mar 28, 2025 | Colunistas
CAMINHOS: Alguns homens procuram na iniciativa privada o meio para formar o seu patrimônio e assim garantir o futuro melhor. É a regra dominante. Uma vida de luta, de altos e baixos. Outros porém, optam pela política. Esses, às vezes desrespeitam o sinal, atravessam a ‘linha’ e acabam ‘atropelados’ gravemente pelos escândalos.
ESCÂNDALOS: Presentes aqui, na velha Europa, do Vaticano ao Palácio de Windsor, passando pelas nossas currutelas. Independentemente dos locais, os casos acabam absorvidos pela opinião pública conivente, ou pela justiça complacente, portadora de um estoque ‘formidável’ de interpretações jurisprudenciais questionáveis.
A REGRA: O político deve ter um bom contador. Cabe a ele a missão de justificar a evolução financeira. Famoso o caso do ex-governador Orestes Quércia, de São Paulo, alvo de suspeitas pelo Governo Militar quanto a origem de seu patrimônio formado no exercício dos mandatos. Aliás, muitos políticos se formaram na ‘escola’ de Quércia.
POSTURAS: Variam de acordo com cada político. Há os hipócritas que optam pela discrição: moradias e hábitos simples, carros populares. Existem também os que adoram ostentar na linha de novos ricos deslumbrados com as benesses do poder. Ainda é levada em conta na análise – a origem social deles. A maioria era humilde.
GOLPE: Manobras subterrâneas mostram que nem todos os políticos procuram servir à sociedade para o bem estar dela. Querem aferir vantagens/lucros/ilegais para pavimentar sua ascensão social. Questiona-se: como amealham tanta riqueza em tão pouco tempo em tempos difíceis? Como dizia o radialista Zé do Brejo: “quem souber favor avisar”.
DELÍRIO: Leio que o ex-senador Delcídio do Amaral tem planos para as eleições de 2026 e que está registrando suas memórias. Nada contra, mas ele precisa se conscientizar de que seu tempo exauriu por culpa exclusiva dele. Sem grupo e sem raízes, longe de ser comparado às figuras de Pedrossian, Lúdio e Wilson Martins.
PASSOU: O caso do carismático corumbaense mostra como a vida de um homem público pode ir do céu ao inferno num passe de mágica. Como se diz: da noite para o dia. No caso dele – de pouco valem os reflexos da decisão judicial favorável tardia. Não servem para lavar sua honra e recuperar a imagem e prestígio. Tarde demais.
JUNIOR MOCHI: “Pagamos pelo sonho que tivemos e vivemos o pesadelo que temos”. O desabafo do deputado retrata o drama dos usuários da BR-163 que nestes 11 anos foi palco de 480 mortes. No dia 7 de abril, audiência pública na Câmara de Campo Grande juntará as forças políticas para legitimar o pedido de socorro ao Ministério Público Federal. É tudo ou nada.
BALA DE PRATA: As eleições de 2026 estão no ar. Esse projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha entre 2 a 5 salários visa apenas seduzir essa fatia do eleitorado onde o Governo tem 57% de desaprovação. Mais uma estratégia eleitoral que deixará os congressistas da oposição de saia justa. Quem votará contra?
INDECISÕES: As lideranças políticas continuam com o exercício de interpretação do futuro cenário eleitoral, agora com o ‘complicador’ Bolsonaro junto ao STF. Pelas declarações de deputados estaduais, por exemplo, há mais dúvidas do que certezas. Cada qual fazendo suas contas dentro do partido e da possível futura federação.
DOIS ALVOS: Deputados federais garantem mais recursos financeiros aos partidos e federações. Aberta a luta pelas 8 vagas. Veja os votos de 2022: Pollon 103.111 votos; Beto Pereira 97.872 votos; Geraldo Resende 96.519 votos; Vander 76.571 votos; Camila 56.552 votos; Dagoberto 48.217 votos; Luiz Ovando 45.491 votos; Rodolfo Nogueira 41.773 votos. Quem ficará de fora?
JOGO DE XADREZ: Clima de suspense, de cautela quanto a formação dos futuros grupos políticos e respectivas lideranças. Quem ficará mais forte? O chamado centro ou o centro da direita (raiz) bolsonarista? Como será a convivência destes líderes neste próximo ano com eleições tão importantes? Não há bola de cristal para responder.
SUCESSÃO: Não é fácil passar o bastão para gente da família. O êxito vai depender de vários fatores. Pode se concretizar o projeto do deputado Geraldo Resende em lançar sua filha Barbara – advogada – candidata à Assembleia Legislativa. Neste caso ele tentaria o Senado, dando assim suporte a candidatura da filha. Interessante.
TRANQUILO: Confesso ter visto – desde a criação do Estado – apenas o governador Pedrossian gosando de uma zona de conforto, de tranquilidade e aprovação como ocorre com o governador Riedel. Sem oposição política e com a situação das finanças em dia, ele surfa bem, evitando polêmicas desgastantes e acidentes de percurso.
SOB CONTROLE: As relações com todos os poderes constituídos estão tranquilas. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, eu diria que o ambiente é acolhedor, de deputados parceiros, comprometidos com o projeto de governo. Mesmo com a proximidade das eleições não há possibilidade de alterações neste clima ameno.
GRAVE: Um desafio para nossos proprietários rurais da faixa de fronteira em 45 municípios: revalidar seus títulos sob pena dos imóveis serem incorporados à União. O prazo vence no dia 25 de outubro e o deputado Renato Câmara lidera movimento junto as prefeituras e sindicatos rurais. Não é difícil antever problemas de toda ordem.
DA ASSEMBLEIA: Deputada Mara Caseiro requer limpeza das margens das rodovisas MS 180 e MS 295. Deputado Junior Mochi lidera debate da concessão da BR-163. Audiência no dia 7 de abril na Câmara da capital. Deputado Gerson Claro apresentou projeto arquitetônico da Assembleia Legislativa, alvo de elogios e aprovação unânime. Deputado Zé Teixeira reivindica investimentos para Angélica e Rio Brilhante nas áreas da Educação, Cultura e Segurança Pública. Deputado Hashioka e o prefeito de Ivinhema solicitam melhorias na BR-376. Deputado Paulo Duarte quer a conversão de multas de trânsito leves e médias em advertência por escrito. Deputado Rinaldo Modesto, fez a entrega do título de cidadania à reitora Camila Itavo, da Universidade Federal de MS. Deputado Lídio Lopes propõe isenção de IPVA aos veículos de aplicativos. Deputado Caravina tem PL limitando em 45% os descontos na folha dos servidores estaduais para consignados. Deputados Marcio Fernandes e Neno Razuk recebendo novas adesões ao Projeto sobre a pesca do Dourado. Deputada Lia Nogueira, protagonista nas causas em defesa das mulheres, da saúde de Dourados e na educação. Deputado Pedrossian Filho, sempre presente nos embates envolvendo entidades que prestam serviços à comunidade de Campo Grande. Deputado Antonio Vaz, tem PL reservando 10 por cento das vagas de estágios da administração estadual aos deficientes físicos. PL de grande alcance social.
RISCO CRUEL:
Se a lei contra os estrangeiros tiver efeito retroativo, os índios vão acabar ficando com tudo. (Millôr)
mar 25, 2025 | Colunistas
Nos últimos anos, a influência da esquerda brasileira nas escolas, desde o ensino básico até as universidades, tem se intensificado de forma alarmante. Sob a falsa bandeira do “pensamento crítico”, há uma estratégia clara de doutrinação de crianças, adolescentes e jovens, incutindo neles valores que questionam e subvertem a família, a moral e os princípios espirituais. Essa agenda segue um modelo político já experimentado em outros países que, ao longo do tempo, sucumbiram a regimes socialistas e autoritários.
A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) são claras ao estabelecerem que a educação deve estar a serviço do desenvolvimento integral da criança e do jovem, e não ser usada como ferramenta de manipulação ideológica. No entanto, a realidade mostra o contrário. Professores ativistas utilizam salas de aula para promover suas ideologias, desrespeitando a autoridade dos pais e substituindo a formação familiar por discursos carregados de viés político e social.
Muitos jovens que ingressam em universidades públicas chegam despreparados – como livros em branco – para enfrentar a avalanche ideológica a que serão expostos. Não é coincidência que símbolos como Che Guevara — um assassino confesso, responsável por execuções em massa e perseguições a minorias, incluindo homossexuais — sejam amplamente cultuados nesses ambientes. O mesmo ocorre com a defesa irrestrita de grupos extremistas, como o Hamas, que promove atentados terroristas e violações graves aos direitos humanos, incluindo estupros e assassinatos de mulheres e crianças.
Se esse processo de doutrinação já é visível no ensino superior, ele começa muito antes, ainda na infância. Crianças em idade escolar têm sido alvo de professores que as encorajam a “descobrir sua identidade de gênero”, sem o conhecimento dos pais. A ideologia de gênero, amplamente criticada por especialistas e rejeitada em diversos países, tem sido imposta como se fosse uma verdade absoluta, desconsiderando princípios científicos e psicológicos fundamentais.
A responsabilidade dos pais nunca foi tão crucial. Se eles não instruírem seus filhos em casa, ensinando valores morais sólidos, princípios éticos e uma visão crítica sobre a realidade político/social, a escola fará isso por eles — e não necessariamente da melhor maneira. A família deve ser a primeira instituição educativa da criança, preparando-a para questionar discursos prontos e resistir à imposição de ideologias destrutivas.
Educar não é apenas ensinar matemática, português ou ciências. É formar caráter, ensinar o que é certo e errado, falar sobre política sob uma perspectiva crítica, discutir os perigos das drogas, sexo e do álcool, e reforçar a importância dos princípios espirituais e morais que sustentam uma sociedade saudável.
Se a sociedade brasileira, majoritariamente conservadora, não reagir, veremos o país seguir o mesmo caminho de nações como a Venezuela, onde a doutrinação foi o primeiro passo para a destruição da economia, da liberdade e dos direitos individuais.
Portanto, pais, abram os olhos! Eduquem seus filhos com sabedoria, fornecendo a eles um alicerce sólido para que não sejam presas fáceis de professores militantes, universidades aparelhadas e uma mídia comprometida com projetos políticos de poder. O futuro do Brasil depende dessa conscientização. Não deixemos que o país seja tomado por ideologias que já provaram ser destrutivas em outras partes do mundo.
A Bíblia é clara ao estabelecer que a responsabilidade de ensinar os filhos recai, em primeiro lugar, sobre os pais. Em Provérbios 22:6, está escrito: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Ele ressalta a importância de uma base sólida, desde a infância, para que os filhos cresçam firmes em princípios corretos e não sejam levados por ventos de falsas doutrinas. Quando os pais negligenciam essa função, deixam seus filhos vulneráveis a influências externas que podem distorcer seus valores e afastá-los da verdade.
Além disso, Deuteronômio 6:6-7 orienta os pais a ensinarem diligentemente os mandamentos de Deus a seus filhos: “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás sentado em tua casa, andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.” A educação moral e espiritual não pode ser delegada inteiramente a escolas ou governos, pois Deus confiou essa missão primeiramente à família. Quando os lares se tornam fracos espiritualmente, abre-se espaço para que ideologias contrárias aos princípios divinos dominem a mente das crianças e dos jovens.
O apóstolo Paulo também advertiu sobre os perigos da influência secular sobre os cristãos. Em Colossenses 2:8, ele exorta: “Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”
Autoridades gerais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensinam que a família é a base de um plano divino e que os pais têm o dever sagrado de educar seus filhos na retidão. No documento A Família: Proclamação ao Mundo, emitido pela Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos, está declarado: “Os pais têm o sagrado dever de criar seus filhos com amor e retidão, prover suas necessidades físicas e espirituais, ensinar-lhes a amar e servir uns aos outros, a guardar os mandamentos de Deus e a ser cidadãos responsáveis da sociedade.” Essa instrução deixa claro que os pais não podem delegar essa responsabilidade a terceiros, especialmente quando há riscos de que seus filhos sejam ensinados de maneira contrária aos princípios do evangelho.
O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, enfatizou em um discurso que “o mundo tentará de todas as formas desviar nossos jovens do caminho certo, oferecendo filosofias que distorcem a verdade e tentando normalizar comportamentos que são contrários aos mandamentos de Deus. O melhor antídoto para isso é um lar onde o evangelho de Jesus Cristo seja ensinado com amor, onde a oração e o estudo das escrituras sejam constantes.” Ele reforça que as crianças e os jovens precisam de uma base firme na fé para que, ao enfrentarem ideologias seculares e contrárias ao evangelho, tenham convicção suficiente para rejeitá-las.
*Jornalista e Professor
mar 21, 2025 | Colunistas
Desde sua origem até nossos lares, o rádio veio conquistando a atenção e carinho de seus ouvintes. E sua invenção ainda é uma rivalidade entre dois países: Itália e Brasil. Os europeus atribuem seu surgimento na Itália sob a responsabilidade de Guglielmo Marconi, italiano nascido na Bologna em 1874. Já os brasileiros se orgulham de que o rádio foi inventado pelo padre gaúcho Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre em 1862.
Em 1893, Landell inventou um aparelho que recebia a voz humana, sem a utilização de fios condutores. Sua primeira experiência ocorreu em São Paulo, naquele mesmo ano. Foi considerado louco por muitos. Não conseguiu apoio do governo brasileiro. Viajou para os EUA, em 1901, onde patenteou o telégrafo sem fio, o telefone sem fio e o transmissor.
A primeira transmissão radiofônica (considerada) no país deu-se no ano de 1922, em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro daquele ano, sendo que o primeiro programa foi o discurso do, então, presidente da nação, Epitácio Pessoa. Oficialmente, a primeira emissora foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, fundada por Roquete Pinto, o responsável por trazer a radiodifusão ao Brasil. O dia 25 de setembro, dia em que se comemora o Dia do Rádio, foi criado em homenagem à data de nascimento de Roquete Pinto.
O rádio começou a fazer parte da vida cultural da sociedade com programações variadas como notícias políticas, econômicas, esportivas, música, entrevistas com cantores, radionovelas e a inclusão da publicidade com a presença de muitos “jingles”. Esse meio eletrônico de comunicação perdeu seu posto majoritário com o surgimento da televisão no mundo a partir da década de 40 e, no Brasil, na década de 50. Mas suportou com muita humildade e firmeza a sua chegada. E sobreviveu. Não apenas à televisão, mas sobreviveu ao CD e à internet
Não tem como falar do rádio sem falar do aparelho, que passou por inúmeras modificações, de acordo com as novas tecnologias. São diferentes modelos, com diversos tamanhos e designers. Os rádios mais antigos funcionavam a manivela, e eram maiores para conseguir suportar todas as peças de que precisava para funcionar. Do cristal de galena à era da convergência tecnológica, o aparelho percorreu um longo caminho. E os modos de ouvi-lo também foram ganhando novos contornos. O consumo de rádio passa a incorporar também, além da mobilidade, a escuta individual, os telefones celulares conectam o ouvinte a diversas possibilidades de escuta via internet.
E não há como falar de rádio sem falar de João Bosco de Medeiros. O primeiro programa do radialista, na antiga rádio Educação Rural chamava “Juventude em Brasa” e remetia os ouvintes ao efervescente movimento musical entre as décadas de 1950 e 1960, quando o tango, o bolero, a balada, bossa nova e tropicália demarcavam os movimentos sociais. Uma curiosidade: A vinda de Roberto Carlos para uma festa de formatura de quartanistas do Colégio Batista em Campo Grande é uma das suas recordações.
Fui entrevistado por este ícone do rádio, recentemente, quando lancei minha música mais recente e sobre a comenda Mestre da Cultura que recebi na Assembleia Legislativa do Espírito Santo; e ao conversarmos ao vivo, ele lembrava:”Rádio é um mundo encantado, é emoção. A audiência da rádio permanece porque o ser humano necessita de cumplicidade na comunicação. O rádio traz além da música, o relacionamento do ser humano através do áudio. Trazemos entretenimento, notícias, alegria, sonho e a emoção que o público precisa. É por isso que o rádio não cai e jamais cairá”, asseverou.
