(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026

Deputados e gestores debatem Plano Estadual de Saúde

 Gestores e os deputados membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa se reunirão nesta quinta-feira (03/12), a partir das 14h, para debater o Plano Estadual de Saúde. Segundo a presidente do grupo de trabalho, deputada Mara Caseiro (PTdoB), a audiência pública foi solicitada pela Secretaria de Estado de Saúde e atende ao disposto no artigo 31, parágrafo único, da Lei Complementar 141, de 2012, que prevê a prestação de contas quadrimestral. A reunião será realizada no plenarinho Deputado Nelito Câmara.

O Plano Estadual de Saúde abrange o período de 2016 a 2019 e está em fase final de elaboração e discussão junto ao Conselho Estadual de Saúde.


Devem participar das discussões o secretário de Estado de Saúde, Nelson Barbosa Tavares, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Alexandre Côrrea Bueno, o secretário municipal de Saúde, Ivandro Côrrea Fonseca, o presidente da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau), Justiniano Barbosa Vavas, o diretor do Núcleo do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Claudio Vanderlei Saab, além de representantes da Santa Casa de Campo Grande.

Durante a última prestação de contas, referentes ao 2º quadrimestre de 2015 (de maio a agosto), o secretário-adjunto estadual de Saúde, Lívio Viana de Oliveira Leite, informou que haviam sido empenhados R$ 501.652.438,91 em recursos, sendo R$ 298.220.873,33 liquidados e R$ 269.117.339,38 pagos. Do total, 75,5% eram provenientes do Tesouro Estadual, 15,5% do Fundo Nacional de Saúde e 9% do Ministério da Saúde.

*Com informações da assessoria parlamentar.
Movimento “entrega de chaves das celas” teve grande adesão da categoria

Movimento “entrega de chaves das celas” teve grande adesão da categoria

20151130095946

Movimento “entrega de chaves das celas” teve grande adesão da categoria

Ratificando a deliberação da categoria em Assembleia Extraordinária, realizada na última sexta-feira (27), de entregar as chaves das celas das delegacias às autoridades superiores, a diretoria do Sinpol-MS tem percorrido as delegacias da capital e do interior. Nesta segunda-feira (30), o presidente do sindicato, Giancarlo Miranda, esteve em Dourados informando a categoria e apoiando os policiais civis no momento da entrega.

“A decisão da Assembleia deve ser cumprida, mas o sindicato tem buscado soluções junto com o Estado para que se apresente o cronograma da retirada dos presos e caso esse cronograma seja efetivado até amanhã, a Assembleia pode modificar essa decisão”, declarou o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda.

Confira abaixo as localidades que já aderiram:

Aquidauana, Anastácio; Miranda; Corumbá; Ladário; Coxim; Pedro Gomes; São Gabriel do Oeste; Sonora; Chapadão do Sul; Costa Rica; Bonito; Jardim; Ponta Porã; Água Clara; Ribas do Rio Pardo; Maracaju; Rio Verde; Nioaque; Camapuã; Campo Grande; Bataguassu; Batayporã; Ivinhema; Sidrolândia; Dourados.

Reportagem – Tamiris Barcellos

 

Governo do MS leiloa avião Bandeirante com lance inicial a partir de R$ 100 mil

Governo do MS leiloa avião Bandeirante com lance inicial a partir de R$ 100 mil

0084

O Embraer Bandeirante, aberto para venda em leilão eletrônico e presencial (Fotos: Gustavo Zanella)

Um avião executivo bimotor com capacidade para nove passageiros e dois tripulantes (pilotos) está sendo leiloado pelo Governo do Mato Grosso do Sul através da sua Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD/MS). O pregão já está aberto para lances via Internet pelo website da Casa de Leilões – www.casadeleiloes.com.br. O interessado também poderá participar do pregão presencial, que acontece às 9 horas da manhã do dia 08 de dezembro de 2015 (terça-feira), na sede da empresa leiloeira (Rua Jaboatão, 271, Bairro Silvio Regina – distante 800 metros do Aeroporto Internacional de Campo Grande). Nesta data também se encerra o prazo para lances online.

O lance inicial está fixado em R$ 100.000,00. A aeronave foi fabricada em 1975 pela Embraer e vinha sendo utilizada pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de um Bandeirante Modelo E-110, prefixo PP-EGP, bimotor turboélice, monoplano, asa baixa, trem de pouso retrátil e número de série 110077 com 9931 horas totais de vôo. Sua documentação técnica está completa e é dotada de comandos duplos, com comando mecânico e atuação hidráulica.

Os interessados em inspecionar o avião devem providenciar o agendamento da visita via telefone (67-3357-5410 e 67-3357-5400) até a véspera do leilão no período das 8 as 14 horas (contato: Adriana Valença).

No mesmo dia a SAD/MS leiloará de uma sucata de aeronave – Cessna Aircraft, fabricada em 1962, com lance inicial de R$ 5.000,00. Os lances pela Internet (www.casadeleiloes.com.br) já podem ser oferecidos. A inspeção do charuto (que se encontra na Estância Teruel, em Campo Grande, MS) deve ser agendada vias fones(67) 3393-1592 com Flaviane. Já a inspeção da asa, leme, hélice e motor (peças no hangar do Governo do Mato Grosso do Sul, no Aeroporto Internacional de Campo Grande) deve ser combinada pelos fones: 67-3357-5410 ou 67-3357-5400.

O pregão presencial será comandado pelo leiloeiro oficial Tarcílio Leite. O edital e informações sobre os dois lotes podem ser obtidos pelo website www.casadeleiloes.com.br. Esclarecimentos diretamente com o Governo do Estado devem ser solicitados pessoalmente junto à Coordenadoria de Gestão Patrimonial da SAD/MS, localizada no Parque dos Poderes, Bloco 1, SAD/MS, pavimento superior, CEP: 79031-902 ou pelo telefone: 67-3318-1310 e 67-3318-1434, nos dias úteis nos períodos: 7h30min às 12 horas e das 14 horas às 17 horas.

Reportagem – Ariosto Mesquita 

Aprosoja/MS elege nova diretoria e assegura gestão dinâmica, acessível e de resultados

Aprosoja/MS elege nova diretoria e assegura gestão dinâmica, acessível e de resultados

“A prioridade é fazer da Associação um canal direto com o produtor rural, levando orientações e apoiando os agricultores – nos diferentes momentos de sua atividade e estimulando a criação de mecanismos para aquisição de insumos, comercialização, importação e exportação entre outras iniciativas”, ressalta o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto, adiantando o perfil da nova diretoria eleita nesta segunda-feira (30), para assumir o biênio 2016/2017 da entidade.

Para o presidente eleito, de nada adiantaria produzir sem a demanda da cidade. “Fora do campo o foco é incentivar o consumo de soja, milho e derivados, atender a demanda e as exigências do mercado e mostrar o quão esses produtos já fazem parte da rotina da população mundial”.

Em agosto deste ano, Bortolotto assumiu interinamente a Associação e agora, com a nova gestão, terá como vice, Sergio Luiz Marcon, além dos diretores administrativos, André Figueiredo Dobashi e Luis Carlos Seibt; diretores financeiros, Rodrigo Ângelo Lorenzeti e Thaís Carbonaro Faleiros. Também integram a nova equipe, os diretores regionais Jorge Michelc, Lucio Damalia, Juliano Schmaedecke e Roger Azevedo Introvini; além dos conselheiros Almir Dalpasquale, Antônio de Moraes Ribeiro Neto e Jaasiel Marques da Silva. Como suplentes: César Roberto Dierings, Heberton José Andrade e Paulo Renato Stefanelo.

“Pessoas gabaritadas, com conhecimento prático do setor e dispostas a encarar o desafio de atuar em uma Associação comprometida com o agricultor – seja ele pequeno ou grande, que carregam a responsabilidade de produzir de forma sustentável, atender a demanda da população mundial, mesmo diante de um cenário econômico turbulento. Essas são características dos integrantes da chapa eleita para o próximo biênio, escolhida pela maioria dos associados”, afirma Bortolotto.

Há oito anos, a Aprosoja/MS defende os interesses dos produtores de grãos de Mato Grosso do Sul, desenvolvendo ações e projetos que visam o crescimento sustentável das cadeias produtivas do setor no Estado, como é o caso do Soja Plus, programa de capacitação e gestão; Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, ferramenta de monitoramento agrícola; Circuito Aprosoja – maior evento pré-safra do país; MIP informações sobre indicadores econômicos, e o acompanhamento da Frente Parlamentar do Agronegócio, onde representantes políticos que discutem pautas de relevância nacional pertinentes ao setor.

Christiano da Silva Bortolotto é natural de Amambai, cidade onde mora e desenvolve atividade agrícola há 11 anos. Administrador, especialista em economia empresarial, Bortolotto foi um dos fundadores da Associação, em 2007. Por dois mandatos consecutivos, de 2006 a 2012, presidiu o Sindicato Rural de Amambai, e de 2009 a 2012, foi vice-presidente do Conselho de sindicatos da Região Sul Fronteira da Famasul.

Em 2008 coordenou a Comissão de Assuntos Fundiários da Famasul e no ano de 2010, passou a comandar a Coopersa – Cooperativa Agroindustrial Amambai, do ramo pecuário e agrícola, cargo que exerce até o momento.  Foi conselheiro administrativo da Fundação MS, instituição responsável por pesquisas agrícolas no Estado e é diretor financeiro da Aprosoja Brasil, associação que representa os agricultores no âmbito nacional.

A posse acontecerá em 2016, marcada para o dia 13 de fevereiro.


Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Audiência aborda trabalho dos agentes penitenciários e Sistema Prisional em MS

Audiência aborda trabalho dos agentes penitenciários e Sistema Prisional em MS

alms

Audiência aborda trabalho dos agentes penitenciários e Sistema Prisional em MS

Nesta sexta-feira (27/11), a Assembleia Legislativa sediará a audiência pública O Trabalho dos Operadores Penitenciários e o Sistema Prisional em Mato Grosso do Sul. O evento acontecerá no Plenário Júlio Maia, a partir das 8h, por intermédio da deputada Antonieta Amorim (PMDB), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Casa de Leis, em conjunto com o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinsap/MS).

O objetivo do ciclo de debates é colocar em pauta a complexidade de temas que envolvem o sistema prisional em dois eixos: a precarização do trabalho do agente penitenciário e o cumprimento da legislação em relação ao tratamento penal do indivíduo em privação de liberdade, a fim que de que novas medidas positivas possam ser tomadas. Na programação, está prevista palestra intitulada “Operadores, Tratamento Penal e a Gestão do Sistema Penitenciário”, ministrada pelos pesquisadores Luiz Cláudio Lourenço, doutor em Ciência Política e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade – LASSOS’ – Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mara Fregapani Barreto, coordenadora-geral de Reintegração Social e Ensino da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (CGRSE/DEPEN/MJ), e o juiz de direito João Marcos Buch, escritor e juiz da Vara de Execuções Penais – VEP de Joinville/SC.

A conferência “Desafios para a carreira de Agente Penitenciário, frente à complexidade do sistema prisional”, será feita por Luiz Antônio Bogo Chies, doutor em Sociologia e em Ciências Jurídicas e Sociais. O presidente do Sinsap/MS, André Santiago, fará parte do Painel sobre Mato Grosso do Sul, expondo fatos sobre o Sistema Penitenciário e o permanente diálogo com o Governo do Estado. Devem participar do evento também o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Silvio Cesar Maluf e o secretário de Estado de Administração, Carlos Alberto Assis.

Para que o participante obtenha certificado, as inscrições já podem ser efetuadas de forma gratuita pelo site: https://sistemaprisionalms.wordpress.com.

Shoppings abrem até às 23h e até viagens entram em mega promoção

Shoppings abrem até às 23h e até viagens entram em mega promoção

Com a Black Friday, os shoppings vão abrir mais cedo e oferecer descontos de até 80% hoje (27), em Campo Grande. Já as lojas do Centro começaram as promoções ontem (25) e devem manter os descontos até amanhã (28). Os itens que entram na campanha vão de panetone a carteira de motorista e viagens aéreas.

Veja Mais
Pesquisa aponta variação de preço de até 184% durante Black Friday
Black Friday tem até 80% de desconto em auto escola

O shopping Campo Grande abre as 9h e vai até as 23h hoje. No sábado (28), o atendimento será das 10h às 22h e no domingo (29), a praça de alimentação funciona das 10h às 22h e as lojas abrem das 12h às 20h. Haverá produtos com até 70% de desconto. Na loja Salinas, qualquer peça de biquíni sairá por R$ 40, o que representa desconto de 70%.

No Bosques dos Ipês, todas as lojas atenderão das 8h às 23h, com descontos de até 80%. Várias lojas vão entrar na Black Friday, como Magazine Luiza e Walmart; além de lojas de vestuário, calçados, entre outras. Hoje, o estacionamento terá preço único de R$ 3 para carros e R$ 2 para motocicletas.

O Norte Sul Plaza abre as 8h e vai até às 22h hoje. Amanhã (28), o horário é normal, das 10h às 22h. No domingo (29), o shopping abre as 12h e fecha às 22h. Os 50 primeiros clientes que fizerem compras na Black Friday e apresentarem os cupons ficais no balcão da Promoção de Natal ganham ingressos para o cinema.

300x225-0cc17df44c1d1eb2d7259b2b3719b23c

Lojas do Centro começaram as promoções ontem (25) e devem manter os descontos até amanhã (28). (Foto: Mariana Rodrigues)

Promoção – A BlackFriday começou há cinco anos no Brasil, com descontos para produtos eletrônicos vendidos pela internet, mas devido ao sucesso as lojas físicas começaram a participar. Na Capital, a reportagem do Campo Grande News encontrou entre os que vão participar das promoções , supermercados que dão descontos em panetones e pizzas semiprontas; além de lojas de sapatos, roupas, decoração, medicamentos, perfumes e lingeries.

No Walmart, há várias ofertas, que vão desde eletrônicos, como televisão de Led 42″ custando R$ 1.499 à vista até panetones de 400 gramas, a partir de R$ 6,98. A farmácia, que fica dentro do hipermercado, também aderiu a promoção e está ofertando vários produtos, como balança, secadores de cabelo, medidor de pressão e encosto de cabeça.

O Hipermercados Extra tem até pizzas de fabricação própria na lista de produtos que fazem parte da Black Friday. O estabelecimento oferece ainda grill e churrasqueira elétrica, com desconto.

Com horário de atendimento estendido das 6h às 22h hoje (27) e das 8h às 12h no sábado, a autoescola Primeira Opção dará desconto de até 80% na taxa de matricula e honorários e descontos de até 50% para as aulas práticas. A escola fica na na Rua 13 de Maio, nº 3075, Centro, entre as ruas Antônio Maria Coelho e Maracaju.

Viagens – Pelo segundo ano consecutivo, a Azul Linhas Aéreas iniciou ontem (26), às 17h, participação na Black Friday com descontos de 20% em passagens aéreas domésticas e 15% em pacotes nacionais e internacionais da Azul Viagens.

Para ganhar o desconto, basta inserir o código promocional Azul 20 no momento da emissão de bilhetes pelo site www.voeazul.com.br/black-friday até esta sexta-feira (27), às 23h59, e Viagens 15 para roteiros da operadora de turismo adquiridos até domingo (29/11), por meio do sitewww.azulviagens.com.br, no mesmo horário. O programa de vantagens da companhia TudoAzul e a AzulCollection, linha de produtos com a marca da Azul, também contam com ações especiais nawww.blackfriday.com.br.