jun 23, 2015 | Campo Grande
No dia 22 de junho, às 14 horas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi lançada a Agenda Legislativa da Frente Parlamentar Estadual de Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo. Este documento é em parceria com o Sistema Famasul e traz os normativos e as principais ações a serem implementadas pela Frente e as próprias instituições no âmbito do agronegócio e cooperativismo estaduais.
O lançamento foi prestigiado por autoridades políticas, dirigentes de cooperativas, além do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal de Minas Gerais, Marcos Montes.
“Vivemos um momento difícil em que tivemos uma deteriorização dos processos políticos e por consequência dos processos econômicos. Por isso, nossa responsabilidade em assumir um compromisso forte em reverter essa situação e para isso, somente uma maior participação política e eleger bons representantes. Exercer nosso papel de cidadão, declarou Freitas.
Segundo o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, a participação política dos indivíduos na sociedade global apresenta-se como um caminho, uma das principais vias alternativas, para o alcance da inserção social e da diminuição das desigualdades econômicas reveladas pela globalização. Neste contexto, o cooperativismo se apresenta como uma das melhores formas de organização econômica da sociedade, pois consta em sua doutrina o “fortalecimento das relações” entre as pessoas: cooperativa é feita de gente para gente.
O deputado Marcos Montes ponderou que neste momento de crise é a hora de reconhecer o homem do campo, pois será o agronegócio que tirará o Brasil do fundo do poço.
Mato Grosso do Sul é um dos estados que se destaca no número de parlamentares que representam o setor cooperativista. Em 2015, a Frente inicia a Legislatura com 17 integrantes, dentre os 24 deputados estaduais. Este é um número importante, pois reflete uma atuação alinhada com foco na defesa do Agronegócio e do Cooperativismo. A partir das ações legislativas, cria-se um importante canal de comunicação com formuladores de políticas públicas, promovendo a troca de informações e o amadurecimento das questões que envolvem os segmentos.
Ao todo são dez ações a serem implementadas pela frente do cooperativismo, dentre elas estão a operacionalização dos Artigos 3º e 4º da Lei Estadual nº 2.830 de 12.05.2004 que trata do arquivamento dos atos constitutivos das sociedades cooperativas perante a JUCEMS – Junta comercial do Estado de Mato Grosso do Sul; estimular as câmaras legislativas municipais de Mato Grosso do sul na criação de Frentes parlamentares municipais em apoio ao cooperativismo local; apoiar no que couber a regulamentação do Ato Cooperativo. A constituição Federal consagra a legitimidade do Ato Cooperativo, porém exige legislação complementar para sua regulamentação que precisa urgentemente ser votada; apoiar no que couber para que seja aprovada a nova lei cooperativista brasileira, tendo como base a lei atual com adaptações à constituição vigente, sob a liderança da OCB Nacional, propugnando pelo apoio contido na agenda legislativa do cooperativismo Nacional; buscar apoio junto aos parlamentares federais no acesso das Cooperativas em programas de incentivos Federais.
“O Sistema OCB/MS vem cumprindo sua missão de ser o guardião do ideário cooperativista, de promover e fomentar a cultura e doutrina da cooperação, representando institucionalmente todos os empreendimentos cooperativos, seus quase 6 mil empregados e mais de 170 mil cooperados, contribuindo de forma decisiva na promoção do desenvolvimento social, econômico e financeiro de Mato Grosso do Sul”, afirma Régis.
A frente parlamentar é coordenada pelo deputado estadual Rinaldo Modesto do PSDB, sub-coordenada por Zé Teixeira do DEM.
Também participaram do lançamento a deputada federal e vice-presidente nacional da FPA, Tereza Cristina Corrêa; o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mocchi; o coordenador da frente e deputado estadual, Rinaldo Modesto; o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, representando o Governo de MS, Eduardo Riedel; o presidente do Sistema Famasul Nilton Pickler e o presidente da Aprosoja MS, Maurício Saito.
jun 22, 2015 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Um homem de 25 anos, morador de Americana (SP) foi preso pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) na BR-463, na manhã desta segunda-feira (22), ao tentar levar para Dourados 66 tabletes de maconha embalados à vácuo.
A droga que pesou 35 quilos estava escondida no tanque de combustíveis de um carro popular, cor azul, com placas de São José do Rio Preto (SP), conduzido pelo acusado. Aos policiais o homem disse que ao chegar em Dourados, abandonaria o carro na rodovia, para ser pego por desconhecido.
O acusado foi preso e encaminhado junto com a maconha e o veículo para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Reportagem – Joelma Belchior
jun 22, 2015 | Campo Grande
Além de abordar a motivação como ponto alto, o consultor falará sobre estratégias para conquistar, manter, encantar e fidelizar clientes.
