jul 9, 2015 | Campo Grande

No Senado, Moka pede correção no projeto de duplicação da BR-163
O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) informou nesta quarta-feira (8) que prefeitos de 11 municípios do Mato Grosso do Sul, incluindo o de Campo Grande, capital do estado, cobraram da Agência Nacional de Transportes Terrestres a solução para um problema no projeto de duplicação da BR-163, que liga aquele estado ao Mato Grosso, e é uma importante via para o transporte de grãos.
Segundo o senador, o projeto não prevê obra de rotatória, contorno ou outra alternativa que minimize os impactos que o fluxo de veículos deve gerar nos municípios que a rodovia deve cortar. Isso, em sua opinião, deve ser corrigido para evitar problemas para os moradores dessas cidades e usuários da rodovia.
“Ao cortar uma cidade, por menor que seja, a rodovia traz impacto. E é preciso, além de fazer o contorno, sinalizar muito bem, até para evitar acidentes”, alertou o senador.
Conflito agrário
O senador Moka também defendeu proposta que muda a Constituição, prevendo a indenização de proprietários detentores de boa-fé de terras que forem declaradas tradicionalmente indígenas. Pela proposta, a indenização será feita pelos valores da terra nua e das eventuais benfeitorias úteis e necessárias erguidas na propriedade, disse o senador.
“É um instrumento para que o governo possa, pelo menos, tentar pacificar esse ambiente que hoje, no Mato Grosso do sul, está muito tenso”, afirmou o senador.
O clima de tensão a que Moka se referiu envolve conflito ocorrido há duas semanas no sul de Mato Grosso do Sul, onde duas propriedades foram invadidas por indígenas.
Segundo o senador, em uma das propriedades houve até um início de conflito. Por isso, ele também cobrou uma ação do governo federal para evitar esse tipo de situação.
Agência Senado
jul 8, 2015 | Campo Grande
Brasília (DF) – O presidente da República em exercício, Michel Temer, visita as instalações do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), nesta quinta-feira (9), em Dourados (MS). A apresentação do sistema será feita pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.
O projeto-piloto do Sisfron funciona na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados e abrange uma faixa de 650 quilômetros. Reúne radares fixos e móveis, sensores óticos, câmeras de longo alcance, comunicações táticas e estratégicas, binóculos termais. Um dos radares portáteis é o Sentir-M20 de curto alcance, desenvolvido pela indústria brasileira e é capaz de executar operações de vigilância, aquisição, classificação, localização, rastreamento e exibição gráfica automática de alvos em terra, como indivíduos em solo, tropas, blindados, caminhões, trens e helicópteros.
Do Centro de Operações, o presidente em exercício vai acompanhar atividades de helicópteros e de unidades móveis em tempo real.
O presidente em exercício Michel Temer é o coordenador do Plano Estratégico de Fronteiras, iniciado em 2011 para combater ilícitos nas fronteiras. O PEF abrange ações do Ministério da Defesa em coordenação com outros ministérios e órgãos.
Departamento de Relações com a Imprensa Regional – Presidência da República
jul 8, 2015 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) amplia a presença e ações nas comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul com o aporte de técnicos e orientação na implantação de negócios da localidade para fortalecer a geração de emprego e renda. Nesse sentido, a Subsecretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc) e o representante de Responsabilidade Social da Eletrobras Fernando Matheus visitaram, na tarde desta terça-feira (7), a comunidade quilombola Furnas dos Baianos, na cidade de Aquidauana.
Furnas dos Baianos foi contemplada em 2010 por meio de projeto da Secretaria e da Eletrobras, através do setor de Responsabilidade Social, que visa o desenvolvimento sustentável para diversas regiões do País, com a implantação de uma fábrica de farinha e ateliê de costura. Com a implantação efetiva dos maquinários para o pleno funcionamento das atividades de produção alimentícia e de rouparia, o Governo do Estado irá dar suporte à comunidade com os técnicos da Sedhast, da Coordenadoria de Apoio a Organização de Entidades (CAOE), que irão orientá-los na melhor forma de organização jurídica para o andamento e comercialização das produções.
O subsecretário da Subpirc, Carlos Versoza, reforça essa importante ferramenta para a comunidade quilombola. “Estamos unindo a força da energia elétrica com a força de vontade que essas comunidades têm no seu desenvolvimento e apoiando no que for necessário para o progresso das atividades”, destacou.
Na visão do representante da Eletrobras, esses projetos contribuem para uma multiplicidade no uso da energia elétrica. “Estamos incentivando essas comunidades para o uso da energia elétrica na zona rural com finalidades também produtivas, unido o conforto que a eletricidade proporciona ao desenvolvimento que ela também pode trazer”, ressaltou.
Ainda segundo o subsecretário, a Subpirc está buscando também a geração de emprego e renda nas outras 21 comunidades de MS, reconhecidas pela Fundação Palmares, entidade que emite certificação oficial, estudando a peculiaridade de cada uma no desenvolvimento de projetos. Em Sidrolândia, por exemplo, o assentamento Jiboia foi contemplado com a implantação de uma fábrica de doces.
Nesta semana comunidades dos municípios de Anastácio, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste e Dourados também receberão visitas dos representantes do Governo do Estado e da Eletrobras para reconhecimento de projetos e possível implantação.
