dez 3, 2015 | Campo Grande
Gestores e os deputados membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa se reunirão nesta quinta-feira (03/12), a partir das 14h, para debater o Plano Estadual de Saúde. Segundo a presidente do grupo de trabalho, deputada Mara Caseiro (PTdoB), a audiência pública foi solicitada pela Secretaria de Estado de Saúde e atende ao disposto no artigo 31, parágrafo único, da Lei Complementar 141, de 2012, que prevê a prestação de contas quadrimestral. A reunião será realizada no plenarinho Deputado Nelito Câmara.
O Plano Estadual de Saúde abrange o período de 2016 a 2019 e está em fase final de elaboração e discussão junto ao Conselho Estadual de Saúde.
Devem participar das discussões o secretário de Estado de Saúde, Nelson Barbosa Tavares, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Alexandre Côrrea Bueno, o secretário municipal de Saúde, Ivandro Côrrea Fonseca, o presidente da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau), Justiniano Barbosa Vavas, o diretor do Núcleo do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Claudio Vanderlei Saab, além de representantes da Santa Casa de Campo Grande.
Durante a última prestação de contas, referentes ao 2º quadrimestre de 2015 (de maio a agosto), o secretário-adjunto estadual de Saúde, Lívio Viana de Oliveira Leite, informou que haviam sido empenhados R$ 501.652.438,91 em recursos, sendo R$ 298.220.873,33 liquidados e R$ 269.117.339,38 pagos. Do total, 75,5% eram provenientes do Tesouro Estadual, 15,5% do Fundo Nacional de Saúde e 9% do Ministério da Saúde.
*Com informações da assessoria parlamentar.
dez 1, 2015 | Campo Grande

Movimento “entrega de chaves das celas” teve grande adesão da categoria
Ratificando a deliberação da categoria em Assembleia Extraordinária, realizada na última sexta-feira (27), de entregar as chaves das celas das delegacias às autoridades superiores, a diretoria do Sinpol-MS tem percorrido as delegacias da capital e do interior. Nesta segunda-feira (30), o presidente do sindicato, Giancarlo Miranda, esteve em Dourados informando a categoria e apoiando os policiais civis no momento da entrega.
“A decisão da Assembleia deve ser cumprida, mas o sindicato tem buscado soluções junto com o Estado para que se apresente o cronograma da retirada dos presos e caso esse cronograma seja efetivado até amanhã, a Assembleia pode modificar essa decisão”, declarou o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda.
Confira abaixo as localidades que já aderiram:
Aquidauana, Anastácio; Miranda; Corumbá; Ladário; Coxim; Pedro Gomes; São Gabriel do Oeste; Sonora; Chapadão do Sul; Costa Rica; Bonito; Jardim; Ponta Porã; Água Clara; Ribas do Rio Pardo; Maracaju; Rio Verde; Nioaque; Camapuã; Campo Grande; Bataguassu; Batayporã; Ivinhema; Sidrolândia; Dourados.
Reportagem – Tamiris Barcellos
nov 30, 2015 | Campo Grande

O Embraer Bandeirante, aberto para venda em leilão eletrônico e presencial (Fotos: Gustavo Zanella)
Um avião executivo bimotor com capacidade para nove passageiros e dois tripulantes (pilotos) está sendo leiloado pelo Governo do Mato Grosso do Sul através da sua Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD/MS). O pregão já está aberto para lances via Internet pelo website da Casa de Leilões – www.casadeleiloes.com.br. O interessado também poderá participar do pregão presencial, que acontece às 9 horas da manhã do dia 08 de dezembro de 2015 (terça-feira), na sede da empresa leiloeira (Rua Jaboatão, 271, Bairro Silvio Regina – distante 800 metros do Aeroporto Internacional de Campo Grande). Nesta data também se encerra o prazo para lances online.
O lance inicial está fixado em R$ 100.000,00. A aeronave foi fabricada em 1975 pela Embraer e vinha sendo utilizada pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de um Bandeirante Modelo E-110, prefixo PP-EGP, bimotor turboélice, monoplano, asa baixa, trem de pouso retrátil e número de série 110077 com 9931 horas totais de vôo. Sua documentação técnica está completa e é dotada de comandos duplos, com comando mecânico e atuação hidráulica.
Os interessados em inspecionar o avião devem providenciar o agendamento da visita via telefone (67-3357-5410 e 67-3357-5400) até a véspera do leilão no período das 8 as 14 horas (contato: Adriana Valença).
No mesmo dia a SAD/MS leiloará de uma sucata de aeronave – Cessna Aircraft, fabricada em 1962, com lance inicial de R$ 5.000,00. Os lances pela Internet (www.casadeleiloes.com.br) já podem ser oferecidos. A inspeção do charuto (que se encontra na Estância Teruel, em Campo Grande, MS) deve ser agendada vias fones(67) 3393-1592 com Flaviane. Já a inspeção da asa, leme, hélice e motor (peças no hangar do Governo do Mato Grosso do Sul, no Aeroporto Internacional de Campo Grande) deve ser combinada pelos fones: 67-3357-5410 ou 67-3357-5400.
