(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Reinaldo Azambuja libera R$ 16 milhões para conclusão do Hospital de Câncer da Capital

Reinaldo Azambuja libera R$ 16 milhões para conclusão do Hospital de Câncer da Capital

O governador Reinaldo Azambuja formaliza, nesta segunda-feira (7), termo de compromisso de R$ 16 milhões com o Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão (HCAA). Os recursos serão utilizados na retomada das obras de ampliação da unidade de saúde que fica na Rua Marechal Rondon, 1.053, no Centro da Capital.

O HCCA vai ampliar sua capacidade de atendimento para um novo prédio com sete andares, 20 leitos de UTI oncológicos, oito salas de cirurgia, 90 novos leitos de internação adulta e dois andares exclusivos para o atendimento da oncologia pediátrica, com 10 leitos de transplante de medula óssea e cinco de UTI infantil.

Com o apoio financeiro, a diretoria do HCAA estima terminar as obras em junho deste ano. A unidade tem caráter filantrópico, beneficente e sem fins lucrativos, sendo o único hospital totalmente voltado para o tratamento do câncer no Estado, atendendo 98% de pacientes regulados pelo SUS e realizando uma média mensal de 1.200 tratamentos clínicos, 150 cirurgias oncológicas e atendimento de 450 pacientes em radioterapia.

Diretoria do HCAA estima terminar as obras de ampliação em junho deste ano

Parceria antiga

No início da gestão do governador Reinaldo Azambuja, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 15 milhões no término de dois pavimentos do HCAA. Com apoio do Estado, o subsolo e o térreo do prédio entraram em funcionamento no final de 2016.

No primeiro pavimento, o subsolo, funciona o Setor de Imagens (Tomografia, Raio X, Mamografias, Ultrassom), Radiologia Intervencionista, Farmácia de apoio, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), descanso médico e demais dependências de apoio.

No térreo, são prestados serviços de ambulatório médico, com 16 consultórios, nos quais atuam os profissionais médicos e a equipe multiprofissional, com uma média de 1.500 consultas ambulatoriais/mês em atenção especializada.

Além do aporte de mais de R$ 15 milhões para a obra física, o Estado enviou R$ 6 milhões em 2021 para o hospital comprar aparelhos de ar-condicionado, necessários para o funcionamento de alguns serviços. Os equipamentos possuem filtros de HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) – o mesmo sistema utilizado atualmente em aeronaves.

Novo hospital

Após a conclusão de todo o prédio, segundo a diretoria do hospital, o 1º andar abrigará o Centro Cirúrgico e CME: 8 salas cirúrgicas e 9 leitos de recuperação. No 2º andar vão funcionar 20 leitos de UTI adulto. Já o 3º, 4º e 5º andares serão para internação de adultos, com 32 leitos por andar – 96 no total.

O 6º Andar será para internação pediátrica, com 27 leitos infantis. E no 7º andar funcionarão o ambulatório, a quimioterapia e as UTI’s pediátricas. Serão cinco leitos e 12 poltronas para quimioterapia das crianças.

Bruno Chaves, Subcom
Foto: Arquivo

Prefeitos elogiam criação de portal que permite acompanhar em tempo real a distribuição do ICMS

Prefeitos elogiam criação de portal que permite acompanhar em tempo real a distribuição do ICMS

O novo portal de transparência fiscal lançado pelo governador Reinaldo Azambuja foi muito elogiado pelos prefeitos, que agora poderão acompanhar em tempo real os cálculos de arrecadação e distribuição do ICMS no Estado. Eles destacaram que a ferramenta vai ajudar no planejamento dos municípios e ainda reduzir a sonegação do imposto.

Prefeito de Bodoquena, Kazuto Horii (Foto: Arquivo)

“Será muito bom para as prefeituras, já que além de dar mais transparência a estes dados, todo município poderá fiscalizar esta arrecadação e eventuais sonegações. Mais uma ferramenta digital importante criada pelo Governo do Estado”, destacou o prefeito de Bodoquena, Kazuto Horii.

O Portal de Acompanhamento do Índice de Participação dos Municípios (IPM) vai permitir que as prefeituras busquem estas informações de forma on line, compartilhadas em tempo real, já que as cidades ficam com 25% do que é arrecadado com o ICMS.

Prefeito de Coxim, Edilson Magro (Foto: Edemir Rodrigues)

“O portal vai nos possibilitar acompanhar esta distribuição em tempo real, facilitando esta verificação dos prefeitos. Mais um trabalho importante feito pelo Governo, que tem uma gestão municipalista, de cuidado com as cidades”, afirmou o prefeito de Coxim, Edilson Magro.

Prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher (Foto: Divulgação)

A prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher, destaca que a ferramenta será importante para avaliar a evolução desta arrecadação. “Assim se abre a margem para as prefeituras se programarem em relação as suas receitas, além da própria população ter mais conhecimento sobre este repasse”.

