(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Sicredi participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito

Sicredi participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito

CPR Fácil do Sicredi irá concorrer ao prêmio “2022 Digital Growth Award”, que reconhece soluções que promovam a inclusão financeira, a inovação e a escalabilidade

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, participará da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, de 17 a 20 de julho, em Glasgow, na Escócia. O evento é uma iniciativa do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês) e tem o objetivo de proporcionar aprendizados e conexão entre profissionais de cooperativas de crédito em todo o mundo. Entre colaboradores e associados, o Sicredi terá cerca de 100 representantes na Conferência. Ao todo, a comitiva brasileira terá mais de 300 pessoas, sendo a segunda maior entre todos os países presentes.

“O evento tem uma importância muito grande, pois possibilita a troca de conhecimento entre cooperativas de crédito de todo o mundo e traz importantes especialistas para refletirmos sobre o papel do cooperativismo na sociedade e, consequentemente, seguirmos evoluindo”, afirma Fernando Dall’Agnese, presidente do Conselho do Administração do Sicredi.

“A representativa participação dos cooperativistas brasileiros demonstra, não só, a força do cooperativismo de crédito no país, mas também o interesse pelo intercâmbio, especialmente neste momento em que celebramos a aprovação do PLP 27, que abre um novo ciclo de prosperidade para o segmento no Brasil”, contextualiza Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ.

O Projeto de Lei Complementar nº 27, aprovado recentemente no Senado, dispõe sobre a atualização do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo sob as perspectivas de atividades e negócios, organização sistêmica e gestão e governança do modelo.

Um dos destaques do Sicredi na Conferência deste ano é ser finalista do prêmio anual concedido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, na categoria “2022 Digital Growth Award”, que reconhece soluções digitais que promovam a inclusão financeira, a inovação e a escalabilidade.

O projeto inscrito foi a CPR Fácil, produto que foi desenvolvido com conceito e processos simplificados e automatizados, de modo a atender às necessidades de crédito dos associados do segmento agro, através da Cédula de Produto Rural (CPR). Desde abril deste ano, quando foi lançado, foram liberados cerca de R$ 40 milhões por este novo instrumento financeiro, que além de ser 100% digital, possibilita a validação socioambiental por meio do CPF do contratante.

Presença jovem

Durante a Conferência, nove jovens ligados ao Sicredi participarão da programação do WYCUP, programa do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito que incentiva e reconhece jovens lideranças por contribuições significativas às suas comunidades e cooperativas de crédito e que têm potencial de causar impacto global.

Os jovens foram premiados pelo WYCUP em edições anteriores e, assim, ganharam a possibilidade de participar presencialmente da Conferência deste ano: os vencedores de 2019 foram Carla Diana Oteiro Borre e Micheli Thiesen; em 2020, Vinícius Mattia; e em 2021, Ana Maria Marvulle Goffredo, Carolina Mussolini Celestino de Oliveira, Kelly Lima, Rafael Lopes de Oliveira, Guilherme Fernandes de Melo. Também integrará o grupo Camila Medeiros, que faz parte da iniciativa Comitê Jovem do Sicredi, a qual se conecta com o WYCUP.

A palestra “Vozes da Juventude: expandindo a relevância por meio do desenvolvimento profissional, empreendedorismo e engajamento comunitário” será apresentada por quatro deles, Carolina, Ana, Guilherme e Vinicius. Na apresentação, irão compartilhar o trabalho que realizam para fortalecer o relacionamento entre jovens e cooperativas de crédito, relacionando temas como empreendedorismo, meio ambiente e comunicação.

Cooperativismo no Mundo

De acordo com o último relatório divulgado pelo WOCCU, existem mais de 86 mil cooperativas de crédito presentes em 118 países de todos os continentes. Elas atendem mais de 375 milhões de associados, o equivalente a cerca de 12% da população economicamente ativa mundial.

 Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Mulher vai até SP conhecer “amigo” do Facebook e família recebe pedido de resgate de R$ 17 mil

Mulher vai até SP conhecer “amigo” do Facebook e família recebe pedido de resgate de R$ 17 mil

Um homem de 41 anos, procurou a polícia após a esposa viajar de Campo Grande para Itapecerica da Serra, em São Paulo, onde teria ido se encontrar com um “amigo que conheceu pela internet” de nome Joaquim Nalini. Após a ida, a família perdeu o contato com a mulher e nesta terça-feira (12) teria sido feito então, um pedido de resgate.

Segundo informou no boletim de ocorrência, ele e a filha de 20 anos, conseguiram acessar o perfil da mãe e descobriram que ela estava mantendo contato com um homem de Itapecerica da Serra. O perfil do homem realmente existe, a mulher fazia comentários nas fotos.

De acordo com as mensagens alguém a buscaria na rodoviária Barra Funda em São Paulo. Durante a madrugada desta terça-feira (12), o marido recebeu uma ligação onde o bandido deixou que ele conversasse com a esposa.

Ela relatou que estava toda machucada de amarrada em um quarto. O sequestrador pediu 17 mil reais, para custear o tratamento do companheiro que foi baleado e precisa passar por uma cirurgia.

A filha relatou que posteriormente viu no jornal o caso de uma família sequestrada em Itapecerica da Serra, em que mãe e filha foram mortas. Um dos bandidos foi baleado, ela acha que pode ser o homem que conversava com sua mãe.

A mãe saiu de casa com calça jeans escura e blusa preta com um desenho branco. O caso foi registrado como extorsão mediante sequestro.

Fonte: Aonca

Em evento lotado, diretório municipal do PSDB em Bela Vista realiza ato de filiação e apoio à pré-candidatura de Eduardo Riedel

Em evento lotado, diretório municipal do PSDB em Bela Vista realiza ato de filiação e apoio à pré-candidatura de Eduardo Riedel

O cenário político em Bela Vista começou mostrar sua força, principalmente por parte do ninho tucano no município. Correligionários e apoiadores do pré-candidato a governador Eduardo Riedel se reuniram na noite desta terça-feira para um grande ato se filiação e apoio ao pré-candidato do PSDB.

Centenas de famílias marcaram presença e lotaram o Espaço D no centro da cidade. Ao lado do vice-prefeito Daniel Palomares, secretários municipais e membros do diretório municipal e até mesmo do PSDB estadual, o prefeito Reinaldo Piti agradeceu a presença de todos e assinou as fichas de filiações dos novos membros do partido.

Representando o presidente do diretório estadual do PSDB, Sergio de Paula, o ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo, Zé Cabelo também marcou presença e destacou a importância de unir forças para dar continuidade ao governo municipalista, que beneficia diretamente a população.

Prefeito Reinaldo Piti. (Foto: BV NEWS)

Entre os nomes que agora também fazem parte do ninho Tucano está o ex-prefeito Douglas Gomes. Filiado ao PP por muitos anos, Douglas também foi candidato a prefeito no último pleito eleitoral de 2020.

Segundo Reinaldo Piti, Douglas Gomes e todos os novos filiados aceitaram o convite por acreditarem que o PSDB tem o melhor projeto para Bela Vista, principalmente se o pré-candidato Eduardo Riedel for eleito e continuar o projeto municipalista do atual governador Reinaldo Azambuja. Piti também lembrou da pré-candidata ao senado, Teresa Cristina, enfatizando o apoio que a ex-ministra e atual deputada federal sempre deu ao município de Bela Vista.

O ex-vereador e atual secretário de administração Ico Battilani também voltou para o PSDB. Ico disputou uma vaga ao legislativo na última eleição pelo PTB, no entanto, sempre foi reconhecido por sua liderança e força política nos projetos do PSDB.

Nesta quarta-feira (13) a direção do partido no município encaminhará os demais nomes dos novos filiados para respectiva divulgação.

Edinho Correa e Prefeito Piti. (Foto: BV NEWS)

Apoiadores pré-candidato Eduardo Riedel. (Foto: BV NEWS)

Prefeito Piti, Gerônimo, Ângela, Elaine e ex-prefeito Douglas Gomes que se filiou ao PSDB. (Foto: BV NEWS)

Secretário de Administração Ico Battilani. (Foto: BV NEWS)

Fonte: Foto e Textos –  BV NEWS.

 

VÍDEO: Sabe o que é municipalismo? Riedel explica as vantagens de um Governo Municipalista

VÍDEO: Sabe o que é municipalismo? Riedel explica as vantagens de um Governo Municipalista

Eduardo Riedel capitaneou o início do processo de interiorização do desenvolvimento em MS

O pré-candidato do PSDB ao Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, foi um dos grandes artífices, nos últimos sete anos, do processo de interiorização do desenvolvimento no Estado, por meio de uma política “municipalista”, durante suas passagens pelas secretarias estaduais de Governo e Infraestrutura. Mas, muita gente não compreende a importância do municipalismo. Riedel explica.