O pregão presencial será comandado pelo leiloeiro oficial Tarcílio Leite. O edital e informações sobre os dois lotes podem ser obtidos pelo website www.casadeleiloes.com.br. Esclarecimentos diretamente com o Governo do Estado devem ser solicitados pessoalmente junto à Coordenadoria de Gestão Patrimonial da SAD/MS, localizada no Parque dos Poderes, Bloco 1, SAD/MS, pavimento superior, CEP: 79031-902 ou pelo telefone: 67-3318-1310 e 67-3318-1434, nos dias úteis nos períodos: 7h30min às 12 horas e das 14 horas às 17 horas.
Reportagem – Ariosto Mesquita
nov 30, 2015 | Campo Grande
“A prioridade é fazer da Associação um canal direto com o produtor rural, levando orientações e apoiando os agricultores – nos diferentes momentos de sua atividade e estimulando a criação de mecanismos para aquisição de insumos, comercialização, importação e exportação entre outras iniciativas”, ressalta o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto, adiantando o perfil da nova diretoria eleita nesta segunda-feira (30), para assumir o biênio 2016/2017 da entidade.
Para o presidente eleito, de nada adiantaria produzir sem a demanda da cidade. “Fora do campo o foco é incentivar o consumo de soja, milho e derivados, atender a demanda e as exigências do mercado e mostrar o quão esses produtos já fazem parte da rotina da população mundial”.
Em agosto deste ano, Bortolotto assumiu interinamente a Associação e agora, com a nova gestão, terá como vice, Sergio Luiz Marcon, além dos diretores administrativos, André Figueiredo Dobashi e Luis Carlos Seibt; diretores financeiros, Rodrigo Ângelo Lorenzeti e Thaís Carbonaro Faleiros. Também integram a nova equipe, os diretores regionais Jorge Michelc, Lucio Damalia, Juliano Schmaedecke e Roger Azevedo Introvini; além dos conselheiros Almir Dalpasquale, Antônio de Moraes Ribeiro Neto e Jaasiel Marques da Silva. Como suplentes: César Roberto Dierings, Heberton José Andrade e Paulo Renato Stefanelo.
“Pessoas gabaritadas, com conhecimento prático do setor e dispostas a encarar o desafio de atuar em uma Associação comprometida com o agricultor – seja ele pequeno ou grande, que carregam a responsabilidade de produzir de forma sustentável, atender a demanda da população mundial, mesmo diante de um cenário econômico turbulento. Essas são características dos integrantes da chapa eleita para o próximo biênio, escolhida pela maioria dos associados”, afirma Bortolotto.
Há oito anos, a Aprosoja/MS defende os interesses dos produtores de grãos de Mato Grosso do Sul, desenvolvendo ações e projetos que visam o crescimento sustentável das cadeias produtivas do setor no Estado, como é o caso do Soja Plus, programa de capacitação e gestão; Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, ferramenta de monitoramento agrícola; Circuito Aprosoja – maior evento pré-safra do país; MIP informações sobre indicadores econômicos, e o acompanhamento da Frente Parlamentar do Agronegócio, onde representantes políticos que discutem pautas de relevância nacional pertinentes ao setor.
Christiano da Silva Bortolotto é natural de Amambai, cidade onde mora e desenvolve atividade agrícola há 11 anos. Administrador, especialista em economia empresarial, Bortolotto foi um dos fundadores da Associação, em 2007. Por dois mandatos consecutivos, de 2006 a 2012, presidiu o Sindicato Rural de Amambai, e de 2009 a 2012, foi vice-presidente do Conselho de sindicatos da Região Sul Fronteira da Famasul.
Em 2008 coordenou a Comissão de Assuntos Fundiários da Famasul e no ano de 2010, passou a comandar a Coopersa – Cooperativa Agroindustrial Amambai, do ramo pecuário e agrícola, cargo que exerce até o momento. Foi conselheiro administrativo da Fundação MS, instituição responsável por pesquisas agrícolas no Estado e é diretor financeiro da Aprosoja Brasil, associação que representa os agricultores no âmbito nacional.
A posse acontecerá em 2016, marcada para o dia 13 de fevereiro.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
nov 27, 2015 | Campo Grande

Audiência aborda trabalho dos agentes penitenciários e Sistema Prisional em MS
Nesta sexta-feira (27/11), a Assembleia Legislativa sediará a audiência pública O Trabalho dos Operadores Penitenciários e o Sistema Prisional em Mato Grosso do Sul. O evento acontecerá no Plenário Júlio Maia, a partir das 8h, por intermédio da deputada Antonieta Amorim (PMDB), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Casa de Leis, em conjunto com o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinsap/MS).
O objetivo do ciclo de debates é colocar em pauta a complexidade de temas que envolvem o sistema prisional em dois eixos: a precarização do trabalho do agente penitenciário e o cumprimento da legislação em relação ao tratamento penal do indivíduo em privação de liberdade, a fim que de que novas medidas positivas possam ser tomadas. Na programação, está prevista palestra intitulada “Operadores, Tratamento Penal e a Gestão do Sistema Penitenciário”, ministrada pelos pesquisadores Luiz Cláudio Lourenço, doutor em Ciência Política e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade – LASSOS’ – Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mara Fregapani Barreto, coordenadora-geral de Reintegração Social e Ensino da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (CGRSE/DEPEN/MJ), e o juiz de direito João Marcos Buch, escritor e juiz da Vara de Execuções Penais – VEP de Joinville/SC.
A conferência “Desafios para a carreira de Agente Penitenciário, frente à complexidade do sistema prisional”, será feita por Luiz Antônio Bogo Chies, doutor em Sociologia e em Ciências Jurídicas e Sociais. O presidente do Sinsap/MS, André Santiago, fará parte do Painel sobre Mato Grosso do Sul, expondo fatos sobre o Sistema Penitenciário e o permanente diálogo com o Governo do Estado. Devem participar do evento também o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Silvio Cesar Maluf e o secretário de Estado de Administração, Carlos Alberto Assis.
Para que o participante obtenha certificado, as inscrições já podem ser efetuadas de forma gratuita pelo site: https://sistemaprisionalms.wordpress.com.
nov 27, 2015 | Campo Grande
Com a Black Friday, os shoppings vão abrir mais cedo e oferecer descontos de até 80% hoje (27), em Campo Grande. Já as lojas do Centro começaram as promoções ontem (25) e devem manter os descontos até amanhã (28). Os itens que entram na campanha vão de panetone a carteira de motorista e viagens aéreas.
Veja Mais
› Pesquisa aponta variação de preço de até 184% durante Black Friday
› Black Friday tem até 80% de desconto em auto escola
O shopping Campo Grande abre as 9h e vai até as 23h hoje. No sábado (28), o atendimento será das 10h às 22h e no domingo (29), a praça de alimentação funciona das 10h às 22h e as lojas abrem das 12h às 20h. Haverá produtos com até 70% de desconto. Na loja Salinas, qualquer peça de biquíni sairá por R$ 40, o que representa desconto de 70%.
No Bosques dos Ipês, todas as lojas atenderão das 8h às 23h, com descontos de até 80%. Várias lojas vão entrar na Black Friday, como Magazine Luiza e Walmart; além de lojas de vestuário, calçados, entre outras. Hoje, o estacionamento terá preço único de R$ 3 para carros e R$ 2 para motocicletas.
O Norte Sul Plaza abre as 8h e vai até às 22h hoje. Amanhã (28), o horário é normal, das 10h às 22h. No domingo (29), o shopping abre as 12h e fecha às 22h. Os 50 primeiros clientes que fizerem compras na Black Friday e apresentarem os cupons ficais no balcão da Promoção de Natal ganham ingressos para o cinema.

Lojas do Centro começaram as promoções ontem (25) e devem manter os descontos até amanhã (28). (Foto: Mariana Rodrigues)
Promoção – A BlackFriday começou há cinco anos no Brasil, com descontos para produtos eletrônicos vendidos pela internet, mas devido ao sucesso as lojas físicas começaram a participar. Na Capital, a reportagem do Campo Grande News encontrou entre os que vão participar das promoções , supermercados que dão descontos em panetones e pizzas semiprontas; além de lojas de sapatos, roupas, decoração, medicamentos, perfumes e lingeries.
No Walmart, há várias ofertas, que vão desde eletrônicos, como televisão de Led 42″ custando R$ 1.499 à vista até panetones de 400 gramas, a partir de R$ 6,98. A farmácia, que fica dentro do hipermercado, também aderiu a promoção e está ofertando vários produtos, como balança, secadores de cabelo, medidor de pressão e encosto de cabeça.
O Hipermercados Extra tem até pizzas de fabricação própria na lista de produtos que fazem parte da Black Friday. O estabelecimento oferece ainda grill e churrasqueira elétrica, com desconto.
Com horário de atendimento estendido das 6h às 22h hoje (27) e das 8h às 12h no sábado, a autoescola Primeira Opção dará desconto de até 80% na taxa de matricula e honorários e descontos de até 50% para as aulas práticas. A escola fica na na Rua 13 de Maio, nº 3075, Centro, entre as ruas Antônio Maria Coelho e Maracaju.
Viagens – Pelo segundo ano consecutivo, a Azul Linhas Aéreas iniciou ontem (26), às 17h, participação na Black Friday com descontos de 20% em passagens aéreas domésticas e 15% em pacotes nacionais e internacionais da Azul Viagens.
Para ganhar o desconto, basta inserir o código promocional Azul 20 no momento da emissão de bilhetes pelo site www.voeazul.com.br/black-friday até esta sexta-feira (27), às 23h59, e Viagens 15 para roteiros da operadora de turismo adquiridos até domingo (29/11), por meio do sitewww.azulviagens.com.br, no mesmo horário. O programa de vantagens da companhia TudoAzul e a AzulCollection, linha de produtos com a marca da Azul, também contam com ações especiais nawww.blackfriday.com.br.