(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Atividade física na terceira idade: movimentar o corpo garante muitos benefícios  

Atividade física na terceira idade: movimentar o corpo garante muitos benefícios  

Exercitar-se pode auxiliar na prevenção ou tratamento de muitos males, especialmente nessa fase da vida 

Praticar atividade física traz muitos benefícios para nossa saúde, e isso vale para pessoas de todas as idades. Movimentar o corpo pode auxiliar na prevenção ou tratamento de muitos males, como depressão, diabetes, osteoporose, doenças cardíacas, além de contribuir com a qualidade de vida.

Na terceira idade, em especial, quando a mobilidade e a força muscular ficam comprometidas, praticar exercícios contribui com o equilíbrio, a coordenação motora, o fortalecimento muscular. Além disso, melhora a mobilidade e a flexibilidade articular, o sistema cardiovascular, ajuda a prevenir quedas e ainda gera mais confiança e independência para fazer as atividades do dia a dia.

Coordenadora do Programa de Atenção ao Idoso (PAI) da Unimed Campo Grande, Rafaela Araújo Maia, ressalta a importância da atividade física para os idosos. “O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo o qual pode acarretar restrições da capacidade física e funcional para realização das atividades cotidianas, levando ao comprometimento da independência e autonomia, e a prática regular de exercício físico para o idoso proporciona fortalecimento, minimizando o impacto deste processo, o que é   fundamental para a manutenção da sua saúde e qualidade de vida”.

Rafaela lembra ainda que o PAI é parte do Programa Viver Bem da cooperativa médica, e oferece inúmeras atividades voltadas para este público, desde que esteja cadastrado no programa. “As atividades contemplam a abordagem de temas de educação em saúde, com encontros periódicos ministrados por médicos e por profissionais da equipe multiprofissional, movimento e fortalecimento coordenados por fisioterapeuta e profissional de educação física, socialização e cultura, como dança, pintura, coral, artesanato, etc, em parceria com o Projeto 60 Mais do SESC Cultura”.

E para quem quer iniciar uma atividade nessa fase tão especial da vida, a Unimed Campo Grande dá algumas dicas. Confira!

Caminhada e Corrida   

Caminhar, no mínimo, 30 minutos por dia, ajuda a combater obesidade, melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardíaca, a pressão arterial e a respiração e ainda fortalece os músculos. Além disso os dois exercícios são fáceis de executar.

Yoga e Pilates  

As duas modalidades auxiliam na postura, estimulam a flexibilidade e o equilíbrio e ajudam no fortalecimento da musculatura. No caso do yoga, ainda auxilia na saúde mental, tão importante quanto a saúde física.

Musculação e Ginástica  

Ajudam no fortalecimento muscular, no desempenho físico em geral, aumenta a massa magra, contribui para o alívio de dores crônicas e além de influenciar na socialização com outras pessoas.

Natação ou Hidroginástica  

Atividades aquáticas fortalecem os músculos e melhoram os sistemas cardiovascular e respiratório, causam pouco impacto por serem feitos na água, sem contar que acabam sendo também uma diversão.

Dança  

Além de muito prazerosa, a dança permite o exercício de vários grupos musculares e propicia benefícios na agilidade, coordenação motora e equilíbrio. A prática também estimula o convívio social, promovendo a interação com outras pessoas e se refletindo na autoestima do idoso.

Importante lembrar que a orientação de um médico é essencial antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, pois permite também um direcionamento para a prática mais segura e eficaz, de acordo com as aptidões de cada idoso.

Prefeitura de Caracol antecipa 50% do Décimo Terceiro salário de servidores do município

Prefeitura de Caracol antecipa 50% do Décimo Terceiro salário de servidores do município

A Prefeitura de Caracol, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, realizou o adiantando de metade do Décimo Terceiro salário dos servidores da administração municipal, que já está disponível na conta dos funcionários desde a manhã desta quarta-feira, 29 de junho.

O prefeito Neco Pagliosa está honrando os compromissos da Prefeitura Municipal, pagando servidores e fornecedores em dia, trabalhando com a equipe de finanças constantemente para manter todas as despesas do município em conformidade.

O pagamento referente ao mês também já foi depositado e está disponível na conta dos servidores desde a sexta-feira, 24 de junho, de forma adiantada. O objetivo é fortalecer a economia do município, gerando emprego e renda para a população.

“Assim como no ano passado, atendemos a reivindicação dos nossos servidores e depositamos o percentual de metade do 13°, para que nossa equipe possa quitar contas inesperadas e realizar investimentos necessários, dando um giro em nossa economia e fortalecendo o nosso município”, afirmou o Chefe do Executivo.