“Há 45 anos todos falam disso. Mas nos últimos sete anos nós colocamos este conceito em prática no Mato Grosso do Sul. Municipalismo é definir prioridades para cada município e aplicar investimentos para que estas prioridades sejam atendidas. Isso destrava os gargalos dos municípios. Nosso plano de governo é individualizado para cada município, pois sabemos as angústias de cada um deles. Sabemos a demanda de cada um”, esclarece.

Eduardo Riedel explicou como o Municipalismo tem afetado a Saúde e a Educação no Estado, e o que vem por aí ainda. Segundo ele, a interiorização da Saúde é um exemplo desta estratégia. “Assumimos um governo com 500 mil pessoas na fila de procedimentos, por isso realizamos a Caravana da Saúde. Depois tivemos a pandemia, que comprometeu o sistema de saúde, mas que foi enfrentada com investimentos sólidos. Na semana passada vimos a inauguração do Hospital Regional de Três Lagoas. O de Dourados está em andamento e o de Ponta Porã já está funcionando. Isso fez com que o atendimento de pacientes do interior em Campo Grande caísse de 45% para 9%”.

Qual o próximo passo? Riedel, novamente, aponta o caminho: “Vamos concluir a interiorização e atacar uma das principais causas da insatisfação das pessoas: a atenção básica, o posto de saúde que está caindo aos pedaços, as pessoas aguardando horas na fila, sem médico para atender. Tem municípios que fizeram o dever de casa e dão show na atenção primária, com mais de 95% de cobertura, e tem municípios que não fizeram bem este trabalho. Vamos ter que cobrar duramente este resultado, pois eles são o ponto de partida da complexa administração da saúde”.

O financiamento da saúde pública no Brasil é tripartite. Isso significa que a União os Estados e Municípios tem que contribuir com uma fatia de sua manutenção. Historicamente esta divisão tem pesado mais nos cofres estaduais e municipais, que são os grandes responsáveis pela manutenção da máquina do SUS hoje. Para Riedel, A manutenção do custeio de leitos de UTI e o financiamento do próprio SUS passam, portanto, por políticas públicas que permitam investimentos superiores ao teto constitucional da Saúde.

“Para isso, é preciso fortalecer ainda mais a nossa economia, dando aos municípios fôlego fiscal para ampliarem sua margem de investimentos. Da mesma forma, o Estado deve garantir não só o mínimo constitucional mas, também, ampliar este percentual conforme a necessidade. Para isso, vamos continuar trabalhando para aumentar a pujança econômica de Mato Grosso do Sul, gerando mais riquezas e, em consequência, aumentando nossa capacidade de investimento”, disse o pré-candidato.

Além disso, reforça Riedel, o investimento mais importante para o setor se dá em ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, e também na atenção primária, que devem estar associadas a outros setores, como a questão do saneamento e dá segurança no trânsito, que também impactam na saúde. “Tudo isso tem grande influência na redução do número de internações hospitalares, desafogando o setor. São ações tão ou mais importantes do que a construção de hospitais. Outro aspecto que influencia na economia de recursos é qualificação profissional e a infraestrutura e tecnologia dos serviços hospitalares. Vamos estar focados nisso”.

Na educação, Eduardo Riedel destacou o processo de ampliação das escolas em Tempo Integral. Para ele, trata-se de uma grande ferramenta de transformação. “Estamos com 40% dos alunos estudando na rede de Tempo Integral. Temos o MS Alfabetiza, ajudando os municípios com formação continuada de professores e material didático para alfabetizar nossas crianças com qualidade. Temos também o MS Matemática, com apoio financeiro e recursos técnico aos municípios. Isso é fruto de uma gestão municipalista”, explica. Outra grande transformação destacada por Riedel na educação é a rede de infovias digitais, com 7 mil km de fibra ótica, que será instalada no Estado e que terá um impacto enorme no setor.

Mas nada disso adianta sem qualificação profissional. Por isso ele destaca a importância de valorizar e oferecer recursos de desenvolvimento profissional aos profissionais da educação (e de todas as áreas do poder público). “Vamos apostar forte na qualificação destes quadros tão importantes para o futuro do Estado”, avisou.

