(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Coluna politica Amplavisão: Eleições: O juízo precisa sobrepor à emoção

Coluna politica Amplavisão: Eleições: O juízo precisa sobrepor à emoção

AMPLAVISÃO 1562: Eleições: O juízo precisa sobrepor à emoção

PERSPECTIVAS:  O percurso até o pleito de 2026 será cheio de ‘pegadinhas’ que irão repercutir no desempenho de pretendentes. Exemplos mostram; não há eleição ganha; nem cenário imutável.  Favoritos que comemoraram antes – ignoraram os números omitidos nas pesquisas. Portanto, não há receita para se ganhar essa ou aquela eleição.

CERTEZA: Governo é poderoso. Faz coisa que que até o diabo dúvida. Lula que o diga. Como sempre foi maior que o PT, ele tem dificuldade de encontrar um nome cuja estatura se aproxime da sua. Os resultados de pesquisas recentes atestam que Lula terá que recorrer a usual e já desgastada ‘varinha mágica’ para tentar reverter o quadro.

CONSEGUIRÁ? É princípio elementar que a eleição passa pela economia, pelo bolso do eleitor que não está preso a ideologia. É muito mais pragmático! Antevendo  as possíveis dificuldades, o Planalto começou a agir. Ele sabe que os reflexos de sua atuação irão determinar as facilidades ou dificuldades nos Estados. E isso vai decidir.

EXEMPLO: Aqui o PT sobrevive hoje atrelado ao PSDB com cargos na máquina oficial. Uns dizem que seria o preço do silêncio, outros – é o novo estilo de convivência. Notoriamente envelhecido, não tem nome de peso para disputar o Governo. Aí poderia até buscar outro nome fora da sigla, para ousar nesta empreitada interessante.

FABIO TRAD: No saguão da Assembleia Legislativa o seu nome é citado como uma possível alternativa para disputar o Parque dos Poderes. Evidente que ele próprio não  falou sobre o assunto, mesmo porque envolveria  questões familiares óbvias. Petistas elogiam o ex-deputado, mas primeiro eles debateriam o caso internamente.

SINALIZAÇÃO: O deputado Zeca do PT preocupado com o futuro do partido em 2026; pela falta de renovação do PT, pelo conservadorismo do eleitorado, pela boa nota  do Governo Riedel. Essa pauta com o ex-deputado FabioTrad ainda não seria prioridade porque dependeria também até do aval da direção nacional do PT.

O OUTRO LADO: Fabio Trad tem senso crítico. De olho no Governo Lula, conhece os meandros do poder no MS. e o poder da máquina eleitoral.  Sabe do perfil dominante na opinião pública e da força política da bem avaliada administração estadual. Reverter o favoritismo de Riedel seria praticamente impossível. E valeria a pena arriscar?

O CUSTO: Quanto custariam as eleições do ano que vem? Vai depender das pesquisas que medem o desempenho dos candidatos. Mas pela conjuntura sócio econômica e política do Mato Grosso do Sul, temos que admitir ser difícil o surgimento da figura de um ‘outsiders’ – tipo João Dória e Pablo Marçal. Quem souber, favor informar.

DUVIDAS: É certo que novas lideranças oxigenam o quadro político em qualquer nível. Mas pergunta-se:  o fato de ser de fora do velho sistema seria suficiente para obter a representação tão desejada? Aliás, a onda de ‘outsideers’ que invadiu cidades, estados e países demonstrou riscos e já nos deu lições amargas. É o caso de Collor de Mello.

ALERTAS: Numa eleição o juízo não pode sucumbir a emoção. Certo? Os discursos dos ‘outsiders’ são centrados em críticas e frases de efeito – tiram da cartola soluções. Apesar destes ‘salvadores da pátria’ formatarem na campanha um cenário atraente, ao chegarem ao poder se deparam com uma engrenagem, com a qual não tem intimidade. Aí mora o perigo.

BRUTO: Assim é definido o jogo político. Rasga-se a cartilha da ética, esquece-se os favores, o passado, afloram a ingratidão, a incoerência – tudo em nome do poder. Nas últimas eleições de Campo Grande, por exemplo, ficou comprovado como o tabuleiro de interesses e atuações consegue surpreender as previsões e vencer. Isso é a política.

DA ASSEMBLEIA: Proposta do deputado Neno Razuk  beneficia mulheres na menopausa no climatério.  Deputado  Antonio Vaz: requer prorrogação da vigência da Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família. Deputado Gerson Claro: viabilizou  acordo da votação em regime de urgência em defesa das mulheres. Deputado Hashioka requer a construção de nova sede do Batalhão Policial em Casa Verde. Deputado Lucas de Lima: propõe a criação da Semana de Conservação e Valorização do Pantanal. Deputado Rinaldo: Comemorando a entrega da sua emenda parlamentar de R$50 mil ao Cotolengo Sul-Mato-Grossense. Deputado Marcio Fernandes: É sua a proposta alterando dispositivos sobre a pratica da pesca nos rios do MS. Deputada Mara Caseiro:  requer a inclusão do ‘Assentamento Santa Guilhermina’ no “programa Cisterna”. Deputado Lídio Lopes:  autor de manifestações abordando a preocupante onde de feminicídio no MS e no país.