Cooperação

Prefeito Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho (Foto: Edemir Rodrgues)

O novo portal vai permitir o trabalho conjunto entre o Governo do Estado e a prefeituras, evitando assim erros contábeis e a sonegação de impostos. Servidores municipais indicados pelas prefeituras terão acesso ao Portal e vão dispor do treinamento na Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

“Mais uma vez o governo do Estado aposta na tecnologia e inovação. Quem não seguir a evolução digital, vai ficar para trás. O governador tem sido atento e cuidadoso para apostar na tecnologia e este portal é exemplo disto”, descreveu o prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho.

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (Foto: Chico Ribeiro)

Na região de fronteira, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, lembrou que este repasse do ICMS é sempre aguardado pelos municípios e que esta divulgação é bem-vinda. “Trata-se de uma luta de muito tempo, que os municípios estão sendo contemplados. Estamos felizes com esta decisão do governador”.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a nova ferramenta, além de dar mais transparência fiscal para Mato Grosso do Sul, vai contribuir com o planejamento municipal de investimentos. “Na prática, as prefeituras saberão com que recursos podem contar, no campo das operações geradoras de ICMS e na participação do bolo tributário”.

O ICMS é o imposto cobrado pelo Estado na comercialização de produtos e serviços. 25% do que é arrecadado com o imposto pertence aos municípios. Dentro desse percentual, 75% é dividido de acordo com o valor adicionado, que é o resultado do movimento econômico de cada cidade. O Estado faz os cálculos dessa arrecadação e distribui às prefeituras.

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Chico Ribeiro

Neco Pagliosa e secretário de Esportes de Bonito, Marcelo Santos  fazem  visita técnica a nova arena poliesportiva

Neco Pagliosa e secretário de Esportes de Bonito, Marcelo Santos fazem visita técnica a nova arena poliesportiva

O prefeito de Caracol, Neco Pagliosa, acompanhado do secretário de Esportes de Bonito, Marcelo Santos e do engenheiro responsável pelo projeto, Eduardo Slompo realizou visita técnica a base que está sendo construída para a entrega de uma nova arena poliesportiva do Governo do Estado através do programa MS+Esporte, lançado em 2021 pelo governador Reinaldo Azambuja.

As arenas esportivas serão construídas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, conforme as prefeituras entreguem as estruturas de concreto, que serão responsabilidade do executivo municipal. Em Caracol, foi realizado todo o processo de terraplanagem e um concreto com 7cm, extremamente forte para comportar a arena que será instalada no complexo do Estádio Harnet Vargas.

As arenas esportivas projetadas pela Fundesporte são divididas em dois módulos, com grama sintética nos moldes do Allianz Parque e da Arena da Baixada. O primeiro deles com estrutura para futebol soçaite e basquete 3×3, e o segundo, com disposição para o soçaite, ao custo de R$ 404,8 mil e R$ 343,8 mil cada, incluindo arquibancadas e iluminação de LED.

“Essa arena é mais um presente do Governo do Estado para o nosso município e fizemos de tudo para cumprir com nossa parte o mais rápido possível. Os técnicos já aprovaram o nivelamento e a construção, agora nos resta aguardar o início das obras a qualquer momento no mês de fevereiro para que possamos inaugurá-lo para a população”, afirmou o Chefe do Executivo.

IDESF certifica Policiais Rodoviários Federais como especialistas em fronteiras

IDESF certifica Policiais Rodoviários Federais como especialistas em fronteiras

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), promoveu a formatura de mais uma turma da Pós-Graduação em “Gestão em ciência política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras”. A cerimônia foi realizada de forma presencial no auditório da Polícia Rodoviária Federal em Cascavel (PR). Dentre os alunos, estão 8 servidores públicos da PRF.

Luciano Barros, Presidente do IDESF, destacou que cada vez mais o Instituto atua com a formação e a integração nacional e internacional para promover a troca de experiências, seja conhecendo projetos “in loco” ou por meio do compartilhamento de experiências. “Uma honra para o IDESF ver mais este projeto concluído. Porém, ressalto que nossos alunos estão sempre conectados às nossas atividades futuras: congressos, viagens técnicas e outras ações e, além disso, muitos alunos acabam trazendo contribuições como instrutores dos próximos cursos. Já são mais de 400 alunos egressos, especialistas em fronteiras que formam um time de elite e dividem experiências e conhecimentos sobre as vastas áreas de fronteira do Brasil”.

O Inspetor-chefe da Delegacia da PRF de Cascavel, Ricardo Schneider, que também concluiu a pós-graduação, comentou que o curso ajuda a ampliar a visão dos alunos que atuam, principalmente, no contexto de fronteira. “Tivemos a oportunidade de aprender com servidores públicos que atuam em todos os cantos do Brasil e também especialistas que vivenciam as fronteiras em outros países. Ficou evidenciado que cada local tem as suas peculiaridades, mas pudemos ver estratégias, táticas e aplicações que podem ser inseridas nos cenários de fronteira do Brasil. Trocar experiências com pessoas que se dedicam ao estudo da lei e a aplicação de políticas públicas contribui muito para que possamos ter uma visão mais ampla e completa e possamos utilizar esse conhecimento na melhoria das relações internacionais e na prestação de serviços públicos”.

