eduardo Riedel: ‘Mais Social é um alento para quem passa por dificuldades nesta crise sanitária’

Eduardo Riedel: ‘Mais Social é um alento para quem passa por dificuldades nesta crise sanitária’

Primeiros cartões do programa já começam a ser entregues pelo Governo do Estado

A entrega dos primeiros cartões do Programa Mais Social foi feita pelo governador Reinaldo Azambuja, no último dia 13. Nesta primeira fase, 10 mil famílias serão contempladas com o benefício de R$ 200 mensais para compra de alimentos e itens de higiene. “O programa Mais Social é um alento para quem passa por dificuldades nesta crise sanitária’, disse o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

A titular da Secretaria de Assistência Social (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, explicou que serão implantados vários pontos para agilizar a entrega dos cartões. Apenas uma pessoa de cada família, em situação de vulnerabilidade, poderá receber o benefício e essa pessoa deve ter cadastro no CadÚnico, do Governo Federal. Segundo a Secretária a migração dos beneficiados pelo Vale Renda para o Mais Social será feita por cruzamento de dados.

Com o benefício do Mais Social será possível comprar alimentos e itens de higiene. Mas bebidas alcoólicas ou cigarros estão proibidos. E ao participar do programa, o beneficiário deverá frequentar curso de alfabetização de jovens e adultos, e cursos profissionalizantes ou voltados à geração de empregos.

Coordenado pela Sedhast, o programa de combate à vulnerabilidade social e insegurança alimentar vai atender 100 mil famílias carentes de todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Para marcar o início dos repasses, o governador Reinaldo Azambuja e a secretária Elisa Nobre reuniram 80 famílias de Campo Grande em duas cerimônias simbólicas, uma no Jardim Tijuca e outra no Noroeste. “Primeira vez que vou receber um apoio financeiro do Governo. Estou desempregada e vai me ajudar muito”, disse Basília dos Santos, de 58 anos.

Ao entregar individualmente os envelopes, Reinaldo Azambuja explicou como deve ser feita a utilização dos cartões. “Cuide bem desse cartão, pois com ele você pode comprar o que quiser e onde quiser, no hipermercado ou na venda do seu bairro. Tem mais de 7 mil estabelecimentos credenciados. A escolha do que comprar, um óleo, um macarrão, um pacote de bolacha ou de arroz, é sua”, destacou o governador.

A estimativa do Governo do Estado é investir até R$ 240 milhões no Mais Social todos os anos. O programa será permanente. Já a participação de cada beneficiário nele está limitada a 24 meses, podendo ser prorrogada. Para receber o benefício, a pessoa deve seguir diversas regras, como ingressar em cursos profissionalizantes e manter crianças na escola. “O objetivo é auxiliar as pessoas que mais precisam”, reforçou Reinaldo Azambuja.

Segundo Elisa Nobre, as entregas dos cartões seguirão ao longo dos próximos dias. “E também continuamos com o trabalho de cadastramento, cruzamento de dados e as visitas nas casas. Estamos trabalhando com novos cadastrados e também com cadastrados que estamos fazendo a transição do Vale Renda para o Mais Social”, explicou a secretária da Sedhast.

Um dos idealizadores do Mais Social, o secretário Eduardo Riedel destacou o apoio às famílias na pandemia. “A vida da gente mudou, de um jeito ou de outro. Cada um aqui ficou com um sentimento de desamparo e necessidade. E ao longo desse ano (de pandemia), construímos um trabalho pensando em vocês. Esse cartão nada mais é do que um apoio para vocês irem ao mercado comprar aquilo que foi mais necessário”, afirmou.

“O cartão veio em uma boa hora. Vai me ajudar na compra de comida, que é o principal”, disse Paloma Dantas, de 27 anos, mãe de um filho de 5.

Reportagem feita com base em informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado

Presidente da ALEMS comemora mais de dois milhões de vacinas aplicadas em MS

Presidente da ALEMS comemora mais de dois milhões de vacinas aplicadas em MS

Fotos: Cyro Clemente

Nesta manhã (12) o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa (PSDB), comemorou a marca de mais de dois milhões de dose aplicadas da vacina contra a Covid-19. A porcentagem da população estadual vacinada com a primeira dose é de 51,54%. Já em relação ao das duas doses da vacina, foram imunizados 26,54% dos sul-mato-grossenses. O evento foi realizado no Pavilhão Albano Franco, localizado em Campo Grande, e controu com a presença do deputado Lidio Lopes (PATRI) e autoridades municipais e estaduais.

Paulo Corrêa destacou a parceria das instituições públicas e privadas para o Estado atingir essa marca de imunização. “Fico muito feliz que Mato Grosso do Sul atingiu essa meta de dois milhões de vacinas aplicadas porque isso era um objetivo que nós estávamos lá atrás buscando e estamos comemorando neste momento. Agradeço aos secretários de Saúde, municipal e estadual, José Mauro Pinto de Castro Filho e Geraldo Resende, ao prefeito Marquinhos Trad [PSD], ao governador Reinaldo Azambuja [PSDB] e destaco a parceria da iniciativa privada, em especial a Federação das Indústrias Sul-mato-grossenses [Fiems]”, frisou.

