Em reunião em Brasília nesta quarta-feira (18), o governador Eduardo Riedel discutiu vários projetos de interesse de Mato Grosso do Sul. No encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador tratou da repactuação da BR-163, o leilão da Rota da Celulose, que será apresentado ao mercado 2025, e também a Malha Oeste Ferroviária e a hidrovia do Rio Paraguai.
“É fundamental esta parceria com o governo federal para que possamos levar adiante os projetos estruturantes para Mato Grosso do Sul. Saímos bastante animado da reunião, e assim vamos cada vez mais atrair capital e empresas de fora para viabilizarmos uma nova infraestrutura no Estado, contando com a coordenação do nosso Escritório de Parcerias Estratégicas”, declarou.
A reunião em Brasília contou com a presença da secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni, e demais integrantes do Ministério dos Transportes.
Governador ao lado do ministro Renan Filho e da secretária Eliane Detoni (Foto: Bruno Chaves)
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou esta semana uma audiência pública na sede da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, com o objetivo de apresentar a proposta de readaptação e otimização do contrato de concessão da rodovia federal BR-163, no trecho que corta todo o estado de Mato Grosso do Sul, de Norte a Sul.
A expectativa do Governo de Mato Grosso do Sul é fazer eventuais ajustes e colocar o projeto da Rota de Celulose novamente à disposição do mercado no primeiro trimestre de 2025. Este projeto prevê a concessão de trechos de cinco rodovias: MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267.
Já o projeto de relicitação da ferrovia Malha Oeste deve ser entregue à iniciativa privada também em futuro leilão. A linha ferroviária abrange os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, somando mais de 1.600 quilômetros entre as cidades de Corumbá e Mairinque (SP). As empresas do ramo de celulose Suzano e Eldorado apresentaram projetos para fazer trechos de ferrovia. O objetivo é escolher a melhor opção indo de Três Lagoas até Aparecida do Taboado onde seria feita a conexão entre as Malhas Oeste e Paulista até chegar ao Porto de Santos.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS Foto da capa: Saul Schramm
O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), participou nesta segunda-feira (16) de uma reunião estratégica com o governador Eduardo Riedel, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o produtor rural e representante do Movimento Alerta do Agro, Valdenir Portela Cardoso. O grupo discutiu medidas emergenciais para enfrentar os desafios que, há três anos consecutivos, vêm gerando perdas expressivas ao setor produtivo.
A crise, que atinge principalmente a região centro-sul do Estado, é reflexo de uma combinação de fatores: mudanças climáticas severas, custos de produção elevados e a queda nos preços das commodities agrícolas. Essa conjuntura tem colocado em risco a viabilidade financeira de produtores rurais e comprometido o plantio das safras futuras, como a de 2025/2026.
“O setor vive uma situação de endividamento crescente. Embora alguns produtores ainda consigam renegociar suas dívidas, muitos já chegaram ao limite da sua capacidade financeira ou de crédito. Precisamos agir agora para evitar uma desestruturação ainda maior nos próximos anos”, alertou Paulo Corrêa.
No encontro, ficou agendada uma nova reunião para fevereiro de 2025, desta vez com a participação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O objetivo será ampliar o debate, incluindo regiões como Goiás, que também enfrenta crises similares, e avançar na construção de políticas públicas abrangentes e eficazes para o setor.
O ponto de partida dessa articulação, lembra Paulo Corrêa, foi uma grande reunião em Maracaju, realizada em setembro, que reuniu mais de 600 produtores de vários municípios. No encontro, convocado pelo Movimento Alerta do Agro, produtores reivindicaram a criação de mecanismos que possibilitem renegociações de longo prazo, com juros reduzidos, para garantir a sobrevivência econômica do setor.
“A solução precisa ser construída com urgência e com visão estratégica de longo prazo. Nosso objetivo é sensibilizar o governo federal para evitar o colapso do agronegócio, que é um dos pilares da economia de Mato Grosso do Sul e do Brasil, e garantir que as medidas discutidas resultem em ações concretas já para a safra de 2026, fortalecendo tanto o setor produtivo quanto a economia estadual como um todo”, acrescentou Paulo Corrêa.
O produtor rural Valdenir Portela alertou para a gravidade da situação enfrentada pelos produtores da região Centro-Sul, destacando que o endividamento do agronegócio não pode ser tratado de maneira superficial ou improvisada. Segundo ele, a busca por soluções passa pela atuação conjunta do Ministério da Agricultura, Fazenda e Banco Central, além de um diálogo estruturado que considere os desafios a médio e longo prazo.