REALIDADE: “…As pedras do dominó começam, então, a cair: descontrole fiscal, juros altos, perda do poder de compra do assalariado, impactos que recaem sobre os ombros dos cidadãos, onerando principalmente os de baixa renda, que veem seu dinheiro ser corroído pela inflação. Os juros altos, barram o desenvolvimento e alimentam o desemprego. O pano e fundo é a miséria.” Gaudêncio Torquato)

A BUSCA: Advogado, o deputado Jr. Mochi em busca do remédio jurídico adequado e eficaz para solucionar o impasse da duplicação da BR-163. Representante da Região Norte – Mochi convive com reclamações, dores e luto devido aos acidentes diários. A concessionária, se nega inclusive a reativar a sinalização preventiva na pista.Absurdo.

RICARDO NOBLAT: Lula está se agarrando ao Sindônio que não faz milagres.  Quem avisa amigo é. Ou Lula perdeu o pique para governar ou desaprendeu a governar. O tempo passa e ele segue todo enrolado. Parece esquecido que aqui e em toda parte oposição não ganha eleição. É o governo que perde.

REFERÊNCIA:  O deputado Zé Teixeira continua brilhando no parlamento estadual. Aos 85 anos demonstra cumplicidade com suas ideias e causas, envolvendo diferentes prantos e segmentos sociais. Com bom senso não foge ao debate, merecendo respeito e admiração dos colegas parlamentares, independentemente de ideologia e partido.

NO LABIRINTO: Na falta de bons conselheiros Sergio Moro trocou a magistratura pela política. Azar dele. Elegeu-se na marra e quase foi cassado. Um sufoco. Sem saída virou político profissional e agora lidera a pesquisa ‘Quest’ para governador do Paraná. Se vencer será um tapa da população na cara do STF devido as decisões da Lava Jato.

PILULAS DIGITAIS:

A melhor propaganda anticomunista é deixar o comunista falar. (Paulo Francis)

Seja obcecado por soluções, não problemas.  (Donald Trump)

O crítico é o sujeito conhecedor do caminho, mas que não sabe dirigir o carro. Kennety  Tynan)

Nem tua mãe te conhece tanto quanto o Google. (Gerson Guelmann)

Experiência é aquilo que lhe permite reconhecer um erro quando você o comete de novo. (Earl Wilson)

Deve ser muito desagradável não ter dinheiro. (Aristóteles Onassis)

Minha gente! Não me deixem só. Eu preciso de vocês! (Collor de Mello)

A cachorra é um ser humano como qualquer outra. (ex-ministro Antônio Magri)

A gente só diz sim ou não no casamento. E ainda assim as vezes erra. (Itamar Franco)

Sem paixão você não tem energia. Sem energia você não tem nada. (Donald Trump)

 

 

 

 

‘Turma do Vespa’ reinventa o diálogo! Por Wilson Aquino

‘Turma do Vespa’ reinventa o diálogo! Por Wilson Aquino

Na noite de sábado, às margens do Rio Aquidauana, a poucos quilômetros de sua nascente, em uma varanda circular coberta por Indaiá, rara palmeira, sob o som de pássaros noturnos e de predadores que se moviam na densa mata da pacata comunidade Fala Verdade, no município de Corguinho, um grupo de amigos viveu um momento único. Membros da ‘Turma do Vespa’ — ex-estudantes da década de 70 da Escola Estadual Vespasiano Martins — reuniram-se para mais um reencontro memorável. Mas, dessa vez, sem perceber, acabaram reinventando o verdadeiro e bom diálogo.

Quantas vezes convivemos com amigos, colegas e até familiares, sem realmente conhecê-los? Conversamos sobre temas superficiais como viagens, futebol, carros e acontecimentos cotidianos, mas raramente perguntamos sobre suas lutas, dores e conquistas. Como foi sua infância? Quais desafios enfrentou? Como está sua vida conjugal? O que o fortalece e o que o aflige? A verdade é que, mesmo estando próximos, muitas vezes permanecemos distantes, limitados por diálogos rasos que não nos permitem enxergar a alma do outro.

Foi exatamente essa reflexão que inspirou a Turma do Vespa a fazer algo diferente. Num cenário perfeito, sem a interferência de barulhos urbanos ou músicas ensurdecedoras (como normalmente ocorre em reuniões familiares e de amigos), surgiu um momento de profunda partilha. A proposta era simples, mas transformadora: cada um teria a oportunidade de contar, em um breve período de tempo, um resumo de sua trajetória de mais de 50 anos de vida. O resultado? Um encontro inesquecível, repleto de emoção, aprendizado e conexões genuínas.

Lágrimas foram derramadas, não só por quem compartilhou suas experiências, mas também por aqueles que ouviram com o coração aberto. Muitos se surpreenderam ao descobrir as batalhas enfrentadas pelos amigos ao longo da vida, as dores silenciosas que carregavam, as vitórias conquistadas com suor e fé. O nome de Deus foi frequentemente citado, pois foi Ele quem deu forças para superar as adversidades, realizar sonhos e seguir adiante. Ficou claro para todos que não há verdadeira plenitude de vida sem Deus no coração e ação.

Esse encontro refletiu um ensinamento essencial das Escrituras: “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6:2). Conhecer verdadeiramente o próximo é um ato de amor e empatia, uma forma de aliviar seu fardo e fortalecer laços que ultrapassam a superficialidade. Além disso, a Bíblia nos lembra que “Como o ferro afia o ferro, assim o homem afia o rosto do seu amigo” (Provérbios 27:17). Ao compartilhar nossas histórias, dores e aprendizados, crescemos juntos, nos tornamos mais fortes e mais humanos.

Nos tempos de hoje, em que o mundo parece cada vez mais individualista, momentos como esse nos fazem refletir sobre o propósito real da vida. Deus nos criou para vivermos em comunhão, para carregarmos uns aos outros em amor e verdade. O próprio Cristo, em sua passagem pela Terra, mostrou-nos a importância de ouvir, acolher e estender a mão. Ele não apenas pregava às multidões, mas sentava-se para ouvir as dores de cada um, curava os aflitos e amava incondicionalmente. É nesse exemplo divino que devemos nos inspirar para construirmos relações mais profundas e significativas.

Após essa noite memorável da ‘Turma do Vespa’, a grande lição que ficou foi que o verdadeiro relacionamento não se constrói apenas com abraços festivos e fotografias sorridentes, mas sim com a disposição de conhecer, compreender e caminhar junto, independentemente das circunstâncias. Uma amizade verdadeira não se mede pelo tempo de convivência, mas pela capacidade de acolher o outro como ele é, sem máscaras ou superficialidades. O que foi compartilhado naquela varanda iluminada pela lua não pode ser esquecido. Cada relato, cada emoção, cada oração teve o poder de transformar não apenas a noite, mas os dias que virão.

Se antes cada um carregava suas dores em silêncio, agora todos sabem que não estão sozinhos. Essa nova fase, iniciada pelo poder da palavra sincera, fortalece os laços que já existiam e cria uma nova forma de viver a amizade. Doravante, as relações entre os membros da Turma do Vespa nunca mais serão as mesmas. As máscaras caíram, os corações se abriram e o verdadeiro sentido da fraternidade foi resgatado. E essa é a essência da fé e do amor cristão: “Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram” (Romanos 12:15).

O sucesso desse reencontro não teria sido possível sem a dedicação de Rose Mary Aguiar, professora e diretora escolar aposentada, que conduz o grupo com maestria, mantendo viva a chama da amizade e promovendo esses momentos inesquecíveis. Desde a perda do querido professor Wellington Nazaret, fundador da ‘Turma do Vespa’, que recentemente ascendeu aos céus, ela tem sido uma peça fundamental na continuidade dessa bela história de amor, união e companheirismo.

Naquele sábado memorável, participaram da roda de conversa Nádia Aguiar, Maria Auxiliadora, Judson, Tânia Rosa Navarro de Menezes, Maria Madalena Navarro de Menezes, Silvia Almeida de Oliveira, Walter Leite Júnior, Marli Bigattão, Maria Pache Pereira, Janine Chicrala da Silva Martins, Wilson Aquino e Lucimar, Rose Mary Aguiar e Edivaldo Matos Martins, Cada um, com sua trajetória e suas experiências, contribuiu para tornar aquela noite um verdadeiro marco na história da Turma do Vespa.

Gratidão eterna ao casal amigo Walter Leite Jr. & Marli Bigattão, que recebeu o grupo, do qual faz parte, com carinho em seu lar, no coração da mata, onde a natureza testemunhou esse grande concerto de almas. Naquele lugar, entre a lua e as estrelas, onde as palavras encontraram espaço para serem ditas e os corações para ouvi-las, descobrimos que a verdadeira amizade não está apenas na lembrança do passado, mas na capacidade de compartilhar o presente e seguir juntos, mais unidos e mais fortes, rumo ao futuro.

*Jornalista e Professor

Leia Coluna politica Amplavisão: Qual será a reação dos bolsonaristas no MS?

Leia Coluna politica Amplavisão: Qual será a reação dos bolsonaristas no MS?

NA RODA: Mais elogios do que críticas pela atuação do governador Riedel no programa ‘Roda Viva. Uns acharam-no macio e escorregadio em alguns temas; outros opinam que poderia ter assumido uma posição política mais definida em relação ao Governo Lula. Mineiramente, Riedel também não meteu os pés pelas mãos na questão do feminicídio.

EXPLICO:  Mato Grosso do Sul atravessa uma fase auspiciosa com ajuda do Palácio do Planalto. Os investimentos são visíveis. Como criar atritos contra quem somos dependentes? Muito melhor que Riedel tenha pecado pelos excessos de cuidados do que  por ter avançado o sinal. Essa é a conclusão sensata sobre seu desempenho na TV.

