(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Subsecretário da Subpirc, Carlos Versoza (esq.) e o presidente da Furnas dos Baianos, Juliete Gomes.Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) amplia a presença e ações nas comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul com o aporte de técnicos e orientação na implantação de negócios da localidade para fortalecer a geração de emprego e renda. Nesse sentido, a Subsecretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc) e o representante de Responsabilidade Social da Eletrobras Fernando Matheus visitaram, na tarde desta terça-feira (7), a comunidade quilombola Furnas dos Baianos, na cidade de Aquidauana.

Furnas dos Baianos foi contemplada em 2010 por meio de projeto da Secretaria e da Eletrobras, através do setor de Responsabilidade Social, que visa o desenvolvimento sustentável para diversas regiões do País, com a implantação de uma fábrica de farinha e ateliê de costura. Com a implantação efetiva dos maquinários para o pleno funcionamento das atividades de produção alimentícia e de rouparia, o Governo do Estado irá dar suporte à comunidade com os técnicos da Sedhast, da Coordenadoria de Apoio a Organização de Entidades (CAOE), que irão orientá-los na melhor forma de organização jurídica para o andamento e comercialização das produções.

O subsecretário da Subpirc, Carlos Versoza, reforça essa importante ferramenta para a comunidade quilombola. “Estamos unindo a força da energia elétrica com a força de vontade que essas comunidades têm no seu desenvolvimento e apoiando no que for necessário para o progresso das atividades”, destacou.

Na visão do representante da Eletrobras, esses projetos contribuem para uma multiplicidade no uso da energia elétrica. “Estamos incentivando essas comunidades para o uso da energia elétrica na zona rural com finalidades também produtivas, unido o conforto que a eletricidade proporciona ao desenvolvimento que ela também pode trazer”, ressaltou.

Ainda segundo o subsecretário, a Subpirc está buscando também a geração de emprego e renda nas outras 21 comunidades de MS, reconhecidas pela Fundação Palmares, entidade que emite certificação oficial, estudando a peculiaridade de cada uma no desenvolvimento de projetos. Em Sidrolândia, por exemplo, o assentamento Jiboia foi contemplado com a implantação de uma fábrica de doces.

Nesta semana comunidades dos municípios de Anastácio, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste e Dourados também receberão visitas dos representantes do Governo do Estado e da Eletrobras para reconhecimento de projetos e possível implantação.

Furnas dos Baianos – Atualmente, 23 famílias sobrevivem basicamente da agricultura familiar no local com a plantação de milho, feijão e mandioca. Possuem uma organização social denominada Associação Negra Rural Quilombola Furnas dos Baianos, fundada em 1994. Foi reconhecida como comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2004, mas a ocupação do solo é aproximada dos anos de 1950.

Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast)