ago 4, 2015 | Campo Grande

O excesso de peso e suas implicações – Por Rosildo Barcellos
– O excesso de peso é uma prática corriqueira no trânsito de veículos de grande porte, notadamente nas rodovias. Não são poucas as situações que encontramos e constatamos esta conduta pelos transportadores e embarcadores por todo este nosso rincão. Fato que exige um ação sempre austera do Estado, haja vista que não considero falta de conscientização, mas da imposição da lógica do maior lucro e a qualquer custo, ainda em especial, a custo dos interesses difusos e coletivos que são por vezes mais difíceis de serem detectados e de desencadearem reações por parte da sociedade.
– Para termos um ideia, um excesso médio de 10% de peso por eixo reduz em até 38% a vida útil projetada para aquele pavimento. Infelizmente a infração administrativa exposta no Art 237 do Código de Trânsito Brasileiro parece não ser um óbice para o fluente trânsito de veículos com excesso de peso. Além disso o excesso de carga frequentemente é acompanhado de perdas parciais ao logo do trajeto, como areia, pedriscos, produtos químicos sólidos e a granel posto que estão acondicionadas em volumes superiores a capacidade das carrocerias acelerando sobremaneira o processo de deterioração do pavimento pela ação abrasiva atacando o asfalto e acelerando sua depreciação.
– Não importa se o excesso de peso é verificado em peso por eixo ou por PBT (Peso Bruto Total) ou Peso Bruto Total Combinado – PBTC ou ainda por Capacidade Máxima de Tração (CMT). Todas as formas de hipótese são nocivas a durabilidade do pavimento sendo catalisador como agente redutor do tempo útil das vias. E não somente atinge a questão do piso mas também do próprio veículo posto que vários de seus componentes como eixos,molas e freios são exigidos em seu limite, podendo com o tempo não suportar este esforço, levando a fadiga do equipamento e ao seus desgaste prematuro; além de que quando em movimento criam situação de risco para os outros usuários da via, inclusive por ter a carga mal estivada.
– E quando ocorre o acidente aumenta a possibilidade de vítimas fatais ou mesmo a gravidade das lesões, por conta de que, os automotores com excesso de peso, por ter o seu sistema de frenagem comprometido, usa a sua massa exponencialmente elevada. Ou seja a baixa velocidade com que transitam nos aclives, contrapõem-se a alta velocidade nos declives fazendo com que “empurrem” os carros menores ou que transitam na velocidade permitida para o local, gerando um estresse indevido e desnecessário a outros motoristas que estão a trabalho ou mesmo a passeio.
– A baixa velocidade que se submetem nas subidas e os danos causados ao pavimento asfáltico forçam a outros motoristas a trafegarem em certos trechos com velocidades muito baixas facilitando a atuação de surrupiadores de patrimônio, que utilizam estes locais para realizarem seus roubos e assaltos. Assim sendo, uma empresa que reiteradamente transporta seus valores com excesso de peso provoca desequilíbrios na ordem econômica uma vez que dentre outros fatores, acarreta uma concorrência desleal para com os outros empresários que procuram transportar suas cargas ou adquirem seus produtos dentro dos limites estabelecidos pela legislação; e obriga o governo a retirar recursos da área da saúde e das próprias recomposições salariais dos servidores para tapa buracos emergenciais e que por vezes nem sempre tem o efeito desejado.
*Articulista
ago 1, 2015 | Campo Grande

Ação Cidadania atrai 2 mil pessoas e faz 14,3 mil atendimentos no Aero Rancho
A 1ª edição do novo formato do Programa Ação Cidadania, que leva aos bairros de Campo Grande os serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura, bem como os cursos de qualificação profissional do Sesi e Senai e o encaminhamento para estágio feito pelo IEL, foi realizada neste sábado (30/05), das 8 às 15 horas, em terreno localizado no quadrilátero formado pela Avenida Arquiteto Vila Nova Artigas e ruas Galadio, Prímula e Gerbeira, na divisa entre os bairros Jardim das Hortências e Aero Rancho VI, pelo Fiems, Sesi e TV Morena. Ao todo, o evento atraiu 2.089 pessoas e fez 14.394 atendimentos nas áreas de educação, saúde, cidadania e cultura, além do sorteio de 15 bicicletas e inúmeros brindes.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o evento foi um grande sucesso e superou todas as expectativas. “Decidimos promover esse trabalho para levar mais cidadania aos moradores de todas as regiões de Campo Grande, contribuindo com a melhoria de vida das pessoas para que elas possam evoluir profissionalmente. Precisamos virar a página das dificuldades encontradas neste ano, trazendo mais oportunidades para as pessoas”, disse Sérgio Longen, informando que no próximo ano a intenção é promover a Ação Cidadania também nas cidades do interior, como Corumbá, Dourados e Três Lagoas.