“Humanizamos o atendimento aqui neste pólo de vacinação, porque além de termos pessoas abnegadas trabalhando, mas nós temos um tempinho pro lanche. A Fiems inaugurou um espaço aqui para que toda a equipe tenha um tempo para parar, descansar um pouco, de lanchar, pois eles estão trabalhando diuturnamente para que cheguemos neste número de imunização. Acredito que em breve devemos comemorar 100% de imunização em Mato Grosso do Sul”, considerou o presidente da ALEMS.

O governador do Estado,  Reinaldo Azambuja (PSDB), agradeceu o empenho e união de todos no combate ao novo coronovírus. “Agradeço a todos, também a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, pois esta pandemia trouxe enormes desafios, a vacina é o melhor remédio, o antídoto. Não evita contaminações, mas evita as internações e óbitos e agravamento da doenças. Poder comemorar mais de dois milhões de doses é o fruto de uma corrente de solidariedade e responsabilidade de todos, inclusive o comprometimento destas equipes como destacado pelo presidente da ALEMS, Paulo Corrêa, para que esse índice de vacinação fosse alcançado. Os comprometimentos e parcerias também devem ser destacados com a Fiems, o movimento Vacina salvando vidas e a Energisa”, declarou.

O secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, ressaltou o trabalho de união promovido pelo Governo do Estado. “Estamos hoje nessa posição privilegiada, estampados nos veículos, resultado de conjugação de esforços entre os governos federais e municipal, estadual, com a união de todas as secretarias de governo. Reconhecimento aqui também a boa imprensa, que combateu as fakes news e deu espaço para que nós pudéssemos levar as nossas orientações à população, fazendo com que Mato Grosso do Sul seja de fato uma referência no combate à pandemia da Covid-19”, considerou.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, considera o marco de hoje muito importante. “Mato Grosso do Sul se destaca pela organização do processo de vacinação. Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja em nome de todos os empresários pelos projetos de retomada enviados à ALEMS, em especial o que trata de isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços [ICMS] até 2022, e o trabalho incansável da Casa de Leis, em especial do presidente Paulo Corrêa”, destacou.

Números

Distribuídas pelo Governo Federal, em Mato Grosso do Sul já chegaram 46 remessas para a imunização contra a Covid-19, somando 2.132.700 doses de vacina de quatro fabricantes distintos: AstraZeneca, Coronavac, Pfizer e Janssen. Essas doses já foram todas distribuídas aos municípios, sendo 2.000.450 já aplicadas, 1.254.912 com a primeira dose, 552.490 com a segunda dose e 193.048 com dose única.

*Com informações do Portal do Governo de Mato Grosso do Sul.

Cadu e Anthony são campeões invictos de etapa do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia

Cadu e Anthony são campeões invictos de etapa do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia

Cadu e Anthony são campeões invictos de etapa do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia

A dupla sul-mato-grossense Carlos Eduardo Vidal (Cadu)/Anthony Fernandez Cáceres (Tonny) foi campeã da segunda etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (CBVP) sub-19 da temporada 2020/2021. As disputas foram realizadas na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Praia da Urca, no Rio de Janeiro (RJ), de 8 a 10 de julho.

Os atletas, contemplados pelo programa Bolsa Atleta do Governo do Estado, coordenado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), fizeram campanha invicta na capital fluminense, com cinco vitórias consecutivas. Na final, venceram Flávio e Jean (CE) por 2 sets a 0 (23×21 e 21×14). Pela fase de grupos, bateram os potiguares Sérgio e Pedro Lucas, por 2 sets a 1 (21×17, 17×21 e 15×5) e os baianos Cleiton e Tacio, por 2 sets a 0 (13×21 e 17×21).

Nas quartas de final, a parceria de Mato Grosso do Sul superou Miguel/Rafa (DF) pelo placar de 2 sets a 0 (21×13 e 21×14) e na semifinal triunfaram diante de Negugu/Lucas (RJ), por 2 sets a 1 (23×25, 21×17 e 15×7). Cadu e Tonny (MS) venceram as duas etapas da temporada até agora. O primeiro título veio ainda antes da pandemia da Covid-19, em fevereiro de 2020, na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL).

Por conta do ouro na capital alagoana e na fluminense, Mato Grosso do Sul lidera o ranking da temporada 2020/2021 entre os rapazes, com 400 pontos. A Paraíba vem em segundo, com 300 e o Rio de Janeiro na terceira colocação, com 280 pontos. A dupla sul-mato-grossense também participa da terceira etapa do CBVP Sub-19, que já teve início neste domingo (11) e vai até terça-feira (13), na Praia da Urca, no Rio.

O Circuito Brasileiro Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada. Se mais de uma dupla do estado disputa a etapa, aquela que fica mais bem colocada é a que pontua para o ranking geral da competição.

