Mara Caseiro quer mudança em obras para preservar restaurante Água Rica
A deputada estadual Mara Caseiro (PMB) quer que a CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163 em Mato Grosso do Sul, reformule o projeto de obras a serem realizadas no km 341, no município de Nova Alvorada do Sul. Bem próximo do córrego Anhanduí, em uma área de 33 hectares, está localizado o Restaurante Água Rica, considerado genuíno patrimônio da cultura e da tradição sul-mato-grossenses.
De acordo com ela, a empresa tem promovido alterações no local, que julga necessárias, sem consultar quem está diretamente envolvida no processo, como o caso da família proprietária do estabelecimento.
A empresa quer duplicar a estrada do lado direito da pista atual, o que poderá extinguir a fonte de água. Também estão previstos cortes de árvores que estão em frente ao estabelecimento.
“Trata-se de um patrimônio histórico, administrado por uma família tradicional, que não pode ser prejudicado por conta dessas obras”, reforçou a parlamentar.
O Água Rica é administrado por Maria Inez, filha de Franklin Dias de Castro e Adaila, que saíram de Capão Seco (Sidrolândia) em 1956 e se instalaram perto do córrego Anhanduí. No local, foi construída a casa da família.
Como muitos viajantes acabavam parando no local, a família resolveu abrir um restaurante, que ficou famoso pelo pão de queijo, doces e outros quitutes tipicamente caseiros. As varandas, com cadeiras bem dispostas, convidam ao permanecer, à prosa boa e à contemplação da natureza, o que garante charme extra ao lugar.
Foto: Wagner Guimarães – reportagem – Fernanda França
Agregando ideias e trabalhando conceitos, Conferência Estadual de Direitos Humanos segue até sexta-feira na Capital
Campo Grande (MS) – Com cerimônia de abertura realizada na noite de ontem (09), no auditório da Unigran, na Capital, a VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos, segue até a próxima sexta-feira, com mesas redondas, debates e plenária que elegerão delegados para a conferência nacional, em Brasília, no mês de abril de 2016. A solenidade contou com a superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Ana Lúcia Américo, representado a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, além do representante nacional do Conselho de Direitos Humanos, Cledisson Junior. Hoje (10) a programação segue com mesas tratando sobre a garantia e a universalização de direitos, e a promoção e consolidação da igualdade.
Em sua fala de abertura a superintendente da Sedhast, Ana Lúcia Américo, destacou o momento de integração e discussão em prol da política de Direitos Humanos. “Nós temos que aproveitar momentos com esses para intensificar o debate e aprimorar o que queremos para essa política, levando assim a sociedade para um patamar de ideias que agreguem a todos considerando cada um com suas particularidades”, disse.

De Brasília, Cledisson Junior, destacou que o maior desafio atual é fazer com que a sociedade deixe de acreditar que os Direitos Humanos só defendam bandidos. “Garantia de direitos é o foco dos Direitos Humanos, independentemente de quem seja. Essa sensibilização deve ser contínua para que se desmitifique e amplie o conceito real entre as pessoas. Conferências com essas, realizadas em todo o País, é o caminho para a construção sólida da política em questão”, destacou.
Também participaram da abertura do evento a presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Cedine), Neila Mendes, o deputado estadual João Grandão, representando o legislativo estadual, além de membros de ong’s, associações, segurança pública, Ministério Público, Defensoria Pública. A programação completa da VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos pode ser conferida clicando aqui.
Serviço
A Unigran está localizada na Rua Abraão Júlio Rahe, 325, no centro de Campo Grande.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)
Renato Câmara propõe a Semana Estadual de Segurança Pública em MS
Para estimular o debate e a parceria entre órgãos do poder público e sociedade civil na luta por segurança e qualidade de vida da população, o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) apresentou, nessa quarta-feira (9), Projeto de Lei que prevê a Semana Estadual de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul. A iniciativa pretende intensificar a discussão sobre o tema que ainda precisa de sistematização e de um calendário oficial no estado.
