(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Com recorde de inscritos, provas do Vestibular UEMS ocorrem neste sábado (17)

Com recorde de inscritos, provas do Vestibular UEMS ocorrem neste sábado (17)

A Prova Objetiva e a Prova de Redação ocorrerão nos municípios de Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Os portões serão fechados às 14h.

Recomenda-se que o candidato compareça ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para fechamento dos portões, portando somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, e um documento de identidade original com foto.

O edital também traz informações para candidatos SABATISTAS (que são aqueles que, por convicção religiosa, guardam esse dia da semana, o sábado, ao descanso e/ou à oração).

Todas as informações sobre a prova estão no Edital, que está disponível no endereço https://concurso.fapec.org/single-edital.php?new_id=163.

Sobre a UEMS

UEMS se destaca no Estado como uma instituição pública de ensino superior que oferta 1.322 vagas em 64 cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento, dentro do Vestibular UEMS 2023.

Em 2023, a Universidade completará 30 anos de existência, atuando em 28 municípios de Mato Grosso do Sul, com Unidades presenciais e Polos de Educação a Distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A UEMS alcançou nota máxima, 5, na Avaliação Institucional Externa realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), além de receber o recredenciamento institucional. Os processos avaliativos do Sinaes são coordenados e supervisio­nados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, com operacionalização de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

DOF recupera carreta de proprietário que foi mantido em cativeiro em Goiás

DOF recupera carreta de proprietário que foi mantido em cativeiro em Goiás

Veículo foi tomado em assalto na cidade de Aparecida de Goiânia e teria como destino final o Paraguai. O condutor foi deixado, pelos criminosos, a mais de 120 quilômetros do local do roubo

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na madruga deste domingo (12/11), na BR-267 em Maracaju, uma carreta Scania/T113 tomada em assalto na cidade de Aparecida de Goiânia (GO). O proprietário do veículo foi levado para um cativeiro a mais de 120 quilômetros do local do roubo e foi solto próximo à cidade de Silvania (GO).

Após fazer contato com o filho do proprietário da carreta, os policiais do DOF foram informados que a vítima estaria em um pelotão da Polícia Militar, na cidade de Silvania, registrando o boletim de ocorrência de roubo, após passar mais de 24 horas em um cativeiro.

Segundo a vítima, de 63 anos de idade, ele foi rendido por três homens armados próximos a um posto de combustível na sexta-feira. Relatou aos policiais goianos que foi colocado em um veículo enquanto um dos criminosos levava sua carreta. Após um dia sem contato com o pai, o filho da vítima informou à Polícia Rodoviária Federal. A informação foi repassada pela PRF ao Sistema de Comunicação do DOF.

Com as informações, policiais do DOF iniciaram as diligências nas rodovias de acesso à fronteira com o Paraguai e abordaram o veículo na zona rural de Maracaju, sendo conduzido por um homem de 38 anos. Ele afirmou que pegou a carreta em Aparecida de Goiânia e levaria a Ponta Porã, onde receberia mil reais pelo transporte. O autor disse, ainda, que na semana passada já havia cometido o mesmo crime.

O condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Maracaju. A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Dois menores são apreendidos pelo DOF com Jeep roubado em Niterói

Dois menores são apreendidos pelo DOF com Jeep roubado em Niterói

Um Jeep/Renegade tomado em assalto em Niterói (RJ) em setembro deste ano foi recuperado pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), na BR-487 em Itaquirai, na madrugada deste domingo (04/12). Dois menores de idade foram apreendidos.

Os policiais faziam bloqueio na rodovia quando abordaram o veículo conduzido por um adolescente de 17 anos tendo como passageiro um outro, da mesma idade. De pronto eles já disseram aos PMs que o veículo era roubado.

Os dois falaram ainda que foram contratados por um morador do Assentamento Santo Antônio, que fica na zona rural de Itaquiraí, para pegar o veículo em Icaraíma (PR) e trazer ao Mato Grosso do Sul. Eles afirmaram também que receberiam mil reais pelo serviço.

A dupla foi apreendida e conduzida à Delegacia da Polícia Civil de Itaquirai. A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Pavimentação da Rodovia do Turismo tem 50% da obra concluída e será finalizada em 4 meses

Pavimentação da Rodovia do Turismo tem 50% da obra concluída e será finalizada em 4 meses

Com 50% concluída, a obra de pavimentação Rodovia do Turismo, em Bonito, de 9,73 km, amplia a infraestrutura de acesso aos principais atrativos do maior destino de ecoturismo do Brasil, onde o Governo do Estado, em quase oito anos, investiu mais de R$ 300 milhões. Criar facilidades de logística para que o turista chegue à região foi uma das prioridades do governador Reinaldo Azambuja, em apoio também ao setor do agronegócio, que se expande.

A obra da Rodovia do Turismo será totalmente concluída em março de 2023, segundo a empreiteira Via Magna. Os serviços complementares de terraplenagem avançam e serão finalizados em fevereiro do próximo ano. Com o licenciamento concedido pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS), começa de imediato a construção das pontes de concreto sobre o Córrego Bonito e o Rio Formoso, de 20 metros e 45 metros, respectivamente.

Trecho já concluído da pavimentação, com finalização de serviços complementares nas margens da rodovia

Cartão postal e referência no ecoturismo mundial, Bonito recebe uma atenção especial desde o início do nosso governo, dentro de um projeto de integração dos destinos turístico”, afirma o governador Reinaldo Azambuja. “A MS-178, por exemplo, foi toda pavimentada, interligando os municípios de Jardim, Bonito e Bodoquena, e recentemente entregamos a reconstrução do trecho da MS-382 entre o destino e Guia Lopes da Laguna, uma estrada ecologicamente correta.”

Gratidão ao governador

A pavimentação da rodovia, por onde passam mais de 200 mil turistas ao ano em direção aos balneários, faz parte de um pacote de obras já entregues e em execução pelo Governo Presente e Municipalista. O asfalto garantirá segurança aos usuários e eliminará poeira e atoleiros, beneficiando também a zona rural. Os investimentos em Bonito visam ampliar a infraestrutura, garantir qualidade de vida à população e facilitar o acesso dos visitantes.

Para o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, a pavimentação da Rodovia do Turismo é um presente para a cidade, acentuando que o município tem recebido inúmeros benefícios do Governo do Estado em todas as áreas e, em especial, no setor de logística, fundamental para movimentar o turismo e escoamento da produção agrícola. “Temos gratidão ao governador Reinaldo Azambuja, que tem olhado com carinho para a nossa região”, disse.

Rio Formoso, com suas cachoeiras, vai receber uma ponte de concreto de 45 metros em diagonal à estrada

Ao destacar que o governo atual é o que mais investe em infraestrutura para atender os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Bruno Wendling, realça que garantir acesso é essencial para desenvolver o setor e torna-lo mais competitivo. “A pavimentação da Rodovia do Turismo contempla alguns dos melhores passeios de Bonito e fortalece o destino, fundamental nessa retomada”, aponta.

Solo rochoso e drenagem

A primeira etapa de pavimentação da Rodovia do Turismo contemplou o trecho de 1,5 km já entregue pelo governo entre o trevo com a MS-178 (Hospital Darci João Bigaton) e a Ponte do Mateus (Córrego Bonito), ao custo de R$ 2,5 milhões, incluindo rede de drenagem. A etapa em execução terá investimentos de R$ 28,2 milhões e contará com pista de ciclovia e passagem para animais (galerias), obedecendo ao Programa Estrada Viva.

O engenheiro da obra, Jerry Gibertoni, explicou que a existência de solo rochoso, não prevista no projeto, dificultou inicialmente o serviço. Também detalhou que o sistema de drenagem implantado foi complexo, devido a concentração de água na região. Foi construído um canal lateral para conduzir essa água em direção ao Córrego Bonito. No Rio Formoso, a nova ponte será construída à esquerda da velha, de madeira, em sentido diagonal ao outro lado da pista.

