(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
No Senado, Moka pede correção no projeto de duplicação da BR-163

No Senado, Moka pede correção no projeto de duplicação da BR-163

No Senado, Moka pede correção no projeto de duplicação da BR-163

No Senado, Moka pede correção no projeto de duplicação da BR-163

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) informou nesta quarta-feira (8) que prefeitos de 11 municípios do Mato Grosso do Sul, incluindo o de Campo Grande, capital do estado, cobraram da Agência Nacional de Transportes Terrestres a solução para um problema no projeto de duplicação da BR-163, que liga aquele estado ao Mato Grosso, e é uma importante via para o transporte de grãos.

Segundo o senador, o projeto não prevê obra de rotatória, contorno ou outra alternativa que minimize os impactos que o fluxo de veículos deve gerar nos municípios que a rodovia deve cortar. Isso, em sua opinião, deve ser corrigido para evitar problemas para os moradores dessas cidades e usuários da rodovia.

“Ao cortar uma cidade, por menor que seja, a rodovia traz impacto. E é preciso, além de fazer o contorno, sinalizar muito bem, até para evitar acidentes”, alertou o senador.

Conflito agrário

O senador Moka também defendeu proposta que muda a Constituição, prevendo a indenização de proprietários detentores de boa-fé de terras que forem declaradas tradicionalmente indígenas. Pela proposta, a indenização será feita pelos valores da terra nua e das eventuais benfeitorias úteis e necessárias erguidas na propriedade, disse o senador.

“É um instrumento para que o governo possa, pelo menos, tentar pacificar esse ambiente que hoje, no Mato Grosso do sul, está muito tenso”, afirmou o senador.

O clima de tensão a que Moka se referiu envolve conflito ocorrido há duas semanas no sul de Mato Grosso do Sul, onde duas propriedades foram invadidas por indígenas.

Segundo o senador, em uma das propriedades houve até um início de conflito. Por isso, ele também cobrou uma ação do governo federal para evitar esse tipo de situação.

Agência Senado

Michel Temer visita instalações de monitoramento de fronteiras em Mato Grosso do Sul

Michel Temer visita instalações de monitoramento de fronteiras em Mato Grosso do Sul

Michel Temer visita instalações de monitoramento de fronteiras em Mato Grosso do Sul Brasília (DF) – O presidente da República em exercício, Michel Temer, visita as instalações do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), nesta quinta-feira (9), em Dourados (MS). A apresentação do sistema será feita pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

O projeto-piloto do Sisfron funciona na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados e abrange uma faixa de 650 quilômetros. Reúne radares fixos e móveis, sensores óticos, câmeras de longo alcance, comunicações táticas e estratégicas, binóculos termais. Um dos radares portáteis é o Sentir-M20 de curto alcance, desenvolvido pela indústria brasileira e é capaz de executar operações de vigilância, aquisição, classificação, localização, rastreamento e exibição gráfica automática de alvos em terra, como indivíduos em solo, tropas, blindados, caminhões, trens e helicópteros.

Do Centro de Operações, o presidente em exercício vai acompanhar atividades de helicópteros e de unidades móveis em tempo real.

O presidente em exercício Michel Temer é o coordenador do Plano Estratégico de Fronteiras, iniciado em 2011 para combater ilícitos nas fronteiras. O PEF abrange ações do Ministério da Defesa em coordenação com outros ministérios e órgãos.

Departamento de Relações com a Imprensa Regional – Presidência da República

Subsecretaria da Igualdade Racial reforça apoio às comunidades quilombolas na geração de emprego e renda

Subsecretaria da Igualdade Racial reforça apoio às comunidades quilombolas na geração de emprego e renda

Subsecretário da Subpirc, Carlos Versoza (esq.) e o presidente da Furnas dos Baianos, Juliete Gomes.Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) amplia a presença e ações nas comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul com o aporte de técnicos e orientação na implantação de negócios da localidade para fortalecer a geração de emprego e renda. Nesse sentido, a Subsecretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc) e o representante de Responsabilidade Social da Eletrobras Fernando Matheus visitaram, na tarde desta terça-feira (7), a comunidade quilombola Furnas dos Baianos, na cidade de Aquidauana.

