Nesta última quinta-feira, dia 10, em Campo Grande, o presidente da Câmara de Bela Vista, Johnys Basso, participou de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa.
De acordo com o vereador Johnys, além de discutir recursos para Bela Vista, o deputado Paulo Corrêa lembrou dos investimentos encaminhados para o município e se colocou à disposição da população para continuar trabalhando em parceria com o executivo e legislativo. Também participou do encontro o bela-vistense e assessor parlamentar do Deputado Paulo Corrêa, Luis Octávio Palmieri.
“Uma pauta muito produtiva, discutimos a possibilidade de diversos recursos para Bela Vista, bem como o cenário político no município, afinal, temos que estar lado de pessoas que realmente tem compromisso com a nossa cidade e há muito tempo vem trabalhando pela nossa gente”, disse Johnys.
O deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), ressaltou, durante a abertura do programa “Estágio Supervisionado”, a importância dessa ação do governo estadual na oportunização de empregos aos jovens. O programa selecionará 250 estudantes que serão contratados ainda neste semestre para trabalharem em secretarias e autarquaias estaduais. O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (9) no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande.
Para o deputado Paulo Corrêa, o programa representa aprendizagem, experiência profissional e melhores oportunidades de emprego. “É disso que os jovens precisam”, disse. “E essa é a essência do programa de estágio supervisionado e capacitação técnica do Governo do Estado”, acrescentou.
O presidente da ALEMS também lembrou que o programa “Estágio Supervisionado” foi idealizado pelo secretário Eduardo Riedel com o objetivo de aproximar estudantes, mercado de trabalho e o poder público, além de tornar os serviços públicos mais eficazes por meio da gestão estratégica. “Esse programa fará, não simplesmente com que o aluno tenha um estágio, mas também que tenha responsabilidade social”, enfatizou.
Governador Reinaldo Azambuja durante a abertura do programa
Durante o evento, o governador Reinaldo Azambuja detalhou as fases do programa. “Ao todo são 250 estagiários. Como nesta primeira fase foram 104, já vamos antecipar para chamar antes a segunda turma e assim completar o grupo. Este programa é importante porque coloca o estudante dentro do Governo. Ele vai ver como funciona e porque são tomadas as decisões da gestão”, afirmou.
O governador disse, ainda, que os estagiários vão “qualificar e aperfeiçoar sua formação”, ao trabalhar em diferentes setores do Governo do Estado. “Esta experiência vai ser um diferencial no seu nível de capacitação. Além de fortalecer o seu conhecimento, vai aprender na prática”, afirmou.
Para o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que participou da criação do programa quando estava à frente da Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), esta interação entre os estudantes e o poder público trarão avanços para o Estado. “Hoje é um dia especial e marcante na história do Estado. Começamos esta ideia em 2016 e agora se ampliou para este programa que vai gerar impacto nos estudantes e no Governo”, disse.
O programa seleciona estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Anhanguera-Uniderp e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para trabalhar no Governo do Estado.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo)
A Prefeitura de Caracol contratou empresa especializada para consultoria e assessoria na prestação de serviço técnico especializado em compras governamentais, especialmente em arranjos institucionais e licitações complexas para atender o município.
A Malheiros e Rios Representações e Capacitações LTDA – ME realizará o levantamento da atual situação organizacional em relação ao procedimento de compras governamentais; assessoria e capacitação par elaboração do Plano Anual das Contratações Públicas; Consultoria para normatização de atos relacionados às contratações públicas; capacitação para confecção de Estudos Técnicos Preliminares; Assessoria para elaboração de Planos de Gerenciamento de Riscos nas contratações públicas; consultoria para arranjos institucionais e licitações complexas; implantação do Pregão Eletrônico do município e capacitação, normatização e migração para a Lei nº 14.133/2021.
A responsável técnica pelo empreendimento é Renata Cristina Rios Silva Malheiros do Amaral, advogada e contadora, que possui mais de 20 anos de experiência com administração pública, atuando como consultora municipal para prefeituras e câmaras municipais do estado de Mato Grosso do Sul.
Segundo o prefeito de Caracol, Neco Pagliosa, a gestão pública passa permanentemente por exigências e evoluções de controle, se modernizando, o que faz com que seja necessária uma preparação para que as demandas administrativas ocorram de forma juridicamente correta. “Com esse treinamento e qualificação os servidores e eu, como gestor, estaremos prontos para cumprir as normativas de transparência, prestação de contas e demais trâmites de acordo com a lei, tornando todo o processo mais ágil”, concluiu.
Ao lado do governador Reinaldo Azambuja, e do secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o prefeito bela-vistense Reinaldo Miranda Benites (Piti), participou na manhã desta quarta-feira (09/02), em Campo Grande, da assinatura de um convênio entre o município e o Detran MS (Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul).
“Um convênio que vai nos proporcionar a reforma da sede do Detran em Bela Vista, a sinalização de ruas e o recapeamento da pista de provas das auto escolas. Uma conquista para nossa população, graças ao esforço e reivindicações feitas em parceria do executivo com os nossos vereadores”, destaca Reinaldo Piti.
A pavimentação asfáltica em execução pelo Governo do Estado nas regiões Sul e Sudoeste anexa importantes rodovias situadas próximas ou na linha de fronteira com o Paraguai – o chamado tronco Apaporé, aberto na década de 1980 pelo ex-governador Pedro Pedrossian – a outros polos regionais de produção. Também cria caminhos seguros para o escoamento do agronegócio e o desenvolvimento do turismo, além de levar desenvolvimento aos municípios.
Essa integração física já é uma realidade em sete municípios, onde a secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra) executa o asfaltamento de 148 quilômetros de rodovias. Estas estão sendo incorporadas à Rota Bioceânica (BR-267), que demanda aos portos do Pacífico, no Chile, com a ponte internacional em construção no Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai). Os investimentos, do Fundersul, somam mais de R$ 266 milhões.
Caminho da produção: trecho de 10,3 km da MS-382 concluído, no entroncamento com as MS 166 e 270
As obras de infraestrutura viária, englobando as MS 382, 166 e 270, beneficiam as fronteiras agrícolas em expansão em Maracaju, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Antônio João, Ponta Porã e Caracol. Desse pacote, o Estado já concluiu 23,76 quilômetros da MS-166, entre o entroncamento com a MS-270 e Antônio João, passando pelo distrito de Cabeceira do Apa. Também foram entregues os 10,36 quilômetros entre as MS-382 e MS-270.
“Nós estamos ligando regiões produtivas importantes. O Estado recuperou a capacidade de investir e se tornará uma zona de convergência dos mercados importador e exportador. É por isso que nós somos o primeiro em investimento per capita do Brasil. A economia vai bem e os investimentos são importantes porque fortalecem a estrutura de logística, tornando nossos produtos mais competitivos”, afirma o governador Reinaldo Azambuja.
Segundo trecho da MS-382 em execução
Asfalto da MS-166 chegou a Cabeceira do Apa
Solo rochoso: primeiro trecho da MS-382
Na MS-382, trecho em conclusão
A primeira etapa de pavimentação da MS-382 a partir da ponte sobre o Rio Santo Antônio (Guia Lopes da Laguna), de 37,7 quilômetros, em direção ao entroncamento com as MS 166 e 270, está com mais de 85% do serviço executado pela empresa Bandeirantes. Com prazo de conclusão em dezembro deste ano, a obra será antecipada em sete meses e entregue em maio, conforme garante o engenheiro da empreiteira, Marlos Bernardi.
Com cerca de 250 trabalhadores diretos e indiretos contratados, a Bandeirantes imprimiu um ritmo acelerado na obra da rodovia, onde também executa o segundo trecho, de 39,5 quilômetros. O primeiro trecho ainda tem alguns pontos de rochas a serem superados, concentrando grandes esforços e maquinário pesado. No segundo, os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação, iniciados no final de 2021, ainda estão em 10%.
Segundo trecho da MS-382, em direção ao entroncamento com as MS 166 e 270, será finalizado no fim deste ano
“São investimentos estratégicos associados ao novo momento que Mato Grosso do Sul, no qual estamos vendo uma mudança produtiva nessa região totalmente visível e que vai avançar cada vez mais, porque ao investir nessas rodovias estamos trazendo mais competitividade para MS. Este novo eixo de 148 quilômetros vai trazer benefícios diretos não apenas à região-tronco como a todo o Estado, “ressalta Eduardo Riedel, secretário de Infraestrutura.
Complementando a expansão da malha asfaltada, o governador Reinaldo Azambuja autorizou e a Seifra licitou o trecho de 35,56 quilômetros da MS-166, a partir do Copo Sujo (MS-460), interligando-se com as BR-060 e BR-267, em Maracaju, em direção à MS-382, entre Guia Lopes da Laguna e Ponta Porã. A obra de R$ 55 milhões tem previsão de início para o próximo mês de março, devido às chuvas na região, informou a empreiteira São Cristovão à Seinfra.
Subsecretaria de Comunicação – Subcom Fotos: Edemir Rodrigues
A Prefeitura de Caracol, através da Secretaria Municipal de Educação, trouxe o professor, escritor, consultor, mestre e doutor em Educação, Júlio Furtado, para a abertura do ano letivo que aconteceu na última sexta-feira, 4 de fevereiro.
A programação contou com formação para técnicos da SEMED, coordenação e direção escolar, durante a manhã com o tema Desafios da gestão escolar na volta às aulas e com palestra de formação para professores, durante o período da tarde, com o tema Planejamento, currículo e aprendizagem na escola pós-pandemia.
A secretária municipal de Educação, Thaiz Leite, junto a sua equipe, foi quem organizou os eventos, preconizando a formação continuada dos trabalhadores em educação do município, que precisam estar cientes das novas tendências e desafios. “Estamos trazendo o melhor para que nossos profissionais estejam preparados ao que há de vir durante este ano letivo”, disse ela.
Segundo o prefeito municipal Neco Pagliosa, é muito importante e fundamental para a educação municipal, que os servidores recebam a qualificação necessária para oferecer o melhor ensino possível. “Neste ano de 2022, a pasta da educação será uma das que mais receberá investimentos relacionados a qualificação, além de outras ações com foco em suprir os danos causados pela educação a distância no início da pandemia, oferecendo sempre o nosso melhor para os estudantes que procuram as unidades educacionais do município”, afirmou.