Posso dizer que João Bosco de Medeiros é um dos radialistas que há mais tempo está no ar. Desde a época de porteiro da rádio Educação Rural, até chegar a . Comenda Antônio Tonanni, João Bosco de Medeiros inaugurou um dos programas mais longevos do Rádio em Mato Grosso do Sul. O Alto Astral está no ar desde 1987. O programa dominical é transmitido pela Cidade 97,9 para nada menos que 35 cidades, entre elas Dourados, Ponta Porã e Bonito, além da Capital. É o primeiro programa de rádio via satélite em uma emissora que se tornou uma potência. Não poderia ser diferente. Vida longa ao nosso “Totem da Radiofonia”. O “Juventude em Brasa” e o “Alto Astral” nunca serão esquecidos. E para finalizar, dirijo estas duas ultimas linhas ao Comunicador João Bosco de Medeiros quando me indagou o que significa ser “Mestre da Cultura’. Hoje eu posso responder, com propriedade e exemplo. É justamente isso. Eternizar, registrando através das palavras, um pouco da sua história e principalmente, do sentimento que as donas de casa, que os enamorados, que os viajantes, enfim seus ouvintes tiveram ao longo destas seis décadas. Que venham muitos primeiros de maio !
*Articulista
mar 21, 2025 | Colunistas
OPORTUNA: Assim pode ser classificada a pergunta do título acima. Nos bastidores da Assembleia, o assunto ganha espaço a cada semana que passa. O que até era evitado, passou a ser abordado por deputados da base aliada. Eles admitem certo desconforto crescente devido a presença efetiva do PT na administração do PSDB.
RAZÕES: Argumentam que essa convivência seria incoerente do ponto de vista ideológico e partidário. Aliás já se nota questionamentos pela cessão de espaços administrativos ao PT, que poderiam sim estar sendo ocupados pelos partidários e aliados da atual gestão que defende princípios antagônicos dos petistas.
DESEMBARQUE: “Quando o PT vai desembarcar do Governo? ” Foi a pergunta que fiz na quarta-feira ao deputado Zeca do PT. Ele apenas sorriu sem nada dizer. Sua postura sinaliza a tática de se ganhar tempo enquanto aguarda a decisão de Brasília sobre a sucessão presidencial. Neste interregno o PT desfruta das benesses do poder
BOM NEGÓCIO: “O que efetivamente o PT retribui pela sua participação na gestão com dezenas de cargos e vantagens políticas?” O desabafo do parlamentar aliado, foi complementado por ele próprio com a frase irônica: “Seria a compensação pela postura e manifestações de apoio dos petistas sobre a gestão tucana? ”
COMPLICADO: Ciente do tradicional voto conservador no Mato Grosso do Sul, o PT vai municiar suas lideranças para o enfrentamento nacional, onde o governador Riedel estará no lado oposto. Desta forma, essa convivência PT-PSDB vai sendo vista como uma incongruência política. Governo, precisa sim administrar tendo adversário.
FUTURO: Candidato em 2026, Riedel tem identificação e apoio do eleitor anti-PT, conservador, do centro, Bolsonarista. Apesar da formação técnica, seu discurso não poderá negar suas ideias liberais, da defesa do direito de propriedade, da livre iniciativa. Seus aliados e partidários exigirão posições firmes e definidas, pois ele é visto como liderança nacional de resistência ao PT.
UNANIMIDADE: Ela não é aconselhável em todos segmentos ou situações onde o ser humano se faz presente. O jornalista Nelson Rodrigues deixou aquela frase que não esquecemos. Mas na política, é essencial que se tenha críticos e adversários. A crítica é fator motivacional para aperfeiçoamento de nossa conduta social e política.