Furnas dos Baianos foi contemplada em 2010 por meio de projeto da Secretaria e da Eletrobras, através do setor de Responsabilidade Social, que visa o desenvolvimento sustentável para diversas regiões do País, com a implantação de uma fábrica de farinha e ateliê de costura. Com a implantação efetiva dos maquinários para o pleno funcionamento das atividades de produção alimentícia e de rouparia, o Governo do Estado irá dar suporte à comunidade com os técnicos da Sedhast, da Coordenadoria de Apoio a Organização de Entidades (CAOE), que irão orientá-los na melhor forma de organização jurídica para o andamento e comercialização das produções.

O subsecretário da Subpirc, Carlos Versoza, reforça essa importante ferramenta para a comunidade quilombola. “Estamos unindo a força da energia elétrica com a força de vontade que essas comunidades têm no seu desenvolvimento e apoiando no que for necessário para o progresso das atividades”, destacou.

Na visão do representante da Eletrobras, esses projetos contribuem para uma multiplicidade no uso da energia elétrica. “Estamos incentivando essas comunidades para o uso da energia elétrica na zona rural com finalidades também produtivas, unido o conforto que a eletricidade proporciona ao desenvolvimento que ela também pode trazer”, ressaltou.

Ainda segundo o subsecretário, a Subpirc está buscando também a geração de emprego e renda nas outras 21 comunidades de MS, reconhecidas pela Fundação Palmares, entidade que emite certificação oficial, estudando a peculiaridade de cada uma no desenvolvimento de projetos. Em Sidrolândia, por exemplo, o assentamento Jiboia foi contemplado com a implantação de uma fábrica de doces.

Nesta semana comunidades dos municípios de Anastácio, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste e Dourados também receberão visitas dos representantes do Governo do Estado e da Eletrobras para reconhecimento de projetos e possível implantação.

Furnas dos Baianos – Atualmente, 23 famílias sobrevivem basicamente da agricultura familiar no local com a plantação de milho, feijão e mandioca. Possuem uma organização social denominada Associação Negra Rural Quilombola Furnas dos Baianos, fundada em 1994. Foi reconhecida como comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2004, mas a ocupação do solo é aproximada dos anos de 1950.

Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast)

 

Audiência pública debaterá novas regras para terceiro setor 

Audiência pública debaterá novas regras para terceiro setor 

DeputadosAs novas medidas de regulação do terceiro setor, que entram em vigor no mês de agosto, serão debatidas em audiência pública, nesta quarta-feira (8/7), na Assembleia Legislativa. Segundo o propositor da audiência, deputado Barbosinha (PSB), as inovações inseridas na lei federal 13.019 têm sido motivo de dúvidas e questionamentos entre as entidades que formam o terceiro setor.
 
“Vamos promover um amplo debate, onde serão convidadas as autoridades que compõem a administração pública estadual e municipal, além de especialistas no assunto, para que as entidades sejam ouvidas. Assim, poderemos dirimir as dúvidas e juntos compreender o papel de cada um em suas respectivas áreas de atuação, conforme regulamenta a nova lei”, explica o deputado.
 
A lei 13.019 cria um novo marco regulatório para o terceiro setor, estabelecendo normas para as parcerias voluntárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios com as entidades. Também estão previstas regras para coibir o favorecimento de grupos específicos e a escolha das instituições sem preparo técnico ou estrutura para o cumprimento dos projetos. A norma elenca ainda ações que são configuradas como atos de improbidade, como fraudar licitações e liberar recursos públicos sem observância das normas legais.
 
Além das secretarias de Assistência Social do Estado e de Campo Grande, secretaria de Educação do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado, foram convidadas para a audiência as entidades no âmbito do terceiro setor em Mato Grosso do Sul. A audiência pública sobre “A Nova Concepção de Terceiro Setor e o Impacto da lei federal 13.019, de 31 de julho de 2014”, acontece a partir das 13h30, no plenário Júlio Maia.
* com informações da Assessoria de Imprensa parlamentar.

