out 16, 2025 | Colunistas
Campanha do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito destaca inclusão financeira e impactos positivos promovidos pelo setor
No dia 16 de outubro, o Brasil se une a mais de 117 países para celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), data reconhecida anualmente na terceira quinta-feira de outubro. Em 2025, o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) é Cooperação por um mundo próspero, e busca reforçar o papel dessas instituições como agentes de transformação econômica e social.
Para marcar a data, as cooperativas de crédito brasileiras, em conjunto com o Sistema OCB, se uniram para lançar uma campanha nacional e colaborativa que vai levar o segmento para a rotina dos brasileiros. Inspirada na pergunta comum realizada em qualquer estabelecimento quando se realiza uma compra— “No crédito ou no débito?” —, a resposta vai ganhar novo sentido: “No coop!”. O conceito mostra que optar pelo cooperativismo de crédito é escolher prosperidade coletiva, desenvolvimento local e impacto positivo para toda a sociedade.
A campanha inclui filme institucional, conteúdos digitais para redes sociais, depoimentos reais de cooperados de diferentes cooperativas de crédito e uma mobilização colaborativa entre o Sistema OCB, cooperativas financeiras e parceiros estratégicos. Entre eles, o Banco Central do Brasil, que entrará com uma ação especial para destacar seu papel como órgão de regulação e fiscalização. Todo o material estará disponível nas redes sociais do movimento SomosCoop.
“Celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é também reafirmar que o sistema financeiro pode ser mais humano e inclusivo. Ao escolher o coop, cada pessoa participa de uma rede que reinveste nas comunidades, fortalece a economia local e contribui para um mundo mais justo, equilibrado e sustentável”, destaca Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
Protagonismo
No Brasil, o cooperativismo de crédito tem se consolidado como protagonista em inclusão financeira. São 20,1 milhões de cooperados, atendidos por 689 cooperativas espalhadas pelo país, que oferecem mais de 10 mil pontos de atendimento físico. Em 469 municípios, elas são a única instituição financeira com agência física, garantindo acesso a serviços modernos, taxas justas e educação financeira para milhares de famílias.
“As cooperativas de crédito estão onde as instituições financeiras tradicionais não chegam, oferecem serviços de qualidade e mantêm um compromisso real com o desenvolvimento local. Quando uma comunidade tem acesso a uma cooperativa, todos prosperam”, acrescenta Márcio Lopes de Freitas.
Os resultados comprovam essa força. Em 2024, as cooperativas de crédito movimentaram R$ 455 bilhões em operações de crédito e ultrapassaram R$ 885 bilhões em ativos, um crescimento de 21,1% em relação ao ano anterior. Além de facilitar o crédito, elas contribuem diretamente para a redução da pobreza, impulsionam o empreendedorismo, aumentam a renda per capita e financiam projetos sustentáveis — com uma carteira verde que já supera US$ 10 bilhões.
Para Márcio Lopes de Freitas, esse é um diferencial que conecta o setor às grandes demandas do presente. “As cooperativas de crédito conquistaram a confiança das pessoas porque estão presentes no dia a dia delas. São instituições que escutam, acolhem e oferecem soluções que realmente fazem sentido para cada comunidade. Essa proximidade é o que garante a prosperidade coletiva”, acrescenta.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação – Sistema OCB
Raquel Sacheto – assessoria@ocb.coop.br | (61) 99961-3715
out 15, 2025 | Colunistas
Até onde a ausência de escrúpulos do homem, movido pela ganância, pode levá-lo na busca do enriquecimento ilícito a qualquer custo? O metanol — o grande vilão do momento — tornou-se manchete porque seus efeitos foram imediatos e devastadores. Dezenas de pessoas perderam a vida ou ficaram com sequelas após ingerirem bebidas alcoólicas adulteradas com essa substância altamente tóxica. Um veneno disfarçado em copo de festa, resultado direto da combinação mortal entre a negligência e a ambição humana.
Mas o metanol é apenas a ponta visível de um iceberg de contaminações silenciosas. O que dizer de tantos outros produtos, também consumidos no dia a dia, cujos efeitos nocivos se manifestam de forma lenta, sorrateira, e muitas vezes jamais são descobertos? É o caso recente de uma fábrica de laticínios do Rio Grande do Sul que, segundo a Vigilância Sanitária, utilizava soda cáustica e água oxigenada na produção, inclusive de leite em pó que eram distribuídos às escolas públicas. Um escândalo que assusta, mas que infelizmente não surpreende.
O ser humano, quando perde o senso de ética, torna-se capaz das piores atrocidades em nome do lucro. E isso não é novidade. Lembro-me bem, ainda no início de minha carreira jornalística, nos anos 80, quando aprendi que a boa notícia nasce do cultivo de fontes seguras e confiáveis. Foi assim que, em contato com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), descobri laudos técnicos que denunciavam fraudes em marcas renomadas do mercado. Em muitas delas, além dos grãos de café, encontrava-se madeira, milho, cascas e até terra misturada ao pó. Terra! Um verdadeiro atentado à dignidade do consumidor, que, sem saber, tomava um “café” que pouco tinha de café.
O mesmo ocorria nas fiscalizações do Inmetro, que acompanhei de perto em supermercados e açougues. As balanças, coincidentemente, sempre, pendiam contra o consumidor. E as bombas de combustíveis, então? Muitos postos vendiam — e ainda vendem — misturas adulteradas com solventes, excesso de álcool e até água. Tudo em nome do lucro rápido e da ilusão do “jeitinho”, que tanto mal faz à nossa nação.
Essas práticas não são apenas ilegais — são espiritualmente condenáveis. A Bíblia já nos adverte que “balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu deleite” (Provérbios 11:1). Desde os tempos antigos, o Criador já denunciava as fraudes comerciais e a exploração do próximo como pecados graves contra a justiça e a verdade.
Hoje, em plena era tecnológica, em que a ciência avança e as comunicações são instantâneas, a malandragem industrial parece se reinventar com a mesma velocidade. A cada nova operação da Vigilância Sanitária ou do Ministério Público, descobre-se uma fábrica clandestina, uma manipulação criminosa, uma fraude com rótulo bonito e publicidade enganosa. Enquanto isso, milhões de brasileiros continuam consumindo, sem saber, produtos alterados, nocivos e muitas vezes fatais.
E há também a sutileza das “meias-verdades” comerciais. Os produtos “tipo” alguma coisa — “tipo queijo”, “tipo presunto”, “tipo manteiga” — são um disfarce legal para composições baratas e químicas que nada têm do alimento original. São novos produtos com velhos nomes, embalagens atraentes e letras miúdas que escondem a verdade. Talvez por isso tantas crianças e adultos hoje convivam com alergias, intolerâncias e distúrbios que antes eram raros.
No caso das bebidas falsificadas, o problema é ainda mais grave. Garrafas originais, recolhidas por bares e restaurantes, viram moeda valiosa no mercado clandestino. São preenchidas com líquidos baratos, coloridos e aromatizados para enganar os sentidos. E como o consumo de álcool é intenso e constante, o perigo se espalha com facilidade. Cada gole pode ser um risco.
A pergunta que fica é: o que mais estamos consumindo sem saber? Quantos produtos, dos mais simples aos mais sofisticados, estão contaminados por substâncias invisíveis, criadas pela ganância humana e pela falta de fiscalização eficiente?
É preciso um despertar coletivo. As autoridades precisam agir com rigor, mas o consumidor também deve ser vigilante, informado e exigente. Afinal, o que está em jogo é a vida — e ela não pode ser medida em percentuais de lucro.
As Escrituras são claras ao advertir: “O amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males” (1 Timóteo 6:10). E o Livro de Mórmon reforça que “é por causa de vossas riquezas, vossa ganância pelas coisas vãs do mundo, que destruístes vossos irmãos” (Helamã 7:21). Quando o dinheiro se torna o principal deus do homem, o valor da vida é reduzido a centavos, e a alma se corrompe na mesma proporção do lucro.
Vivemos tempos em que quase tudo é passível de falsificação: alimentos, bebidas, medicamentos e até valores morais. O metanol, que agora assusta o país, é apenas um lembrete doloroso de que o verdadeiro veneno pode estar não só nas garrafas, mas no coração de quem perdeu o temor a Deus e o respeito pelo próximo.