Já o gerente-executivo da TV Morena, Nicomedes Silva filho, reforça que a parceria com o Sistema Fiems tem proporcionado a realização de inúmeras ações de cidadania. “Por meio dessas iniciativas, temos conseguido amenizar os problemas dos moradores de vários bairros, além de cobrar soluções. Com esse evento, aperfeiçoamos cada vez mais esse trabalho de valorização dos bairros da cidade”, afirmou.
Para o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, a Ação Cidadania tem uma tendência de evolução e até o fim do ano terá uma maior variedade de parceiros com uma oferta mais ampla de serviços. “Assim damos oportunidade para que a comunidade tenha acesso a diferentes serviços, sem contar que observamos que, embora ocorra em uma determinada região, conseguimos mobilizar toda a cidade. Enxergamos pessoas vindas de vários bairros, às vezes, não tão próximos, o que mostra que a população precisa destes serviços e atende ao nosso chamado”, declarou.
Lideranças
Na avaliação do presidente da Associação de Moradores do Jardim das Hortências, Isarel Eduardo Corrêa, o “Bozó”, a região só tem a agradecer ao Sistema Fiems pela realização da Ação Cidadania. “Somos muito gratos por estar ocorrendo este evento. Os moradores tinham segurança de que seria um belo evento, pois sabem que a Fiems e o Sesi são entidades de respeito e sérias. O presidente Sérgio falou que seria agendada outra data e hoje estamos aqui, numa prova de grande consideração e seriedade”, declarou.
Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Aero Rancho III, Jailson Naban, foi uma oportunidade única o que a população recebeu neste sábado. “Todos esses serviços dispostos aqui em um mesmo lugar facilita muito para população porque durante a semana é realmente muito corrido”, assegurou. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Guanandi II, Jorge Alves da Silva, completou que a Ação Cidadania ajudou a melhorar um pouco mais a vida das pessoas da região. “Veio gente de vários bairros da cidade e isso é muito bonito de ver”, garantiu.
O aposentado Amilcar Lemes dos Santos, 54 anos, morador do Jardim das Hortências, disse que chegou ao local às 4 horas porque precisava de atendimento com um clínico geral. “Ajuda muito a gente quando é realizado esse tipo de evento”, disse. A dona de casa Nelci Ramos de Souza, 60 anos, também moradora do Jardim das Hortências, conseguiu atendimento com o oftalmologista. “Preferi chegar bem cedo para ser a primeira da fila. Depois que eu fui atendida levei o meu neto de 7 anos para vir brincar. Estou muito feliz em poder fazer esse serviço, porque eu nunca usei óculos e agora estou com dificuldades para ler, então resolvi aproveitar essa oportunidade”, reforçou.
A auxiliar industrial Rosângela Vieira Pinto, 36 anos, que mora no Aero Rancho II, fez exame de glicemia. “É mais para aproveitar e prestigiar o evento. Temos de observar a nossa saúde e aproveitar essas oportunidades”, afirmou. A dona de casa Vânia Maria Passos, 38 anos, moradora do Jardim Monte Alegre, fez todos os atendimentos possíveis no ônibus do Hospital do Câncer. “Sesi está de parabéns por proporcionar esse dia para a população. Nós precisamos e merecemos”, garantiu. O estudante Wander Lucas Brito de Medeiros, 17 anos, morador do Bairro Jardim das Hotências, tirou o título de eleitor porque no próximo ano tem eleições. “É muito melhor quando temos a oportunidade de resolver essas questões de documento assim tão perto de casa”, analisou.
A estudante Roselaine Fernanda Gonçalves de Souza, 16 anos, moradora do Bairro Universitário, foi a primeira da fila para emissão do RG. “Penso que é muito importante ter a identidade porque hoje eu tenho de apresentar certidão de nascimento como documento. Estou me sentindo muito feliz em ter o documento, sinto-me maior, é como se estivesse mais adulta”, comparou. Já a mãe dela, Rose Gonçalves de Souza, 36 anos, estava acompanhando a filha para tirar todos os documentos. “Enquanto ela estava na fila do RG, eu peguei a senha do título de eleitor, porque temos de aproveitar a oportunidade. Ter todos os documentos é questão de cidadania”, afirmou.
O Programa
O Programa Ação Cidadania tem duas etapas, sendo a primeira um dia inteiro de serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi e parceiros na região beneficiada, enquanto a segunda levará diretamente aos moradores os cursos profissionalizantes gratuitos do Senai, os cursos gratuitos de inclusão digital e educação continuada do Sesi e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL. Para viabilizar esses procedimentos, o Sistemas Fiems disponibilizará as salas de aula móveis e as carretas do Senai, bem como o ônibus e a van de inclusão digital do Sesi, além das sedes das associações de moradores dos bairros quando necessária.
De acordo com a Fiems, o objetivo é buscar nos bairros a mão de obra em falta nas indústrias da Capital, pois muitas pessoas deixam de fazer os cursos gratuitos oferecidos por Sesi e Senai por falta de recursos financeiros para se deslocar até o centro da cidade. No caso do Sesi, são 1.000 vagas nos cursos gratuitos de informática básica, administre seu dinheiro de forma consciente, saúde do homem, saúde da mulher, hipertensão, prevenção ao câncer de pele, noções básicas de segurança de alimentos, entre outros, enquanto o Senai disponibiliza 3.763 vagas em 21 cursos gratuitos, incluindo assistente de contabilidade, ajustador mecânico, almoxarife, costureiro eclético, eletricista instalador residencial, mecânico de máquina reta e overloque, mecânico de manutenção e motores ciclo otto, pedreiro, pintor, operador de computador, entre outros.
A Ação Cidadania ainda traz o “Talentos do Bairro”, uma iniciativa para descobrir novos talentos e promover o entretenimento da população dos bairros de Campo Grande. Podem participar qualquer pessoa da comunidade onde estará sendo realizada a Ação Cidadania, independentemente do segmento ou modalidade a ser apresentada, desde que realize a inscrição junto à organização do evento. Os interessados podem comparecer aos endereços previamente anunciados ou enviar um vídeo de até 30 segundos, conforme modalidade escolhida, no e-mail talentos@fiems.com.br.
As categorias são cover ou dublagem, concurso de dança, humor e piadas, cantor (a), dança de rua, grupo musical, atrações mirins e miss, sendo que a organização irá disponibilizar o equipamento de som básico, ficando sob responsabilidade dos participantes providenciarem os demais recursos para as apresentações, como playback, cenário e figurino. O número máximo de apresentação por edição será 30 e a ordem de apresentação dos participantes nas respectivas categorias será elaborada antecipadamente pela organização do evento. Cada participante terá um horário previsto para iniciar e terminar sua apresentação, de acordo com o tempo de duração indicado na ficha de inscrição.
Reportagem – Daniel Pedra
ago 1, 2015 | Campo Grande

Ação nacional de aleitamento materno mobiliza mães na Praça do Rádio, em Campo Grande
Ação nacional de aleitamento materno mobiliza mães na Praça do Rádio, em Campo Grande
Apenas 20% das mulheres amamentam até os seis meses do bebê. A afirmação é da fisioterapeuta do Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) da Unimed Campo Grande, Giselle Venciguerra, durante a “Hora do Mamaço” – que ocorreu na manhã deste sábado (1), na Praça do Rádio, em Campo Grande (MS).
A ação é nacional e acontece simultaneamente em cerca de 45 cidades brasileiras e alguns países como Portugal e Alemanha. Na Capital Sul-Mato-Grossense, conta com a Unimed Campo Grande como uma das apoiadoras, que ofereceu orientações sobre amamentação e ordenha.
Giselle explica que na maioria das vezes não amamentar ou interromper a amamentação é uma opção da mãe e não um impedimento físico ou mesmo empregatício. “O leite materno é o alimento mais completo, salva vidas, previne doenças e o lema deste ano é justamente reforçar que é possível conciliar o ato de amamentar com o trabalho”, explica a profissional, também responsável pela participação da Cooperativa na ação e mãe de Rafaela, de 2 anos.