 

Novo projeto gráfico da Revista MS Industrial amplia abrangência

Novo projeto gráfico da Revista MS Industrial amplia abrangência

A partir deste mês, a Revista MS Industrial, uma publicação mensal do Sistema Fiems, traz como novidade a reformulação do projeto gráfico. Com uma nova roupagem, as mudanças editoriais têm como foco a aproximação da revista com uma maior gama de público. “Queremos falar com jovens e adultos, empresários e trabalhadores, interessados em reportagens que, de fato, tragam conteúdo de qualidade. Afinal, na Era da Informação, as pessoas estão mais criativas, informadas, tecnológicas e conectadas”, declarou o diretor de comunicação e marketing do Sistema Fiems, Robson Moreira.

O novo projeto foi desenvolvido tendo como referência elementos utilizados pelas principais revistas de conteúdo jornalístico do Brasil. “Buscamos usar ferramentas para facilitar a leitura de matérias focadas nas áreas de economia local, nacional e internacional, bem como política, inovação tecnológica, qualificação profissional e demais serviços disponibilizados pelo Sesi, Senai e IEL em Mato Grosso do Sul. Consideramos que seria interessante trazer para a nossa publicação um conteúdo mais clean, com novas tipografias que trazem um tom mais leve para o projeto e isso dialoga diretamente com o público que queremos atingir”, explicou Robson Moreira.

Apesar das mudanças gráficas, a linha editorial da Revista MS Industrial continuará focada no setor, que passa por uma crise, mas já dá sinais de recuperação com o anúncio de investimentos de mais de R$ 33 bilhões a partir deste ano, que a nossa matéria de capa desta “nova” edição. A diferença é que a revista ficará mais antenada aos acontecimentos relacionados com a economia estadual, nacional e internacional, levantando assuntos mais atuais.

A nova MS Industrial traz ainda novas seções, como o “Brasil Industrial”, que será um espaço para matérias relacionadas com o setor em nível nacional, além do “Fiems na Rede”, que trará as cinco publicações mais lidas no site do Sistema Fiems, o “Senai Faz”, que mostrará um raio X das profissões disponibilizadas pela entidade, e “Dicas de Comportamento”, que será uma fonte de consulta sobre como se comportar no ambiente de trabalho nos dias de hoje. Outra novidade é a estreia da coluna com o economista Ezequiel Resende, coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

Serviço – A nova edição da Revista MS Industrial pode ser lida no site do Sistema Fiems no endereço eletrônico www.fiems.com.br

Reportagem – Daniel Pedra

Alimentação no 1º ano de vida é tema de palestra na Capital

Alimentação no 1º ano de vida é tema de palestra na Capital

Alimentação no 1º ano de vida é tema de palestra na Capital No dia 04 de agosto, a empresa HBorsari promove a palestra “Alimentação no 1º ano de vida”, que será ministrada pela nutricionista Tatiane Atillio com mais de dez anos de experiência.

Segundo a nutricionista, a alimentação saudável na infância é fundamental, pois garante o adequado crescimento e desenvolvimento da criança além de fortalecer o sistema imunológico. “As principais dúvidas nesta fase são em relação à quantidade, variedade e como oferecer alimentos fast food às crianças”, explica.

Na palestra será possível tirar todas essas dúvidas, além de quando e começar a dar alimentos sólidos; fórmulas lácteas x leite materno; intolerância x alergia a lactose; alimentos permitidos e proibidos; papinhas industrializadas x caseiras; como compor as refeições da criança; saciedade; variação de cardápio e hiperalimentação x obesidade.

Este evento tem o apoio da Escola Mon Petit, Perepepe.com, Papo de Gaio e AACC/MS- Associação dos Amigos das Crianças com Câncer. O ingresso custa R$ 80,00 e mais a doação de um dos itens: 01 lata de achocolatado, 01 caixa de leite integral ou 01 kg de açúcar. Todos os alimentos serão doados à AACC/MS.

A palestra será dia 04 de agosto, das 18h30 às 22 horas na ACICG- Associação Comercial de Campo Grande que fica na Rua 15 de novembro, 390.

Para a aquisição do ingresso ligue 67 3317 0502 ou 9281 3434 e aceita-se cartão de crédito.