“Precisamos tratar o endividamento do agronegócio com seriedade e planejamento. O problema é grande e não será resolvido da noite para o dia. É fundamental um esforço conjunto entre ministérios, estados e setor produtivo para buscar saídas reais e estruturadas que atendam os produtores e enfrentem os desafios do campo”, finalizou Portela.
Também participaram da reunião o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, e o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan.
O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu pela terceira vez consecutiva o selo diamante de transparência pública, concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). A premiação se refere ao trabalho desenvolvido na CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), que possui papel central na implementação de práticas de transparência e na disponibilização de informações públicas à população.
O selo diamante é a mais alta classificação do Radar da Transparência, uma ferramenta de monitoramento da Atricon que avalia a atuação dos entes públicos na divulgação de informações essenciais ao controle social. A avaliação é baseada em uma série de indicadores, como a transparência nos dados orçamentários, informações sobre licitações, contratos, execução de obras e a adesão à Lei de Acesso à Informação (LAI). O objetivo, portanto, é promover boas práticas na gestão e fortalecer a governança dos órgãos públicos.
Em declaração, o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, ressaltou a importância do selo. “Algo a se destacar nessa conquista em 2024 é a manutenção do selo, sendo o nosso Estado o único a receber o selo diamante em todas as três avaliações da Atricon. Isso demonstra compromisso inequívoco e inegociável com a transparência pública do Executivo Estadual”, compartilhou.
O ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto, responsável pela área da CGE-MS que coordena a temática transparência, também comentou sobre o impacto da premiação. “É o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria-Geral do Estado em promover a transparência pública através da divulgação de informações necessárias para que o cidadão possa acompanhar e monitorar os gastos públicos. Ficamos muito felizes. Parabenizo aos servidores lotados na CGE e, também, aos dos demais órgãos e entidades que disponibilizam informações para que possamos alimentar o Portal da Transparência”, pontuou.
A transparência pública é essencial para garantir a participação da sociedade no processo democrático, permitindo que os cidadãos acompanhem como os recursos públicos são utilizados. Além disso, é um mecanismo importante para o fortalecimento da confiança da população para com os entes públicos. Isso porque quando as informações sobre a administração pública são divulgadas de maneira acessível, a sociedade tende a confiar nas decisões do Governo e a participar de forma ativa no processo democrático.
A 30ª Copa do Laço teve início na quinta-feira (12), no Parque do Laçador, em Campo Grande, com arquibancadas lotadas e olhares atentos a cada cavaleiro que adentrava a arena. A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que destacou a importância do laço comprido como parte da identidade cultural e econômica de Mato Grosso do Sul.
“Não tem como não se emocionar. Assim como hoje, você vai numa festa de Laço ao longo do ano inteiro, é acampamento cheio, criança, mulher, gente, é a cara do Mato Grosso do Sul. É o único local do Brasil que tem essa representatividade através do lançador, através dessa cultura que é esporte, que é economia”, destacou o governador.
Reconhecido como patrimônio cultural, o esporte atrai laçadores de todas as idades, conectando gerações em torno de uma prática que combina técnica, precisão e paixão.
Nos próximos dias, mais de mil competidores representando 33 clubes filiados à Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul devem participar das provas. Entre os estreantes, está Ritione Oliveira, de 38 anos, que mora em Jardim e vive a expectativa de competir pela primeira vez:
“Eu laço desde os 11 anos, isso aqui pra nós que somos do ramo da pecuária é uma diversão. Minha filha tem 4 anos e já está aprendendo a montar”, disse ele.
O crescimento do laço comprido no Estado se deve, em parte, ao apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Fundesporte e do Fundo de Investimento Esportivo (FIE). Em 2024, foram destinados R$ 1.994.300,00 para a realização do torneio estadual, que percorreu 30 municípios sul-mato-grossenses.
Além disso, em 2023, o Parque do Laçador recebeu investimentos para a construção de uma pista coberta, garantindo a realização das competições mesmo em dias de chuva.
“É um um esporte da família, um esporte que é do homem do campo, que não é só hoje uma cultura, mas também movimenta a economia do Estado, e isso é muito importante. Tem muitas pessoas que dependem do laço comprido”, enfatizou Pompilio Júnior, presidente da Federação dos Clubes de Laço do MS.
As raízes do laço comprido
O laço comprido tem origem nas atividades dos vaqueiros e peões das regiões rurais do Brasil, sendo uma prática tradicional no Mato Grosso do Sul.
Na técnica, o laçador utiliza uma corda de aproximadamente 12 metros de comprimento, com uma argola na ponta, para arremessar em direção a um boi ou novilho em movimento. O objetivo é laçar o animal pelos chifres, exigindo precisão, destreza e, acima de tudo, sintonia entre o cavaleiro e seu cavalo.