SIMONE TEBET: A ministra aproveita o acerto do MDB com o Parque dos Poderes e se prepara para disputar a segunda vaga no Senado. Junto com Puccinelli, Edson Giroto e outros nomes, ela vai tateando o ambiente para sentir o clima. Mas contra ela existe uma forte memória de eleitores bolsonaristas e de conservadores. Hora da vingança?

CONTAR:  Além de acompanhar o desenrolar do caso envolvendo Bolsonaro, o ex-deputado vem circulando pelo interior. Pelas imagens na mídia ele tem conseguido bom público em seus contatos. Não se sabe ainda qual cargo disputará em 2026. A opinião dominante é que ele – a exemplo do Juiz Odilon – deixou o cavalo passar arreado. De leve…

‘FEIRA LIVRE’:  No pleito de 2024 eram 28 os partidos políticos. Em 2026 o número deve cair, mas ainda assim muito menos do desejado. Os observadores mais comedidos defendem que o Congresso tivesse só 5 agremiações representando o centro, a direita, a esquerda e outras duas correntes.  Mas a realidade política não permite isso.

CONVENHAMOS: Esses movimentos migratórios partidários que estão sendo articulados, acontecerão mais pelo recurso da sobrevivência do que com o objetivo de descomplicar o processo político como um todo. A primeira pergunta a ser feita: será que o eleitor, lá da base, no distante ‘calcanhar do Judas’ estaria sendo consultado?

LEMBRETE: Os políticos, que lidam com os eleitores no dia a dia das comunidades, notadamente das cidades interioranas, tem aversão a tese de mudança partidária. Cada qual deles já tem sua própria identidade, forjada ao longo de embates desgastantes. Cada um já tem seus companheiros, adversários (quase inimigos). Substituí-los, impossível.

PENSE BEM!  Para as lideranças partidárias em nível estadual e federal é mais fácil defender a fusão e a incorporação partidária. Defendem é claro seus projetos pessoais. Mas para o companheiro, líder político de seu ‘terreiro’, essa missão envolve outros valores mais delicados do que a simples ideia de mudar de sigla partidária. .

AGRAVANTE:  O conceito da classe política aos olhos da opinião pública é muito ruim, de descrédito mesmo. Os políticos pecam ao insistirem nas velhas práticas que não priorizam o povo em geral. É o caso, por exemplo, das famigeradas emendas parlamentares – que apesar de criticadas, sobrevivem e com tendência a crescimento.

ASSEMBLEIA: deputado Lucas de Lima requer perfuração de poço artesiano no Distrito de Vila Sapé; Mara Caseiro propõe Plano Estadual de Combate a Violência Doméstica; Zé Teixeira elege a saúde como prioridade da população;  Roberto Hashioka prioriza o uso de massa asfáltica com material reciclável; Lia Nogueira beneficia profissionais da saúde no ingresso a eventos: Pedro Caravina insiste no aumento do efetivo policial; João Catan: propõe regras para conduta de professores e servidores na educação básica. Gerson Claro pede asfalto na MS-289 entre Amambai e Juti. Pedrossian Neto eleito presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.

PERALÁ! “O STF não tem competência para julgar pessoas comuns, como tem feito, e nem ex-ocupantes de cargos públicos. O devido processo legal estabelece que pessoas comuns devem ser julgadas na Justiça de primeira instância estou ou federal, até para a garantia de direito a defesa e a recorrer contra erros de processo ou de julgamento em grau de recurso. ” (ex-ministro Marco Aurélio, do STF e TSE)

INTERROGAÇÕES: Qual seria o substituto de Bolsonaro na missão de liderar a oposição? Quais as consequências políticas aqui no Mato Grosso do Sul com esse novo episódio envolvendo Bolsonaro?  Os bolsonaristas raízes se unirão a outros partidos ou vão optar pela caminhada sozinhos?  Bolsonaro preso ou com tornozeleira eletrônica só para tortura-lo?

TEREZA CRISTINA: Tendo sido a ministra mais prestigiada no Governo Bolsonaro e  por consequência a figura que mais vantagem política levou, muitos bolsonaristas estão esperando dela uma declaração marcando posição face aos recentes episódios que estão sangrando o ex-presidente. Mas há quem diga que ‘deste mato não sairá coelho’.

FELIZ DA VIDA:  Se há um partido que não tem nada a reclamar do Governo Estadual, é o PT. Diferente das gestões anteriores, quando ‘batia de frente’, o partido poupou o discurso ideológico, adotou o diálogo e parceria com o Parque dos Poderes. Não por acaso, várias figuras do PT mudaram até o humor e circulam por secretarias e Assembleia Legislativa.

LEITURA:  Com o partido esgotando o estoque das propostas dos últimos anos, os petistas apostam na continuidade desta parceria. Avessos aos desafios da iniciativa privada, onde o lucro é sempre duvidoso, eles vão se acomodando em cargos públicos graças a negociações políticas com os detentores do poder. É o preço. É o jogo.