“A Hora do Mamaço é movimento iniciou em 2012 e já está na sua 4ª edição. É muito importante o incentivo de mulheres à amamentação, principalmente por tempo indeterminado. É uma oportunidade de fazer com que outras ou futuras mães reflitam sobre o assunto”, explica a empreendedora social Camila Zanetti, do Grupo Aldeia – uma das empresas organizadoras do evento na Capital.
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na manhã deste sábado, 1º de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional do Aleitamento Materno. Diversas mães amamentaram seus filhos no local e participaram ainda de uma breve passeata na Avenida Afonso Pena.
“Quero que outras mães vejam os benefícios do aleitamento materno e mudem suas opiniões e posturas sobre o assunto, se for o caso”, conta Cláudia Natally Corrêa, 22, mãe de Felipe. Ela ainda está amamentando e conta que teve de usar complemento alimentar nos três primeiros meses de vida do bebê, devido à demora na descida do leite; mas não desistiu e hoje pretende fazê-lo por tempo indeterminado: “É muito saudável, e quem vai ditar o tempo certo de parar é o Felipe”.
Durante as orientações e esclarecimentos no estande da Unimed Campo Grande, a enfermeira Paula Serafim afirma que é necessário também tirar o estigma de que, tem que tirar o bebê do peito após os seis meses de amamentação. “É preciso respeitar o tempo e vontade do bebê e da mãe. E se houve dificuldade na amamentação pele a pele, a mãe pode buscar métodos da retirada ou mesmo busca por leite materno e proporcionar o aleitamento mesmo assim, e de preferência a longo prazo”, aponta a enfermeira.
Em Campo Grande, a Hora do Mamaço foi atrelada à Semana Mundial de Amamentação (SMAM) – organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Governo do Estado, Grupo Aldeia e Shopping Bosque dos Ipês; com o apoio da Unimed Campo Grande, Fundac, Dança Materna, Tatiana Marinho – Doula, Prappas Imagens, Pala Cayres Fotografia, Águas Guariroba e Instituto de Assistência e Pesquisa em Educação e Saúde (Iapes). Sendo assim, ainda há extensa programação para mães, bebês, interessados e apoiadores do aleitamento materno, que segue até domingo (2), das 16 às 19 horas, no Shopping Bosque dos Ipês.
Unimed Campo Grande – É uma cooperativa de trabalho médico, com 1.500 médicos cooperados e mais de 100 mil clientes. Recentemente, foi considerada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a 2ª melhor Unimed entre as capitais do Brasil e melhor operadora de saúde do MS, com cerca de 170 estabelecimentos credenciados, além de um hospital e laboratório próprios. Para mais informações, acessewww.unimedcg.com.br.
jul 31, 2015 | Campo Grande

VereadorChiquinhoTelles-RequerimentoMPE
No início deste mês de julho o vereador Chiquinho Telles (PSD) solicitou ao Ministério Público Estadual que após a Assembleia Legislativa aprovar a lei que baixou a alíquota de ICMS do óleo diesel de 17% para 12% pudesse seja por meio de estudo técnico ou de indicativo a redução da tarifa do transporte coletivo. O requerimento foi enviado promotor Luiz Eduardo Lemos de Almeida, da Promotoria do Consumidor, que é responsável pelas atividades de proteção e defesa dos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos do consumidor.
O promotor respondeu nesta sexta-feira (31) em ofício que em razão da notícia apresentada pelo vereador foi instaurado procedimento administrativo (001/2015) para acompanhar a atuação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande, a AGEREG no processo regulatório que fica a tarifa do transporte coletivo da Capital, que hoje tem o valor de R$ 3.
“Com a lei o valor do diesel baixou até R$ 0,15 por litro e como é um dos argumentos usados na planilha dos donos das empresas para aumentar a tarifa, agora é hora de repassar isso aos consumidores, barateando esses valores para o cidadão”, explicou Chiquinho Telles sobre o requerimento apresentado.
Para o parlamentar a questão é lógica. “Se o combustível ficou mais barato para todos com a nova alíquota, nada mais do que justo que quem usa transporte coletivo também usufrua desse benefício de diesel mais barato, afinal é o argumento mais usado”, defende.