Caso aprovado, o Projeto de Lei garante que, anualmente, do dia 15 a 21 de abril, Mato Grosso do Sul realize trabalhos para discutir as políticas de segurança junto à sociedade. Durante a semana, o estado deve receber, apresentar, discutir e premiar iniciativas, projetos e/ou ações inovadoras na área de Segurança Pública que tenham sido ou possam vir a ser desenvolvidos no Estado.
Deve-se, neste período, estimular discussões sobre a importância do papel dos agentes de segurança pública estadual no meio social, e a importância da observância das regras de conduta preconizadas e/ou penalizadas pela legislação, além de outras ações junto à sociedade.
Caberá ao Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes, a promoção, intensificação e reunião de atividades diversificadas visando a promoção do tema, como palestras, cursos, concursos, audiências públicas, a divulgação publicitária de campanhas, entre outros eventos destinados à promoção do tema e dos agentes de segurança pública.
Para o deputado Renato Câmara, propositor do projeto, a inciativa atende um direito de todo cidadão, “a proposta estabelece que durante uma semana, nosso estado intensifique as ações e debates relacionados às políticas de segurança pública. Uma iniciativa para fortalecer o setor que nos permite desfrutar do maior de todos os nossos direitos: o de ir e vir”.
Os problemas relacionados ao crescimento das taxas de criminalidade e aumento da sensação de insegurança da população, sobretudo nos grandes centros urbanos, ganhou visibilidade pública e espaço nos debates tanto de especialistas como do público em geral. Nesse sentido, projeto de lei oportuniza condições para análise e proposta de ideias e ações que devem fortalecer o setor no estado.
Anna Paula Medeiros – Foto: Toninho Souza
MS: automóveis do tráfico serão leiloados nesta quinta (10.12)
Visitação está aberta a partir desta terça-feira (08.12) e se encerra na quarta (09.12).
Está aberto o leilão eletrônico (via Internet) de 86 lotes de automóveis apreendidos pela Justiça de Mato Grosso do Sul junto a traficantes. Os lances podem ser ofertados através do Portal da Casa de Leilões – www.casadeleiloes.com.br – até o dia 10 de dezembro (quinta-feira) de 2015, às 17 horas, no horário de Mato Grosso do Sul (18 horas, horário de Brasília).
A realização do pregão é da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) através do Conselho Estadual Antidrogas (CEAD-MS). A condução está a cargo do leiloeiro oficial, Tarcílio Leite.
Os veículos estão expostos para vistoria, que estará aberta a partir desta terça-feira (08.12.2015). Os locais podem ser conferidos através do edital oficial do leilão no link:http://www.casadeleiloes.com.br/arquivos/arquivos_leilao/0134788001448549132.pdf. Grande parte dos lotes está depositada no Clube do Laço de Amambai, MS, localizado na Rodovia Amambai/Aral Moreira (MS-485), km 1,5.
A visitação está aberta no período das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas e se encerra nesta quarta-feira (09.12). Será permitida apenas a avaliação visual dos lotes, não sendo permitido o manuseio, experimentação ou retirada de peças.
Podem participar do leilão eletrônico pessoas jurídicas e pessoas físicas, estas comprovadamente maiores de idade e emancipadas. Os procuradores devem se apresentar munidos de instrumento público ou particular de mandato.
Mais informações podem ser obtidas junto à Comissão Especial de Licitação no horário comercial através do fone (67) 3318-6914. Detalhes também podem ser solicitados junto ao leiloeiro oficial Tarcílio Leite pelo fone (67) 3363-7000 ou pelo e-mail da Casa de Leilões: casadeleiloes@yahoo.com.br .
Reportagem – Ariosto Mesquita
Em Campo Grande acontece Semana Municipal da Bíblia
Começou ontem (e se estenderá até quinta-feira), na Câmara Municipal da Campo Grande, uma exposição de Bíblias em comemoração à Semana Municipal da Bíblia (Lei número 4.215/04).