A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), em conjunto com Sebrae/MS e FAEMS, realiza na quinta-feira, dia 25 de junho, a palestra “Atitudes Empreendedoras: Como transformar sonhos em realidades e fazer seu projeto de vida acontecer”, ministrada pelo consultor Carlos Hilsdorf, reconhecido pelo mercado como um dos cinco melhores e mais requisitados palestrantes do Brasil. A capacitação acontece às 19h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo – situado Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes.
O evento vai abordar temas como as características das pessoas e empresas extraordinárias; como construir e liderar equipes vencedoras; a força do comprometimento na entrega de resultados; motivar e estimular a equipe para conquistas de resultados; cenários, tendências e oportunidades no mundo dos negócios; como transformar criatividade em inovação e estratégias para conquistar, manter, encantar e fidelizar clientes.
Palestrante preferido pelas mais exigentes empresas nacionais e multinacionais, Hilsdorf apresenta o maior índice de resultados e de recontratação do mercado. Ele revolucionou o mercado de educação corporativa com sua metodologia pioneira, que trabalha, simultaneamente, comportamento e negócios e utiliza elementos lúdicos (ilusionismo, humor, música e outras formas de arte) associados à orientação e aprendizado de adultos no ambiente empresarial.
“Entre todos os cursos de capacitação, palestras, workshops e trabalhos desenvolvidos pela ACICG em benefício dos empresários de Campo Grande, não podemos deixar de contemplar os grandes nomes do meio empresarial como o Carlos Hilsdorf. Ele é um dos consultores mais respeitados do país e nós da ACICG buscamos sempre proporcionar as melhores experiências aos empreendedores, a fim de que estejam sempre atualizados, atentos ao mercado e motivados a conduzir seus negócios”, conta o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro.
Motivação é o carro chefe do discurso do palestrante. “Na vida só há duas opções: ou você escreve sua história ou lê a história que os outros estão escrevendo. Eu gosto sempre de propor que o sonho é muito importante, mas o sonho é só o combustível do motor das realizações. Sonho sem atitude é delírio”, afirma Hisldorf.
Em uma prévia do que será abordado na palestra, o consultor chama a atenção para a importância da inovação. “A inovação sai do horizonte criativo. Não é mais criar novos produtos e novos serviços, mas é criar um novo modelo de vida, um novo modelo de gestão, é criar um novo modelo de relacionamento com o meu cliente”, adianta o palestrante.
O investimento para participar é de R$ 50,00 para associados da ACICG e R$ 60,00 para não conveniados. Os convites podem ser adquiridos na sede da Associação Comercial, localizada na Rua 15 de Novembro, nº 390 – em frente à Praça Ary Coelho; ou no Sebrae/MS, situado na Avenida Mato Grosso, n 1.661, Centro.Mais informações podem ser obtidas pelo site www.acicg.com.br ou pelo telefone (67) 3312-5028.
Sobre o palestrante
Carlos Hilsdorf é economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, autor e consultor de empresas e profundo pesquisador do comportamento humano. Suas palestras são sucesso frente aos públicos da América Latina, Estados Unidos e Europa.
Responsável pela abertura e encerramento dos maiores eventos empresariais do Brasil, Hilsdorf é presença constante nos principais congressos e fóruns de RH, Liderança, Cooperativismo, Empreendedorismo, Administração, Marketing e Vendas.
Autor dos best sellers Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero (Veja, “Guia de Carreira”, ed. 1832) e 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira, que figurou durante vários meses na lista dos livros mais vendidos do país, e Revolucione seus Negócios. Recentemente lançou o livro Atitudes Empreendedoras.
Recebeu o prêmio Mérito Empresarial, concedido pela Academia Brasileira de Artes, Cultura e História, e o prêmio Empresário do Ano, concedido pelo Instituto Latino-americano de Qualidade, ambos pelo seu destaque como palestrante e autor.
Ilusionista reconhecido como o melhor da América Latina pela Federação Latina Americana (pela qual recebeu diversos prêmios) e apontado pelo gênio Juan Tamariz Martel, um dos artistas mais respeitados do mundo, como o brasileiro que mais influenciou e impactou a mágica mundial a partir da década de 80.
Serviço: Palestra Atitudes Empreendedoras com Carlos Hilsdorf
Data: 25 de junho
Horário: às 19h
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Endereço: Av. Waldir dos Santos Pereira, S/n – Parque dos Poderes
Informações: www.acicg.com.br ou pelo telefone (67) 3312-5028
Reportagem – Cidiana Pellegrin
jun 20, 2015 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja realizou na tarde desta sexta-feira (19), ao lado da secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, a assinatura do termo de cooperação técnica que autoriza a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) a realizar pesquisa de preços dos itens que compõem a merenda escolar dos alunos da Rede Estadual de Ensino (REE), pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A cooperação técnica será firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), que é vinculada ao Procon. A intenção é garantir qualidade, transparência e melhores preços na aquisição dos itens alimentícios que compõem a merenda escolar destinada aos alunos da REE.
