(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
“Operação Boas Festas” da PMMS tem início com a entrega de 70 novas viaturas

“Operação Boas Festas” da PMMS tem início com a entrega de 70 novas viaturas

Como acontece todos os anos, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) reforça o policiamento na Capital e no  interior do Estado em decorrência das festividades de final de ano. Para marcar o início da “Operação Boas Festas”, foi realizada na tarde dessa segunda-feira (9) uma solenidade, com a presença do governador Eduardo Riedel e demais autoridades civis e militares, e que se concretizou com a entrega de 70 novas viaturas ao Comando de Policiamento Metropolitano. A “Operação Boas Festas” se estenderá até o dia 5 de janeiro de 2025, e contará com um efetivo de 1 mil militares na capital.

Se dirigindo à tropa militar e convidados, o governador Eduardo Riedel defendeu o cumprimento da ordem pública pelas forças de segurança do Estado. “Recentemente, formamos quase 500 militares e junto veio a necessidade de equipar a força policial e dar suporte para os senhores e senhoras poderem trabalhar e oferecer aquilo que há de melhor dentro da estratégia de ação da Polícia Militar e cumprir o dever dando muito orgulho ao Mato Grosso do Sul”.

Nos últimos dois anos, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul recebeu mais de R$ 43 milhões do Governo do Estado, aplicados em obras, aquisição de viaturas, armamento e equipamentos, além de incorporar mais de 1,4 mil militares por meio de concurso público. Todos esses investimentos tem como objetivo garantir aos 6.125 integrantes da PMMS condições de trabalho dignas e assim proporcionar mais segurança aos sul-mato-grossenses.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, descreveu que os investimentos em inteligência e equipamentos são também uma ação preventiva e próximas às demandas da comunidade.

“Contamos com a sensibilidade do nosso governador em enxergar além da farda e dos equipamentos, mas também o ser humano que está por trás do uniforme militar. Eu quero agradecer a cada homem e mulher da segurança pública que nos ajudou a arrecadarmos 24 mil brinquedos para a Caixa Encantada. Isso é prevenção, acolhimento, reconhecimento, e inspiração para milhares de crianças se tornarem o policial de amanhã”, mencionou o secretário.

A solenidade contou com um momento especial e emocionante com o juramento do aspirante oficial Leonardo  Hickmann.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar de MS, coronel Renato dos Anjos Garnes, com o reforço, a força policial busca prevenir delitos e reduzir os índices criminais, protegendo o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas, de forma a garantir à população mais segurança e bem estar durante a temporada festiva.

Com investimentos da ordem de R$ 9,3 milhões, provenientes provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública,  os novos veículos vão expandir o alcance e a capacidade de atendimento das equipes de serviço em toda Campo Grande, tanto no policiamento preventivo, quanto em resposta às solicitações de urgência e emergência pelo 190.

No interior, a PMMS marcará presença nos centros comerciais e locais com maior circulação de pessoas. As regiões turísticas do Estado receberão equipes extras de policiais militares, principalmente,  nos dias próximos ao Natal e Réveillon.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Fotos: Saul Schramm

Com repasse de R$ 32 milhões, Governo de MS anuncia 13° parcela para 79 hospitais do Estado

Com repasse de R$ 32 milhões, Governo de MS anuncia 13° parcela para 79 hospitais do Estado

Para contribuir e fortalecer a saúde pública do Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel anunciou o repasse da 13° parcela aos hospitais que mantém contratualização com o Estado. Esta medida representa o valor de R$ 32,3 milhões e vai beneficiar 79 hospitais, de 67 municípios.

O recurso estará disponível para os hospitais na próxima sexta-feira (13). “Dia de festa para saúde, importante celebrar estas conquistas. Fazer esta equação foi um grande desafio, fizemos este esforço concentrado para viabilizar esta 13° parcela. Um recurso que vai ajudar todo mundo a fechar o ano com mais tranquilidade”, afirmou o governador.

Riedel destacou que esta ação visa reforçar o compromisso com os hospitais e saúde pública do Mato Grosso do Sul. “A parceria continua, nosso objetivo é viabilizar a melhor saúde à população. Com uma gestão eficiente para todos. Sexta-feira o recurso já estará disponível para última quinzena do ano”.