Furnas dos Baianos – Atualmente, 23 famílias sobrevivem basicamente da agricultura familiar no local com a plantação de milho, feijão e mandioca. Possuem uma organização social denominada Associação Negra Rural Quilombola Furnas dos Baianos, fundada em 1994. Foi reconhecida como comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2004, mas a ocupação do solo é aproximada dos anos de 1950.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast)
jul 8, 2015 | Campo Grande
As novas medidas de regulação do terceiro setor, que entram em vigor no mês de agosto, serão debatidas em audiência pública, nesta quarta-feira (8/7), na Assembleia Legislativa. Segundo o propositor da audiência, deputado Barbosinha (PSB), as inovações inseridas na lei federal 13.019 têm sido motivo de dúvidas e questionamentos entre as entidades que formam o terceiro setor.
“Vamos promover um amplo debate, onde serão convidadas as autoridades que compõem a administração pública estadual e municipal, além de especialistas no assunto, para que as entidades sejam ouvidas. Assim, poderemos dirimir as dúvidas e juntos compreender o papel de cada um em suas respectivas áreas de atuação, conforme regulamenta a nova lei”, explica o deputado.
A lei 13.019 cria um novo marco regulatório para o terceiro setor, estabelecendo normas para as parcerias voluntárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios com as entidades. Também estão previstas regras para coibir o favorecimento de grupos específicos e a escolha das instituições sem preparo técnico ou estrutura para o cumprimento dos projetos. A norma elenca ainda ações que são configuradas como atos de improbidade, como fraudar licitações e liberar recursos públicos sem observância das normas legais.
Além das secretarias de Assistência Social do Estado e de Campo Grande, secretaria de Educação do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado, foram convidadas para a audiência as entidades no âmbito do terceiro setor em Mato Grosso do Sul. A audiência pública sobre “A Nova Concepção de Terceiro Setor e o Impacto da lei federal 13.019, de 31 de julho de 2014”, acontece a partir das 13h30, no plenário Júlio Maia.
* com informações da Assessoria de Imprensa parlamentar.
jul 7, 2015 | Campo Grande
A partir deste mês, a Revista MS Industrial, uma publicação mensal do Sistema Fiems, traz como novidade a reformulação do projeto gráfico. Com uma nova roupagem, as mudanças editoriais têm como foco a aproximação da revista com uma maior gama de público. “Queremos falar com jovens e adultos, empresários e trabalhadores, interessados em reportagens que, de fato, tragam conteúdo de qualidade. Afinal, na Era da Informação, as pessoas estão mais criativas, informadas, tecnológicas e conectadas”, declarou o diretor de comunicação e marketing do Sistema Fiems, Robson Moreira.
O novo projeto foi desenvolvido tendo como referência elementos utilizados pelas principais revistas de conteúdo jornalístico do Brasil. “Buscamos usar ferramentas para facilitar a leitura de matérias focadas nas áreas de economia local, nacional e internacional, bem como política, inovação tecnológica, qualificação profissional e demais serviços disponibilizados pelo Sesi, Senai e IEL em Mato Grosso do Sul. Consideramos que seria interessante trazer para a nossa publicação um conteúdo mais clean, com novas tipografias que trazem um tom mais leve para o projeto e isso dialoga diretamente com o público que queremos atingir”, explicou Robson Moreira.
Apesar das mudanças gráficas, a linha editorial da Revista MS Industrial continuará focada no setor, que passa por uma crise, mas já dá sinais de recuperação com o anúncio de investimentos de mais de R$ 33 bilhões a partir deste ano, que a nossa matéria de capa desta “nova” edição. A diferença é que a revista ficará mais antenada aos acontecimentos relacionados com a economia estadual, nacional e internacional, levantando assuntos mais atuais.
A nova MS Industrial traz ainda novas seções, como o “Brasil Industrial”, que será um espaço para matérias relacionadas com o setor em nível nacional, além do “Fiems na Rede”, que trará as cinco publicações mais lidas no site do Sistema Fiems, o “Senai Faz”, que mostrará um raio X das profissões disponibilizadas pela entidade, e “Dicas de Comportamento”, que será uma fonte de consulta sobre como se comportar no ambiente de trabalho nos dias de hoje. Outra novidade é a estreia da coluna com o economista Ezequiel Resende, coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.
Serviço – A nova edição da Revista MS Industrial pode ser lida no site do Sistema Fiems no endereço eletrônico www.fiems.com.br
Reportagem – Daniel Pedra
jul 7, 2015 | Campo Grande
No dia 04 de agosto, a empresa HBorsari promove a palestra “Alimentação no 1º ano de vida”, que será ministrada pela nutricionista Tatiane Atillio com mais de dez anos de experiência.
Segundo a nutricionista, a alimentação saudável na infância é fundamental, pois garante o adequado crescimento e desenvolvimento da criança além de fortalecer o sistema imunológico. “As principais dúvidas nesta fase são em relação à quantidade, variedade e como oferecer alimentos fast food às crianças”, explica.
Na palestra será possível tirar todas essas dúvidas, além de quando e começar a dar alimentos sólidos; fórmulas lácteas x leite materno; intolerância x alergia a lactose; alimentos permitidos e proibidos; papinhas industrializadas x caseiras; como compor as refeições da criança; saciedade; variação de cardápio e hiperalimentação x obesidade.
Este evento tem o apoio da Escola Mon Petit, Perepepe.com, Papo de Gaio e AACC/MS- Associação dos Amigos das Crianças com Câncer. O ingresso custa R$ 80,00 e mais a doação de um dos itens: 01 lata de achocolatado, 01 caixa de leite integral ou 01 kg de açúcar. Todos os alimentos serão doados à AACC/MS.
A palestra será dia 04 de agosto, das 18h30 às 22 horas na ACICG- Associação Comercial de Campo Grande que fica na Rua 15 de novembro, 390.
Para a aquisição do ingresso ligue 67 3317 0502 ou 9281 3434 e aceita-se cartão de crédito.