BONZINHO: Personagem que não prospera na política. O imperador Pedro II era tido como bonzinho e acabou tirado da cama e colocado num navio rumo a Portugal. Se você listar os grandes personagens da história-política da humanidade, encontrará na maioria deles o registro de embates contra adversários e inimigos, de matar e morrer. Não há heróis sem adversários..
LEMBRANÇAS: O passado nos ensina coerência política. Nos tempos da UDN e PSD só os vitoriosos tinham direito as benesses. Wilson B. Martins, por exemplo, seguiu a receita de Fernando C. da Costa: os adversários tinham que se conformar para a ‘quarentena’ de vacas magras. Não era ódio. Apenas uma pratica natural.
RESUMINDO: A medida que a sucessão nacional se definir com Lula candidato, o Governo Estadual efetivará o desmonte da parceria com o PT. Enquanto isso os deputados petistas aproveitam: se ‘pegam leve’ nas críticas ao Governo Estadual, pegam pesado ao exaltarem o Governo Lula, com comparações ao Governo Bolsonaro. O pior: poucas vezes os parlamentares governistas rebatem essas colocações.
RODOLFO NOGUEIRA: Antes alvo de previsões céticas quanto ao seu potencial, agora ganha elogios pela fidelidade e postura partidária que lhe proporciona ganho de espaço. Ele, eleito (32 a favor e 2 em branco) presidente da poderosa Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Político tem que ter posição..
CONSEQUÊNCIAS: Primeiro foi a boa articulação que garantiu a eleição de Gianni Nogueira ao cargo de vice-prefeita de Dourados. Agora vem do próprio Bolsonaro a confirmação do nome dela como candidata ao Senado pelo PL com apoio das mais expressivas lideranças do Pl. Já se pergunta: ela repetirá o feito de Soraya Thronicke?
POLÊMICA: Decisão judicial abriu espaço para a suplente Glaucia Iunes (PDT), pedir a vaga do deputado Lucas de Lima por infidelidade partidária. Lucas teria deixado o PDT amparado na decisão do TRE-MS, mas que foi reformada pelo TSE. A ação dela se baseia no princípio de que o mandato dele é do PDT. Lucas recorreu da decisão. Fortes emoções. Haja Lexotan!
INDEFINIÇÕES: Para chegar ao poder é preciso antes escolher o caminho certo. É esse princípio que está ‘martelando’ a cachola de vários políticos com vistas a 2026. Qual o rumo ideal? PL, PSD, Podemos ou Republicanos? Esse conglomerado de opções parece ter tempo certo para o quadro definitivo. Só namoro por enquanto. Nada sério..
VEJAMOS: O ex-governador Reinaldo lidera pesquisa da ‘Ranking’ mas isso não basta. Ele espia as articulações partidárias nacionais para prever as consequências no MS. Parceiro de Tereza Cristina, ele sabe que precisa retribuir aquele apoio dado por Bolsonaro ao Beto Pereira. E como conviver com o deputado João Catan, bolsonarista raiz, crítico do Governo Riedel?
PESQUISA: Igual a horóscopo. Você pode desconfiar, mas vale dar uma conferida. O quadro da ‘Ranking’ mostra Riedel aprovado e para o Senado traz o deputado Gerson Claro como novidade. Mesmo atrás de Reinaldo e Nelsinho, Gerson supera nomes, inclusive a senadora Soraya Thronicke. Sobre isso, Gerson vem se portando bem: nem sim, nem não, talvez.
COERÊNCIA: Em 2024 a postura do eleitorado petista no 2º turno teria derrotado Rose Modesto. Mesmo ciente dos riscos de perder ela não se aproximou do PT e nem fez acenos. Agora, com espaço atuante no Senado, ela já vista como uma das possíveis mais votadas para a Câmara Federal. Além disso, tem a simpatia do Governador Riedel.
JUSTIÇA: Quando vejo um punhado de políticos de cores diferentes tentando pegar carona na ponte da Rota Bioceânica no rio Paraguai, lembro do papel fundamental de Carlos Marun. Como ministro do Governo Temer e Conselheiro da Itaipu, Marun foi o grande articulador para viabilizar os recursos. Ninguém pode tirar esse mérito dele.