Antes mesmo do Ano Letivo de 2024 chegar ao fim, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), antecipou a entrega dos kits escolares em Campo Grande e no interior.
O processo de entrega antecipada só foi possível diante de uma reestruturação da logística, colocando como prioridade o atendimento aos estudantes antes do início das aulas.
Marcos Macarini, coordenador de Administração e Apoio Operacional da SED, responsável por toda a logística de entregas, detalha como a organização de distribuição foi pensada para ser realizada em todo o Estado.
“Em Campo Grande são nove rotas de entrega e no interior mais 15, por isso, o trabalho da logística na entrega dos materiais é tão importante e fundamental para que haja uma celeridade, mas também uma organização na distribuição de todos os itens”, explica o coordenador.
De acordo com o gestor, das nove rotas de Campo Grande, três delas já concluíram as entregas e o envio para as unidades escolares do interior também já começaram.
“Iniciamos a entrega dos kits que atenderão os estudantes no ano de 2025 ainda na primeira semana de dezembro, isso só foi possível diante da organização da logística para que os estudantes já iniciem as aulas com os materiais escolares, além disso, os uniformes também começarão a ser entregues ainda nas primeiras semanas de janeiro”, completa Macarini.
A Escola Estadual Maestro Frederico Lieberman, localizada em Campo Grande, já recebeu todos os kits para atender os alunos matriculados para o ano letivo de 2025. Segundo a diretora da unidade, Ana Elisa Spazzapan, os kits entregues com antecedência impactam direto na aprendizagem dos estudantes.
“Muitos chegam na escola sem material e, sem dúvidas, iniciar o ano já com o kit escolar completo faz a diferença. Desta forma, o estudante já começa a se organizar desde o primeiro dia de aula”, afirma a diretora.
Para o diretor-adjunto, Carlos Alberto de Almeida Passarinho, antecipar a entrega dos kits é importante, principalmente para as famílias dos estudantes, que podem se tranquilizar quanto aos materiais escolares.
“Os pais ficam tranquilos, pois sabem que os filhos já iniciarão o ano munidos dos materiais, e isso é uma preocupação a menos, pois sabemos a realidade de cada estudante nosso e com certeza isso impacta positivamente em cada um”, ressalta Carlos Alberto.
O investimento feito pelo Governo em mais de 190 mil kits escolares é superior a R$ 14,7 milhões, garantindo um retorno às aulas no dia 17 de fevereiro com a tranquilidade que o período requer. “A Educação é fator chave para alcançarmos nossos objetivos, de trazer o desenvolvimento que projetamos para Mato Grosso do Sul”, diz o governador Eduardo Riedel.
Para o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, esses materiais entregues antes mesmo do início do Ano Letivo são a base para que os estudantes da Rede tenham qualidade e conforto nos estudos.
“Com a reestruturação da logística, conseguimos antecipar bastante a entrega dos kits escolares do Ano Letivo de 2025. Assim, nossos estudantes já iniciam o ano com seus materiais em mãos, o que representa nosso comprometimento com a aprendizagem de cada um”, finaliza o secretário.
Jackeline Oliveira, Comunicação SED Foto: Ricardo Agra, SED
Transformar a escola em um ambiente mais acolhedor, inspirar outros alunos e deixar um legado. Esse foi o desafio aceito por estudantes que participaram do Projeto Estudantes no Controle 2024, uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED).
A cerimônia de premiação, que destacou as 15 escolas vencedoras, aconteceu nesta quarta-feira (11), no Bioparque Pantanal, e contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama Mônica Riedel.
“Essa atitude dentro da escola vai ficar para a vida de vocês. Na convivência, na formação de equipe, na liderança, vão sair da escola levando isso. Vocês são líderes, protagonistas da vida de vocês, tem um estado fantástico pela frente, tem conquistas a serem feitas, vocês podem ser o que quiserem e vão chegar lá”, ressaltou o governador.
Com inspiração nos versos do poeta Manoel de Barros e na trajetória da ambientalista Neiva Guedes, a Escola 26 de Agosto, que revitalizou a biblioteca e o laboratório de ciências, ficou em 1º lugar.
“Eu amei participar porque a gente deixa uma marca na escola. Agora, quando vejo os colegas lendo e aproveitando o espaço, sinto uma alegria enorme. Dá mais vontade de cuidar”, conta a estudante Taysa Aparecida.
Nesta edição, o projeto, criado em 2018, alcançou um número recorde de inscrições, com 115 escolas disputando as 100 vagas disponíveis. O empenho dos participantes foi destacado pelo Secretário Estadual de Educação, Helio Daher.
“O grande brilho dos estudantes do controle é a criatividade. É a capacidade que vocês estão tendo de mostrar para a população, de mostrar para a sociedade, que além de entender os seus direitos, vocês sabem os seus direitos como cidadãos. Parabéns, vocês são um tipo de muito orgulho para nós”, disse o secretário.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando o estudante Andrei da Silva, da Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto, em Terenos, subiu ao palco para representar todos os alunos e compartilhar o sentimento de participar do projeto. Junto com seus colegas, ele desenvolveu um jardim sensorial, promovendo a inclusão dos alunos da educação especial.
“Eu trabalho na Zona Rural, meu ambiente de maior socialização é na escola e são projetos como esse que fazem com que eu sinta paixão pelo ambiente escolar, paixão pela escola. Eu tenho muito orgulho de ter professores magníficos e quero um dia também ser espelho para os meus alunos, assim como os meus professores são para mim”, disse o estudante.
“Uma sociedade só muda quando tem cidadãos cientes e zelosos de seus direitos, de seus deveres, e com um patrimônio que é confiado a vocês. E essa é a grande chave de transformação. Aos diretores e professores, meus sinceros agradecimentos, a vocês que representam as escolas aqui, só com a engajamento de vocês, que é possível a gente conseguir jogar esse acidente, cuidar e transformar esses cidadãos no futuro”, destacou o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.
O 3º lugar foi conquistado pela Escola Estadual Maria Leite, de Corumbá, onde os estudantes desenvolveram placas em braille para identificar todos os setores e garantir acessibilidade a uma aluna cega. Além disso, restauraram as rampas da escola, facilitando a locomoção dos alunos cadeirantes.
“Ano passado nós ficamos em 6º lugar e este ano concorremos de novo, a única escola de Corumbá. É uma alegria, ver que vale a pena, é satisfatório deixar um legado para o outros alunos que não estão ligados diretamente no projeto, mas que se envolvem de forma voluntária em cada ação. Valeu apenas percorrer mais de 400 km e passar mais de seis horas na estrada pra chegar até aqui”, comemorou a professora de Sociologia. Geicyanne Nunes.
As 15 escolas premiadas receberam R$ 194.000,00 em prêmios, distribuídos entre colégios, estudantes e professores.
Confira todas as ganhadoras:
1 – EE 26 de Agosto. Campo Grande
Revitalização da biblioteca, pinturas nas portas dos banheiros com frases motivacionais e restauração da parede do fundo do laboratório.
R$ 25.250,00
2 – EE Eduardo Perez. Terenos
Horta com acessibilidade e espaço de socialização e leitura (pergolado).
R$ 22.000,00
3 – EE Maria Leite. Corumbá
Revitalização da biblioteca, construção do espaço positivo, fichas de almoço e nova área de socialização.
R$ 19.500,00
4 – EE São José. Campo Grande
1ª Mostra de Ciência da Escola Estadual São José, revitalização da biblioteca escolar e pintura da quadra poliesportiva.
R$ 17.000,00
5 – EE Vespasiano Martins. Sidrolândia
Construção da quadra de areia integrada com ambiente de convivência.
R$ 15.000,00
6 -EE Waldemir Barros da Silva. Campo Grande
Construção de espaço de convivência e socialização.
R$ 13.250,00
7 -EE Aracy Eudociak. Campo Grande
Paisagismo da área de convivência.
R$ 12.500,00
8- EE Profª Brasilina Ferraz Mantero. Campo Grande
Construção da sala de estudos. R$ 11.750,00
9 – EE Profª Vânia Medeiros Lopes.Glória de Dourados
Projeto que valoriza o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira
R$ 11.000,00
10 – EE José Alves Ribeiro. Rochedo
Construção do espaço lúdico sensorial.
R$ 10.500,00
11 – EE João Carlos Flores. Campo Grande
Construção do pergolado.
R$ 8.750,00
12 – EE Joaquim Murtinho. Ponta Porã
Quadra de areia para a prática de esportes: vôlei de praia, beach tênis, futevôlei
R$ 8.000,00
13 – EE Profª Eufrosina Pinto. Glória de Dourados
Construção de um jardim sensorial.
R$ 7.250,00
14 – EE Vilmar Vieira Matos. Dourados
Criação da horta escolar intitulada como ação “Da terra ao prato”.
R$ 6.500,00
15 – EE Weimar Torres. Glória de Dourados
Construção do sistema para produção de peixes na escola.
R$ 5.750,00
Evelyn Souza, Comunicação Governo de MS Fotos: Bruno Rezende