Que essa tragédia sirva de alerta para todos nós — consumidores, empresários e governantes — de que a ética é o ingrediente mais essencial em qualquer produto humano. Sem ela, tudo o que tocamos se contamina.
E, como bem ensina o Livro de Mórmon: “Eis que vossos tesouros perecerão convosco” (2 Néfi 9:30). Que aprendamos, portanto, a medir não o lucro, mas a consciência; não o ganho material, mas a retidão moral. Pois sem honestidade e amor ao próximo, toda prosperidade se transforma em maldição.
*Jornalista e Professor
out 10, 2025 | Colunistas
SALVE-SE QUEM PUDER: Pode acontecer também nestas eleições. A exemplo de anteriores, silenciosamente, candidatos ao Senado, Câmara e Assembleia podem adotar essa postura para se elegerem (ou tentarem). Traição? Talvez sim, talvez não; tudo vai depender da conveniência do eleitor e do candidato. Sem inocentes.
AMARRAS: Hoje, o eleitor pode votar em candidatos de partidos diferentes. Um leque de escolhas para todos os cargos favorecendo também os próprios candidatos ao pedirem o voto. Só olhando o próprio umbigo, deixam o eleitor ‘à vontade’ na escolha de postulantes de cargos majoritários principalmente. Lei da sobrevivência.
ENTENDA: Até a reforma eleitoral em 1985, havia o chamado ‘voto casadinha’ que obrigava o eleitor a votar (de cabo a rabo) nos candidatos da mesma sigla para cargos majoritários e proporcionais. Mas com a nova Constituição, o voto passou a ser direto, secreto, universal e periódico, com o fim do voto vinculado.
VOTO DE LEGENDA: Aos eleitores jovens alerto para a possível confusão do extinto voto vinculado, com o atual voto de legenda. Neste, vota-se apenas na legenda do partido, sem escolha de um candidato específico. Esse voto é contabilizado para a soma dos votos da sigla, que pode pesar na eleição dos postulantes pelo sistema proporcional.
CORRUPÇÃO: “É o uso indevido do poder ou de cargo para obter vantagens pessoais ou para terceiros, com suborno, fraude, nepotismo, desvio de recursos que prejudicam o progresso. Fenômeno complexo e mundial que afeta instituições, sistemas políticos e econômicos, agrava desigualdades, afeta a confiança pública. ” (Inteligência Artificial)
CONCORDA?: Sobre política e propostas de candidatos, é do comediante George Burns uma frase genial: “Pena que todas as pessoas que sabem como governar o país estejam ocupadas a dirigir taxis ou cortar cabelos.” É porque na barbearia e no taxi ouvimos opiniões ‘interessantes’ sobre os políticos, governantes e suas propostas.
LEANDRO KARNAL: “Eu gostaria de dizer, que nós somos profundamente honestos. Somos aquilo que os advogados chamam de probos, pessoas experimentadas na ética; ao mesmo tempo em que somos governados por ladrões. Essa, a frase de Carlos Lacerda em 1954: Somos uma nação de trabalhadores honestos governados por ladrões. ”
NINHADA: Muito oba oba sobre a eleição do diretório do PSDB. Geraldo Resende, Beto Pereira e Caravina, os candidatos. A intenção é montar chapa proporcional competitiva com Lia Nogueira, Caravina, Paulo Duarte, os vereadores Vitor Rocha, Flavio Cabo Almi, Silvio Pitu, mais o vereador Juari, caso não concorra a Câmara Federal. Muitos interesses em jogo.
BOLA FORA: O exemplo do governador Tarcísio de Freitas opinando sobre a falsificação de bebidas mostra o peso da comunicação na administração pública. Tarcísio, pecara antes ao usar o boné do Trump no início do tarifaço e por declarações infelizes sobre a violência policial na Baixada Santista. ‘Quem não se comunica …”
TONHÃO: No 6º mandato de vereador em Três Lagoas ele lembra: O ex-prefeito Guerreiro, tem cacife para 30 mil votos (só lá) para deputado estadual. Antes porém, terá que reverter a sentença que o condenou por improbidade administrativa. O vereador revela: Nelsinho Trad é o senador que mais levou recursos federais para seu município.