Esta iniciativa do Governo do Estado vai auxiliar e contribuir para que as unidades possam pagar as despesas de décimo terceiro salário com os funcionários, assim como outros gastos de custeio, compra de medicamentos ou conta em aberto. Estes hospitais filantrópicos são essenciais para o trabalho da rede de saúde pública.

“Esta gestão estadual sempre teve um olhar especial e diferenciado aos hospitais. Somos sempre ouvidos e recebidos muito bem aqui no Governo do Estado. Houve um esforço do governador para nos atender com esta parcela extra. Esta ajuda é um alívio para todos, pois temos muitas demandas e sempre estamos correndo atrás. O nosso sentimento é de agradecimento”, afirmou Marco Calderon, presidente da FEHBESUL (Federação das Santas Casas, Hospitais e Instituições Filantrópicas e Beneficentes de MS).

Os hospitais filantrópicos representam 42% dos hospitais do Mato Grosso do Sul, 55% dos leitos clínicos e cirúrgicos, 48% dos leitos de UTI e 64% das cirurgias realizadas no Estado. São atendimentos de média e alta complexidade, com destaque para áreas como oncologia, cardiologia, assim como materno-infantil.

“Assim a gente cumpre nossa missão, de favorecer o financiamento da saúde hospitalar. Eles prestam um serviço de referência, principalmente de média e alta complexidade. Um recurso financeiro que vem em boa hora. Mantemos o compromisso de garantir estes recursos extras, que vão ajudar muito neste final do ano”, explicou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões.

A solenidade ocorreu no Gabinete do Receptivo do Governo do Estado, com a presença de representantes de vários hospitais contemplados com esta ajuda. Também estiveram presentes o chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha, e a secretária-adjunta da Saúde, Crhistinne Maymone.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Riedel chega a 82% de aprovação e 60% de bom/ótimo

Riedel chega a 82% de aprovação e 60% de bom/ótimo

A gestão do governador Eduardo Riedel que começou há dois anos é aprovada por 82% dos sul-mato-grossenses, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Ranking, que ouviu 3 mil pessoas em 30 municípios entre os dias 1 e 8 dezembro de 2024.

No mesmo levantamento, a administração do Poder Público Estadual sob o comando de Riedel, como ‘Bom/ótimo’ por 60% dos entrevistados, enquanto menos da metade (21%), avaliam como ‘regular’. Outros 13% classificaram como ‘ruim/péssimo’ e 6% ‘não sabem/não responderam’.

Confira: 

Fonte: jd1noticias

Com apoio do Governo de MS, Hospital do Câncer entrega terceiro andar com 32 novos leitos à população

Com apoio do Governo de MS, Hospital do Câncer entrega terceiro andar com 32 novos leitos à população

Com apoio e parceria do Governo do Estado, o Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão entregou nesta segunda-feira (9) a obra do terceiro andar, que conta com 32 novos leitos modernos à disposição da população. Eles estão equipados para atender os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A obra no terceiro andar foi realizada pelo Hospital do Câncer, por meio de financiamento com empréstimo no valor de R$ 1,3 milhão. Assim vai ampliar e dobrar o número de atendimentos na unidade, proporcionando o cuidado oncológico de alta qualidade a quem precisa.

“Começamos a segunda-feira com muita emoção e orgulho. O Hospital do Câncer é prioridade zero na estratégia do Estado do Mato Grosso do Sul. Nós vamos continuar avançando neste sentido. Olhando para frente não tenho dúvida que nós juntos vamos conseguir entregar este equipamento, com uma boa execução”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Riedel destacou que o mais difícil em um hospital é a sua operação no dia a dia. Nosso grande desafio está em conseguir dar maior eficiência a este volume de recursos, com gestão adequada nos hospitais. Promover a articulação para trazer recursos federais, estaduais e municipais. Desta forma conseguimos transformar a saúde do Estado”.