Governo arca com passe da Rede Estadual de Ensino, mas quer tarifa congelada

Governo arca com passe da Rede Estadual de Ensino, mas quer tarifa congelada

Para atender a população de Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja se prontificou em arcar voluntariamente com todos os custos dos estudantes da rede estadual de ensino que utilizam o transporte coletivo na Capital, para isso, quer a garantia  do congelamento da tarifa até o final deste ano. Esta proposta foi passada à prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, que vai levar a questão ao Consórcio Guaicurus.

“Fizemos esta reunião com a prefeita, onde ela pediu este subsídio, para que não haja aumento da tarifa (ônibus) aos usuários. Achamos um mecanismo jurídico para transferência deste recurso por convênio voluntário até dezembro, onde vamos subsidiar o transporte dos alunos da rede estadual na Capital”, descreveu o governador.

Ele destacou que o recurso será repassado por mês à prefeitura, por meio de convênio, sendo posteriormente repassado ao Consórcio. “Pelos dados do Consórcio são cerca de 214 mil estudantes da rede estadual que usam o transporte (coletivo), o que representaria um repasse de R$ 1.114.000 por mês, mas estes dados ainda serão auferidos pela Agência de Regulação do Estado”.

O governador, no entanto, ponderou que para firmar este convênio, quer a garantia da concessionária que vai manter a tarifa congelada até o final do ano. “Não é obrigação do Estado, mas fizemos esta pactuação para buscarmos uma solução para manter o valor da tarifa para a população de Campo Grande. Se houver este acordo com o Consórcio, já assinamos nesta semana o convênio e fazemos a transferência”.

Ajuda a Capital

A prefeita Adriane Lopes agradeceu o apoio e ajuda do Governo do Estado, para manter a tarifa no valor atual de R$ 4,40, que poderia chegar a R$ 6,15. “Fizemos uma construção positiva com o Governo do Estado, que prontamente nos atendeu, onde buscamos uma possibilidade, que não era obrigatório ao Estado, para subsidiar o transporte dos alunos da rede estadual, para acabar com esta crise momentânea, até dezembro”.

Ela também destacou que vai continuar esta parceria positiva com o Governo do Estado, que ajuda a população de Campo Grande. “Vamos continuar com diversos projetos até dezembro”.

Na reunião, além da ajuda com o transporte público da Capital, também foram destacados outros projetos de parceria com a Capital como as obras de novo acesso às Moreninhas, duplicação da Avenida Cafezais, piscina olímpica do Parque Ayrton Senna, assim como mais de cinco mil moradias. “Também vamos construir arenas esportivas em sete regiões da cidade. Nossa ajuda vai desde tapa-buraco até a tarifa do transporte”.

“Vamos continuar essa construção positiva de parcerias com o Estado como sempre fizemos e essa é mais uma que se consolida até o final desde ano”, completou a prefeita.

Também participaram da reunião o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto Assis, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali e o procurador-geral do município, Alexandre Àvalos.

Leonardo Rocha, Subcom
Foto: Edemir Rodrigues

AGEMS conhece de perto a realidade de moradora que complementa a renda com a coleta seletiva e dá exemplo de sustentabilidade e solidariedade

AGEMS conhece de perto a realidade de moradora que complementa a renda com a coleta seletiva e dá exemplo de sustentabilidade e solidariedade

Muito além de trabalhos técnicos regulatórios e fiscalizações diárias, a equipe da AGEMS, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos, também está atenta às necessidades dos cidadãos que ganham a vida ou complementam a renda com a coleta seletiva e que carregam consigo a essência de cuidar do Meio Ambiente.

Essa é a realidade da artesã Eloides Pires, 59, que trabalha com reciclagem há 2 anos. Na quinta-feira (23), ela recebeu em sua casa o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, e a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, que tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto esse trabalho desenvolvido no Jardim Batistão.

Em uma bicicleta improvisada, ela busca pelo menos três vezes por semana, todo tipo de papelão e plástico, como garrafas pet, por exemplo, e galões maiores onde as pessoas reutilizam para armazenar sabão de álcool artesanal que é feito com óleo de cozinha já usado.

Ela conta que recolhe os objetos que encontra e transporta até um centro de reciclagem. Cada produto recolhido tem um valor diferente na hora da venda e é dessa forma que ela garante parte de seu sustento.

Impressionado com a disposição e criatividade de dona Eloides para reciclar, o Diretor da Agência de Regulação, Carlos Alberto de Assis, subiu na bicicleta improvisada e afirmou que o trabalho é pesado, mas muito nobre e gratificante.

“É preciso ver de perto a realidade de quem recicla, de quem salva o meio ambiente, que torna a reciclagem dinheiro, fonte de renda. A AGEMS avança cada vez mais nessa discussão e está aqui à disposição para entender as necessidades e conhecer os projetos que envolvem a sustentabilidade. É gratificante estar aqui, conhecer a história e o trabalho que a dona Eloides desempenha em prol de todos. Nós queremos apoiar essa ideia e trabalhar ainda mais a reciclagem e a coleta seletiva”, afirma Assis.