GOLPE: ‘Meu pirão primeiro’.  Posto isso, os caciques do PT mudam as regras internas permitindo que os atuais dirigentes continuem dando as cartas no poder. Portanto, aquela tese de Lula de oxigenar o PT é lorota. Um exemplo é o Mato Grosso do Sul, onde o PT é dominado pelo deputado Zeca do PT há décadas.

A FATURA:  Entre Riedel e o Capitão Contar, o PT apoiou o primeiro e depois teve a recompensa, já recebida. Nas eleições de 2024 na capital, o PT que inicialmente apoiava Rose Modesto, acabou não comparecendo no 2º turno como vingança pelo fato da candidata não assumir publicamente compromisso com o PT. E deu no que deu.

OPINIÕES: “As pessoas não estão gostando deste presidente que volta ressentido, divisionista, negacionista dos erros, desconectado da realidade, ufanista de si”. (Dora Kramer) “O problema não é de comunicação. É de falta de um rumo de propostas claras e de sintonia com as novas demandas do mundo” (Hubert Alquéres).

KAKAY: “Mas o Lula do 3º mandato, por circunstâncias diversas, políticas e principalmente pessoais, é outro. Não faz política. Está isolado. Capturado. Não tem ao seu lado pessoas com capacidade de falar o que ele teria que ouvir. Não recebe mais os velhos amigos políticos e perdeu o que tinha de melhor: sua inigualável capacidade de seduzir, de ouvir, de olhar acena política. ” (Advogado amigo de Lula)

PILULAS DIGITAIS:

A vida passa assim: na metade já estamos no fim. (Solda)

Melhor se importar com o que dizem sobre você, pode ser verdade. (Dr. Zureta)

No Brasil todos nascem iguais perante a dívida pública. (Millôr)

Pergunta do dia: todo bolsonarista levanta com o pé direito? (dr. Zureta)

Lula entrega o país de mão beijada para a direita. Resta saber qual a direita”. (Eliane Cantanhede)

O preço do ovo disparou. A galinha continua a mesma. ( internet)

Nada é tão admirável na política quanto uma memória curta. (John K. Galbrith)

Lula não sabe governar com pouco dinheiro. (jornalista Elio Gaspari)

Sorte do PT, Com o preço caro ninguém jogará ovos nos governantes. (internet)

 

 

 

O tempo não leva quem não se entrega: Por Wilson Aquino

O tempo não leva quem não se entrega: Por Wilson Aquino

Não é uma regra geral, mas funciona para muitos homens e mulheres: o tempo não leva quem não se entrega, mesmo diante das circunstâncias mais desfavoráveis. Mesmo debilitado fisicamente, enfraquecido moral e espiritualmente, encurralado pelos maiores obstáculos que ameaçam sua integridade, o indivíduo que tem sede de vida e se apega, ainda que ao último fôlego, encontra forças para prolongá-la e, muitas vezes, escapar daquilo que seria um fim inevitável.

Inúmeros relatos de sobreviventes do Holocausto confirmam essa verdade sobre a força da fé e da perseverança. Muitas dessas pessoas mantiveram vivo um propósito, um sonho que as impedia de se render ao desespero. O fotógrafo judeu Henryk Ross, por exemplo, sobreviveu ao gueto de Lódz e ao horror nazista porque estabeleceu para si a missão de registrar e, um dia, divulgar ao mundo as atrocidades cometidas contra seu povo. Outro caso é o de Viktor Frankl, psiquiatra austríaco e sobrevivente de Auschwitz, que escreveu em seu livro Em Busca de Sentido que aqueles que encontravam um propósito – como rever um ente querido ou cumprir uma missão – tinham mais chances de resistir ao sofrimento extremo. Um prisioneiro que lhe confidenciou o desejo de um dia segurar nos braços seu neto foi um exemplo vivo dessa força interior.

A fé inabalável e a vontade de viver nos momentos mais difíceis são princípios que encontramos repetidamente no nosso cotidiano e nas Escrituras Sagradas. O apóstolo Paulo, que enfrentou prisões, naufrágios, perseguições e enfermidades, escreveu: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Essa verdade ecoa na vida daqueles que, mesmo cercados por tribulações, encontram forças para seguir adiante, confiando que Deus os sustenta. Assim como Paulo não se deixou abater pelas dificuldades, muitos sobreviventes da história – e do nosso tempo – encontraram na fé a resistência necessária para vencer desafios considerados impossíveis.

Na atualidade, testemunhamos pessoas valentes que não se entregam às situações mais críticas – sejam elas físicas, mentais ou emocionais. É o caso dos sertanejos Dona Varda e Pedro Martins, ela com quase 100 anos e ele com mais de um século de vida, que enfrentam a dura rotina em regiões distintas do Sertão, roçando a lavoura, carregando água, montando a cavalo e até jogando futebol (vídeo que viralizou na internet esta semana e que me inspirou a escrever o presente artigo).

Outros exemplos são aqueles que resistem ao peso das doenças e, se não encontram a cura, aprendem a conviver com suas limitações sem perder a alegria de viver. Entre essas pessoas está irmã Lúcia, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que nos ensina, todos os dias, o verdadeiro significado da fé, da resiliência e da gratidão. Sua trajetória de vida é uma lição de força para todos nós.