A presidente do Hospital do Câncer, Sueli Lopes Telles, estava emocionada durante o evento e ponderou que se tratava de um momento histórico. “Percorrendo o hospital algo me incomodava profundamente, a lotação das enfermarias e alguns quartos com seis pacientes. O pior era quando precisávamos cancelar cirurgias por falta de leitos. O câncer não espera, ele avança. Diante desta realidade decidimos dar um passo mais difícil, que é finalizar o terceiro andar, não havia outra opção”.

Ela destacou que agora o momento é de celebrar. “Contamos agora com esta unidade com mais 32 leitos de altíssima qualidade, digna de hospitais de excelência. Aqui somos 99% SUS. Nosso compromisso é com a vida e com atendimento humanizado. Nossos pacientes não são números, são pessoas. Gostaria de agradecer ao Governo do Estado que acreditou no nosso trabalho”.

A prefeita da Capital, Adriane Lopes, parabenizou o esforço do Estado e da diretoria do hospital pela manutenção das atividades na unidade. “As parcerias são fundamentais, nós sabemos que para avançar precisamos de pessoas que acreditam no trabalho e invistam seu tempo, compromisso e dedicação. Parabéns a todos que colaboram com esta unidade”.

Recursos

Para contribuir com os trabalhos e atendimentos realizados no hospital, o Governo do Estado contribui financeiramente com a unidade. Ao todo foram repassados R$ 18 milhões nos dois últimos anos. Em 2023 teve R$ 9 milhões por meio de convênio e mais R$ 4,37 em repasse fundo a fundo. Já neste ano teve mais R$ 4,69 milhões em repasse estadual.

“Nosso objetivo na Secretaria de Saúde é que além do terceiro andar, sejam conclusas as demais o mais breve possível. Temos muitas demandas na saúde pública do Estado, mas algumas precisam ser prioridade e esta é uma delas. Hoje não são apenas 32 leitos novos, são leitos extremamente superiores àqueles que estamos acostumados a serem oferecidos no SUS. Nosso objetivo é continuar a ajudar esta instituição”, afirmou o secretário de Saúde, Maurício Simões.

O Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão é uma instituição privada filantrópica referência no tratamento oncológico no Estado. O maior hospital oncológico do Mato Grosso do Sul, atendendo 72% da oncologia. De cada 10 pacientes com câncer SUS, 7 são tratados pelo HCAA. São feitos em média 17 mil procedimentos por mês. Em 2023 foram 206.759 atendimentos realizados.

Terceiro andar tem 32 novos leitos

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Governo do Estado e Sebrae/MS firmam parceria para promoção do empreendedorismo e inclusão social

Governo do Estado e Sebrae/MS firmam parceria para promoção do empreendedorismo e inclusão social

Nesta segunda-feira (9), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), e o Sebrae/MS, formalizaram um acordo de cooperação técnica para a promoção do empreendedorismo como ferramenta de transformação social, com ações para 2025. A cerimônia, ocorrida na sede do Sebrae em Campo Grande, contou com a presença de autoridades, como o governador Eduardo Riedel, membros do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e lideranças indígenas e quilombolas.

O termo de cooperação firmado visa unir esforços para desenvolver iniciativas que incentivem o empreendedorismo, gerem oportunidades de empregabilidade e promovam a inclusão social em grupos historicamente sub-representados, que são o foco das ações da SEC e do programa Sebrae Plural, do Sebrae/MS. São exemplos:  mulheres em situação de vulnerabilidade, Pessoas com Deficiência (PcDs), público 60+, povos indígenas e quilombolas, entre outros.

“Nós temos um grupo da sociedade que não está tendo acesso a esse crescimento. E tão importante quanto crescer, é estender a mão a esse grupo. E é o que estamos fazendo aqui hoje, com consciência, com o diálogo, com compreensão do que cada comunidade tem demandado”, destacou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

“A gente não pode deixar de enaltecer alguns números de Mato Grosso do Sul: somos terceiro lugar no ranking de liberdade econômica e terceiro maior apoio do país a empreendedores inovadores. Isso depende do fortalecimento do ser humano, somente com as capacitações existentes, como do Governo do Estado e todas essas parcerias estabelecidas, nós podemos qualificar essas pessoas, transformá-los em empreendedores”, complementa o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Maurício Saito, que também é vice-presidente do Sistema Famasul.
A parceria expande atividades realizadas em 2024, que alcançaram resultados expressivos, como o primeiro Empretec Rural adaptado para um público indígena do país, com a capacitação de 30 mulheres da etnia Ofaié. Com base nisso, o termo prevê primeiramente a realização de sete Empretecs Rurais nas cidades de Amambaí, Caarapó, Dourados, Miranda, Porto Murtinho, Japorã e Corumbá, para indígenas e quilombolas.