Reutilizável
E não é só de papelão e PET que a artesã recicla. Ela também reutiliza a água potável, lavando calçadas, molhando as plantas e até utilizando para lavar tapetes.

A diretora de Saneamento, Iara Marchioretto, comenta que ouvir a comunidade e entender a realidade de perto é importante para desenvolver novas metodologias e implementar a cultura da educação ambiental.

“É por isso que nós da AGEMS estamos aqui, para aprender como tudo isso funciona. Como os reciclistas trabalham, como se organizam, e o que pode ser melhorado. A história da dona Eloides é um grande exemplo para todos nós”, disse.

Solidariedade
Além de sustentável, dona Eloides também ajuda o próximo. Ela mantém vivo um varal solidário que todos os dias, tem roupas estendidas para ajudar quem passa pelo bairro. Ela também recebe móveis, geladeiras, e coordena as doações para quem precisa.

“Eu acho muito importante esse trabalho, além de complementar a minha renda ajuda o ambiente onde eu moro. As doações também são uma alegria diária. As pessoas sempre passam e pegam as roupas, algumas até se vestem aqui mesmo. Eu fico feliz em ajudar e também fico contente quando alguém deixa uma sacola e ajuda nas doações”, finaliza a artesã.

Fotos: Cleidiomar Barbosa

Caracol: Câmara Municipal segue Tribunal e aprova por unanimidade contas do ex-prefeito Manoel Viais

Caracol: Câmara Municipal segue Tribunal e aprova por unanimidade contas do ex-prefeito Manoel Viais

Em sessão realizada na última terça feira, dia 21 de junho de 2022, a Câmara Municipal de Caracol se reuniu em Sessão Ordinária, exclusivamente para apreciar as contas de governo referente ao ano de 2013 do Ex-Prefeito Manoel Viais que foi aprovada por unanimidade pelos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de MS.

A Presidente da Casa, Vereadora Magaly Godoy abriu a Sessão registrando a presença de todos os Vereadores para início do expediente de apreciação das contas de governo conforme determina o rito do Art. 220 e seguintes do Regimento Interno, bem como o Art. 31 e parágrafos, da Constituição Federal.

Após a leitura do Parecer Jurídico opinando de favoravelmente de acordo com o Parecer Técnico do Tribunal de Contas, ou seja, pela aprovação das contas do ex gestor Manoel Viais relativas ao ano de 2013, o vereador Secretario da Mesa passou a leitura do Parecer emitido pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, que votou de acordo com os entendimentos dos Conselheiros do Tribunal de Contas e também do Parecer Jurídico, opinando-se pela aprovação.

Após isso a Presidente, Vereadora Magaly submeteu ao Plenário para análise, discussão e votação conforme determina o Art.221 do Regimento Interno da Câmara Municipal. O qual foi analisado, discutido e aprovado por todos os Vereadores presentes.

Ex-prefeito Manoel Viais (Foto: Ademir Mendonça – Fronteira News)

Destaca-se que antes de ir para a ordem do dia e para a votação, o Processo das Contas ficou a disposição de todos o qual foi amplamente analisado e debatido tendo sido respeitado todos os prazos regimentais bem como o das comissões permanentes, oportunizando aos vereadores analisar e fazer os questionamentos, como também foi garantido o direito à defesa do ex—gestor, que oficializou a Câmara e solicitou a análise das contas conforme determina a Legislação.

 

Dom e Bruno: suspeitos confessam ter esquartejado e incinerado corpos

Dom e Bruno: suspeitos confessam ter esquartejado e incinerado corpos

Um dos suspeitos na morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips confessou ter matado os dois homens desaparecidos. Autoridades levaram Oseney da Costa de Oliveira, de 41 anos, conhecido como “Dos Santos”, ao local das buscas.

O homem é o segundo preso suspeito de participação no crime e assumiu que as vítimas foram mortas, esquartejadas e os corpos foram incinerados. Em seguida, foram jogados em uma vala. A informação foi divulgada pela TV Bandeirantes e confirmada pela TV Globo.

De aqcordo com a TV Globo, os irmãos Oseney e Amarildo estavam pescando pirarucu, prática ilegal na região, quando foram flagrados por Dom Phillips e Bruno Pereira, que fotografavam a região.

Segundo a Bandeirantes, ainda precisará ser feita uma análise do material para comprovar a confissão de Oseney e Amarildo da Costa de Oliveira.

As buscas estão sendo feitas na margem esquerda do rio Itaquaí, perto da Comunidade São Gabriel.