Aos poucos, sua doença lhe tirou os movimentos dos braços, das pernas e do corpo em geral. Seu organismo foi se atrofiando, roubando-lhe até mesmo a capacidade de falar. No entanto, em vez de sucumbir ao sofrimento, ela encontrou na fé um refúgio e, mais do que isso, um propósito. Com a mente lúcida e brilhante, ela se comunica através de um quadro com as letras do alfabeto, utilizando o olhar para formar palavras e frases, com o auxílio de quem aprendeu a decifrar sua mensagem. Dessa forma, escreve as mais belas cartas para seus seis filhos e inúmeros netos, transmitindo amor, esperança e sabedoria.

Felizes e verdadeiramente nobres são também aqueles que, como o irmão Estevão, encontram na fé o alicerce para viver o mais puro e genuíno amor. Convertido à Palavra de Deus, ele abraçou, com devoção e paciência, a missão de cuidar de sua amada esposa, irmã Lúcia, sem jamais murmurar ou esmorecer. Seu exemplo nos ensina que o amor conjugal vai além das palavras – é feito de entrega, renúncia e, acima de tudo, de um compromisso inabalável com o cônjuge.

Apesar das dificuldades físicas, irmã Lúcia mantém viva a alegria de recordar os momentos felizes, principalmente os de seu casamento e do convívio com parentes e amigos. Sua fé inquebrantável a sustenta, e seu exemplo nos mostra que a verdadeira força não está no corpo, mas na alma. Através de sua história, aprendemos que a vida é um presente divino, e que cada dia deve ser vivido com gratidão e propósito.

Outro exemplo marcante de perseverança é o do próprio povo de Israel, que, sob a liderança de Moisés, atravessou o deserto durante quarenta anos rumo à Terra Prometida. Mesmo diante da escassez, do cansaço e das incertezas, a promessa divina os sustentava. Como está escrito: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” (Salmos 27:14). Esse ensinamento nos mostra que aqueles que não se entregam ao desespero e se mantêm firmes na esperança, ainda que enfrentem um caminho árduo, serão fortalecidos e encontrarão um propósito maior na jornada da vida.

Jesus Cristo, o maior exemplo de resistência e amor, também nos ensinou que a vida tem um significado muito além da dor e do sofrimento. Ele nos lembra: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33). Essa promessa nos conforta e nos dá a certeza de que as dificuldades não são o fim, mas uma etapa da caminhada.

Aqueles que, como irmã Lúcia e tantos outros, se recusam a desistir e escolhem encontrar alegria mesmo em meio às limitações são testemunhos vivos de que Deus concede forças àqueles que Nele confiam. A vida, por mais desafiadora que seja, é um presente divino que não deve ser desperdiçado. Cada obstáculo vencido é uma prova de que nossa missão aqui ainda não terminou. Quando a dor vier, quando o caminho parecer sem saída, que possamos lembrar dessas histórias – das Escrituras, da História e das pessoas ao nosso redor – e encontrar forças para seguir em frente. Pois o tempo não leva aqueles que não se entregam. Pelo contrário, ele fortalece os que insistem em viver.

Jornalista e Professor

Causas que podem levar os negócios à falência: Por Leonardo Chucrute

Causas que podem levar os negócios à falência: Por Leonardo Chucrute

Não existe cartilha ou fórmula mágica que ensine como fazer um negócio dar certo. Diversos fatores podem influenciar no sucesso ou no fracasso de uma empresa. Por isso, é muito importante levar em consideração tanto práticas administrativas adequadas quanto habilidades de gestão, pois a inexistência dessas competências provavelmente levará ao insucesso.

Alguns fatores que podem contribuir ou até mesmo forçar uma empresa a fechar as portas são as altas taxas de impostos, tributos e encargos sociais. Além disso, há os desafios de possíveis crises econômicas, falta de bons fornecedores, produtos sem qualidade e a falta de colaboradores empenhados, preparados e que realmente vistam a camisa da empresa.

Um dos erros mais frequentes que percebo é quando se tem um time fraco ou ruim. É essencial que o líder tenha confiança na equipe e a equipe no líder. Essa é uma via de mão dupla.

Causas que podem levar os negócios à falência. (Imagem – Freepik)

Além da confiança, é preciso saber escolher a equipe certa. Avalie as competências e identifique as falhas dentro do seu time. Encontre membros que acreditem em sua missão e complementam seus conhecimentos. Se sua empresa não tiver um bom líder, não tem como ser boa. Portanto, aprenda a liderar a equipe para ter resultados extraordinários.

Outro equívoco é a falta de planejamento. Muitos empreendedores não pensam a longo prazo. Quando você não entende em que situação se encontra, fica mais difícil saber o que tem que mudar para evoluir e alcançar resultados. Planejamento é essencial. Concilie visão de longo prazo com metas concretas. Tenha planejamento de um dia, uma semana e um ano.

