(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Professor Rinaldo homenageia Cerimonialistas

O deputado Professor Rinaldo (PSDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, ocupou a tribuna nesta quinta-feira (29/10) para prestar homenagem aos cerimonialistas pelo seu dia, comemorado em 29 de outubro.

Rinaldo parabenizou a categoria e falou sobre a história da origem da profissão. Há relatos documentados da atividade de cerimonialista datados do século XII a.C, na China, com os grandes rituais orientais, também há registros entre os egípcios, gregos e romanos com atividades relacionadas ao cerimonial.

Mas foi na Idade Média que o Cerimonial obteve destaque expressivo através das normas cerimonialistas nas cortes feudais da Itália, Espanha, França e Áustria. Após as cortes européias firmarem a prática de atos protocolares nas festividades e cerimônias ocorreu a difusão e consagração dos mesmos para outros países. No Brasil, o Cerimonial é regulamentado pelo Decreto n° 70.274, de 9 de março de 1972.

“Essa é uma profissão que se destaca pelo nível de seriedade e compromisso. Independente do evento lá está o cerimonialista, seja algo público ou privado, em todas as áreas está essa figura muito prestativa. Quero parabenizar a todos os cerimonialistas do Mato Grosso do Sul”, discursou o deputado.

O Dia do Cerimonialista em Mato Grosso do Sul foi instituído pela Lei 3.543/2008, de autoria do Professor Rinaldo, a Lei foi a primeira do Brasil neste sentido.

*Por Fernanda Kintschner – Foto: Roberto Higa