Para possibilitar o acesso gratuito aos serviços de primeira habilitação aos jovens de baixa renda, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) solicitou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (11), a criação do Programa CNH Social, em Mato Grosso do Sul.
Como requisitos básicos para obtenção da eventual gratuidade, Corrêa sugere que os beneficiários tenham entre 18 e 27 anos, saibam ler e escrever e comprovem renda individual de até três salários mínimos.
Na indicação, direcionada ao governador Reinaldo Azambuja e ao diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, por sugestão da vereadora Gabriela Delgado, de Nova Andradina, o parlamentar ressalta que outros estados já possuem programas similares.
Projeto Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos Motoristas
No mesmo documento, Paulo Corrêa também pede a criação de outro programa, este segundo com o objetivo de inserir novos motoristas profissionais no mercado de trabalho, com idades entre 21 e 50 anos, por meio da mudança de categoria para C, D ou E, de forma gratuita.
Para isso, os beneficiários, sugere o parlamentar, devem possuir CNH categoria B (há pelo menos 12 meses), C ou D, conforme requer a categoria pretendida, bem como não terem cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, serem reincidentes em infrações médias, no mesmo período, conforme dispõe do Código de Trânsito Brasileiro.
“Em tempo de pandemia, este Programa poderá trazer melhorias na condição e qualidade de vida das pessoas que se enquadram nos critérios acima supracitados, vez que as possibilidades de empregabilidade podem aumentar com a CNH – categorias A e B, e/ou dar viabilidade a outras formas mais exigentes de empregos com veículos que exigem as categorias C, D e E”, pontua o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).
Em reunião com o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira junto a secretários municipais, assessores e vereadores, o Deputado Federal Dagoberto Nogueira anunciou a destinação de R$ 1 milhão para obras do município.
O Prefeito recepcionou o Deputado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal com um café no início da tarde desta quarta-feira, 11 de agosto. Dagoberto passou pelo município após sua visita a Coronel Sapucaia, cumprindo agenda na região.
O parlamentar está exercendo seu quarto mandato e já ocupo o cargo de secretário de Segurança Pública e de diretor do Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul (DETRAN).
Em sua fala, Dagoberto fez um breve relato sobre sua atuação em prol das pessoas mais necessitadas e fez alerta das possíveis perdas para os trabalhadores devido ao atual Governo, entre elas a Reforma da Previdência, administrativa, a privatização do Correios e a Reforma Trabalhista.
Dr. Bandeira agradeceu a visita do Deputado e sua articulação política que possibilitou esse grande valor em recursos para investimentos no município. “Obrigado, Deputado Dagoberto, esse R$ 1 milhão será muito bem utilizado para a infraestrutura de Amambai”, concluiu.
Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Rodrigo Selhorst, o vereador Geverson Vicentim; o empresário Gilmar Vicentin; os secretários de Finanças, Rosineide Macedo; Agricultura, Sérgio Felizardo; de Infraestrutura, Carli Schier; de Serviços Urbanos, Runes de Oliveira; de Gestão, Sérgio Perius; de Desenvolvimento Econômico, Roberto Racchtiune; de Assistência Social, Eronilde Melo; o procurador jurídico Caio Fachin e a equipe de Engenharia.
Vereador Johnys Basso cobra informações sobre instalação do Corpo de Bombeiros
A falta de uma unidade do Corpo dos Bombeiros em Bela Vista continua gerando debates, na reunião da Câmara dos Vereadores, nesta segunda-feira (09). O assunto voltou à tona, o vereador Presidente da Câmara, Johnys Hemory Denis Basso (DEM), usou a tribuna para cobrar uma solução a respeito da instalação do Corpo de Bombeiro no município.
O parlamentar disse que e preciso ter uma resposta, pois a comunidade usou a rede social para fazer cobranças a respeito, quando ira funcionar corpo de bombeiro, por isso temos que cobrar do comando geral do corpo de bombeiro, do executivo, ver o que esta acontecendo que ate agora não funcionou, e o que esta faltando, pois já existem 14 bombeiros prontos para vim para Bela Vista, as viaturas já estão no jeito, por isso temos que ter uma solução.
E uma reivindicação antiga da comunidade a unidade do corpo de bombeiro, por isso estou sugerindo uma pauta para a gente discutir essa questão, disse Johnys.
“E muito preocupante, pois a população precisa do Corpo de Bombeiros e as dificuldades que tem encontrando. Quando lidamos com vidas, precisamos ser rápidos, e nós não temos bombeiros. Sem unidade especializada na região, as vítimas de acidentes são resgatadas por enfermeiros do Hospital São Vicente de Paulo. A unidade do Corpo de Bombeiros mais próxima fica em Jardim, distante 89,5 km. A viagem de carro dura cerca de 1 hora.
Em visita a Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (9), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, autorizou obras de R$ 160 milhões em rodovias nas regiões de Dourados, Rio Verde de Mato Grosso e Aquidauana. Ele ainda inaugurou a reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Campo Grande, que custou R$ 40 milhões.
Ao entregar e anunciar os investimentos, Tarcísio Freitas destacou sintonia com o Governo do Estado na execução de projetos estruturantes para Mato Grosso do Sul. “Um trabalho de muita parceria com o governador Reinaldo Azambuja e seu secretariado”, afirmou o ministro, que pontuou também a cooperação do legislativo federal na destinação de recursos de emendas de bancada para obras em todo Estado.