“Com esse acordo de cooperação com a Secretaria de Estado de Cidadania, nós pretendemos chegar nas comunidades indígenas, levando o empreendedorismo, uma alternativa de inclusão social econômica. O Empretec é uma metodologia já consolidada, que transforma empreendedores”, declara a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

“Aqui nós estamos vendo a união de esforços dos parlamentares, do Sebrae e a pluralidade dos quilombolas, das comunidades indígenas e de todos nós para fazer a diferença. Então é uma política pública estruturante e eficaz”, avalia a Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.
Sobre o Empretec

Metodologia de capacitação desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é aplicado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. Trata-se de um seminário intensivo voltado para pessoas que desejam desenvolver ou aperfeiçoar habilidades empreendedoras.
O programa tem como foco trabalhar as características de comportamento empreendedor, como iniciativa, persistência e comprometimento. Por meio de dinâmicas práticas e desafiadoras, os participantes são estimulados a reconhecer pontos fortes e superar barreiras pessoais e profissionais, tornando-se mais preparados para enfrentar os desafios do mercado.

Além de promover o autoconhecimento e a transformação de atitudes, o Empretec auxilia os empreendedores a identificarem oportunidades, melhorar a gestão de negócios e criar estratégias para alcançar resultados mais eficientes e sustentáveis. No país, ele é amplamente reconhecido como um dos principais cursos de formação empreendedora, impactando positivamente empresários, futuros empreendedores e líderes comunitários.

Balanço: Sebrae Plural
Em 2024, o Sebrae/MS, por meio do programa Sebrae Plural desenvolveu ações que impactaram diversos públicos quanto à inclusão social e a geração de renda. Neste sentido, mais de seis mil mulheres foram atendidas por iniciativas de empreendedorismo. Já o público 60+ foi beneficiado com oficinas em projetos comunitários e por meio de uma parceria com a Universidade da Maturidade, vinculada à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Em relação aos povos originários, mais de 1.500 indígenas foram capacitados em áreas como empreendedorismo, turismo comunitário e educação empreendedora.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Hemosul completa 36 anos com destaque nacional e cases de sucesso para ajudar a salvar vidas

Hemosul completa 36 anos com destaque nacional e cases de sucesso para ajudar a salvar vidas

Referência e destaque nacional, a Rede Hemosul MS completou 36 anos de história de apoio e contribuição com a saúde pública de Mato Grosso do Sul. Ajudar a salvar vidas através da doação. Além de desempenhar este papel essencial, também tem na sua trajetória “cases de sucesso” que estão sendo usados em outros estados.

O Hemosul comemorou o aniversário no domingo (8). Ele dispõe de 12 unidades no Estado, sendo três na Capital e nove no interior, que contam em média com 5.635 candidatos par doação por mês, além de dispor de 4.668 bolsas coletadas (mensais), tendo a distribuição de 104 mil hemocomponentes (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado) por ano.

“Nós somos uma rede 100% pública e atendemos todos os hospitais públicos e privados do Mato Grosso do Sul. A importância do Hemosul para saúde coletiva e pública do Estado é imensa. A doação solidária chega aos hospitais para atender os pacientes. Temos que parabenizar toda equipe do Hemosul, que vive a causa do sangue. Sem eles não conseguiríamos atender a população com qualidade”, afirmou a coordenadora do Hemosul, Marina Salwada.