Reportagem – Liziane Berrocal
jul 31, 2015 | Campo Grande

Nova unidade de campo grande
Nesta segunda-feira, 03, a unidade universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) será inaugurada, às 09h30. A Unidade fica localizada na n MS-080, saída para Rochedo, em Campo Grande.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), cumpriu o compromisso e a meta de entregar o prédio da unidade da UEMS de Campo Grande antes do início das aulas do segundo semestre da Universidade.
Para o reitor, Fábio Edir dos Santos Costa, o prédio é a realização de antigo anseio da Universidade que, até então, não tinha na capital uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. “Além de ganharmos uma nova unidade, Campo Grande ganha um novo cartão postal, pois quem visitar o novo prédio verá como ficaram bonitas as instalações”, disse o reitor.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, a obra foi entregue conforme planejamento realizado em janeiro e totalizou investimentos de cerca de R$ 47 milhões. A Unidade será entregue já com os mobiliários instalados.
Funcionam na Unidade os cursos de Artes Cênicas, Geografia, Letras Português-Espanhol e Português-Inglês, Letras Bacharelado, Pedagogia, Medicina, Turismo e cursos de Pós-Graduação – mestrados em Letras, ProfLetras e Educação.
construída, as instalações contam com sete blocos distribuídos em salas de aula e administrativos, laboratórios, biblioteca, um teatro, passarelas, bicicletários, subestação, guaritas, além de um lago artificial central e colunas inspiradas em pinturas indígenas.
No primeiro bloco da UEMS de Campo Grande está o espaço definido como “Convívio”. No segundo os cursos de Artes Cênicas e Turismo. Já no bloco 3 o curso de Letras e no quarto (bloco 4) o setor de Administração, Urbanismo e Infraestrutura. Nos blocos 5, 6 e 7 ficam os cursos de Medicina, ala de laboratórios e os cursos de Geografia e Pedagogia.
O reitor Fábio Edir entende que a entrega da obra confirma o compromisso do Governo com a instituição e afirma que o complexo de prédios da unidade universitária da capital atende uma das demandas mais antigas da UEMS e beneficiará toda a comunidade acadêmica e a população em geral.
Para o Alencar Ferri, diretor de Infraestrutura da Universidade (Dinfra), a construção da unidade universitária da UEMS de Campo Grande amplia a visibilidade da Instituição na capital do Estado, uma vez que o município era o único que não tinha um prédio próprio devidamente adequado às atividades acadêmicas. “Trata-se de uma obra complexa do ponto de vista estrutural e foi entregue dentro do prazo estabelecido com o governo. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirma Alencar.
jul 31, 2015 | Campo Grande

Nota à Imprensa: Saúde investiga caso de doença prionica após óbito em hospital
Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde Mato Grosso do Sul (SES) informa que já está investigando o óbito de um paciente de 67 anos, morador em Campo Grande, registrado no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HU) no dia 27 de julho. Diante dos exames iniciais realizados através da coleta de sangue do paciente durante o seu tratamento, a Secretaria de Estado de Saúde descarta qualquer suspeita relacionada à doença de Doença de Creutzfeldt-Jakob, vulgarmente conhecida como Mal da Vaca Louca.
Os exames iniciais apontaram para alterações em proteínas causadas por uma doença priônica, que tem como caraterística o quadro neurológico e degenerativo. De acordo com o relatório de atendimento hospitalar, o paciente já apresentava sintomas e estava em acompanhamento há 2 anos. Durante este período foram registrados transtornos psiquiátricos, perda de memória e há aproximadamente 4 meses, o paciente já apresentava um quadro de dificuldades motoras nos membros inferiores e superiores e desorientação.
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MS) encaminhará a amostra de sangue recolhida para análise no laboratório de referência localizado no Hospital Antônio Cândido Camargo (A.C.Camargo) em São Paulo. A análise verificará a origem da doença, já que a além de ser rara, a doença prionica em humanos pode ser causada por herança genética, contaminação cirúrgica, consumo de carne contaminada ou de maneira esporádica.
A SES investiga o caso para verificar se a origem tenha ocorrido através de herança genética ou esporádica, já que para se considerar a contaminação através do consumo de carne, é necessário que tenha sido identificado o agente da doença em animais bovinos, o que está completamente descartado, já que Mato Grosso do Sul não apresenta histórico ou qualquer ocorrência relacionada à doença.