mar 14, 2025 | Colunistas
‘A PRETENDIDA’: Não faltam previsões sobre a guerra pela chamada segunda vaga ao Senado. Após a batalha partidária, dos bastidores, virá a campanha a céu aberto. Alguns nomes hiperinflados, cada qual com seu projeto. Mas o que pesará de fato? O prestigio pessoal, apoio de vereadores, prefeitos, deputados, Governo ou do Planalto?
A GUERRA: Observadores se antecipam ao resultado para a Câmara, com base nas últimas eleições onde o PSDB elegeu Beto Pereira, Geraldo Rezende e Dagoberto Nogueira totalizando 242.608 votos – enquanto o PL somou 144.884 votos com Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira. Calcula-se que o quociente deva se repetir.
CAUTELA: Apesar de não beber ‘RedBull’, o pessoal dando asas à imaginação. Fala-se que o vereador Marquinhos Trad (PDT) teria projeto arrojado de disputar o Governo. Puro delírio. Consciente de sua atual estatura política, se limitará a disputa de deputado estadual. A dúvida: seria um ‘voo solo’, sem vinculações com a ‘irmandadeTrad’?
CAFÉ AMIGO: Positivo o papo com o vice-governador José C. Barbosa que mescla competência com discrição e mantendo cumplicidade com o Governo. Aliás, essa tem sido a marca ao longo de sua vida pública. Ativo, não abre mão de seus projetos pessoais, entre eles de ocupar uma cadeira na Câmara Federal. Vai longe.
A SENHA: “Quem são meus amigos? São vocês. Nunca esqueço quem são. Sei quem é amigo de verdade e quem é amigo ocasional só porque sou presidente”. A frase de Lula em ato do MST mostra a guinada à esquerda, iniciada com a nomeação de Gleisi Hoffmann e a possível ida de Guilherme Boulos ao Governo. Ao ‘Centrão’, apenas as migalhas.
SUSPENSE: Bolsonaro será preso? Quando? O fenômeno da vitimização política seria inevitável no caso. Daí se pergunta: esse sentimento de lealdade e revanche de seus seguidores seria transferido ao seu sucessor (candidato) em que percentual? Mas há quem aposte na possibilidade do STF em mantê-lo em liberdade e inelegível.
DA ASSEMBLEIA: Deputadas Gleice Jane, Lia Nogueira e Mara Caseiro foram as elogiadas pela iniciativa e organização das homenagens às Mulheres Atípicas. Deputado Paulo Duarte pediu em nome da Associação dos Moradores mudança do itinerário de ônibus no Jardim Noroeste. Deputado Rinaldo propõe maior rigor nas penas de autores de feminicídio, inclusive multa de até R$500 mil. Deputado Jr. Mochi eleito corregedor da Assembleia Legislativa. Deputado Lídio é o novo coordenador da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente. Deputado Zé Teixeira: reivindicando ações do Governo para Caracol e Fatima do Sul. Deputado Marcio Fernandes sugere mudanças na lei regulando a pesca, transporte e comercialização do Dourado. Deputado Caravina requer o retorno temporário de policiais civis para reforçar a segurança, defasada pelas aposentadorias e óbitos. Deputado Gerson Claro, participação decisiva no evento homenageando as ‘Mães Atípicas’. Deputado Antonio Vaz requer reabertura do Posto Policial do distrito de Quebracho. Deputado Lucas de Lima apresentou diversas reivindicações de moradores de regiões diferentes da capital à prefeita Adriane Lopes.
OBSERVAÇÕES: As propagandas das Casas Bahia sumiram da TV. Porque? Ora! Pelo custo baixo migraram para a internet. Já os telejornais aumentaram o espaço para a malvadeza (noticiário policial) para segurar a audiência que resta. O brasileiro cansou das mesmices da ‘telinha’ e optou pelo celular, o astro da vez das comunicações.
ANTENADO: Temos 3 federações integradas por 7 partidos com validade até 2026. São elas: ‘Fé Brasil com PT, PCdoB e Partido Verde. Resta ainda a Federação PSDB-Cidadania e ainda a Federação PSOL-Rede oficializando a união do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com a Rede Sustentabilidade (Rede).
EXPLICANDO: As federações partidárias têm o caráter permanente, podem apresentar concorrentes a todos os cargos, tanto nas eleições majoritárias quanto nas proporcionais. Já as coligações, valem apenas para uma eleição, podendo ser desfeita em seguida. Observação: elas valem só para as chamadas eleições majoritárias.
CASTIGOS: Para moralizar as regras ficou estabelecido que o partido que se desligar antes do prazo mínimo de 4 anos de uma federação, não poderá ingressar em outra. Também não poderá celebrar coligação nos 2 pleitos seguintes, além de não ter acesso ao Fundo Partidário durante o tempo que faltar para completar o período que deveria integrar a federação.
RECONHECIMENTO: A ideia foi do deputado Hashioka que a repassou à senadora Tereza Cristina que conseguiu aprovar o PL alterando o art. 225 da Carta Magna – ao incluir expressamente o Pantanal Sul-Mato-Grossense entre os espaços cujo uso exige a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Hoje a Constituição cita apenas ‘Pantanal Mato-Grossense’, excluindo a porção localizada no MS – 65% do bioma.
FANATISMO: “…Depois que os petistas dividiram o Brasil entre “nós e eles”, a nação separou-se em 2 partidos. Os que criticam o governo e os outros. Estes não consideram ao jeito petista de governar como discordância com o meio, mas como uma torcida cega contra o país. Quando na verdade, discutir outras maneiras de governar, sim é amar o Brasil…” (Jorge W. Simeira Jacob)
POLÊMICA: A Câmara Municipal de Curitiba negou-se a conceder voto de louvor a um ator local porque ele alegara que o fascismo é a “cara da classe média curitibana”. Levaram em conta a opinião dele, ignorando o valor de seu trabalho. Alguém lembrou que se os vereadores escutassem o que a população fala deles, mudariam de opinião, de postura.
‘SURDOS’: Esse recado através desta opinião anônima, mas legítima, vale para tantas outras Câmaras. Aproveitando-se do velho sistema corporativista, elas se proclamam intocáveis e se distanciam dos anseios da população. Não se discute aqui o custo mensal do vereador e de cada Câmara. Isso, seria tema para um filme de horrores.
‘PROGRESSO’: Mais de 300 nascentes de água na Costa Leste desapareceram e uma grande lagoa em Selvíria secou. Estudos mostram que o eucalipto prejudica a biodiversidade, reduz o nível freático em meio metro por ano, consumindo 230 litros de água por metro quadrado plantado a mais que o cerrado. A Assembleia Legislativa começou a debater a questão. Promete.
NA INTERNET: Os Correios dos EUA criaram um selo com a foto de Trump. Mas o novo selo não estava colando nos envelopes. O fato enfureceu Trump que exigiu uma investigação. Após dias de testes, 2 milhões de dólares gastos pelo Congresso, eis que a comissão apresentou suas conclusões: O selo perfeito e nada de errado com o adesivo. As pessoas estão cuspindo no lado errado.
PONTO FINAL:
“ Nossa época é maravilhosa, podemos dizer tudo. É exatamente por isso que não devemos dizer tudo”. (Raymundo Aron – Pensador)
mar 10, 2025 | Colunistas
No fim de semana, o mundo celebrou o Dia Internacional da Mulher, uma data que deveria ser de reconhecimento e respeito, mas que, infelizmente, continua sendo marcada por números alarmantes de violência e desigualdade. Em 2025, também se comemora o 30º Aniversário da Declaração e Plataforma de Pequim, um marco histórico assinado por 189 governos para promover os direitos das mulheres. No entanto, apesar de três décadas de esforços e compromissos globais, a realidade ainda é cruel: a violência contra a mulher persiste de maneira alarmante, especialmente no Brasil e em Mato Grosso do Sul, onde os índices de feminicídio e agressões seguem em crescimento.
A violência contra a mulher permanece uma chaga aberta na sociedade. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 revelam que, em 2023, 1.238.208 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência no país, incluindo homicídios, feminicídios, agressões domésticas, ameaças, perseguições, violência psicológica e estupros. Além disso, a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 apontou que aproximadamente 885 mil mulheres sofreram violência sexual naquele ano.
Esses números alarmantes são reflexo de uma cultura enraizada de machismo e desigualdade de gênero, que perpetua a ideia de superioridade masculina e subjugação feminina. É imperativo que a sociedade brasileira, em todas as suas esferas, assuma a responsabilidade de desconstruir essa mentalidade insana que ainda prevalece entre muitos homens. A mulher deve ser respeitada em todas as dimensões: física, moral, intelectual e espiritual. Não há mais espaço, em pleno século XXI, para tolerar comportamentos brutais e irracionais contra as mulheres.
A educação é uma ferramenta poderosa na transformação dessa realidade. Desde a infância, é essencial ensinar meninos e meninas sobre igualdade de gênero, respeito mútuo e direitos humanos. No ambiente doméstico, os pais devem ser exemplos de respeito e equidade, promovendo um ambiente onde não haja espaço para a violência ou discriminação. Nas escolas, programas educativos devem abordar questões de gênero, desconstruindo estereótipos e promovendo a valorização da mulher.
A legislação brasileira avançou com a criação de leis específicas para proteger as mulheres, como a Lei Maria da Penha, que completou 18 anos em 2024. Essa lei é considerada uma das mais avançadas no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, servindo de referência para outros países. No entanto, sua efetividade depende da aplicação rigorosa e de uma rede de apoio eficiente para as vítimas.
Além das medidas legais e educativas, é fundamental que os homens reflitam sobre suas atitudes e comportamentos. Pequenos gestos de carinho e valorização podem fortalecer os relacionamentos e prevenir conflitos. Escrever uma carta, poemas e bilhetes de amor, oferecer uma flor sem motivo específico ou expressar palavras de afeto são atitudes que contribuem para um ambiente harmonioso e respeitoso.
A Bíblia, fonte de sabedoria e orientação, reforça o valor e o respeito que se deve ter para com as mulheres. Em Provérbios 31:10, lemos: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis.” Essa passagem destaca a importância e o valor inestimável da mulher virtuosa. Em Gálatas 3:28, é afirmado: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.” Esse versículo enfatiza a igualdade de todos perante Deus, independentemente de gênero. Além disso, em Efésios 5:25, há uma orientação direta aos maridos: “Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” Aqui, o amor sacrificial e profundo que os homens devem ter por suas esposas é claramente delineado.
Líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também têm enfatizado o valor das mulheres e o respeito que lhes são devidos. O presidente Russell M. Nelson declarou: “A mulher é a criação mais sublime de Deus. Seu papel é de uma importância inigualável na sociedade e no Plano Divino.” A irmã Jean B. Bingham, ex-presidente geral da Sociedade de Socorro, afirmou: “Quando reconhecemos o verdadeiro valor das mulheres, somos inspirados a tratá-las com mais respeito, dignidade e amor, fortalecendo nossa própria humanidade no processo.”
O Presidente Gordon B. Hinckley, ex-líder da Igreja, destacou: “Nenhum homem pode alcançar a plenitude de seu potencial sem a influência de uma mulher virtuosa ao seu lado. O respeito e a honra às mulheres devem ser inegociáveis em nossa sociedade.”
Essas palavras reforçam que o respeito à mulher não é apenas uma questão social, mas também espiritual. Deus valoriza cada mulher como uma filha divina, dotada de dons e potencial para transformar o mundo. Como sociedade, precisamos seguir esse mesmo princípio, reconhecendo que não há progresso verdadeiro sem o reconhecimento pleno da importância e do direito das mulheres de viverem com respeito e dignidade.
É urgente que a sociedade brasileira desperte para a gravidade da violência contra a mulher e se mobilize para erradicar esse mal. Cada um de nós tem um papel a desempenhar na construção de uma cultura de paz, respeito e igualdade. Não podemos mais tolerar que mulheres sejam vítimas de agressões, abusos ou discriminações. A mudança começa com a conscientização e se concretiza com ações efetivas em prol de uma sociedade mais justa e humana.
Que o Dia Internacional da Mulher seja mais do que uma data comemorativa; seja um marco de reflexão e compromisso com a transformação social que tanto almejamos.
*Jornalista e Professor
mar 7, 2025 | Colunistas
‘O PARAÍSO’: Após o Bolsa Família com 21 milhões de beneficiários, o Auxílio Gás, Farmácia Popular, generalizar o crédito consignado com o FGTS, chegou o Pé-de-Meia. Bondades às custas da carga tributária de 33% do PIB, graças a política paternalista sem porta de saída. Os beneficiados tendem a ficar por toda vida debaixo deste ‘guarda-chuva’.
MÚSICA & IRONIA: “Não foi por falta de aviso/ já estão sentindo na pele/ Estão arrependidos porque fizeram o L/ Agora é tarde demais/ É apenas o começo/ Não adianta chorar/ Vai ter que pagar o preço/ Com o pai da pobreza/ Isso ficou bem claro/Que o alimento da mesa está cada vez mais caro/ O presidente do amor, deu calote no povo/ Quem esperava a picanha/ Não tá comendo nem ovo. ”
CAMISA 9: A tática do governador Tarcísio de Freitas lembra o centroavante raiz, que joga parado lá na frente à espera da bola da vez. Sua tática de negação é auxiliada por vários fatores: seu desempenho nas pesquisas, apoio de entidades poderosas, a fraca pontuação dos nomes do centro-direita e a reprovação do Governo Lula. Na hora agá marcará?
À ESPERA: Ainda é impossível dizer como ficará a configuração do tabuleiro político no Mato Grosso do Sul. Os dirigentes de todas as siglas estão à espera das decisões do comando de Brasília, da definição das coligações e outros fatos que não acontecem da noite para o dia. Também passa pela economia, avaliação do Governo e postura da oposição
MOTIVADOS: Os últimos acontecimentos mostram que os políticos locais do PL, de olho em 2026 não querem perder espaço. Além das manifestações em entrevistas, da postura legislativa, já se preparam para atos ‘pró-Bolsonaro’ programados para o Rio de Janeiro (16 de março) e em São Paulo (7 de abril). Pessoal promete chegar junto.
OPINIÃO: O custo das eleições de 2026 para a Câmara Federal deverá ser estratosférico. Observadores tem como argumento as altas cifras das emendas que passam pelos cacifados parlamentares, que devem fazer a diferença na montagem das estruturas de campanha. Já se pode dizer que serão vitórias ‘por una cabeza’.
ATENÇÃO: O eleitor ainda não atentou sobre as consequências da ‘federação partidária’. Ela permite que as siglas atuem de forma unificada, por um período mínimo de 4 anos, como um teste para a fusão ou incorporação. Com isso compartilham o fundo partidário, tempo na TV e rádio, além das prerrogativas parlamentares.
BENEFÍCIOS: Válida para as eleições majoritárias e proporcionais, ela acaba com a pratica de votar num candidato e eleger outro de sigla e ideologia diferente. Garante o pluralismo sem extinguir partidos – e mais: as siglas nanicas poderão sobreviver livres das cláusulas de barreiras. Detalhe: se o partido deixar a federação perderá o ‘fundo partidário’.
ALERTA: De olho na grana do ‘Fundão’ os partidos estudam saída para driblar a tal clausula de barreira e eleger maior número de deputados federais. As regras da clausula exigem para 2026 nada menos que 2,5% dos votos válidos e a eleição de 13 deputados federais no mínimo. Para 2030 o índice mínimo sobe para 3,00% dos votos e a eleição de 15 federais.
COMPLICADO: Em 2022 só 12 das 28 siglas e federações conseguiram atender essas exigências. E tem mais: os votos deverão estar distribuídos em pelo menos 1/3 dos estados, com mínimo de 1,5% em cada um desses, ou a sigla deverá eleger ao menos 13 deputados federais em 9 estados (1/3), levando-se em conta os 26 estados e o DF.
AVISANDO: O desafio para o partido (ou federação) montar chapas para as eleições às Assembleias e Câmara: No caso de MS, com 24 vagas, serão obrigatórias 25 candidatos, dos quais um terço só de mulheres. Para a Câmara (8 cadeiras) deverão ser 9 candidatos, com reserva de um terço das vagas exclusivamente para as mulheres.
A VAGA: Nos bastidores do PP já existe um movimento reivindicatório para substituir Luiz Ovando na Câmara Federal. Aos 75 anos, ele não estaria disposto a enfrentar mais uma maratona eleitoral e as incansáveis viagens Campo Grande/Brasília. Comenta-se que a vice-prefeita Camila Nascimento seria uma pretendente a vaga. Eu disse seria.
MÁSCARA: Para o cientista político Sidney Jard, embora o país seja um país formalmente presidencialista, na prática, caminha para o semipresidencialista, no qual em última instância é o Congresso que define quem governa, como governa e até quando governa. Exemplos ocorridos nos Governo Collor (direita) e Dilma (esquerda)
VANTAGEM: Apesar de aprovado pela Câmara lá em 2023, o aumento salarial da prefeita Adriane Lopes (PP) não vingou na justiça. O TJ-MS entendeu ser ilegal pelo fato dos gastos prefeiturais com o pessoal ter chegado a 52,19% da receita, enquanto o limite fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 51,3%. Politicamente foi uma vitória da prefeita.
NOS BASTIDORES: Questiona-se como será o fatiamento do poder no PL com a chegada de Reinaldo Azambuja. Qual será o papel da senadora Tereza Cristina, da prefeita Adriane. Haverá talheres para todos na mesa do poder? Fala-se inclusive que o ex-governador Reinaldo poderia rever seus planos partidários. Tudo pode acontecer.
REFLEXOS: Positivos ou negativos atingem os personagens do cenário. Até que ponto a sucessão presidencial influenciará aqui? Como estará a avaliação da prefeita Adriane daqui um ano? Poderemos ter operações do Gaeco implicando políticos? Tudo isso é preciso levar em conta dentro deste funil que antecede as eleições de 2026.
FADIGA: Ela chega pedindo mudanças. Foi assim que Luiza Erundina derrotou Paulo Maluf em São Paulo; Ângelo Guerreiro venceu o grupo do ex-senador Ramez em Três Lagoas; Junior Mochi ganhou de Leite Schimdt em Coxim, Bernal derrotou o grupo de Puccinelli, Ari Artuzzi venceu Murilo Zauith em Dourados. É bom se prevenir contra ela.
LEGADO: Ex-senador Pedro Chaves demonstra mais uma vez cumplicidade com a cultura. Com 8 mil metros quadrados de construção, de uma arquitetura de encher os olhos, inaugura neste final de mês a Faculdade Insted (Graduação/Pós-Graduação) que funcionará em 3 horários. Gente do porte de Chaves nos enche de orgulho.
CORINGA: Fiel escudeiro do ex-governador Reinando e elemento de proa do PSDB, Sérgio de Paula ficou pouco tempo no sereno. Após passagem pela chefia do Escritório de Representação do Estado em Brasília, é prestigiado com o cargo de assessor especial da presidência da Sanesul. Mas seu projeto é voar em direção ao Tribunal de Contas. Isso se chama política.
‘MEU PAÍS’: “Se nesta terra tudo o que se planta dá/Que é que há, meu pais? / Que é que há? /Tem alguém colhendo o fruto/ Sem saber o que é plantar/ Tá faltando consciência, tá sobrando paciência/Tá faltando alguém gritar/ Feito um trem desgovernado, quem trabalha tá ferrado/ Nas mãos de quem só engana/ Feito um mal que não tem cura/estão levando à loucura o país que a gente ama.” (Zezé di Camargo e Luciano)
PILULAS DIGITAIS:
Não ganhou a mãe, não ganhou a filha, ganhou a ‘Nora’.
Eu já perdi contato com algumas pessoas que eu costumava ser. (Joan Didion)
Cultura não deve ter lado. (Carlos Portinho – líder do PL no Senado)
Quem sabe pouco tem alegria mais simples. ( Luiz Felipe Pondé)
Uns, foro privilegiado. Outros, foro enganado. (internet)
O Brasil não perde uma oportunidade de perder oportunidade. (Roberto Campos)
O cara de extrema-esquerda já está um pouco na direita. (A recíproca não é verdadeira.) (Millôr)
O cara de extrema-esquerda já está um pouco na direita. (A reciproca não é verdadeira) (Millôr)
mar 7, 2025 | Colunistas
E cediço que desde o período dos nômades, a melodia faz parte da jornada de desenvolvimento humano, sendo responsável por estimular a sensação, cognição, movimentação e emoção e estando conectada com a área emotiva do indivíduo. Creio que toda melodia é uma espécie de texto que mimetiza as curvas que a voz humana produz durante a fala e essa musicalidade está na origem da frase melódica. Portanto, como compositor, a forma que retrato determinadas experiências humanas — interjeições que expressam alegria ou dor, gritos diante do perigo, emissões sonoras agudas e lentas que lembram a vivência introspectiva de uma falta — tudo isso é expressado na composição.
Ademais como conhecedor da fisiologia humana, entendo que a música ativa várias áreas do cérebro, como os lobos frontal, parietal, occipital e temporal e, também, múltiplos córtices como o auditivo, o visual e o motor. Por exemplo, o cerebelo está envolvido no ritmo e tempo da música; a amígdala, o córtex orbitofrontal e o cingulado anterior no emocional; o hipocampo ajuda na memória; e a música também ativa os circuitos de recompensa e emocional.” Ele completa que todos esses campos funcionam integrados, assim como uma orquestra sinfônica.
Além disso, o cérebro controla os estados mentais e fisiológicos, portanto, nossos sistemas nervosos são conectados em duas direções: processos fisiológicos, ligados a respostas emocionais e cognitivas; e os psicológicos, relacionados a mudanças no cérebro e no corpo.
Por fim como jornalista quando encontro uma pessoa diferenciada, logo reconheço, pois passamos a olhar com o mesmo objetivo. É o caso do cantor Negrolô. Em uma conversa ele me dizia que identifica a musica como a linguagem da alma a melodia o ritmo esse conjunto ao todo formando uma frequência que comunica com a alma. E or falar em Negrolô, nasceu em Porto Murtinho, em 1992, e descobriu a música por meio de um projeto social. Seu primeiro instrumento foi o violão, dando início a uma jornada musical diversificada. Ao longo dos anos, participou de grupos de pagode, duplas sertanejas e bandas, consolidando-se como multi-instrumentista, cantor e compositor. Atualmente, desenvolve sua carreira solo e investe na criação e produção de músicas autorais.
Com o projeto Verão 2025, busca expandir seu público e atrair investidores, lançando cinco faixas independentes. Além disso, organiza eventos culturais como Folia Kids, Tardezinha da Fronteira e Agita Verão, promovendo a arte e o entretenimento em sua cidade natal. A partir de então não param de aparecer convites para eventos e shows e assim Negrolô vai alegrando os caminhos que passa, angariando adeptos da boa musica. E eis que quem aprecia a boa musica decifra o código da resiliência e conhece a si mesmo. Ao se sentirem desta forma, andam cantarolando pela vida, surfam na poesia e fazem da sua existência um espetáculo inigualável.
mar 4, 2025 | Colunistas
No país do Carnaval, cuja fama sensual há décadas transcendeu fronteiras, atraindo turistas de todo o mundo, preocupa o número crescente de jovens mergulhados na bebida, no sexo desregrado e nas drogas. Muitas famílias lutam, sem sucesso, para conter filhos e filhas, mesmo adolescentes, que desafiam os pais para participar de noitadas intermináveis. Esse cenário tem levado a uma geração sem propósito, desconectada dos valores familiares e espirituais.
Não por acaso, os maiores índices de natalidade no Brasil ocorrem nove meses após o Carnaval. Também é preocupante o aumento de casos de aborto e suas consequências físicas e psicológicas. O que se vê são jovens perdidos, desviados do caminho que os levaria a uma vida digna e honrada. Muitos deles fazem parte da chamada geração “nem-nem”, que não trabalha nem estuda. Segundo o IBGE, mais de 4,3 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos encontram-se nessa condição, um reflexo da falta de perspectivas e do despreparo para o futuro.
Obviamente, há exceções. Há aqueles que participam dos festejos de Carnaval sem se entregarem aos excessos, mas estão em um ambiente repleto de armadilhas. O maior problema está na maioria que age como se não houvesse amanhã, sem medir as consequências de seus atos. Infelizmente, o poder público limita-se a campanhas superficiais que apenas incentivam o uso de preservativos para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, sem abordar a raiz do problema: a falta de orientação moral e espiritual.
Felizmente, existem famílias que conseguem guiar seus filhos para longe dessas tentações, incentivando-os a participarem de atividades edificantes. Muitos jovens, ao invés de se perderem nos blocos de rua e nos excessos carnavalescos, escolhem simplesmente ficar em casa ou participar de eventos mais seguros e saudáveis, como acampamentos religiosos, durante o Carnaval. Nesses eventos, eles praticam esportes, fortalecem os laços familiares e sociais, respeitam o próximo e, sobretudo, recebem ensinamentos preciosos sobre a Palavra de Deus.
A igreja desempenha um papel crucial na formação moral e espiritual da juventude. Como ensina Provérbios 22:6: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” É no alicerce cristão que a pessoa cresce e se fortalece como cidadão exemplar, capaz de diferenciar, com felicidade e segurança, o certo do errado. Daí a importância de se trabalhar essa aproximação.
Membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias enfatizam a importância de uma juventude focada em princípios elevados. Segundo o Élder Dieter F. Uchtdorf, “o verdadeiro propósito da vida não é se entregar a prazeres momentâneos, mas sim crescer espiritualmente e se preparar para um futuro de felicidade eterna.” Jovens que seguem esses princípios sabem que devem “evitar a aparência do mal” (1 Tessalonicenses 5:22) e buscar o que é virtuoso, amável e digno de louvor.
Certamente, a presença de um jovem em meio ao Carnaval desregrado, rodeado por drogas, álcool e influências negativas, é uma situação de risco extremo que as famílias devem evitar a todo custo. Como alertou o apóstolo Paulo: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).
A juventude precisa de diretrizes claras e exemplos sólidos dentro de casa e na comunidade. Cabe aos pais e líderes religiosos reforçarem esses ensinamentos, mostrando que há um caminho seguro, longe da destruição moral e espiritual. A verdadeira liberdade não está em fazer o que se quer, mas em escolher o que é certo. Afinal, como disse Jesus Cristo: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).
Não podemos ignorar essa crise silenciosa que destrói o futuro de tantos jovens e dilacera o coração de tantas famílias. O que parece ser apenas uma diversão momentânea pode ter consequências irreversíveis, afastando esses jovens do caminho do bem e das oportunidades de uma vida digna. Os efeitos dessa degradação ultrapassam a esfera individual, afetando a sociedade como um todo, tornando-a mais violenta, menos empática e mais distante dos princípios que sustentam uma convivência harmoniosa.
No entanto, há esperança. A solução não está apenas no combate às drogas ou no endurecimento das leis, mas na reconstrução de valores dentro do lar e no fortalecimento da fé. A juventude precisa ser resgatada pelo amor, pela educação e pelo compromisso com princípios eternos. É preciso oferecer caminhos alternativos, espaços de crescimento e aprendizado, onde esses jovens possam sentir o verdadeiro sentido da vida. Como Cristo ensinou, Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). Seguir Seus ensinamentos é a única forma de iluminar o caminho daqueles que, hoje, vivem na escuridão da perdição, transviados.
*Jornalista e Professor
mar 3, 2025 | Colunistas
Não me bastam os cinco sentidos para viver com totalidade o mistério profundo das mulheres. Ser mulher traduz o indecifrável. A mulher tem o Dom Divino de estender a mão a quem não pediu e doar aquilo que nem foi solicitado. Não poderia ser diferente e por isso estabeleceu-se um dia especial para homenageá-las. Em 8 de março de 1857, tecelãs de Nova York realizaram uma marcha por melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária e igualdade de direitos. Na época, a jornada de trabalho feminino chegava a 16 horas diárias, com salários até 60% menores que os dos homens. Além disso, muitas sofriam agressões físicas e sexuais. Uma das versões do desfecho da marcha é a de que as manifestantes teriam sido trancadas na fábrica pelos patrões, que atearam fogo no local, matando cerca de 130 mulheres.

Grazi Schultz com Deputado Junior Mochi
A versão do incêndio é, provavelmente, uma confusão com a tragédia da fábrica Triangle Shirtwaist Company, em 25 de março de 1911. O fogo matou mais de 150 mulheres, com idades entre 13 e 25 anos, na maioria imigrantes italianas e judias. A falta de medidas de segurança do local – as portas teriam sido trancadas para evitar a saída das empregadas – foi apontada como o motivo do alto número de mortes. Em 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na Dinamarca, a alemã Clara Zetkin propôs que a data fosse usada para comemorar as greves americanas e homenagear mulheres de todo o mundo. A greve das trabalhadoras de Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia, em 23 de fevereiro de 1917 (8 de março no calendário ocidental), também foi um marco da data. Hoje, ela é símbolo da luta pelos direitos da mulher, e foi oficializada pela Unesco em 1977.
No Brasil o que não faltaram foram declarações de amor, desde clássicos da MPB, como “Laura – Altemar Dutra”, ou o pop-rock “Carla” do LS Jack. Incontáveis músicas que simplesmente falavam da mulher, sua rotina, seus hábitos, “Cristina – Roupa Nova” e Fernanda da Banda Semáforo. E as eternas, como: “Pastorinhas de Noel Rosa”, que dá título a este artigo; são bons exemplos disso. Mas realmente há pessoas que exercem nossas homenagens, como Grazielle Schutz Wondracek e Elaine Aparecida Soligo, pessoas que coneci vendo seu trabalho em prol da cidade, na capital do estado. Aliás sobre Grazielle consta sua primeira candidatura a vereança, apontando energia e força para o trabalho em prol da população. E para Elaine consta simpatia e determinação ante uma disputa histórica para Aral Moreira, marcada pela participação exclusiva de candidatas mulheres, Elaine Aparecida Soligo, foi eleita prefeita do município, conquistando 54,80% dos votos, acompnhanda da vice Marines de Oliveira. A chapa vencedora enfrentou nas urnas professora Verinha e sua vice, Valdirene Soligo, que juntas obtiveram 45,20 votos.

Elaine Soligo
Aral Moreira tem uma população de 10.748 habitantes, com uma densidade demográfica de 6,5 habitantes por quilômetro quadrado. O município ocupa a 51ª posição em população e a 37ª em território entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A população local é majoritariamente composta por pessoas pardas (5.080) e brancas (4.155), além de uma significativa presença indígena (1.230). Lembrando os tempos idos, foi no período de 1.880, o município de Aral Moreira, quando era distrito de Ponta Porã, os pioneiros da erva mate estavam trabalhando na região, nesta época a presença indígena de etnia guarani terena e kaiowá era maior no lado paraguaio, nas proximidades da Cardia. Outrossim, em 1.883, Thomas de Laranjeira instalou seu acampamento as margens do Rio Verde, antigo distrito de Paz do Rio Verde do Sul. O objetivo de Laranjeira era a exploração da erva mate, desse modo, tivemos o Ciclo da Erva Mate. Lembramos que o nome da cidade é uma homenagem ao advogado, empresário e político Aral Moreira (1898-1952), nascido em Aquidauana (MS).
Os avanços desde então chegaram da história até a questão jurídica, e nos dias atuais aonde a Lei Maria da Penha promove o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito domestico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006. No dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa. O nome da lei faz justa homenagem a Maria da Penha Maia Eu a conheci em Corumbá/MS e ela e contava, que foi agredida pelo marido durante seis anos. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira com arma de fogo deixando-a paraplégica e na segunda por eletrocussão e afogamento. O esposo de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou dois anos em regime fechado.
Mas de tudo isso a mulher sempre vai remeter-nos para o que encarna o verdadeiro entendimento da palavra e a que mais amplo conceito tem que é a mulher – mãe e por coincidência do destino, normalmente nossas mães cruzam os portais do infinito antes de nós , e assim , aprendamos a transferir, todo o significado para outras mulheres, que são mães de nossos filhos , e para nossas filhas , que serão mães dos nossos netos . Este é o sublime milagre da vida. Este é o sentido de nossa existência e se o homem encarna a força do Criador, a mulher encarna sua beleza e amor. O homem e a mulher, são sim complemento um do outro, são a coroação da criação. Esta é uma realidade poética intransponível e indiscutível. A minha mãe, que me ensinou as primeiras letras; enobrecer-nos-emos com sua apoteótica epopeia de vida e o título do milésimo quingentésimo quinquagésimo oitavo, artigo de seu rebento.
*Articulista