Trecho pavimentado da Rodovia do Turismo, em direção aos balneários: fluxo de 200 veículos/dia

 

Subsecretaria de Comunicação – Subcom
Fotos: Edemir Rodrigues

Corpo de Bombeiros Militar completa o seu primeiro ano na cidade de Bela Vista

Corpo de Bombeiros Militar completa o seu primeiro ano na cidade de Bela Vista

O Corpo de Bombeiros Militar de Bela Vista – MS, 25º Sub-Grupamento de Bombeiros Independente fará no próximo dia 11/11/2022 o seu primeiro aniversário de inauguração, e neste primeiro ano, diversas ações foram realizadas com a finalidade de beneficiar a região do Apa.

O Quartel conta com um efetivo de 21 militares, que desempenham papéis fundamentais em suas funções nas seis viaturas presentes: Auto Bomba Tanque (ABT – 21), Auto Bomba Rápido (ABR – 40), Unidade Resgate (UR – 58); Unidade

Resgate (UR – 67), Auto Salvamento (AS – 37) e Auto Salvamento (AS – 119).

Foto: Ademir Mendonça – Fronteira News

Com um marco de aproximadamente 1100 ocorrências atendidas, desde acidentes de trânsito envolvendo desencarceramento, incêndio em residência e vegetação, busca e salvamento de pessoas e animais selvagens, atendimentos de urgência e emergência, e das mais diversas situações do cotidiano bombeiro militar, até mesmo, o auxílio à comunidade no que tange a projetos sociais ofertados à população, como por exemplo o Projeto Bombeiros do Amanhã, que iniciou na metade do ano de 2022 e já atende mais de oitenta crianças, estas que aprendem a cada dia os princípios da disciplina e do respeito, e, ainda assim, são capacitadas para um futuro promissor, dignificando as cidades de Bela Vista e Caracol-MS.

Mas não param por aí, também foram feitas atividades de apoio às instituições parceiras como palestras e prevenções de primeiros socorros em escolas para funcionários e alunos, aperfeiçoamento de técnicas junto a polícia militar, e também com o Hospital São Vicente de Paula, além de desenvolver e ofertar cursos de brigadistas nas fazendas distantes e também na cidade, a fim de se tornar uma proteção a mais para todos.

E, ainda, o Sub-Grupamento receberá neste ano uma viatura de Resgaste, que irá suprir a necessidade da unidade, procurando diminuir o tempo resposta dos atendimentos às ocorrências, buscando um melhor atendimento à população.

Por fim, demonstrado que por ser o primeiro ano do quartel, já tem trazido ótimos resultados para a região, capacitando e aperfeiçoando a sua população, e ainda, está relação irá perdurar por longos anos, com intuito de salvar e proteger. O que antes não tinha e dependia de cidades vizinhas para o atendimento, agora tem acesso fácil e rápido pelos telefones 193 ou fixo no nº 3439-2268.

Ação Social: Horta suspensa criado pelo Interact beneficia Abrigo Bela Vista

Ação Social: Horta suspensa criado pelo Interact beneficia Abrigo Bela Vista

Uma forma de produzir alimentos de origem de ótima qualidade, foi criado pelo Interact Clube de Bela Vista, que tem como presidente o jovem Otávio Augusto Rodrigues Cáceres. Os integrantes do Interact, construíram no Abrigo Bela Vista uma horta suspensa para a produção do próprio alimento.

O cultivo suspenso de hortaliças vem ganhando bastante adesão. A Horta Suspensa é uma alternativa de cultivo em pequenos espaços, esta consiste em um conjunto de plantas organizadas de maneira vertical, otimizando assim o espaço disponível e cultivando alimentos orgânicos dentro de casa.

No abrigo Bela Vista os jovens plantaram couve alface, cebolinha e berinjela.

Além de contribuir com a alimentação do abrigo, a iniciativa ainda protagoniza uma vertente sócio-pedagógica com a interdisciplinaridade das atividades propostas durante o plantio. O objetivo é oportunizar ao público atendido o contato com as técnicas de plantio e cuidados com uma horta, contribuindo para o lado educativo e terapêutico durante o manuseio da terra.

O abrigo Bela Vista é uma importante instituição do nosso município, ferramenta de inclusão social dos idosos na cidade.

Ademir Mendonça – Fronteira News