(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Ação nacional de aleitamento materno mobiliza mães na Praça do Rádio, em Campo Grande

Ação nacional de aleitamento materno mobiliza mães na Praça do Rádio, em Campo Grande

Apenas 20% das mulheres amamentam até os seis meses do bebê. A afirmação é da fisioterapeuta do Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) da Unimed Campo Grande, Giselle Venciguerra, durante a “Hora do Mamaço” – que ocorreu na manhã deste sábado (1), na Praça do Rádio, em Campo Grande (MS).

A ação é nacional e acontece simultaneamente em cerca de 45 cidades brasileiras e alguns países como Portugal e Alemanha. Na Capital Sul-Mato-Grossense, conta com a Unimed Campo Grande como uma das apoiadoras, que ofereceu orientações sobre amamentação e ordenha.

Giselle explica que na maioria das vezes não amamentar ou interromper a amamentação é uma opção da mãe e não um impedimento físico ou mesmo empregatício. “O leite materno é o alimento mais completo, salva vidas, previne doenças e o lema deste ano é justamente reforçar que é possível conciliar o ato de amamentar com o trabalho”, explica a profissional, também responsável pela participação da Cooperativa na ação e mãe de Rafaela, de 2 anos.

“A Hora do Mamaço é movimento iniciou em 2012 e já está na sua 4ª edição. É muito importante o incentivo de mulheres à amamentação, principalmente por tempo indeterminado. É uma oportunidade de fazer com que outras ou futuras mães reflitam sobre o assunto”, explica a empreendedora social Camila Zanetti, do Grupo Aldeia – uma das empresas organizadoras do evento na Capital.

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na manhã deste sábado, 1º de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional do Aleitamento Materno. Diversas mães amamentaram seus filhos no local e participaram ainda de uma breve passeata na Avenida Afonso Pena.

“Quero que outras mães vejam os benefícios do aleitamento materno e mudem suas opiniões e posturas sobre o assunto, se for o caso”, conta Cláudia Natally Corrêa, 22, mãe de Felipe. Ela ainda está amamentando e conta que teve de usar complemento alimentar nos três primeiros meses de vida do bebê, devido à demora na descida do leite; mas não desistiu e hoje pretende fazê-lo por tempo indeterminado: “É muito saudável, e quem vai ditar o tempo certo de parar é o Felipe”.

Durante as orientações e esclarecimentos no estande da Unimed Campo Grande, a enfermeira Paula Serafim afirma que é necessário também tirar o estigma de que, tem que tirar o bebê do peito após os seis meses de amamentação. “É preciso respeitar o tempo e vontade do bebê e da mãe. E se houve dificuldade na amamentação pele a pele, a mãe pode buscar métodos da retirada ou mesmo busca por leite materno e proporcionar o aleitamento mesmo assim, e de preferência a longo prazo”, aponta a enfermeira.

Em Campo Grande, a Hora do Mamaço foi atrelada à Semana Mundial de Amamentação (SMAM) – organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Governo do Estado, Grupo Aldeia e Shopping Bosque dos Ipês; com o apoio da Unimed Campo Grande, Fundac, Dança Materna, Tatiana Marinho – Doula, Prappas Imagens, Pala Cayres Fotografia, Águas Guariroba e Instituto de Assistência e Pesquisa em Educação e Saúde (Iapes). Sendo assim, ainda há extensa programação para mães, bebês, interessados e apoiadores do aleitamento materno, que segue até domingo (2), das 16 às 19 horas, no Shopping Bosque dos Ipês.

Unimed Campo Grande – É uma cooperativa de trabalho médico, com 1.500 médicos cooperados e mais de 100 mil clientes. Recentemente, foi considerada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a 2ª melhor Unimed entre as capitais do Brasil e melhor operadora de saúde do MS, com cerca de 170 estabelecimentos credenciados, além de um hospital e laboratório próprios. Para mais informações, acessewww.unimedcg.com.br.