É importante também que você e seu sócio tenham os mesmos pensamentos e objetivos em relação à empresa. Caso contrário, não dará certo. Escolha bem com quem vai ter uma parceria. Deve existir sintonia e ambos devem pensar parecido. Caso contrário, as chances de falência podem bater na sua porta.

Esteja atento ao atendimento ao cliente e feedback. Se os clientes não tiverem as dúvidas resolvidas, se tiverem respostas dadas de qualquer maneira ou se forem mal atendidos irão falar mal do seu negócio e vão procurar a concorrência. Procure sempre ajudar a resolver o problema do cliente.

Outro equívoco é não ter controle financeiro. Não existe empresa que resista a uma gestão ineficiente. É imprescindível colocar todos os gastos e compras em planilhas. Saiba a respeito de movimentações diárias, como valor a pagar e a receber, preços cobrados por fornecedores, estoque, diferenças entre valores fixos e variáveis. Fique atento à saúde financeira do seu negócio.

Busque conhecimentos sobre gestão de negócios, converse com outros empreendedores e busque soluções criativas para os desafios que possam surgir. Lembre-se: quando algo dá errado, você nunca começa do zero. Nesse momento você adquiriu experiências que te ajudarão a tomar melhores decisões no futuro. Tudo é aprendizado. Cuide do seu negócio, dedique-se, cerque-se de pessoas competentes e comprometidas e tudo dará certo.

(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

Foto  de capa: Leonardo Chucrute – ZeroHum – (Foto – Tiberius Drumond)

Leia Coluna politica Amplavisão: Excesso de partidos e candidatos causam amnésia do eleitor

Leia Coluna politica Amplavisão: Excesso de partidos e candidatos causam amnésia do eleitor

‘AMNÉSIA ELEITORAL’: O leitor se lembra em quem votou para deputado federal em 2022? A pergunta vale também para o Senado e deputado estadual. Essa faceta eleitoral, é fruto da fragmentação partidária que dificulta a memorização de tantos nomes concorrentes. Muitos partidos e candidatos embaralham a cabeça do eleitor.

FATORES: Um deles é o sistema presidencialista, que pela tradição, atrai a atenção do eleitor e minimiza o protagonismo do legislativo e de seus concorrentes. Não por acaso,  a escolha para vereança, deputados e senadores acaba efetivada na última hora. Na cabeça do eleitor, o poder legislativo seria mero coadjuvante do poder, dispensável até.

E MAIS… Sejamos sinceros: Há uma descrença enorme das pessoas que não se sentem representadas, votam sem qualquer sentimento de cumplicidade.  Aliás, essa tradição de cobrar pouco, (ou quase nada) é danosa e acaba produzindo escolhas por mera indicação religiosa, familiar e aleatória por outros intere$$e$ infelizmente.

CORAJOSOS: Além de bonzinho, o eleitor esquece rápido. Esquece tragédias e escândalos onde os protagonistas foram políticos conhecidos e que ‘corajosamente’  tentarão voltar  em 2026. Além dos ‘memoráveis’ casos nacionais de arrepiar, aqui no território guaicuru temos exemplos que também nos envergonham. E eles voltarão?

DOURADOS:  O grupo apoiador do prefeito Marçal Filho fortalecido; a vice prefeita Gianni Nogueira ganha musculatura como postulante ao Senado. O deputado Geraldo Resende mira inclusive o Senado e em eleger a filha deputada estadual; o ex-prefeito Alan Guedes, tentará a Assembleia Legislativa; prefeito Marçal ao seu estilo vai agradando, não atravessa o sinal.

  1. MOCHI: É o deputado mais cobrado pelo atraso da duplicação da BR-163, pois sua base eleitoral é a região norte. O relatório impressiona pelos números tão pouco divulgados e que mostram como no Brasil o insensível poder público não respeita o dinheiro do contribuinte. O pior: o sistema não viabiliza medidas judiciais contra.

CONFIRA:  A concessionária CCR deveria duplicar o trecho de 845,40 Kms em 5 anos mas fez só 150 kms (18%). O dinheiro que ela gastou veio de empréstimos do BNDES e Caixa E. Federal, totalizando a quantia de R$3.996.094 bilhões.  Quanto ao dinheiro investido nas obras até 2023 foi de apenas R$.1.848.115 bilhões. Lucro  fantástico.

A FATURA:  Além desta vantagem citada acima, a concessionária, lucrou com a arrecadação dos pedágios, apesar da alegação pífia de que o movimento fora aquém das projeções. Ora, de 2014 a 2023 ela faturou R$3.656.854 bilhões. São 21 municípios afetados pelo quadro desastroso, com prejuízos materiais e perdas de vidas humanas.

COMPARAÇÃO:  Inevitável. O contribuinte ou usuário do nosso Estado olha para o vizinho Mato Grosso e depara com os seus 345 kms da rodovia totalmente duplicados e com as obras de arte previstas no projeto. Daí vem o questionamento ou desabafo: seria falta de prestígio político do Mato Grosso do Sul em Brasília? De leve…

BOMBOU:  Em dois dias foram mais de 250 mil acessos nas redes sociais do vídeo exibido pelo deputado João Catan (PL)  na Assembleia Legislativa. Ele mostra um professor vestido de mulher explicando às crianças aspectos da trajetória de um ‘trans’. O caso teve repercussão nacional e Catan foi contestado pelos deputados petistas Pedro Kemp e Gleice Jane que alegaram homofobia e preconceito.

