(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Deputado Amarildo Cruz questiona CNJ sobre sistema de cotas em concursos de cartórios

Deputado Amarildo Cruz questiona CNJ sobre sistema de cotas em concursos de cartórios

amarildo-cruz-meio-ambiente

Deputado Amarildo Cruz questiona CNJ sobre sistema de cotas em concursos de cartórios

Durante a sessão de hoje (4) da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) questionou o Ministro Presidente do Conselho Nacional de Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre a aplicabilidade do sistema de cotas para negros nos concursos de cartórios em âmbito nacional.

De acordo com o parlamentar, a resolução nº 203 de junho de  2015 do CNJ, prevê a reserva de 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e de ingresso na magistratura para negros, no âmbito do Poder Judiciário, incluindo os serviços notariais e de registro (cartório).

No requerimento, o deputado questiona se a Resolução 203 é aplicável aos concursos públicos para a atividade notarial e de registro, se sua aplicabilidade é facultativa ou uma obrigação a ser observada pelo Tribunal de Justiça, realizador do certame. Em caso de resposta negativa, o parlamentar indaga qual lei é aplicada nos concursos mencionados no documento.

“Nós vivemos um momento no Brasil de luta intensa pela inclusão social e racial e o sistema de reserva de vagas para negros é uma ferramenta importante para o sucesso desse processo. Por isso, temos interesse em saber se a lei de cotas tem sido aplicada de maneira justa nos concursos públicos, de forma a garantir o direito do candidato negro”, defendeu Amarildo Cruz.

De acordo com o parlamentar, o requerimento será encaminhado também à Ministra Corregedora Nacional de Justiça, Nancy Andrigh.

 Deputado Amarildo Cruz pede a cobertura de quadra esportiva em Aquidauana

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) solicitou hoje (4) ao Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, a viabilização da cobertura da quadra de esportes da “Escola Estadual Professor Luiz Mongelli”, localizada em Aquidauana.

“Os alunos têm dificuldade em fazer as aulas de educação física devido ao calor intenso que acomete o município praticamente durante o ano todo. Muitos desses alunos, inclusive, têm apresentado problemas de saúde e, em período de chuva, os alunos ficam impossibilitados de realizar as aulas”, explica o parlamentar.

A presente indicação será encaminhada com cópia para a Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta e Secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis.

 

Novembro Azul reforça conscientização para busca de exames e diagnóstico precoce da população masculina

Novembro Azul reforça conscientização para busca de exames e diagnóstico precoce da população masculina

Novembro Azul reforça conscientização para busca de exames e diagnóstico precoce da população masculina

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) iniciou nesta quarta-feira (4) as ações do Novembro Azul que promovem a conscientização da saúde do homem. A abertura contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de estado de saúde Nelson Tavares, do superintendente geral de atenção à saúde, Salim Cheade, além de profissionais e técnicos da SES.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a mobilização para o cuidado da saúde é uma das principais medidas que a população masculina deve adotar para que o diagnóstico de doenças como o câncer seja feito de forma precoce.

“É importante que haja o interesse pela realização de exames para que as doenças sejam detectadas de forma precoce, possibilitando um tratamento imediato. A mensagem que o Novembro Azul transmite é diminuir o preconceito e a resistência e promover a conscientização por parte da população masculina na busca cada vez maior por um cuidado maior a sua saúde. O governo através da secretaria tem este compromisso de ampliar o número e disponibilizar o acesso para estes exames”, disse o governador.

 

“Estamos cada vez mais reforçando as ações para que o homem mude a conduta em relação a sua saúde. Trabalho da Secretaria de Saúde é acabar com esta resistência por parte da população masculina e fazer com que ela adote esta rotina de procurar um médico para cuidar de sua saúde”, reforçou o Secretário de estado de saúde, Nelson Tavares.

De acordo com o superintendente geral de atenção em saúde, Salim Cheade, a saúde do homem deve ser abordada em todas as patologias como forma de conscientizar a população.

“Não há duvidas que o câncer de próstata é uma das neoplasias que mais afetam o homem atualmente, mas é importante mostrar que as causas externas também tem apresentado índices preocupantes. Dados recentes mostram que o homem se expõe mais a alimentos gordurosos, álcool resultando em doenças cardiovasculares, ocupando a segunda causa de mortalidade da população masculina. Liderando este índice estão os acidentes de transito, trabalho, violência, que também fazem parte dos cuidados da saúde do homem e o Novembro Azul reforça estas ações para que sejam feitas de forma contínua.

Em Mato Grosso do Sul foram registrados 3239 óbitos em 2013 na população masculina entre 20 a 59 anos. Desses 1181 (36,5%) por causas externas (acidentes, agressões, suicídios) representou a 1ª causa que mais matou homens jovens, principalmente entre 20 e 30 anos, seguido pelas doenças do aparelho circulatório, 699 (21,6%), Neoplasias em 3º com 403 óbitos (12,4%), aparelho digestivo com 238(7,3%) e a 5ª as doenças infecciosas e parasitárias com 184 (5,7%).

Ainda dá tempo de fazer a sua inscrição para a primeira corrida contra o câncer infantojuvenil

Ainda dá tempo de fazer a sua inscrição para a primeira corrida contra o câncer infantojuvenil

Ainda dá tempo de fazer a sua inscrição para a primeira corrida contra o câncer infantojuvenil

Com o objetivo de alertar sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, AACC-MS promove primeira corrida e caminhada em Campo Grande

Dia 21 de novembro os corredores de Campo Grande terão a oportunidade de correr por uma boa causa! É que a AACC-MS irá realizar a Primeira Corrida Fique de Olho, um evento beneficente, para divulgar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para toda a sociedade e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce.

O evento esportivo será no Shopping Bosque dos Ipês, com largada às 18h30 e será voltado para toda a família, pois além da corrida (6,2 km), haverá caminhada (2,5 km) e maratoninha infantil (de 4 a 10 anos).

“Essa corrida será especial e inesquecível! Ao mesmo tempo em que os corredores estarão ajudando uma entidade beneficente, que luta por uma nobre causa, terão em contrapartida um percurso diferente, horário agradável para a largada, kit de qualidade com camiseta em poliamida, número de peito, chip, ecobag e ainda haverá premiação geral, nas categorias de 5 em 5 anos e sorteios! Tudo o que o corredor quer!”, diz Ana Paula, do Blog Atletas da Madrugada um dos apoiadores do evento.

Ou seja, tem tudo para ser uma grande festa para aqueles que amam esportes! Pôr do Sol e fazer o bem! Mas fique de olho, as inscrições já estão abertas e vão somente até o dia 31 de outubro, e podem ser feitas na AACC-MS, Merendinha, Track&Field (Shopping Bosque dos Ipês), Grão e Grão, Mais Que Leve e Farmalab. Maiores informações sobre horários e formas de pagamento no site www.aacc-ms.org.br .

Essa é uma realização da AACC-MS e Shopping Bosque dos Ipês, com patrocínio do Shopping Bosque dos Ipês, Plaenge, Nova Saúde Produtos Médico Hospitalares, Laboratório Renato Arruda – Grupo Sabin, Instituto Ronald McDonald, Track & Field, Quiosque Chopp da Brahma e Sicredi. E o apoio do Blog Atletas da Madrugada, Café 3 Corações, Merendinha, Águas Guariroba, Agência Resultado, Academia Cross Kids, TV Record, FM Cidade, Diário Digital, Corridas MS, Zapzap Runners, Campo Grande Saudável, Farmalab, Mais Que Leve, Grão e Grão, Fundesporte, Federação de Atletismo do MS, FUNESP, Bebi Festas, Liga do Bem, Agetran, Corpo de Bombeiros, RU Camiseteria, Ri Happy, Cardoso Sports, Jangal Camiseteria, Bicicletice, Ativa Locações, Unimed, Anita Calçados,Zanoello e New Line.

Serviços

Inscrições: até 5 de novembro

Corrida: 21 de novembro com largada às 18h30

Kit: R$ 50,00 para qualquer modalidade

Corrida 100% beneficente.

Mais informações: www.aacc-ms.org.br e 3322-8000

Deputados aprovam elevação da Comarca de Corumbá a Entrância Especial

Deputados aprovam elevação da Comarca de Corumbá a Entrância Especial

Deputados aprovam elevação da Comarca de Corumbá a Entrância Especial

Em regime de urgência, a Assembleia Legislativa aprovou em segunda votação na manhã desta terça-feira, dia 03, o projeto que eleva a Comarca de Corumbá a Entrância Especial, após aprovação do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. A antiga reivindicação envolve diversas entidades locais e ganhou reforço por meio de indicação da Deputada Estadual Antonieta Amorim (PMDB) apresentada no dia 24 de junho.

Com isso, o município de Corumbá deve oferecer melhor acesso à Justiça aos seus moradores, além de atender a população de Ladário e o distrito de Albuququerque. Em Mato Grosso do Sul, das 52 comarcas, apenas Campo Grande e Dourados são de entrância especial.

A indicação da Deputada Antonieta Amorim foi encaminhada ao desembargador João Maria Lós solicitando estudo de viabilidade para elevar a Comarca. Já no dia 19 de agosto, o Tribunal de Justiça aprovou o Projeto de Lei que eleva as Comarcas de Corumbá e Três Lagoas à categoria de Entrância Especial, que em seguida foi encaminhado à Assembleia para análise e aprovação.