Com o lema de salvar vidas, a rede conseguiu construir “cases de sucesso” que são usados como referência e estão sendo copiados em outros estados. Entre eles está o “Selo Conexão Hemosul”, que é concedido a empresas parceiras e amigas. Elas podem contribuir com campanhas entre os funcionários (doações), na função de multiplicadoras, apoio institucional (cooperação técnica ou financeira) e as consideradas “Premium”, quando realizam as três funções citadas.

Com destaque, o Hemocentro de Brasília procurou o Hemosul para implantar a ideia (selo) na sua cidade e outras empresas de fora do Estado quiseram participar, como uma instituição de Avaré (SP). Por esta razão o selo foi ampliado a empresas de fora do Mato Grosso do Sul, caso sejam parceiras.

Outra inovação inédita no Brasil foi a criação do aplicativo para cartão e declarações digitais do doador. Eles estão dentro do programa “MS Digital”, por meio de uma parceria com o CTEC da SES (Secretaria Estadual de Saúde). A Secretária de Saúde do Espírito Santo inclusive entrou em contato e fez uma reunião com o Hemosul, pois pretende implantar o modelo no seu estado pelo HEMOES (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo).

Referência nacional

 As ações do Hemosul se tornaram referência nacional. A rede ganhou em 2022 o prêmio “Roche Farma Brasil” com seu projeto de brinquedoteca e biblioteca para crianças com hemofilia. Este espaço foi criado no Hemosul do Hospital Regional do MS, Hemosul Santa Casa e no Hemosul Coordenador. Além de um mini estúdio para divulgar as ações da rede.

O espaço que tem parceria com a APHEMS (Associação de Pessoas com Hemofilia de Mato Grosso do Sul) conta eventualmente com “contações de história”. O objetivo visa promover lazer, bem-estar e educação por meio de brincadeiras e leituras par estas crianças. Um ambiente acolhedor e adaptado, que além de suavizar o processo, auxilia também na compreensão e recuperação dos pacientes.

Outro destaque é o NAT (Laboratório de Tecnologia Biomolecular) do Hemosul que está entre os 13 sítios testadores do Brasil. Uma tecnologia que nos elevou ao patamar de última geração para exames sorológicos. O projeto está em funcionamento desde 2011 no Hemosul Coordenador. Hoje faz exames ao Mato Grosso e atende outros estados em casos de contingência.

Já o projeto “Ambulância Terapia” atende aos pacientes com hemofilia que não podem ir buscar os “fatores”. As ambulâncias dos municípios vão até as unidades do Hemosul e levam até os pacientes, chegando inclusive até a zona rural do Estado.

Doação para salvar vidas

 Mesmo com todo esforço e dedicação da Rede Hemosul, a sua tarefa só vai ser cumprida com a participação do doador. A sua ação voluntária faz toda diferença e ajuda a salvar vidas todos os dias.

O médico-veterinário Leandro Menezes, de 32 anos, já faz a sua doação de sangue há muito tempo e diz que é um habito ajudar o próximo. “Faz tempo que sou doador, a primeira vez foi quando alguém me pediu para doar a algum parente e depois fui criando hábito, se conscientizando sobre doar sem olhar para quem. Faz a diferença na vida de alguém, inclusive já tive amigos e parentes que precisaram”. Ele faz sua doação de duas a três vezes por ano.

A dentista Suzana Rezende conta que sente vontade de doar sangue. “Faz um tempo que sou doadora. Meu pai já precisou por exemplo e sei da importância do ato. Aqui no Hemosul faço a doação a cada seis meses, sempre com atendimento excelente, local sempre limpo e os funcionários bem-dispostos”.

Além da rotina semanal de atendimento, o Hemosul sempre faz ações especiais em datas importantes como no “junho vermelho”, que é mês nacional de incentivo a doação de sangue, que é sempre um período que cai o estoque devido a época do frio ou de muitas doenças respiratórias. Assim como no dia 25 de novembro (dia nacional do doador de sangue).

Para doação de medula óssea tem o 3° sábado de setembro que comemora o dia mundial, além da semana nacional que vai de 14 a 21 de dezembro.

Quem quiser mais informações sobre como ser um doador é só acessar o site do Hemosul que tem todas as regras e horários de atendimento das unidades.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende