O presidente da República, Jair Bolsonaro, e mais 60 personalidades entre civis e militares serão homenageados com a “Medalha Águia da Fronteira” concedida pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) a pessoas que prestaram relevantes serviços em prol da segurança da região da fronteira de Mato Grosso do Sul.
Alista com o nome dos homenageados foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (18) e consta, também, o nome do Secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Paim, e do Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante dos Santos.
Coronel QOPM Wagner, diretor do DOF (Foto: Edemir Rodrigues)
Conforme o diretor do DOF, Coronel QOPM Wagner Ferreira da Silva, a medalha é concedida mediante indicação da direção do departamento, homologada pelo Secretário de Estado Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e outorgada pelo governador Reinaldo Azambuja. “Sua concessão é precedida de minuciosa análise com critérios definidos na conduta pessoal e os resultados positivos levados ao DOF, que se revelam impactantes para a paz social e a vida em sociedade”, disse o coronel.
“É um reconhecimento a todos os atores que contribuem, decisivamente, para segurança pública na fronteira, auxilia o estado a aperfeiçoar suas políticas públicas de enfretamento ao crime e doam seus talentos pessoais à causa pública”, completou o diretor do DOF.
A solenidade de entrega da medalha ocorre tradicionalmente todo dia 28 de março, mas esse ano, por causa da pandemia, o evento não aconteceu na data. Todos os homenageados deste ano serão convidados para a solenidade que ocorrerá em Dourados, sem data definida.
Promoção – O Diário Oficial desta quarta também traz uma lista de promoção de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. São cinco oficiais da PM e 12 dos bombeiros que são promovidos por antiguidade.
Para o Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), Coronel Marcos Paulo Gimenez, é de extrema importância a promoção dos militares. “É com grande satisfação que acompanhamos a publicação do DOE de hoje onde foi oportunizada a ascensão funcional não só daqueles que receberam a tão esperada promoção, mas a todo o nosso efetivo que labuta diariamente em prol de uma segurança publica mais efetiva. As promoções são reflexos dos excelentes serviços por eles desempenhados”, disse o comandante.
Após dois dias na tentativa de combater as chamas do incêndio em fazendas em Caracol, na tarde desta terça-feira, 18, bombeiros e voluntários conseguiram controlar o fogo. No entanto, varias hectares de pastos foram atingidos.
De acordo com o vice-prefeito Preguinho, o fogo começou segunda-feira na Fazenda do ex-prefeito Manoel Vias e se alastrou por outras fazendas deixando um rastro de destruição. Foram atingidas a Fazenda Nova Encantada, Fazenda Jaraguá, entre outras.
A operação contou com bombeiros militares de Porto Murtinho, funcionários das fazendas, voluntários, que conseguiram conter o fogo no final da tarde de terça-feira (18).
Segundo relato do vice-prefeito Preguinho, era muito fogo, mais a mobilização foi grande, com isso foi possível controlar, mais a gente pede cuidado a todos nessa época de seca, pois quando pega fogo, e difícil de controlar, disse Preguinho.
Governo do Estado injeta mais de R$ 5 milhões na economia de MS com pagamento de benefícios sociais
Beneficiários do Programa Mais Social já podem utilizar o benefício a partir desta terça-feira (17). O crédito de R$ 200 nos cartões já está liberado e pode ser usado na compra de alimentos e itens de higiene pessoal. Entre o Mais Social e ainda beneficiários em fase de transição do antigo Programa Vale Renda, o Governo do Estado injeta mais de R$ 5 milhões na economia de Mato Grosso do Sul.
A liberação do crédito para os primeiros 10 mil beneficiários do Programa Mais Social é um passo importante para a totalidade do programa, conforme a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre. “É um passo importante e muito significativo. Estamos avançando e principalmente dando segurança para as famílias em vulnerabilidade social de nosso estado. Todos os dias as equipes do Mais Social estão realizando visitas domiciliares, conferindo dados para que cheguemos, o mais rápido possível, na totalidade de atendimentos. Zelo com os recursos públicos e responsabilidade com quem precisa marcam o nosso trabalho diário”, explica a secretária.
Para o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o Mais Social é um programa fundamental neste momento de crise gerada pela pandemia; “‘Neste momento de crise, estamos olhando para os mais carentes. Este é o papel de um Governo responsável’, afirmou o secretário.
As visitas domiciliares são outra ponta do processo que envolve um grande número de profissionais, nos 79 municípios de MS. Cada visita é mapeada e os documentos necessários conferidos com clareza para que os recursos públicos investidos cheguem realmente nas mãos de quem precisa. A estimativa é que mais de R$ 240 milhões por ano sejam investidos pelo Governo do Estado no Mais Social.
O Mais Social é de caráter permanente e tem um diferencial de não expirar após o fim da pandemia. O programa do Governo do Estado é gerido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
Mais Social
O Mais Social é um auxílio pensado pela equipe do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional. O programa vai pagar R$ 200 mensais para beneficiários que têm renda mensal familiar per capita inferior a meio salário mínimo. As 100 mil famílias beneficiárias do Mais Social estão sendo extraídas conforme dados disponibilizados pelo CadÚnico. Conforme a regulamentação do programa, será concedido um benefício por família.
Equipes da Sedhast estão realizando o contato com os beneficiários, portanto é necessário aguardar a visita desses grupos de trabalho que estarão devidamente identificados e respeitando as normas de biossegurança adequadas ao atual momento de pandemia.
Encontro debateu temas pensando no desenvolvimento e crescimento da Cooperativa
Os coordenadores e suplentes de núcleo da Sicredi Centro-Sul MS participaram, no último sábado, dia 14 de agosto, do 9º Encontro anual de Coordenadores e Suplentes de Núcleo, em Dourados. O evento reuniu cerca de 55 representantes dos núcleos de 32 municípios da área de atuação da Cooperativa.
O Encontro tem como objetivo proporcionar debates de assuntos relevantes ao desenvolvimento e crescimento da Cooperativa, aprofundando o conhecimento dos coordenadores e suplentes, para se tornarem cada vez mais atuantes. O evento voltou a ser realizado no formato presencial, mediante a flexibilização do decreto nº 574/2021 e de acordo com todas a normas de biossegurança exigidas pelos órgãos oficiais.
Entre os temas expostos durante a reunião estavam a prestação de contas do 1º semestre de 2021, espaço ecumênico, benefícios da Cooperativa, Fundo Social, parceria com Hospital de Amor, Campanha Promocional “Poupar e Investir é para Todos”, expansão, comitê mulher e eleições de coordenadores e suplentes de núcleo e conselhos administrativos e fiscais.
Além disso, neste ano, o evento contou com a participação da associada Maria Eloá de Souza Rigolim, que contou sua experiência na palestra “Peregrinação pela Índia”, trazendo reflexões sobre a presença e atuação feminina. E, para encerrar, o professor Luis Marins realizou uma grandiosa palestra sobre os “Desafios do Agronegócio Brasileiro”, apresentando dados que comprovam que a economia do Brasil está em pleno desenvolvimento graças à atuação do agronegócio.
De acordo com o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, este encontro com os coordenadores e suplentes de núcleo é essencial para a gestão democrática e participava dos associados. “Reunir os nossos coordenadores de núcleo para debater temas de relevância coletivaestá na essência da uma instituição financeira cooperativa. Assim,eles vivenciam a experiência na qual são ‘donos do negócio’, conversam e decidem, abertamente, sobre os rumos da nossa cooperativa”, ressalta o presidente.
Coordenador de Núcleo
O coordenador de núcleo é um representante eleito por cada núcleo de associados. Tem o papel de mobilizar, coordenar e representar os associados do núcleo, levando as decisões coletivas para a assembleia geral. Além disso, auxiliam a acompanhar, planejar e decidir, juntamente com dirigentes e executivos, as estratégias de crescimento da cooperativa.
Os coordenadores de núcleo são os olhos e os ouvidos dos associados. Ao mesmo tempo, devem ser uma referência da cooperativa nas comunidades onde atuam, levando informações relevantes para todos os associados sobre decisões que interfiram no desenvolvimento do empreendimento coletivo.
Conforme o vice-presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Edilson Antonio Lazzarini, os coordenadores de núcleodevem promover continuamente os debates dos assuntos relevantes para a cooperativa. “Quanto mais ativo for o coordenador, mais forte será a cooperativa e mais benefícios trará para a comunidade,” conclui Lazzarini.
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 32 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas e Vicentina. Atualmente, são mais de 100 mil associados atendidos pela Cooperativa.
O vereador, presidente da câmara municipal de Bela Vista, Johnys Hemory Denis Basso (DEM) fez pedido na sessão ordinária dia (17) de agosto, endereçado ao prefeito municipal e setor de engenharia da prefeitura para que faça um projeto de duplicação, iluminação da Avenida Teodoro Sativa e reforma da Ponte Internacional.
De acordo com o parlamentar, o projeto será entregue ao Ministro da Infraestrutura do Brasil Tarcísio Gomes de Freitas em Brasília, pelos vereadores.
O vereador considerou que o momento e histórico para o município, pois é a voz dos bela-vistenses sendo ouvida pelo governo federal. Segundo Johnys o importante é o bem comum de todos que utilizam a avenida e a ponte internacional e de suma importância, por isso temos que levar o projeto pronto para entregar para o Ministro.
Reforma da Ponte Internacional na pauta de pedidos
Iluminação e duplicação na Avenida Teodoro Sativa – BR 060
O secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Eduardo Riedel, e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, participaram das comemorações do aniversário de 129 anos de Aquidauana, neste sábado (14). Durante o evento, obras estruturantes foram inauguradas e convênios assinados.
Riedel, junto ao prefeito municipal, Odilon Ribeiro, e outras lideranças locais, inaugurou a pavimentação da Rua Antônio Campelo e adjacências (etapa 3) e da avenida Plínio Leite e Mato Grosso do Sul, em parceria com Governo do Estado, além de outras obras.
Riedel assinou convênio do Governo do Estado com a Secretaria Municipa de Direitos Humanos para aquisição de micro-ônibus adaptado. Assim como a entrega de 187 títulos de regularização fundiária. Secretário Eduardo Riedel e o prefeito Odilon Ribeiro firmaram novas parcerias em benefício da população de Aquidauana
Do início de 2015 até o momento, o Governo do Estado já investiu em Aquidauana mais de R$ 116 milhões apenas em obras, saneamento e habitação. “Parabéns, Aquidauana. No Governo Presente, um dos pedidos era este micro-ônibus com acessibilidade e assim fizemos, atendendo as necessidades da população. O governador Reinaldo tem feito o papel de discutir com o parlamento e bancada as ações para o município”.
Riedel ainda falou da importância do municipalismo. “Quando falamos de obras e de infraestrutura estamos falando de ferramentas que proporcionam saúde, segurança pública, segurança, competitividade para as empresas. E é isso que tem acontecido, porque temos a consciência de que o Estado só cresce se os municípios crescerem”. Riedel anunciou, ainda, o apoio à construção da entrada da cidade, o chamado Portal do Pantanal.
O prefeito Odilon Ribeiro falou sobre as ações do município. “Vamos monitorar nossa cidade e combater o crime. Isso se deve às parcerias também com o Governo do Estado”. Emocionado, o prefeito acrescentou: “Eu tenho trabalhado muito e hoje Aquidauana tem investido recursos em todas as áreas. O governador tem atendido praticamente todos os nossos pedidos”.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou as ações em relação à vacinação da Covid-19. “Eu tenho a absoluta certeza que em breve atingiremos 90% da população vacinada com a primeira dose. Começamos hoje os 17 anos e vamos iniciar o reforço vacinal nos nossos idosos, com a terceira dose”, explicou o secretário Geraldo Resende.
Resende informou que o Governo do Estado fez importantes investimentos na região. “Levei ao governador, nós vamos duplicar os repasses de recursos para o hospital, para contemplar e colocar serviços melhores e profissionais que precisam ter em Aquidauana”.
Participaram do evento o deputado federal Beto Pereira, o presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual, Paulo Correa, os deputados estaduais Evander Vendramini, Mara Caseiros e Herculano Borges, a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopes, além dos vereadores e secretários do município, assim como prefeitos de municípios da região.