Para Antonieta, a iniciativa representa um marco no atendimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. “Com essa aprovação, tanto a população de Corumbá e Ladário quanto o próprio judiciário são beneficiados. O juiz, as partes e advogados sofrem com o atraso no processo, e com essa nova estrutura, a Justiça deve dar uma resposta mais rápida à população”, analisa a Deputada.

“Trata-se de uma reivindicação antiga tanto do Judiciário quanto da população de Corumbá e Ladário. A nova estrutura atende mais de 100 mil pessoas, em uma região que conta com uma Zona de Processamento de Exportações, além de sua localização, extensão territorial relevância econômica ao Estado, o que justifica a elevação da Comarca”, explica Antonieta.

A elevação da Comarca a Entrância Especial leva em consideração diversos fatores, como aspecto populacional e econômico e geográfico, além da movimentação forense.

Reportagem – Fernando Hassessian

Jovem autora lança livro de literatura fantástica nesta quinta-feira

Jovem autora lança livro de literatura fantástica nesta quinta-feira

Vitória Vieira (3)_crédito Raquel de Souza

Com apenas 20 anos, Vitória Vieira criou universo único para “Os Justiceiros”, obra que conta com mais de 500 páginas.

Nas páginas de um livro de literatura fantástica não existem limites para a imaginação. Foi pensando nisso que a jovem autora Vitória Vieira, de apenas 20 anos, criou o livro “Os Justiceiros – Insígnia de Vingança”, obra permeada de aventuras e batalhas, que será lançada nesta quinta-feira (05), às 19 horas, no Fran’s Café. “Desde que eu era pequena gostava de ficar acrescentando coisas às histórias, então quando vi que já tinha feito bastante coisa desse jeito, resolvi pegar esses personagens extras com histórias extras que criei e juntá-los numa história nova, que acabou se transformando no livro”, explica Vitória.

Publicado pela Life Editora,o livro conta a história de um povo conhecido como Justiceiros, que vive entre os seres humanos comuns sem que ninguém saiba de sua existência, e há muitos séculos está em guerra.Em meio a isso, o jovem Fernando Henrique, cujos pais foram mortos, decide lutar para vingar sua família e acabar de uma vez por todas com a guerra. “Eu me baseei em algumas histórias que eu gostava muito, e também nas artes marciais da cultura asiática”, conta a autora.“Para criar os personagens geralmente penso em alguém que eu conheço, ou em algum fato, e depois começo a pensar na história”, completa.

Foram sete anos de trabalho até que a obra chegasse à sua versão final, mas este é apenas o primeiro da série que a autora pretende lançar. “Quero fazer dez livros no total, cada um representando uma geração de guerreiros, com novos personagens e novas histórias”, conta a jovem, que é estudante de Ciência da Computação na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e pretende conciliar a carreira na área tecnológica com a literatura. Para o futuro, livros de caráter mais investigativo e histórias de mistério, dentre outros gêneros, já figuram nos planos de Vitória.

Serviço: O lançamento do livro “Os Justiceiros – Insígnia de Vingança” (Life Editora), da autora Vitória Vieira, será realizado nesta quinta-feira, 05 de novembro, às 19 horas, no Fran’s Café, que fica na rua Marechal Rondon, 2453 – Centro. A entrada é gratuita, e haverá sessão de autógrafos com a autora. O livro será vendido na ocasião por R$ 35.

 

Professor Rinaldo homenageia Cerimonialistas

Professor Rinaldo homenageia Cerimonialistas

Professor Rinaldo homenageia Cerimonialistas

O deputado Professor Rinaldo (PSDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, ocupou a tribuna nesta quinta-feira (29/10) para prestar homenagem aos cerimonialistas pelo seu dia, comemorado em 29 de outubro.

Rinaldo parabenizou a categoria e falou sobre a história da origem da profissão. Há relatos documentados da atividade de cerimonialista datados do século XII a.C, na China, com os grandes rituais orientais, também há registros entre os egípcios, gregos e romanos com atividades relacionadas ao cerimonial.

Mas foi na Idade Média que o Cerimonial obteve destaque expressivo através das normas cerimonialistas nas cortes feudais da Itália, Espanha, França e Áustria. Após as cortes européias firmarem a prática de atos protocolares nas festividades e cerimônias ocorreu a difusão e consagração dos mesmos para outros países. No Brasil, o Cerimonial é regulamentado pelo Decreto n° 70.274, de 9 de março de 1972.

“Essa é uma profissão que se destaca pelo nível de seriedade e compromisso. Independente do evento lá está o cerimonialista, seja algo público ou privado, em todas as áreas está essa figura muito prestativa. Quero parabenizar a todos os cerimonialistas do Mato Grosso do Sul”, discursou o deputado.

O Dia do Cerimonialista em Mato Grosso do Sul foi instituído pela Lei 3.543/2008, de autoria do Professor Rinaldo, a Lei foi a primeira do Brasil neste sentido.

*Por Fernanda Kintschner – Foto: Roberto Higa