Para o governador Reinaldo Azambuja, a importância desse termo de cooperação tem como objetivo criar uma referência de preço da merenda para os diretores das escolas públicas do Estado. “Esse termo de cooperação vai facilitar a vida do gestor escolar na compra da merenda para os alunos”, destacou.
A secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, informou que o Procon já fez a pesquisa de preço dos alimentos que são utilizados no preparo da merenda escolar. “Essa pesquisa de preço com os alimentos utilizados na merenda escolar já foi feita pelo Procon e será divulgada na próxima semana”, disse.
Processo de aquisição
Dentro do programa federal de alimentação escolar, o governo de Mato Grosso do Sul adotou a modalidade de gestão escolarizada, onde os recursos financeiros do Governo Federal ou do tesouro estadual são transferidos pela SED diretamente para as escolas. As unidades educacionais são hoje responsáveis por todo o processo de aquisição de gêneros alimentícios para suprir a merenda escolar.
No Estado, as escolas estaduais são responsáveis por todo o processo de aquisição de gêneros alimentícios: ordenação de despesas; gestão e execução dos contratos administrativos; controle de estoque e armazenamento dos gêneros alimentícios; prestação de contas; e demais atos relacionados à correta utilização dos recursos financeiros advindos do PNAE, programa gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e do Governo do Estado.
O preço referência dos alimentos será obtido por meio de pesquisa realizada pelo Procon/Sedhast de forma a subsidiar as compras realizadas pelas escolas da REE, no âmbito do PNAE, garantindo sua economia, rapidez e qualidade.
Reportagem Leandro Silva – Foto: Chico Ribeiro
jun 19, 2015 | Campo Grande

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) lamentou nesta sexta-feira (19) a rejeição, pela Câmara dos Deputados, de emenda da bancada feminina à reforma política (PEC 182/07, do Senado) garantindo um percentual de vagas para as mulheres no Legislativo.
A proposta recebeu grande quantidade de votos favoráveis, 293, ante a 101 contrários e 53 abstenções, mas precisava de 308 votos para ser acatada. O texto previa uma espécie de reserva de vagas para as mulheres nas próximas três legislaturas. Na primeira delas, de 10% do total de cadeiras na Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores. Na segunda legislatura, o percentual subiria para 12% e, na terceira, para 15%.
A regra não alteraria bruscamente a realidade, apenas tornaria lei a atual representatividade feminina na Câmara – há apenas 51 deputadas em um total de 513 cadeiras, o que representa aproximadamente 9,94% do todo. Ainda assim, a proposta de cota para as mulheres não superou resistência das bancadas.
“É uma pena, porque até em países do Oriente Médio, onde as mulheres tem menos direitos que os homens, há mais espaços para nós na política. O Brasil ocupa a posição 115 entre 190 países que integram o ranking de participação de mulheres na política. Entendo isso como um retrocesso”, observou a parlamentar.
Ainda a respeito da reforma política, Mara Caseiro elogiou alguns pontos, como o mandato de cinco anos e o fim da reeleição para cargos do Executivo.
Entretanto, achou absurdo que o mandato de cinco anos só comece a valer em 2020, para eleições municipais, e em 2022 para as eleições gerais.
“Isso é uma falta de compromisso com o País, uma falta de responsabilidade do Congresso Nacional”, criticou.
Outra crítica da deputada é o mandato de senador, que em sua opinião também deveria ser de 5 anos e não de 9, como vem sendo proposto. “Isso é legislar em causa própria. Um absurdo. Acho que o povo brasileiro tem de reagir”, disparou.
Reportagem – Fernanda França – Foto: Patrícia Mendes
jun 18, 2015 | Campo Grande
Uma nova frente fria cruza o Estado nesta quinta-feira e derruba a temperatura amanhã. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso alertando sobre declínio de temperatura entre a tarde desta quinta-feira até às 23h59 de amanhã.
Hoje, há previsão de chuva nas regiões Sul e Nordeste do Estado. Na “retaguarda” desse sistema, a massa de ar fria e seca promove declínio acentuado nas temperaturas.
A sexta-feira será de tempo nublado no Estado, com nevoeiros ao amanhecer e no começo da noite. O Inmet tem previsão de mínima de 9ºC em Mato Grosso do Sul. Já o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) indica frio de 6ºC em Ponta Porã.
Na Capital, a sexta-feira também será fria: a temperatura vai oscilar entre 12ºC e 19ºC. No sábado, a nebulosidade diminui significativamente, mas não há previsão de chuva. As temperaturas mínimas da madrugada sobem rapidamente ao longo do dia. Início do Inverno, o domingo será de sol entre poucas nuvens e temperaturas em elevação.
Neste ano, o dia mais frio foi na última terça-feira, 16 de junho. Nessa data, a sensação térmica em Ponta Porã chegou a -3ºC, resultante de temperatura de 6.1ºC e vento forte. A mínima foi registrada em Amambai, no Sul do Estado: 5.3ºC.
Campo Grande News