Com a chegada das férias e do período festivo, o número de doações de leite humano ao Banco de Leite do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) tem caído nas últimas semanas.
A doação de leite pode ser feita por mulheres que estão amamentando e têm uma produção de leite acima do necessário para os seus bebês. Além disso, é necessário ter feito o pré-natal. Para se tornar doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HRMS, pelo telefone (67) 3378-2715.
O Banco de Leite Humano do HRMS faz a coleta na casa das doadoras semanalmente e fornece, ainda, o kit necessário para retirar e armazenar o leite: vidro esterilizado, touca e máscara. As mães também recebem orientação sobre como devem tirar o leite e armazená-lo. A coleta é feita em todos os bairros da Capital.
“Após ser coletado na casa da doadora, o leite passa por exames aqui no Banco de Leite Humano. Se não tiver nenhuma restrição, é pasteurizado e passa por um novo exame, desta vez microbiológico, para checar se todas as bactérias foram eliminadas. Somente então, ele é considerado apto a ser oferecido aos bebês”, explica a nutricionista e responsável técnica do Banco de Leite Humano do HRMS, Fernanda Menezes.
No mês de novembro, o Banco de Leite recebeu pouco mais de 30 litros de leite, enquanto a demanda do hospital é em torno de 120 litros. O leite humano é destinado aos bebês internados em, pelo menos, quatro unidades do hospital: UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, UIN (Unidade Intermediária Neonatal), Método Canguru e CTI (Centro de Terapia Intensiva) Pediátrico.
Mãe de Matteo, um bebê que nasceu prematuro, a professora Camilla Reis, 38 anos, foi ao Banco de Leite Humano extrair leite para alimentar o próprio filho, internado na UIN do HRMS.
“Para que o Matteo chegue ao peso ideal, o meu leite será fundamental. Como ele nasceu muito prematuro, não tem força para a sucção. Então, tiro o meu leite, que é oferecido a ele nas refeições”, conta Camilla.
A professora de Dois Irmãos do Buriti conta que sempre ouviu sobre a importância da doação do leite humano, mas, agora, vivenciar a situação trouxe uma nova percepção. “Acredito que posso ajudar outras crianças também. A gente sabe que as doações de leite não são suficientes, mas, quando se vê nessa situação, percebe o tanto que é importante colaborar e doar. Hoje eu vejo a importância do leite materno até para me sentir viva”, diz a mãe.
Importância do leite humano
O leite humano é essencial para todos os bebês, em especial para a saúde e sobrevivência de bebês prematuros e de baixo peso (com menos de 2.500 g), que estão internados nas unidades neonatais e não podem ser amamentados pelas próprias mães.
De acordo com o Ministério da Saúde, um pote de leite humano de 200 ml doado, por exemplo, é capaz de alimentar até dez recém-nascidos internados, por dia. Dependendo do peso do bebê, cerca de um ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado.
Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite humano com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e sobrevivência.
SERVIÇO – O cadastro para se tornar uma doadora do Banco de Leite Humano do HRMS pode ser feito pelo telefone (67) 3378-2715.
A saúde pública em Mato Grosso do Sul vive um novo capítulo marcado por avanços e modernizações. A inauguração da nova sede da Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz da SES (Secretaria de Estado de Saúde), aliada à ampliação do Programa Remédio em Casa, trouxe mudanças significativas no atendimento e na qualidade de vida da população sul-mato-grossense.
A nova sede da Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz foi inaugurada no mês de agosto deste ano, em Campo Grande, com o objetivo de oferecer uma estrutura moderna, acessível e eficiente para atender os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). O espaço foi projetado para centralizar serviços de assistência farmacêutica, melhorando o acesso a medicamentos e outros insumos para o tratamento de doenças crônicas.
A nova unidade conta com ampla área de atendimento ao público, com ambientes climatizados e organizados para reduzir filas e tempo de espera; estoque otimizado de medicamentos, garantindo maior disponibilidade e menor risco de desabastecimento; tecnologia integrada, permitindo um sistema informatizado que facilita o acompanhamento de solicitações e renovações de receitas; acessibilidade com rampas e atendimento prioritário para pessoas com deficiência e idosos.
Com essas melhorias, a Casa da Saúde fortalece seu papel como referência no cuidado e na assistência à população que necessita de medicamentos especializados.
Programa Remédio em Casa: Benefícios que chegam à porta do cidadão
Paralelamente à modernização da Casa da Saúde, o Programa Remédio em Casa, que começou em 2022, tem transformado a forma como medicamentos de uso contínuo chegam aos pacientes.
A iniciativa atende tanto moradores da capital quanto do interior, com logística bem planejada para alcançar regiões remotas. Desde a sua implementação, o programa já beneficiou 14.815 pacientes, garantindo a continuidade dos tratamentos e promovendo mais qualidade de vida.
A combinação de uma estrutura moderna com iniciativas inovadoras, como o Programa Remédio em Casa, gerou um impacto direto na vida dos cidadãos e resultou em:
Pacientes mais assistidos: Pessoas com doenças crônicas, como diabetes e artrite reumatoide, têm mais segurança no acesso a medicamentos;
Mais eficiência no atendimento: A organização dos serviços reduziu filas e aumentou a satisfação dos usuários;
Humanização da saúde pública: O programa prioriza a dignidade e o conforto dos pacientes, especialmente os mais vulneráveis.
Rumo ao futuro
A nova sede da Casa da Saúde e o Programa Remédio em Casa são exemplos claros do compromisso do Governo do Estado com a saúde pública de qualidade. A SES continua empenhada em aprimorar as estratégias de atendimento e ampliar os benefícios ofertados à população, integrando tecnologia, logística e humanização.
Essas iniciativas refletem uma visão de futuro onde a saúde é tratada como prioridade, assegurando que o cuidado alcance todos os cantos do estado. Investir na saúde é investir em pessoas. Com a nova Casa da Saúde e o Remédio em Casa, Mato Grosso do Sul dá um passo importante na construção de um SUS mais eficiente e acolhedor.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Divulgação SES
De um lado, a Caixa Encantada, de outro, envelopes que carregam cidadania. Depois de levar serviços até a comunidade indígena guarani e kaiowá, na aldeia Tey’ikue, em Caarapó, chegou a vez da população receber o RG novinho e a criançada, os presentes do Papai Noel.
No último dia 20 de dezembro, a Cidadania e a Segurança Pública realizaram a entrega de 400 RG’s emitidos durante a última edição do MS em Ação de 2024. Para completar esse momento especial, a campanha Caixa Encantada trouxe a magia do Natal para as crianças.
Com um sorriso de orelha a orelha, Nataniel Araújo Gamarra, de 10 anos, exibia o primeiro RG posando para a foto. O documento leva a assinatura do garoto, além do número do CPF. “Ele é importante para a nossa identificação”, diz.
Para a indígena Marquielen Fernandes Vaes, de 25 anos, ter em mãos o documento é a garantia de cidadania. “Eu achei muito bom, porque estava precisando, e os serviços que vem até aqui são muito bons pra gente”, conta.
Cacique da aldeia, Anízio Silva, de 41 anos, agradeceu o trabalho do Governo do Estado em garantir não só a emissão dos documentos como a entrega. “A comunidade agradece muito a vocês e a todas as demais equipes que vieram mostrar aqui o interesse, o trabalho, e trouxeram o resultado. A nossa aldeia estava precisando muito de ajuda para ter identidade”, diz a liderança.
Na fila para retirar o documento de identidade, seu Angelo Benites Mendes, de 53 anos, compartilha a felicidade sentida em ter uma carteira de identificação novinha. “Fiquei muito grato por esse mutirão que veio tirar nosso documento aqui na aldeia de Caarapó. Deixo os parabéns por esse MS em Ação, achei muito interessante, porque este é um documento importante para todos nós. O povo ficou mui satisfeito”, completa.
MS em Ação
O programa esteve na aldeia Tey’ikue nos dias 23 e 24 de novembro, levando serviços de Cidadania e Segurança Pública. Durante a programação, foram realizados mais de 16,5 mil atendimentos aos indígenas da região de Caarapó. Além da emissão de documentos, a população pode contar com consultas médicas e odontológicas, vacinação, solicitação de benefícios junto ao INSS e assistência jurídica.
A iniciativa é uma parceria entre a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), que desde 2023 leva serviços básicos para as comunidades indígenas, que enfrentam grandes dificuldades de acesso devido à distância das aldeias em relação aos centros urbanos.
Para a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, o programa MS em Ação é o Governo do Estado levando a garantia de direitos para dentro das comunidades indígenas.
“Isso nunca antes nas aldeias do Mato Grosso do Sul. Nós estamos concluindo esse ano com mais de 20 mil serviços prestados dentro das comunidades. Fomos para Paranhos, Amambai, Miranda e nós terminamos aqui, na Tey’ikue. Estamos muito felizes em saber o quanto esse documento vai garantir os direitos de vocês. Gostaria de agradecer à Segurança Pública, que junto com a Cidadania, está mostrando que o Governo do Estado tem feito a diferença na vida de cada um”, ressalta Viviane.
Para o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira, a organização da comunidade e, principalmente das lideranças, fez com que os serviços fossem aproveitados ao máximo.
“Aqui os senhores se organizaram, se empenharam e aproveitaram todos os serviços oferecidos. Isso, para nós, é uma grande satisfação. Trabalhar a inclusão é tornar uma comunidade próspera, e a cidadania é o primeiro passo para a prosperidade. Qualquer acesso a outro serviço público depende da documentação”, enfatiza o secretário.
Caixa Encantada
Além da entrega dos documentos de identificação, a Cidadania e a Sejusp também foram instrumento para que o Papai Noel chegasse à comunidade. Todas as crianças guarani e kaiowá da aldeia receberam brinquedos novos graças à campanha “Caixa Encantada”.
Promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso Sul, a Caixa Encantada arrecadou aproximadamente 74,2 mil brinquedos que foram entregues para crianças e adolescentes da Capital e também do interior.
O resultado das ações realizadas este ano nas rodovias concedidas de Governo de Mato Grosso do Sul reforçam o impacto positivo dos investimentos, obras entregues e a eficácia da fiscalização, que é feita pela Agems (Agência Estadual de Regulação), garantindo segurança e qualidade aos usuários.
“Fizemos nossas concessões rodoviárias no Estado e estamos colhendo os frutos. Aqui temos o exemplo do capital privado que aliado aos investimentos estaduais levam ao desenvolvimento. Assim entramos em um giro positivo de crescimento. Esta parceria nos leva a rodovias em boas condições, dando mais segurança ao usuário e qualificando a logística do Estado”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
A Câmara Técnica de Fiscalização de Rodovias, que se debruça diariamente sobre dados operacionais das concessionárias e vai a campo para monitoramento in loco, realizou 18 atividades fiscalizatórias nas estradas nos primeiros dez meses de 2024.
A equipe percorreu cerca de 21 mil quilômetros para inspeção de obras e serviços na MS-306 e sistema rodoviário MS-112/BR-158/BR-436 neste ano em que os investimentos executados nas duas regiões somaram R$ 249 milhões.
“Os investimentos nas rodovias, acompanhados de perto pela Agems, têm impacto direto no serviço que é oferecido e em melhor experiência para motoristas e passageiros”, destaca o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis. “Sabemos o quanto nosso trabalho é relevante para o bom resultado das concessões como um todo e de projetos específicos como o novo contorno viário de Chapadão do Sul, que demonstram o sucesso das parcerias do Estado com a iniciativa privada na promoção do crescimento econômico sustentável”.
A atuação da Agems foi essencial para garantir que as concessionárias cumprissem os compromissos contratuais do período e entregassem obras de qualidade. “É uma fiscalização sistêmica, que resulta em rodovias mais seguras e eficientes”, explica a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez. “Percorremos milhares de quilômetros e realizamos fiscalizações criteriosas acompanhando o trabalho técnico das concessionárias ao longo de todo o ano”, reforça o coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização, Vinicius Echeverria.
Foto: Divulgação/Way-306
MS-306: modernização, segurança e compromisso com o usuário
Operada pela iniciativa privada desde abril de 2020, a MS-306 continua como um corredor estratégico para o desenvolvimento regional. Em 2024, a rodovia recebeu R$ 107 milhões em investimentos, refletidos nas entregas de:
108,52 km de acostamento;
4,3 km de faixas adicionais;
3 obras de arte especiais com alargamento em pontos críticos;
e 12,3 km do contorno de Chapadão do Sul, obra inaugurada em outubro, que retira o tráfego pesado do centro da cidade, promovendo mais segurança e agilidade.
Além das melhorias estruturais, as fiscalizações contínuas somaram 9 ações, cobrindo quase 10 mil quilômetros. Os resultados já garantiram a resolução de 21 das 29 não conformidades recomendadas.
MS-112: tecnologia e infraestrutura em modernização
Concedida mais recentemente, a MS-112, integrada às BR-158 e BR-436, apresentou avanços significativos em 2024, ano em que foi ativado do pedágio. Investimentos de R$ 142 milhões estão sendo aplicados em obras como micro revestimento e recomposição de pista, fundamentais para a durabilidade e qualidade do pavimento.
Foram realizadas 9 fiscalizações de campo nesse contrato, com a equipe percorrendo 11 mil quilômetros para monitorar os serviços.
O primeiro ano da concessão já reflete modernidade e tecnologia, com destaque para:
6 Bases de Serviço Operacional (BSO) com infraestrutura de apoio e atendimento ao usuário;
Monitoramento 24 horas do tráfego por câmeras e Centro de Controle Operacional;
Socorro mecânico e pré-hospitalar disponíveis desde o início da operação.
Em novembro foi inaugurado o Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-158, com investimento de R$ 2,8 milhões para a instalação, que contam com uma das maiores áreas cobertas sobre rodovia no Brasil.
Os beneficiários do programa “Mais Social” vão ter um Natal mais alegre e festivo com uma ceia garantida com o “13º salário”, que foi disponibilizado na última terça-feira (17) pelo Governo de Mato Grosso do Sul. O “Mais Social” é um auxílio financeiro que promove a segurança alimentar. O beneficiário recebe R$ 450 todos os meses por meio de um cartão, que pode ser usado para compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e de higiene.
A dona de casa Marcelina Nunes, morada do Jardim Anache, não perdeu tempo e passou no supermercado para as compras de itens do almoço que pretende fazer na companhia das três filhas pequenas e familiares. “Comprei mistura, frutas e legumes”, comentou.
Viviane Sanches é mãe dos pequenos Pedro e Ísis. Ela é grata por poder contar com o benefício do “Mais Social” e pretende caprichar na Ceia de Natal, com um salpicão, uma carne e fazer um bolo de chocolate com recheio de confete para as crianças.
“Antes, tudo eu dizia: mamãe não pode. O Programa está me auxiliando na hora em que eu mais preciso e vai me ajudar muito no final do ano para comemorar o Natal com minhas crianças e um final de ano mais digno”, conta.
Simultaneamente, os 42.193 beneficiários ativos receberam também os pagamentos mensais, em uma injeção na economia local de R$ 37,9 milhões para quem mais precisa.
No último dia 10, o Governo do Estado também pagou o “13° salário” do programa “Cuidar de Quem Cuida” para 1.291 pessoas, injetando mais de R$ 1 milhão na economia.
Ambos os programas são vinculados à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS Fotos: Téo Pini
Considerado o “Estado da Arte” pela comunidade científica sul-mato-grossense e nacional no que diz respeito à instrumentalização de políticas voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, o Governo de Mato Grosso do Sul acaba de criar um marco legal para incentivar a pesquisa e o empreendedorismo tecnológico.
A proposta, de autoria do Executivo estadual e aprovada de forma unânime pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), foi sancionada hoje (19) pelo governador Eduardo Riedel, e cria três importantes mecanismos: o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os três mecanismos juntos criam um ambiente favorável para parcerias entre governo, setor privado e academia.
Riedel sancionou, no Receptivo, o projeto de lei na presença do reitor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e presidente do CRIE-MS (Conselho Regional de Inovação de Mato Grosso do Sul, padre José Marinoni, da reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Ítavo, do reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados, Jones Goettert, da reitora do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Elaine Cassiano, do reitor da UEMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Laércio Carvalho , e do reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp, Cristiano Cupertino.
De acordo com o governador Eduardo Riedel, as três iniciativas visam fomentar o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação, além de adaptar o Estado às demandas contemporâneas de competitividade, sustentabilidade e inclusão. “Criamos mais condições para atrair investimentos, gerar empregos e agregar valor aos recursos naturais do Estado”, garante.
O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, salienta o processo de construção que permitiu a criação deste instrumento de estímulo à ciência, tecnologia e inovação.
“É uma lei que foi construída ao longo de um ano, com toda preocupação jurídica, tentando trazer tudo que já tinha de inovação, do seu ponto de vista legislativo, para dentro de uma lei estadual. Ela é o “Estado da Arte” em termos de legislação hoje no Brasil. O Mato Grosso hoje já tem um ambiente favorável aos negócios, com resultados altamente positivos no Estado. Agora, temos um ambiente favorável à Ciência e Tecnologia atraindo conhecimento, capital humano, inovando, principalmente, em áreas que o governo já tem prioridade”, complementa.
Para o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Semadesc, Ricardo Senna, a iniciativa cria políticas de Estado e uma interação cada vez maior no tripé academia, governo e setor produtivo. “Temos uma das leis mais modernas hoje do País, e bastante robusta. Vai oportunizar encomendas tecnológicas do Governo, como a identificação de um problema específico na área de saúde pública, e educação, por exemplo”, ressalta.
O diretor-presidente da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS), Márcio de Araújo Pereira, também concorda que a proposta é a mais avançada e inovadora do País.
“Mato Grosso do Sul sai na frente de todos os estados, compreendendo lacunas importantes e trazendo avanços com investimentos que a nossa comunidade científica vai receber com essa interação maior com o setor privado, universidades e Governo”, reforça.
Através do Funecti (Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação) serão destinados recursos a programas, projetos e atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos. Esses investimentos são considerados estratégicos para fortalecer a competitividade do estado e gerar soluções inovadoras para os desafios regionais.
O Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi desenhado para integrar universidades, empresas, centros de pesquisa e órgãos públicos, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável em diferentes setores. Já o Conselho Estadual, será responsável por propor políticas, acompanhar investimentos no setor e fomentar parcerias entre instituições públicas e privadas.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS Fotos: Bruno Rezende