SINAIS: Pela fala do deputado Vander Loubet, o PT trabalha com a projeto de contar com o MDB nacionalmente e por consequência garantindo espaço para a ministra Simone Tebet no cenário local. ‘Data Venia’, pelos nomes já postos, seria uma aposta difícil. Ela e a senadora Soraya Thronicke, ficaram estigmatizadas junto ao eleitorado…
mar 19, 2025 | Colunistas
Enquanto milhares de jovens e adolescentes em todo o país se entregavam à folia de Carnaval — muitas vezes acompanhados pelo consumo excessivo de álcool, drogas e pela promiscuidade — um grande número escolheu trilhar um caminho diferente: o do fortalecimento pessoal, profissional e espiritual.
Diversas igrejas cristãs oferecem, nesse período, alternativas saudáveis e edificantes, como acampamentos, retiros e conferências. Um exemplo é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que realizou, em todo o Brasil, dois importantes eventos: a Conferência de Jovens Adultos Solteiros (CJAS 2025) e a Conferência Anual de Jovens Multi Estaca (CAJEM 2025), voltada para jovens e adolescentes com menos de 18 anos.
Esses encontros, planejados com zelo e responsabilidade, proporcionaram uma programação rica e diversificada. Durante quatro dias, os participantes se envolveram em:
- Atividades físicas e esportivas, promovendo saúde e bem-estar;
- Experiências culturais, incentivando a expressão artística e a descoberta de talentos;
- Momentos de socialização, que fortaleceram amizades e aprimoraram a comunicação interpessoal;
- Oficinas educacionais, com preparação profissional, técnicas de redação — uma das maiores dificuldades no Enem e vestibulares — e orientação para concursos públicos, entre outros.
- Fortalecimento espiritual é o aspecto mais relevante dessas conferências. Os jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre sua identidade divina, aprofundar sua relação com Deus e reforçar sua fé em Jesus Cristo. Em um mundo onde tantas influências negativas tentam desviá-los do caminho da retidão, eventos como esses funcionam como verdadeiros faróis, iluminando um caminho seguro para uma vida digna e significativa.

CJAS e CAJEM: encontros que transformam vidas
Em Mato Grosso do Sul, o CJAS 2025 foi realizado sob a liderança do Élder Roberto Leite, Setenta de Área, reunindo mais de 100 jovens adultos solteiros. Durante quatro dias, eles participaram de atividades esportivas, culturais, intelectuais e religiosas, todas pautadas pelos mais elevados padrões morais e espirituais.
Jovens lideranças, como Lígia Santarelli, Júlia Patelli e Bruno Custódio, entre outros, foram fundamentais na organização e execução do evento, garantindo um ambiente harmônico e inspirador.
Já a Conferência Anual de Jovens Multi Estaca (CAJEM 2025) também foi um grande sucesso. Em Campo Grande, aproximadamente 200 jovens se reuniram em uma chácara na periferia da cidade para uma programação cuidadosamente planejada. O evento foi liderado pelos presidentes das Estacas Campo Grande e Monte Líbano, com apoio essencial da Organização dos Rapazes e Moças (ORM).
Destaque para o conselheiro Márcio Senturião Rios e para a presidente da ORM da Estaca Campo Grande, Flávia Danelon Medina, que, juntos a muitos outros voluntários, dedicaram-se com amor e esforço em todas as áreas — da limpeza à cozinha — para garantir que tudo ocorresse de forma segura e inspiradora.
Essas conferências vão muito além de encontros temporários. São experiências que moldam o caráter e os valores dos participantes. Essa prática está fundamentada nas Escrituras Sagradas. Como ensina Provérbios 22:6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Jesus Cristo também enfatizou a importância de guiar os jovens pelo caminho certo. Em Mateus 5:14-16, declarou: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e alumia a todos os que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”
As lideranças da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ressaltam constantemente a necessidade de preparar os jovens para uma vida baseada em valores cristãos. O Élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensina: “O evangelho de Jesus Cristo não é apenas um conjunto de doutrinas — é um caminho de vida. Ao ensinarmos nossos jovens a viver segundo esses princípios, estamos preparando-os para serem líderes e exemplos em seus lares, comunidades e no mundo.”
Conferências como o CJAS e o CAJEM provam que é possível oferecer aos jovens experiências enriquecedoras e saudáveis, fortalecendo-os para os desafios da vida. Em um mundo onde tantas vozes tentam desviá-los para caminhos perigosos, eventos como esses — promovidos por diversas igrejas cristãs — reafirmam a importância de trilhar o caminho correto, o caminho de Cristo.
*Jornalista e Professor
mar 17, 2025 | Colunistas
O articulista Rosildo Barcellos receberá moção de congratulação da edilidade do município de Serra / ES, através da proposição do Edil Paulo Sergio Ferreira de Souza. Ao tomar conhecimento do evento aonde, o renomado escritor recebeu o título de Digníssimo Mestre da Cultura, nas dependência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na noite do dia 13 de março, o vereador anunciou a honrosa distinção. O vereador conhecido pelas ações em defesa da saúde e ações sociais, reconhece que lembrar do Rosildo é lembrar de história. Lembrar das oralidade e causos contados pelos nosso pais. Um cidadão que é elemento essencial na preservação da memória e da cultura, sendo ação motivadora para que o município de Serra eternize este momento com a honrosa Moção de Congratulação, como justa e devida, até porque tudo que escreve não atinge apenas o município de Serra. Alcança Aracruz, Anchieta, Vitória, Marataízes, Cachoeiro do Itapemirim, além dos distritos de Nova Almeida, assim como Praia Grande, Cariacica, Queimado, praia curva da Jurema, lagoa do siri, e são tantas histórias ainda a serem contadas e guardadas como as de Chico Prego, João da Viúva, Elisiário Rangel e dos Mestres do Congo, sem contar com Campo Grande , Terenos, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Corguinho e Rio Negro, no Mato Grosso do Sul.

Edil Paulo Sergio Ferreira de Souza.
Reeleito como o quinto vereador mais votado do município da Serra, o Vereador Paulinho do Churrasquinho tem concentrado seu mandato em pautas fundamentais como saúde, educação, esporte, cultura e lazer. Além disso, dedica-se à defesa dos direitos das pessoas com deficiência física e intelectual, e o meio ambiente também ocupa um papel central em sua atuação. Paulinho foi o autor do Projeto de Lei que regulamentou o sinal 5G no município da Serra e também foi o parlamentar responsável pela indicação da adesão do município ao Programa Família Acolhedora. Hoje, é amplamente reconhecido como um dos vereadores mais produtivos na Casa de Leis serrana.
Rosildo Barcellos é articulista com 1558 artigos publicados. É escritor multipremiado internacionalmente é colunista no Fronteira News, há vários anos. No Brasil recebeu as Comendas Wilson Fadul (Trabalho), Barão de Mauá (Literatura), Vespasiano Barbosa Martins ( Saúde), Germano Carretoni ( Literatura). Recebeu as Medalhas. Marisa Serrano ( Educação), Zumbi dos Palmares (Tradiçoes Regionais), Francisco Libório ( Trânsito), Francisco Anselmo de Barros ( Meio Ambiente) e Polímata ( Literatura). Troféus Marçal de Souza Tupa –Y ( Negociação indígena) Cetran ( Jornalismo). Prêmios: Prêmio Sapiens de Literatura ( Melhor artigo internacional Bilíngue – Português /Terena) e “100 melhores Poetas da Lingua Portuguesa” ( Em Paraty/RJ – durante a Feira Literária Internacional de Paraty 2024) Prêmio Nevado de Oro, na Argentina. Em abril no município de João Pessoa/PB, receberá o Prêmio Nordeste de Literatura, aonde estará participando do lançamento de dois livros como co-autor: ‘Nordeste em Letras’ e “Vozes Nordestinas”. Também em abril recebera a Comenda Jorge Luis Borges, em Buenos Aires, e em julho a Comenda Pablo Neruda, em Santiago do Chile.

Poema de Rosildo Barcelos
Redação – Fronteira News