“O PSDB deve dialogar com outros partidos, mas ficar longe dos extremos”, afirma Doria, no Mato Grosso do Sul

“O PSDB deve dialogar com outros partidos, mas ficar longe dos extremos”, afirma Doria, no Mato Grosso do Sul

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), defendeu, em entrevista em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul,que o PSDB deve “dialogar com outros partidos” em prol de uma “alternativa” aos brasileiros, nas eleições presidenciais de 2022. “Tenho certeza que o centro-democrático, que poderá ter a liderança do PSDB, será capaz de dialogar com partidos mais à esquerda e mais à direita. Mas terá que ter a coragem de ficar longe dos extremos”.

Doria está em Campo Grande (MS) para participar, na manhã deste sábado (10) – a convite do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) – , da primeira edição dos “Encontros do PSDB pelo Brasil”. A mobilização tem como objetivo a apresentação para filiados e apoiadores das propostas de Doria para o País. O governador paulista disputa as prévias internas do PSDB para a escolha do candidato a Presidente da República em 2022.

As declarações do governador paulista foram dadas em entrevista coletiva ontem à noite, na sua chegada à capital sul mato-grossense. Doria disse “não acreditar na terceira via, mas na melhor via, a do meu partido”. E prometeu trabalhar para que os brasileiros tenham“uma alternativa que não seja nem Lula e nem Bolsonaro”. “Não será nem terror, nem horror”.

 “A certeza de que a defesa que fizemos até agora pela vacina, pela vida, pelo desenvolvimento epela proteção aos menos favorecidos nos credenciam (para a disputa em 2022)”, avaliou.

Doria afirmou ainda que seus colegas governadores, não só os do PSDB, “merecem elogios” pelo enfrentamento à pandemia da covid-19, por defenderem o Brasil de “atitudes negacionistas” e pela defesa da democracia. “Foi graças aos governadores do Brasil que nós temos a população do País protegida”.

Em sua fala, no início da coletiva, o Governador do MS, Reinaldo Azambuja, fez questão de agradecer a Doria por sua atuação na pandemia em prol dos brasileiros. “Nós temos uma gratidão enorme pela sua persistência em trazer a vacina que vai nos permitir voltar a vida normal. Nós sabemos tudo o que você teve que enfrentar. Gratidão enorme também porque no momento em que não tínhamos leitos aqui no nosso Estado vocês acolheram em São Paulo os sul mato-grossenses”.

Doria afirmou ter escolhido iniciar a sua campanha para as prévias pelo Mato Grosso do Sul pela pauta comum com SP e pelo “respeito e admiração” que nutre por Azambuja. “É um governador que está fazendo um brilhante trabalho. E nossos Estados são muito ligados”. O governador de SP defendeu a pauta comum de ambos, listando a proteção às fronteiras do País, reduçãoda carga tributária para os insumos do agro e ampliação da malha ferroviária e rodoviária.Por muitos anos, os sul-mato-grossenses compartilharam a Noroeste do Brasil com os paulistas.

Vacina e eleição

“Não fui em busca da vacina por causa da eleição, foi por um sentimento humanitário de preservação à vida. Fui, sou e continuarei sendo defensor da vida. Fomos atrás de vacina, não dá cloroquina”.

Sommerlier de vacina

“Cada prefeito tem sua autonomia (na distribuição da vacina). E aqui temos um prefeito, o de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (do PSDB e integrante da comitiva do governador de SP no MS) que tomou uma decisão corajosa, e foi aplaudido, inclusive por mim. Quem escolhesse vacina ia para o final da fila. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são boas. Todas pessoas devem se vacinar com a vacina disponível”.

Prévias

“Sou filho das prévias. (…) Venci no berço do PT (SP)em 2016 (Prefeitura de SP) e em 2018 (Governo do Estado). (…) Prévias não dividem, somam. Fortalecem a democracia. Engrandecem e projetam o PSDB no País. O PSDB tem quatro bons candidatos. (…) Eu gosto das disputas com gente boa”.

Datafolha
“É um retrato do momento (pesquisa foi divulgada ontem, dia 09/07). Nos estimula, nos motiva, mas nos mantém num campo de humildade e na certeza de que precisamos trabalhar muito. E, principalmente, é preciso respeitar o processo eleitoral interno do PSDB”.

Risco às eleições de 2022 

“Nenhum risco (de não ocorrer). Num país democrático, que respeita a Constituição, e com um povo mobilizado em defesa à democracia e respeito aos Poderes, não vejo nenhum campo para não termos eleições. Esse espírito autoritário do atual presidente não tem amparo na população brasileira. E a maioria dos governadores querem eleições no ano que vem, pelo voto eletrônico”.

Ataques ao presidente do TSE

“Como governador de SP, eu repudio qualquer posicionamento como esse que o presidente Bolsonaro expressou (ontem, dia 09/07) ao ministro Luis Roberto Barroso. E agressões covardes também ao ministro Alexandre de Moraes. Jair Bolsonaro reproduz mais uma vez a sua verve autoritária, a sua incapacidade de governar, o seu autoritarismo e seu desprezo pela democracia e pela vida.