Em Mato Grosso do Sul, Ministério da Infraestrutura e Governo do Estado trabalham em conjunto na implementação da Rota Bioceânica (ligação rodoviária entre Porto Murtinho e o Chile); na recuperação da Malha Oeste (linha ferroviária entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, passando por Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá) e na modernização da infraestrutura aeroportuária de Bonito, Campo Grande, Coxim, Dourados e Três Lagoas.
Governador Reinaldo Azambuja reforça que trabalho conjunto com o governo federal tem viabilizado importantes obras para o MS
Para o governador Reinaldo Azambuja, a união de esforços dos governos estadual e federal proporcionará uma transformação logística a Mato Grosso do Sul nos próximos. “A harmonia do trabalho vem direcionando recursos para obras estruturantes em Mato Grosso do Sul, que melhoram o desempenho da nossa logística e geram empregos e oportunidades. Quando construímos essas parcerias, estamos atendendo as pessoas”, defendeu.
R$ 160 milhões para rodovias
Duas ordens de serviço assinadas pelo Ministério da Infraestrutura vão garantir um reforço de aproximadamente R$ 160 milhões em obras necessárias para o transporte rodoviário no Mato Grosso do Sul. A primeira delas, de R$ 41,4 milhões, permite as obras da Travessia Urbana de Dourados, na BR-463, vai melhorar o acesso ao aeroporto regional da cidade.
Já a segunda garante a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, bem como a execução das obras de implantação e pavimentação, de 55,53 quilômetros do Lote 4 da BR-419 – entre Aquidauana e a Ponte sobre o Rio Taboco, beneficiando também a cidade de Rio Verde de Mato Grosso. O investimento do Governo Federal será de R$ 118,5 milhões.
Modernização do Aeroporto de Campo Grande
Considerado uma das principais portas de entrada para o Pantanal, o Aeroporto de Campo Grande passou por obras de reformulação que foram inauguradas nesta terça-feira (9): teve a sala de embarque ampliada em 178% e a capacidade de passageiros em 80%. O prédio que recebia até 2,5 milhões de passageiros por ano agora poderá atender a 4,5 milhões de viajantes no mesmo período. Os investimentos chegaram a R$ 40 milhões.
Câmara de Bela Vista fez devolução parcial de duodécimo no valor de 16 mil para aquisição de cadeira de rodas elétrica. Foto. Ademir Mendonça
O vereador presidente Johnys Basso, acompanhado pelos vereadores Geferson Vieira, Marquinhos Lino, Fleitas, Helenice Kalife, Fabrizia Tinoco, Oraldino Centurião, Edinho Duarte e Jair Bispo entregaram na manha desta terça-feira (10) de agosto adiantamento do duodécimo parcial no valor de 16 mil reais para o prefeito municipal Reinaldo Piti e secretaria de saúde Cleusa Chucarro, para compra de uma cadeira de rodas ao jovem Leonardo Alves. Também participaram da reunião a mãe de Leandro, Sirlone Alves a fisioterapeuta Letícia Alves.
Segundo o presidente, a devolução foi feito para a secretaria de saúde comprar a cadeira de rodas, e um gesto solidário com apoio de todos os vereadores, com a aquisição da cadeira, ira oferecer uma qualidade de vida digna ao Leandro.
São ações de extrema importância, a população pode contar sempre com o legislativo, pois e dessa maneira que estamos trabalhando em parceria com o executivo e com a comunidade.
Johnys disse ainda, que o recurso adquiridos em live solidaria, será utilizado para fazer reforma na residência de Leandro, assim melhorando a acessibilidade, estamos imbuídos em melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Sirlone Alves, não conteve a emoção e as lagrimas de alegria rolaram pelo rosto. Emocionada ela disse que a palavra era gratidão a todos, pois um momento de pura alegria poder oferecer conforto para o filho, e somente com ajuda de todos isso foi possível.
O vereador de terceiro mandato, Johnys Hemory Denis Basso (DEM) foi reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Bela Vista, em plenária realizada nesta segunda-feira (09). Pela primeira vez na historia do município um presidente foi reeleito por unanimidade, o vereador recebeu votos de todos os vereadores.
Único a lançar candidatura para presidir a casa, ele teve 11 votos favoráveis. O vereador está agora no terceiro mandato. Ele e o atual presidente da Câmara no biênio 2021/2022.
A Mesa Diretora do Biênio 2023 \ 2024 é formada por:
Presidente – Johnys Hemory Denis Basso – DEM
Vice-Presidente – Jair Bispo
1° Secretario – Izabelino Fleitas – PP
2° Secretario – Luís Edil Gonçalves Duarte – PODEMOS
Em seu discurso, o vereador Johnys Basso destacou estar muito feliz pela confiança depositada nele. Declarou estar ciente das responsabilidades e afirmou que todos os vereadores têm muita responsabilidade com a cidade e que não farão nada diferente do que ajudar a população bela-vistense. Agradeceu aos vereadores que votaram pela sua permanência na presidência, agradeceu aos funcionários pelo apoio e deixou claro que é parceiro e que entenderá todos os anseios da comunidade. “Com certeza essa gestão ira entrar para a história do município, pois nossa palavra de ordem e a parceria, em todos os âmbitos, sempre buscando atender as demandas da nossa comunidade, com a proteção do grande arquiteto do universo iremos corresponder com muito trabalho”, finalizou Johnys Basso. disse.