RODOLFO NOGUEIRA:  “.( )…Como o próprio José Múcio, ministro da Defesa de Lula, e o Hugo Motta, presidente da Câmara,  há penas desproporcionais aplicadas a pessoas que não quebraram nada. Essa história de golpe não cola mais. O Brasil está vendo que o 8 de janeiro está muito longe de ser golpe de Estado, conforme muitos tentaram colocar na cabeça da população. O que nós queremos é justiça.

CONCORRÊNCIA:  Além dos 8 titulares, há outros pretendentes à Câmara em 2026. Casos do vice-governador José C. Barbosa, deputada Lia Nogueira, deputada Mara Caseiro, ex-deputada Rose Modesto, ex-deputado Edson Giroto, deputado Jamilson Name, Secretário Jaime Verruck. Claro que tudo dependerá de vários fatores.

NA ASSEMBLEIA:  Deputado Roberto Hashioka: Apresentou levou demandas rodoviárias ao Secretário da Infra-estrutura; Autor de PL incluindo pneus na política estadual de reciclagem: pede incentivos fiscais para os carros elétricos. Pedrossian Neto, Marcio Fernandes e Paulo Duarte na Comissão de Reforma do Regimento. Neno Razuk: Tem PL de prevenção infantil dos doentes renais e PL de cuida da defesa dos autistas e neuroatipicos.  Antonio Vaz: tem proposta consistentes reforçando a proteção às crianças e adolescentes.

A CONFERIR: O conselheiro Jerson Domingos é nome forte para deputado estadual e coloca pressão no sobrinho deputado Jamilson para disputar a Câmara. Já a ministra Simone Tebet usufrui do privilégio na questão domiciliar. Pode disputar um cargo eletivo também por outro Estado. Há uma tênue chance de disputar a segunda vaga do Senado no MS.

WHY NOT?  No saguão da Assembleia o destino da ex-deputada Rose Modesto esteve no ‘menu’. Com cacife superior a 200 mil votos, ela é bem vista no Parque dos Poderes para ser a vice de Eduardo Riedel com o aval do ex-governador Reinaldo, com quem mantem boas relações. Nome leve, sem arestas e que agrega prestígio.

“ESPINHEIRA”:  “Êta, espinheira danada/que o pobre atravessa pra sobreviver/Vive com a carga nas costas/E as dores que sente, não pode dizer/Sonha com as belas promessas/De gente importante que tem ao redor/Quando entrar o fulano/Sair o ciclano, será bem melhor/Mas entra ano e sai ano/E o tal de fulano ainda é pior/Esse é meu cotidiano/Mas eu não me dano, pois Deus é maior..( )”.

LEGISLADORES:   Deputado Gerson Claro: Com o prefeito Rodrigo Basso visitou  secretarias tratando de interesses de Sidrolândia; requer pavimentação na BR-158 entre a Alcoovale e a BR-158 em Aparecida do Taboado. Rinaldo Modesto: destacou as pautas relevantes no início dos trabalhos da Assembleia Legislativa. Pedro Caravina: esteve com o Secretario Verruck tratando de questões do Vale da Celulose; Pediu reforço policial para Anaurilândia. Mara Caseiro: Requer academia ao ar livre para Iguatemi e nomeação de Delegada de Polícia para Costa Rica.

‘TUDO BEM’:  Nem sombra daquele PT de outros tempos que tinha na transparência e na ética seu binômio de sustentação política e moral. Aliás chegou ao poder com essa conversa fiada.  Essa divulgação recente mostrando a quantas anda o comportamento do Governo como um todo, é uma ducha fria naqueles discursos marrentos do presidente Lula. Como se diz: ‘nós também mudamos’.

PILULAS DOURADAS:

Vamos lá, decide qual você prefere: o capitalismo selvagem ou o socialismo hipócrita? (Millôer)

O pior vazio é o da carteira (internet)

Aécio Neves ( ‘aquele’) convence? (internet)

Os ‘USA’ só salvam o mundo nos filmes. Na vida real é preciso salvar o mundo dos Estados Unidos. (internet)

As únicas pessoas que pensam mais em dinheiro do que os ricos, são os pobres. (Oscar Wilde)

Como um país desorganizado, consegue ter um crime tão organizado? (internet)

Será que já existe cirurgia para diminuir a preocupação com o futuro? ( internet)

Por que Deus não fala comigo? Se Ele pelo menos tossisse! (Woody Allen)

Se o papel higiênico estiver caro, não compre! (internet)

O dinheiro compra bajuladores, mas não amigos. (Augusto Cury)

Quantos palestinos o Trump estaria disposto a abrigar no seu país? (internet)

Qual o destino do PSDB no Mato Grosso do Sul?