 

 

Riedel: ‘HR de Três Lagoas entrará em operação no primeiro semestre’

Riedel: ‘HR de Três Lagoas entrará em operação no primeiro semestre’

Hospital Regional começou a ser equipado nesta semana

O Hospital Regional Magid Thomé, de Três Lagoas, começa a ser equipado para ser entregue à população nos próximos meses. Para a construção da unidade que atenderá a toda região do Bolsão, o Governo do Estado já destinou R$ 56 milhões.

Dos mais de 3,6 mil equipamentos necessários para que a unidade hospitalar comece a operar, 87% já foram adquiridos e estão sendo entregues, a exemplo das 88 macas hospitalares que chegaram no início desta semana. Para a compra dos itens, o Ministério da Saúde destinou R$ 36,6 milhões dos quais, além das camas, já foram comprados aparelhos como o de ressonância nuclear magnética, tomografia, Raio-X, ultrassom, arco cirúrgico, entre outros.

“Estamos mobiliando o hospital que vai proporcionar o atendimento de qualidade que a população precisa. Queremos entregar o quanto antes essa unidade que será referência na região”, disse o governador Reinaldo Azambuja. “Quando assumimos a Secretaria o objetivo principal era dar celeridade a todos os grandes empreendimentos do Estado, entre eles, os da saúde, principalmente, diante do atual cenário”, emendou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou a importância da unidade hospitalar para a região de Três Lagoas. “Esse hospital vai representar um novo momento na saúde pública de Três Lagoas e de toda a região e, pelo crescimento econômico que experimenta, a população não pode mais esperar”, complementa.

Com a obra concluída, a previsão é que o hospital seja entregue ainda no primeiro semestre de 2022, conforme o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha. “Por determinação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel, trabalhamos em conjunto com o secretário Geraldo Resende e estamos fazendo todos os esforços para que esse hospital possa estar com as portas abertas para a população o mais rápido possível”, disse.

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha (Segov), que esteve na semana passada vistoriano o local, junto com Geraldo Resende (SES), as entregas consolidam o que vai ser, segundo ele, um ganho para a população de Três Lagoas e de toda a região. “Este hospital será uma referência para todo MS e vai cuidar da população de toda essa região. O governador nos deu ordem para que no primeiro semestre deste ano esteja de portas abertas”,  completou.

O Hospital

Construído em um terreno de 26.466,28m², o prédio de 15.687,00 m² conta com blocos setorizados: Bloco A, Bloco B, Bloco D e os anexos. No bloco A funcionarão os serviços de emergência e urgência, psiquiatria, diagnóstico, tomografia, ressonância magnética, Raio-X e ultrassonografia. A estrutura contará com ambulatórios, leitos, centro cirúrgico, auditório, salas de aulas, laboratórios, esterilização e área técnica dos equipamentos de climatização do centro cirúrgico.

No Bloco B funcionará a farmácia, hemodinâmica, diretoria, coordenação, pediatria, alojamento, enfermaria, isolamento, elevador e escada de acesso para o bloco A e casa de máquinas. No Bloco D serão instaladas a lavanderia, cozinha e vestiários.

O Hospital Regional de Três Lagoas demandou investimento de R$ 56 milhões, sendo R$ 21 milhões do Governo do Estado e o restante do BNDES. A unidade será referência no atendimento de média e alta complexidade para os moradores de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria e Três Lagoas.

Por meio de uma proposta apresentada pelo deputado estadual licenciado e atual secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Rocha a unidade recebeu a denominação de Hospital da Costa Leste Magid Thomé, por meio da Lei 5.023/17.

Paulo Corrêa abre ano legislativo e anuncia testagem em massa para servidores

Paulo Corrêa abre ano legislativo e anuncia testagem em massa para servidores

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), anunciou, nesta quarta-feira (2), a testagem em massa contra a Covid-19 para evitar a disseminação da variante ômicron entre os servidores da Casa de Leis. Os exames serão realizados em parceria com a Fiems e a Secretaria de Estado de Saúde.

Assinado por Corrêa, um novo Ato da Mesa Diretora também foi publicado no Diário Oficial dessa terça-feira (1º), mantendo a restrição de acesso ao público externo e sessões híbridas (presencial e online) até 1º de maio.

Mesmo durante a pandemia, os trabalhos legislativos foram benéficos para a população sul-mato-grossense e a independência dos Poderes foi respeitada, destacou o parlamentar.

“Nada prejudicou o andamento das sessões e continuidade da nossa atuação. Nos últimos dois anos, votamos inúmeros projetos e demos a resposta que a sociedade esperava de nós, e assim vamos continuar fazendo”, promete.

O tucano reforçou que a Casa de Leis não parou, neste árduo período, porque acompanha a evolução tecnológica. “Ao longo de 2021, investimos em suporte tecnológico para dar continuidade aos trabalhos e não paramos em nenhum momento sequer. Estamos conectados com as mudanças e vamos dar todo suporte para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”.

Texto: Mariana Anjos e Maisse Cunha / Assessoria Parlamentar

Foto: Cyro Clemente / Assessoria Parlamentar