(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Governo envia à Assembleia projeto de lei de proteção dos rios da Prata e Formoso

Governo envia à Assembleia projeto de lei de proteção dos rios da Prata e Formoso

Projeto de lei do Governo do Estado que visa proteger os banhados das nascentes dos rios da Prata e Formoso, nas cidades de Bonito e Jardim, foi entregue à Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (25) pelo governador Reinaldo Azambuja.

Pela proposta, 13.659 hectares de banhados dos dois rios se tornarão área de preservação permanente, cabendo ao poder público o gerenciamento de todo esse território.

“Anos atrás algumas intervenções humanas nos banhados causaram o turvamento das águas cristalinas dos rios. Entendemos que tínhamos que fazer uma ação de proteção. Então, essa área vai ficar intocável. Os proprietários podem vender como cota de reserva legal, mas não vão poder fazer nenhum tipo de atividade”, explicou Reinaldo Azambuja.

Mapa do Rio da Prata

Os banhados são áreas permanentes ou temporariamente alagadas, alimentadas pela água das chuvas, pelo escoamento de águas superficiais ou por rios que transbordam nos períodos de cheia. Essas áreas funcionam como filtros naturais e possuem funções ecológicas importantes para a conservação da biodiversidade.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Corrêa recebeu o projeto do governador Reinaldo Azambuja e falou da tramitação da proposta na Casa. “Vamos fazer (o processo de votação) o mais rápido possível. Quando você acha um caminho para aprovar uma proposta definitiva para os rios de águas cristalinas nós temos que aproveitar. E isso será estendido posteriormente (em novos projetos) para outros rios, como Betione, Salobra e Aquidaban. É um super avanço”, disse.

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, afirmou que a proteção das nascentes dos dois rios é “sonho da população de toda a cidade”. “Representa uma sabedoria imensa para preservação do meio ambiente”, afirmou.

Estudo

Mapa do Rio Formoso

Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), um amplo estudo comandado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), com participação das prefeituras de Bonito e Jardim, do Ministério Público e da Famasul, serviu de base para a formatação do projeto de lei.

“Fizemos um trabalho in loco, percorremos todas as áreas de banhado dos rios da Prata e Formoso para estabelecer um marco físico e poder ficar claro onde começa área de preservação, vedando a produção agrícola e agropecuária nesses locais. Com esse projeto de lei, estamos pensando no futuro: a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da atividade turística com sustentabilidade. É um projeto fundamental que traz um equilíbrio econômico, ambiental e social”, destacou Jaime Verruck.

O trabalho foi realizado a partir do Cadastro Ambiental Rural, preenchido pelos próprios produtores rurais. Por meio da lei de proteção, o Governo pretende evitar alterações do uso do solo na região, que podem levar terra e outros sedimentos junto com as águas das chuvas para dentro dos rios, provocando a turbidez das águas cristalinas e colocando em risco o turismo.

Entrega

O projeto de lei que protege os banhados das nascentes dos rios da Prata e Formoso foi entregue ao presidente da Casa de Leis em reunião que também contou com as presenças dos deputados Coronel Davi, Eduardo Rocha, Herculano Borges, Mara Caseiro, Jamilson Name, Rinaldo Modesto e Lucas de Lima, que é presidente da Comissão de Meio de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Pelo Governo do Estado, estiveram presentes o diretor-presidente do Imasul, André Borges; a procuradora e consultora legislativa Ana Carolina Ali; e os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Sérgio de Paula (Casa Civil).

Entregue na Casa de Leis pelo Governo, projeto foi feito a várias mãos

Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro

‘Ao levar energia para o Pantanal, damos dignidade ao pantaneiro’, afirma Riedel

‘Ao levar energia para o Pantanal, damos dignidade ao pantaneiro’, afirma Riedel

Ilumina Pantanal é eleito projeto do ano na premiação internacional Solar & Storage Live Awards 2021

O projeto Ilumina Pantanal, desenvolvido e realizado por meio de parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Grupo Energisa e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi eleito o grande vencedor do Solar & Storage Live Awards 2021, na categoria “International Solar and/or Storage Project of the Year” (em português: Projeto Internacional Solar e/ou Armazenamento do Ano). O anúncio foi feito no último dia 24, em Birmingham, na Inglaterra, no mesmo dia em que a Energisa entregou o sistema de placas solares para geração de energia à milésima família moradora no Pantanal.

Até abril de 2022, o Projeto Ilumina Pantanal vai levar energia elétrica por meio de placas solares a 2090 famílias moradoras na região pantaneira nos municípios de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Porto Murtinho, Coxim, Miranda e Rio Verde. Nesta semana em que o projeto concorre ao prêmio na Inglaterra, o projeto já estará atingindo a marca de 1 mil famílias já atendidas com o sistema de placas solares.

O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, destacou o projeto: “Ao levarmos energia para o Pantanal, damos dignidade ao pantaneiro”, afirmou.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricutura Familiar), também comemorou o resultado e destacou que a concepção do Ilumina Pantanal nasceu ainda em 2015, em discussão do Governo do Estado com a Energisa sobre a universalização do acesso à energia elétrica no Pantanal.

“O projeto evoluiu em sua base tecnológica e buscamos os recursos necessários junto ao governo federal. Hoje, ele está inserido no conceito do programa Estado Carbono Neutro, que apresentamos na COP 26, pois traz uma fonte de energia limpa e renovável que já está proporcionando um salto na qualidade de vida da população de toda a região pantaneira”, disse.

Ainda neste mês de novembro, o Ilumina Pantanal foi apresentado no Brazilian Industry Day, evento realizado pela Confederação Nacional Indústria (CNI) na 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia.

O governador Reinaldo Azambuja comemorou o prêmio. “É um orgulho para todos os sul-mato-grossenses, que temos o melhor projeto de sustentabilidade de energia solar do mundo”, destacou o governador na noite de hoje, durante a abertura da Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), no Centro de Eventos Bosque Expo.

O governador ressaltou que o projeto concorreu com iniciativas do mundo todo e mostrou sua qualidade ao ser premiado. “É uma iniciativa que melhora a qualidade de vida de mulheres e homens pantaneiros. Nós estamos montando a base número mil e com esta grande notícia estou muito feliz. Um projeto sustentável e acima de tudo de cunho social”.

Hospital recebe R$ 5 mil do evento ”Mountain Bike na Fronteira”

Hospital recebe R$ 5 mil do evento ”Mountain Bike na Fronteira”

O diretor administrativo do Hospital São Vicente de Paulo, Sidney Aristimunho, recebeu na manhã desta quarta-feira (24/11), das mãos do prefeito de Bela Vista, Reinaldo Piti, e do vice-prefeito Daniel Palomares, um cheque no valor de R$ 5.095,15 (cinco mil e noventa e cinco reais e quinze centavos), referente ao valor arrecadado com as inscrições do evento ‘Mountain Bike na Fronteira do Apa’, realizado no último domingo, na Princesa do Apa.

“Uma ação muito importante é esse gesto de solidariedade. O esporte que já faz também a saúde e a vida da gente, também consegue ajudar outras pessoas, principalmente nossa população que utiliza os serviços do hospital. Meu agradecimento ao Daniel, organizador desse evento, e ao nosso prefeito Piti, sempre apoiando e trazendo conquistas relevantes para Bela Vista”, declara Sidney Aristimunho.

Josyel Carvalho.

 

Atletas de caracol se destacam no Estadual de Beach Tennis em Bonito

Atletas de caracol se destacam no Estadual de Beach Tennis em Bonito

Prefeito Neco Pagliosa tem investido no esporte

Foram dois dias de disputa, 110 jogos e mais de 120 inscrições para a 2ª etapa do Circuito Sul-mato-grossense de Beach Tennis, realizada no município de Bonito, no dia 20 é 21 de novembro.

Os atletas de Caracol participaram e conseguiram ótimos resultados. Atletas do projeto Moviment da coach Keila, comemoraram as conquistas.

Na categoria masculina Acássio e Romualdo conquistaram o 1° lugar e Márcia e Kariny 2° lugar na categoria feminina.

Na categoria mista Márcia e Romualdo 1° lugar e Acássio e Kariny 2° lugar fazendo a dobradinha no pódio

Caracol vem a cada ano crescendo com a modalidade de Beach Tennis pelo ótimo trabalho que vem fazendo os projetos. A cidade está sendo vista no cenário estadual, nacional e agora internacional, pois o projeto da Rubens vai participar e mais uma vez representar nossa cidade.

Com ajuda de patrocinadores e apoio da prefeitura Municipal os atletas participaram com muita garra e determinação. Os atletas agradeceram a parceria da prefeitura de Bonito com a prefeitura de Caracol, e lembram que o prefeito Neco Pagliosa tem dado total apoio para o esporte.

Para o prefeito Neco, incentivar o esporte e acreditar no potencial dos atletas, e sempre estaremos pronto para apoio todas as modalidades, disse Neco, que comemorou muito a conquista dos atletas.

Governo do Estado avança na duplicação da MS-156 em Dourados, com investimentos de R$ 26 milhões

Governo do Estado avança na duplicação da MS-156 em Dourados, com investimentos de R$ 26 milhões

O Governo do Estado avança nas obras de duplicação da MS 156, em Dourados.  A obra tem 7,3 km de extensão e liga a BR 163, no trevo do DOF,  até o Distrito Industrial do Município. Ao todo, 80% das obras estão executadas. O projeto também prevê a construção da passarela de pedestres, o que vai mudar a dinâmica do tráfego, dando mais segurança aos moradores e também aos motoristas. Estão sendo investidos mais de R$ 26 milhões para execução das duas obras.

O trecho que está sendo duplicado também recebe melhorias e adequações de segurança, como a construção do new jersey (mureta de concreto que separa as vias), cujas obras começaram no último dia 25.

Construção das muretas garantem maior segurança aos motoristas que trafegam pela MS-156

Passarela

Muito aguardada pelos moradores de Dourados, a passarela para pedestres será construída na rodovia MS-156, entre a BR-163 e o Núcleo Industrial. O valor de investimento é de R$ 1.008.757,23.

A região cresceu de forma exponencial e os pedestres precisam disputar espaço com o grande tráfego de veículos. Para atender o local, que é motivo de muita preocupação, a passarela será composta por grades e terá cerca de 52 metros de extensão e irá ligar os bairros Guaicurus e Dioclécio Artuzi. Separados pela MS-156, eles concentram milhares de residências e comércios de pequeno porte e as regiões dependem uma da outra, principalmente quanto a utilização de serviços públicos, como escola, posto de saúde. Vários acidentes com mortes já ocorreram na rodovia.

Outros bairros próximos como Vival dos Ipês, Jardim Esplanada, Harrison de Figueiredo, entre outros, poderão trafegar com segurança.

Coronel Ponciano

Na mesma região da cidade o Governo do Estado iniciará, após o processo de licitação em curso, a duplicação da Rua Coronel Ponciano. As obras da via serão da BR-163 até a rua Palmeiras, imediações do cemitério Municipal, trecho de aproximadamente 2,7 km. Da rua Palmeiras até a avenida Marcelino Pires, percurso de 1,5km, será feita revitalização, pois não há espaço para duas pistas.

Projeto da duplicação da Rua Coronel Ponciano

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Riedel, o Governo tem mostrado presença em Dourados com as ações que realiza nos quatro cantos da cidade. Ele também reconhece a importância do olhar municipalista do governador Reinaldo Azambuja. “Quem define o que é prioridade são os municípios por meio do prefeito, vereadores e lideranças. Eles conhecem a realidade local e as principais necessidades. Foi isso o que aconteceu em Dourados. Ouvimos as necessidades locais e as incluímos no Governo Presente. A Prefeitura fez um projeto moderno e arrojado, com investimentos de aproximadamente R$ 19 milhões na Coronel Ponciano. Outras obras estão em andamento para cumprir a principal missão que é melhorar a vida das pessoas”.

R$ 290 mihões

De acordo com os dados da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), de 2015 até hoje, os investimentos em infraestrutura ultrapassam R$ 290 milhões, somando habitação e saneamento os recursos chegam a R$ 789 milhões.  “Para Mato Grosso do Sul a previsão é que o PIB cresça quase 6% e Dourados puxa esse desenvolvimento, que reflete na geração de emprego e renda, fazendo a roda da economia girar”, disse Riedel.

Valéria Araújo, Segov

Bela Vista: Noite de alegria marca Miss e Mister ‘Melhor Idade’

Bela Vista: Noite de alegria marca Miss e Mister ‘Melhor Idade’

Como já era esperado, a noite de sexta-feira (19/11), no Centro de Convivência do Idoso, em Bela Vista, foi marcada por muita alegria, simpatia e, claro, beleza, durante o Concurso de Miss e Mister ‘Melhor Idade’, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A secretária municipal de Assistência Social, Adrielly dos Santos, conta que o evento teve muita alegria e descontração e que, na passarela, os participantes esbanjaram desenvoltura e encantaram todos os presentes. “Muito feliz e agradecida, tanto as nossas equipes, quanto nossos idosos que são sempre muito inspiradores”, destaca Adrielly. “Foi um grande sucesso. E vamos repetir”, finaliza.

Além de familiares e amigos dos idosos, o evento também contou com a presença do vereador Oraldino Centurião e dos secretários municipais Francisco Gutierres (Obras) e Ico Batilani (Administração).

Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pode ser uma imagem de 10 pessoas e pessoas em pé

Pode ser uma imagem de 10 pessoas e pessoas em pé