Acompanhe o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/CfuJYlEpyTK/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

(Foto: Saul Schramm – Flickr: https://bit.ly/3FdgbDx )

Reinaldo quer população monitorando preços praticados por postos de combustíveis em MS

Reinaldo quer população monitorando preços praticados por postos de combustíveis em MS

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) declarou nesta segunda-feira (4) que o consumidor sul-mato-grossense deve procurar postos de combustíveis que, de fato, apliquem o valor reduzido da gasolina e do diesel nas bombas. Na última quinta-feira (30), Reinaldo anunciou que o Estado seguiria o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e congelaria o PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final).

Segundo Azambuja, cabe ao consumidor pesquisar os preços nos postos, fator que segundo ele forçará os empresários do setor a comercializarem os combustíveis com preços menores. “Vai forçar empresários que utilizam disso como matéria para encorpar a sua lucratividade e nós temos que transferir isso em benefício para os cidadãos”, destacou.

A solicitação aconteceu na manhã desta segunda-feira (4), durante evento realizado no Bioparque Pantanal.

Na última quinta-feira (30), o governo de MS anunciou a redução da pauta do diesel. Com a atualização, a cobrança que era sobre R$ 4,16 (diesel comum), passou para R$ 3,97, e de R$ 4,2421, (diesel S10) para R$ 4,0946.

O convênio sobre as atualizações acontece por meio do Despacho nº 36, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

No início deste mês, o ministro do SupremoTribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, deu um prazo de cinco dias para que o Governo Federal se manifestasse sobre o acordo sugerido pelos Estados e pelo Distrito Federal (DF) em torno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis.

Anteriormente o pedido da União havia sido de 30 dias.

“O estado já abriu mão de R$400 milhões em tributos pelo congelamento da pauta e infelizmente isso não chegou. O combustível subiu quatorze vezes nesse último ano que nós congelamos”, pontuou Azambuja.

De acordo com o governador, a solicitação do ministro do STF mostra que a culpa não é dos estados, e sim da Petrobras.

“Se a Petrobras não congelar (os preços), diminuir o estado, o tributo, vai continuar subindo pro consumidor. Acho que agora tá bem esclarecido e nós vamos aguardar a decisão (do STF) para alguma outra tomada de decisão nessa questão”, destacou o governador.

Fonte: folhacg.

Simulação de acidente de trânsito e carreta marcam comemoração no Dia do Bombeiro em Bela Vista

Simulação de acidente de trânsito e carreta marcam comemoração no Dia do Bombeiro em Bela Vista

No dia 2 de julho é comemorado o Dia dos Bombeiros. Uma data lembrada por muitos e que celebra a importância deste profissional na sociedade. É o dia dos heróis desconhecidos, das pessoas que colocam suas vidas em risco para um bem maior: salvar a vida do próximo. 

O Corpo de Bombeiros Subgrupamento de Bela Vista, realizou na manhã de sábado Coffe Break e logo após alvorada festiva e por fim, iniciada apresentação de salvamento veicular.  Uma simulação de um acidente de trânsito nas imediações do Paço Municipal. Além de treinar os homens do batalhão para situações similares de salvamento, o objetivo da operação foi conscientizar a população local para o risco que acidentes deste tipo trazem à vida humana.

A Simulação mostra colisão entre dois veículos com vitimas, entraram em ação então a equipe do Corpo de Bombeiros, Profissionais do Hospital São Vicente e Paulo e Defesa Civil. A ação logo atraiu muitas pessoas, que observavam atentas o trabalho dos bombeiros.

É claro que a operação simulada foi feita para aprimorar as técnicas de treinamento de salvamento veicular, mas a principal importância dela é tentar conscientizar a população para que a mesma se previna na hora em que estiver dirigindo um veículo, atravessando a rua, ou seja, para que todos possam respeitar as leis de trânsito. Por isso a importância de fazer essa simulação aqui ao publico, para que elas vejam o impacto que isso causa.

O Comandante Capitão Souza Neto destacou o orgulho de participar da corporação: “ser parte do Corpo de Bombeiros não é somente uma profissão, é um sacerdócio, doando a própria vida para salvar a vida do próximo; é preciso coragem para ir onde ninguém quer, para zelar pela integridade e vida de alguém que nunca se viu, como sendo neste momento, a mais importante de todas. É isso que enobrece nosso trabalho”.

Ademir Mendonça – Fronteira News