MOCHI x AGIOTAGEM: O endividamento dos servidores estaduais é cruel: mais de R$ 6 bilhões, igual a 10 folhas de pagamento do Estado. Financeiras cobram altas taxas nos empréstimos consignados, dificultando a quitação. Mochi sugere a contratação de instituição financeira que compre o estoque de dívidas para cobrar taxas menores. O caso é grave!
UM ALERTA: Repercute nos meios políticos e jurídicos a decisão do STF (após 18 anos) inocentando o ex-governador Zeca do PT no lendário caso ‘Farra da Publicidade’. Agora, além de receber indenização do Estado, ele exigirá que o Governo acione os promotores de justiça responsáveis pela denúncia para restituírem aos cofres públicos esse valor corrigido.
CEDO DEMAIS? Alguns acham que o ex-governador Reinaldo age certo ao colocar agora seu nome para o Senado, pois agrega apoios e ocuparia espaços. Outros, porém, entendem que o excesso de exposição, com discursos de mesmo teor em espaços diferentes, podem provocar desgastes. Avesso a ouvir conselheiros, ele segue em frente.
NOS BASTIDORES: Até onde irá a polarização para escolha do parceiro de Reinaldo na campanha ao Senado? A decisão será baseada em pesquisas, nos acordos partidários do centro e direita, ou ainda nos ventos que soprarem de Brasília? Com tanto tempo pela frente, será que não teríamos fatos novos que poderiam influenciar no quadro?
OPINIÃO: Muita especulação sobre o destino partidário deste ou daquele deputado. Isso faz parte e não poderia ser diferente. Mas na Assembleia Legislativa, é voz corrente que até o início da ‘janela partidária’, entre 7 de março a 5 de abril, não haverá uma definição do quadro eleitoral. Aí sim, teremos muitos embarques e desembarques.
DE VOLTA: Fatores que possibilitam a eventual candidatura de Simone Tebet ao Senado aqui no Estado. Primeiro, porque o MDB sempre conviveu com o grupo que está no poder no Planalto – segundo – devido ao espaço que existe aqui no partido – terceiro – pela falta de novas lideranças e o desgaste sofrido por antigas lideranças, hoje sem mandato eletivo.
SIMONE: Seu projeto é independente. Sua candidatura à presidência deu-lhe asas e possibilidades de ocupar espaço na administração petista. Aliás, ela não é a única emedebista que ocupa cargos de relevância no Governo Lula. Simone ousou jogar e até aqui tem se dado bem politicamente. Se vai ter sucesso em 2026, só o Lula dirá..
HUMOR: O presidente Nasser (Egito) teria infartado ao ler o telegrama da inimiga Primeira Ministra de Israel Golda Meir (80) propondo: “Vamos fazer amor e não guerra?” Impressionado com tantas placas ‘EM OBRAS’ ao visitar o canteiro de obras do metrô, o Presidente da República questionou ao ministro sobre a construtora ‘EMOBRAS. O ministro esclareceu: questão da grafia por falta de espaço nas placas. No lugar de EMOBRAS – EM OBRAS.
PILULAS DIGITAIS:
80% dos problemas do mundo envolvem homens velhos com medo de morrer e se tornar insignificantes, e não querem largar o osso. (Barack Obama)
Na política, entre trair o país ou o eleitorado, prefiro trair o eleitorado! (De Gaulle)
A liberdade de eleições permite que você escolha o molho com o qual será devorado. ( Eduardo Galeano)
Todos clamam por reformas, mas ninguém quer se reformar. (Marquês de Maricá)
Estratégia: Se não puder convencê-los, confunda-os. ( Harry S. Truman)
Nenhum motorista é herói para quem vai do lado. (Millôr)
Pergunte ao seu filho, o que ele quer comer, apenas se ele for pagar. (Fran Lebowitz)
Todos querem comer à mesa do governo, mas ninguém quer lavar os pratos. (Werner Finck)
Na democracia as pessoas são livres para escolher alguém que as frustrarão. (Laurende Peter))
Todas as armas dos suspeitos de matar Odete Roitman eram pistolas do mesmo fabricante. Merchandising é isso! (internet)
Líder é igual sanduiche: sofre pressão de todos os lados. (internet)
out 10, 2025 | Colunistas
No mês em que se celebra o Dia das Crianças, o tema da saúde infantil ganha destaque, e um dos pontos que merece atenção dos pais é a deficiência de ferro, um dos distúrbios nutricionais mais comuns entre os pequenos. O mineral é essencial para o crescimento, a formação das células sanguíneas e o bom funcionamento do sistema nervoso, mas a carência dele ainda é frequente, principalmente entre crianças em fase de crescimento rápido.
Segundo o Dr. Carlos Alberto Reyes Medina, Diretor Médico da Carnot Laboratórios, o ferro tem papel fundamental na produção de hemoglobina, proteína responsável por transportar oxigênio no sangue, e, quando em falta, pode comprometer o desenvolvimento físico e cognitivo. “O ferro é indispensável para o bom funcionamento do organismo. A carência pode levar à anemia e causar sintomas como cansaço, palidez, irritabilidade e baixo desempenho escolar. Muitas vezes, esses sinais são confundidos com preguiça ou desatenção, o que atrasa o diagnóstico”, explica o especialista.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência de ferro é a carência nutricional mais prevalente no mundo, afetando cerca de 40% das crianças menores de 5 anos. No Brasil, estudos apontam que a anemia ferropriva ainda representa um desafio importante de saúde pública, especialmente entre crianças e gestantes.
O Dr. Carlos reforça que o problema tem solução simples quando identificado precocemente. “O tratamento é eficaz e envolve tanto a correção da alimentação quanto, quando necessário, o uso de suplementos prescritos por um profissional de saúde. O importante é que os pais não façam automedicação, já que o excesso de ferro também pode causar complicações”, destaca.
Entre as principais fontes alimentares do mineral estão carnes vermelhas, feijão, lentilha, espinafre e gema de ovo. No entanto, o médico ressalta que nem sempre a dieta é suficiente para suprir as necessidades da criança, especialmente em fases de crescimento acelerado ou em casos de má absorção. “É por isso que, em algumas situações, a suplementação é indicada. E, hoje, já existem opções mais agradáveis para o consumo, o que melhora muito a adesão ao tratamento infantil, como o Lisefex, o único suplemento de ferro em pó disponível no mercado, projetado para ser consumido sem a necessidade de água e com um agradável sabor de morango.”, complementa.
Além disso, o especialista orienta que os pais fiquem atentos a sintomas como falta de apetite, dificuldade de concentração e queda no rendimento escolar, e mantenham consultas regulares com o pediatra. “Cuidar da saúde das crianças também é garantir que elas tenham energia para aprender, brincar e se desenvolver plenamente. O ferro é um aliado indispensável nesse processo”, conclui o Dr. Carlos.
Sobre a Carnot Laboratórios
A Carnot® Laboratórios é uma empresa focada na pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores para a saúde. Fundada no México há mais de 80 anos, em 1941, a Carnot® é uma empresa empreendedora capaz de gerar medicamentos e tratamentos inovadores, em nichos especializados baseados em pesquisa e tecnologia próprias. O Grupo oferece uma grande variedade de medicamentos especializados em saúde da mulher, dermatologia, pediatria, gastroenterologia, sistema respiratório, sistema nervoso central, entre outros.
out 6, 2025 | Colunistas
Vivemos dias em que os ânimos se exaltam com facilidade. Seja em debates familiares, no ambiente de trabalho, no trânsito ou até em discussões políticas nas redes sociais, as divergências de opinião, impulsionadas pela avalanche de informações, transformam qualquer conversa em terreno fértil para conflitos. Manter a serenidade, o equilíbrio e o autocontrole, hoje, não é apenas uma virtude: é uma necessidade urgente para que possamos viver em harmonia conosco e com os outros.
Sem esse domínio, amizades se desfazem, lares se dividem e, em casos extremos, surgem a violência verbal e até a física. Quantas vezes vemos pessoas perderem o controle apenas porque suas ideias não foram aceitas? É nesse ponto que precisamos recordar uma lição atemporal: discutir em vão com quem está preso a uma ideia fixa é inútil. Mais sábio é expressar o ponto de vista com clareza e firmeza, mas sem se deixar arrastar pelo calor das emoções.
É aqui que entra o ensinamento de Bruce Lee, o lendário mestre das artes marciais, que marcou o mundo não apenas pela força física, mas pela sabedoria espiritual. Ele ensinava que o ser humano deveria ser como a água: capaz de se adaptar a qualquer forma sem jamais perder a própria essência. Colocada em um copo, ela se torna o copo; em uma garrafa, a garrafa; em um bule, o bule. A água se molda, mas continua sendo água. Suave e paciente, mas também capaz de romper pedras e derrubar barreiras.
Esse princípio vale para a vida. Adaptar-se não significa se perder. Significa permanecer fiel a quem se é, mesmo diante de ambientes e situações adversas. Infelizmente, muitos deixam que o meio molde não apenas sua forma, mas sua essência. As redes sociais, por exemplo, exploram essa fraqueza: líderes políticos e ideológicos manipulam multidões inteiras, transformando pessoas em massas de manobra. Quem não tem clareza de sua identidade, de seus valores e de seu propósito, torna-se refém do discurso alheio.
O verdadeiro desenvolvimento humano é libertador. Quando alguém descobre sua capacidade de pensar, aprender, enxergar e entender por si mesmo, rompe as correntes invisíveis que o prendem ao controle dos outros. É o início da autoconfiança e da liberdade interior. Bruce Lee dizia que o maior combate não é contra os outros, mas contra si mesmo. Vencer a própria mente é conquistar a maior de todas as vitórias.
Isso começa por um gesto simples, mas profundo: nunca mentir para si mesmo. Muitos preferem viver em ilusões, fugindo de suas fraquezas, quando o caminho da verdadeira força está justamente em encará-las. Quem se esconde de si acaba se tornando prisioneiro de opiniões e expectativas externas. Daí surgem pessoas que levantam bandeiras sem conhecer seu real significado, que gritam palavras de ordem sem compreender suas causas, apenas repetindo o coro das multidões.
A Bíblia nos ensina que a verdadeira força está no domínio próprio e na mansidão. Em Provérbios 16:32 lemos: “Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade.” Isso mostra que controlar a si mesmo é mais grandioso do que conquistar qualquer território externo. Assim como a água, que se molda sem perder sua essência, o discípulo de Cristo aprende a dominar suas emoções para agir com sabedoria, paciência e serenidade.
O próprio Salvador deu o maior exemplo dessa flexibilidade firme. Em seu Sermão da Montanha, Ele ensinou: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5). Mansidão não é fraqueza, mas poder sob controle, força guiada pelo Espírito. Ser manso é saber se adaptar às circunstâncias, como a água, sem se corromper, mantendo firmeza nos princípios e pureza no coração.
Profetas modernos também reforçam esse princípio. O Presidente Russell M. Nelson, por exemplo, ensinou que “nossa capacidade de vencer o mundo está diretamente ligada à nossa habilidade de exercer autocontrole e escolher seguir o Salvador.” Ele, que faleceu na semana passada, dia 27, aos 101 anos, mostrou em vida que não precisamos nos endurecer diante dos desafios, mas aprender a fluir em retidão, deixando que o Espírito Santo nos molde em cada situação, sem perdermos nossa identidade divina como filhos de Deus.
Na conferência geral de outubro de 2024, em seu discurso “Following Christ”, Dallin H. Oaks – que assumirá a presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em lugar do presidente Nelson – ensinou: “Este é um tempo de muitas palavras duras e feridas nas comunicações públicas e até dentro das famílias… O Salvador ensinou que quem tem espírito de contenda não é de mim, mas é do diabo, que incita os corações dos homens a contenderem com ira. … Devemos evitar contenda e ser pacificadores em todas as nossas comunicações.”
Assim como Bruce Lee ensinava que a água se adapta sem perder sua essência, o evangelho de Jesus Cristo nos lembra que devemos permanecer fiéis à nossa identidade divina, mesmo diante das pressões e turbulências da vida. O Senhor nos convida a ser firmes nos princípios, mas humildes e flexíveis na convivência com os outros. Quando exercemos o autocontrole, guiados pelo Espírito, tornamo-nos livres de qualquer manipulação externa. Ser como a água, portanto, é viver em Cristo: fluir com serenidade, resistir com firmeza e transformar o mundo ao nosso redor, sem jamais perder a pureza de nossa verdadeira essência.
*Jornalista e Professor
out 3, 2025 | Colunistas
No próximo 4 de outubro no município de Cabo Frio no Rio de Janeiro teremos um instante marcante na cena literária da região dos Lagos , que será o lançamento do livro “Simplesmente Eloise”. O evento será realizado no charmoso Palácio das Águias no Centro de Cabo Frio das 18 as 20 horas em 4 de outubro. Publicado pela Editora Foco Letras o livro reúne poemas que revelam uma voz intensa, madura e envolvente.
O Palácio das Águias era tradicionalmente chamado de “Sobrado do Tutu”, nome de seu primeiro proprietário, Tertuliano Ferreira. O nome Palácio das Águias é porque no alto do telhado existem 3 águias. As telhas foram trazidas da França. Além dos ornamentos (águias), o sobrado constitui-se de 3 janelas, 3 portas, escada de metal branco, e tem traços de arquitetura da época do romantismo, de influência predominantemente francesa. Está situado na rua Érico Coelho, nº 72 – antiga rua Direita, no centro de Cabo Frio.
“Simplesmente Eloise” – é uma estreia literária sensível e arrebatadora que nos convida a explorar o universo interior da jovem escritora *Eloise Gomes*. Com apenas 18 anos, a autora entrega uma coletânea poética madura e encantadora, que une o íntimo ao cósmico, o singelo ao infinito.
Logo nas primeiras páginas, somos guiados por um convite sutil e profundo: refletir sobre o autoconhecimento, as emoções humanas e nossa conexão com o universo. Cada poema é como uma estrela no céu da sensibilidade de Eloise, uma tapeçaria de sentimentos tecidos com leveza, profundidade e autenticidade.
Com versos que dançam entre galáxias e silêncios interiores, a autora compartilha sua alma em poemas que abordam desde a infância poética, como em “A Felicidade Cabe Dentro de Um Suspiro”, escrito aos 12 anos, até sua fase atual, mais madura e reflexiva, em obras como “O Mar dos Amores Perdidos” e “Coração de Estrelas”.
“A felicidade tem páginas e cabe dentro de um suspiro.”
O livro não apenas apresenta uma produção literária de alta qualidade, mas também uma jornada emocional de uma jovem que encontrou na poesia um espelho e uma janela, para dentro de si e para além do horizonte.
Eloise dedica seu livro aos que sonham com as estrelas, aos que dançam sob luas cheias, aos que amam com intensidade e aos que ainda estão aprendendo a sentir. Sua escrita acolhe a todos e revela que a poesia é universal, atemporal e infinitamente necessária.
Nascida em Laranjeiras (RJ) em 6 de março de 2007, é uma jovem escritora, artista e ativista cultural. Estudante e autora promissora, com obras publicadas em antologias no Brasil e em Portugal. Estudou Artes Plásticas no Ateliê Anderson Carvalho (Cabo Frio) e é colunista da Aldeia Magazine, com a “Coluna da Elô”, onde compartilha poesia e reflexões sobre temas contemporâneos.
Além da literatura, Eloise se destaca por seu forte engajamento social e ambiental. É integrante do *Rotaract – Distrito 4751* e atua como *Embaixadora do Meio Ambiente de Iguaba Grande* e *Embaixadora da Literatura*, demonstrando seu compromisso com a construção de um mundo mais sensível, justo e criativo.
Eloise faz parte de diversas academias literárias nacionais e internacionais, com reconhecimento como Chanceler da Cultura, Embaixadora da Paz, do Social e da Cultura, Imortal e Apoteose Imortal 2023, além de ser condecorada com o Mérito Lítero-Cultural Pierre-Auguste Renoir, pela AICLAB.
“Simplesmente Eloise” é mais do que um livro de poemas — é um mapa estelar da alma de uma jovem autora que já brilha entre os grandes nomes da nova literatura. Um verdadeiro universo em palavras, onde cada verso é uma constelação de sentimentos.