(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Com recontagem de votos, TRE-MS diploma José Chadid como vereador eleito em 2012

Com recontagem de votos, TRE-MS diploma José Chadid como vereador eleito em 2012

O vereador José Chadid foi diplomado, na tarde desta segunda-feira (14), como titular eleito em 2012 para uma das 29 cadeiras na Câmara Municipal de Campo Grande. O parlamentar exercia as funções desde janeiro deste ano na vaga de Rosiane Modesto eleita em 2014 vice-governadora do Estado e renunciou ao Legislativo. Na qualidade de então primeiro suplente, Chadid tomou posse no lugar dela. Com a cassação de três vereadores pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) houve a recontagem de votos e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) anunciou que o parlamentar foi um dos três eleitos titulares da vaga em 2012.
O resultado do novo quociente eleitoral apresentou, como eleitos em 2012 pelo PSDB, José Chadid, Rosiane Modesto e João Batista da Rocha, atual presidente da Câmara Municipal. Na qualidade de primeiro suplente ficou Lívio Viana de Oliveira Leite, que também foi diplomado e tomará posse na Câmara Municipal.
A solenidade de diplomação foi no Fórum do TRE-MS, no Parque dos Poderes pelos juízes eleitorais Paulo Henrique Pereira e Sílvio Amaral Nogueira de Lima.
Eli Morais de Brites – Assessoria de Imprensa do Vereador
Mara Caseiro quer mudança em obras para preservar restaurante Água Rica

Mara Caseiro quer mudança em obras para preservar restaurante Água Rica

IMG_5177

Mara Caseiro quer mudança em obras para preservar restaurante Água Rica

A deputada estadual Mara Caseiro (PMB) quer que a CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163 em Mato Grosso do Sul, reformule o projeto de obras a serem realizadas no km 341, no município de Nova Alvorada do Sul. Bem próximo do córrego Anhanduí, em uma área de 33 hectares, está localizado o Restaurante Água Rica, considerado genuíno patrimônio da cultura e da tradição sul-mato-grossenses.

De acordo com ela, a empresa tem promovido alterações no local, que julga necessárias, sem consultar quem está diretamente envolvida no processo, como o caso da família proprietária do estabelecimento.

A empresa quer duplicar a estrada do lado direito da pista atual, o que poderá extinguir a fonte de água. Também estão previstos cortes de árvores que estão em frente ao estabelecimento.

“Trata-se de um patrimônio histórico, administrado por uma família tradicional, que não pode ser prejudicado por conta dessas obras”, reforçou a parlamentar.

O Água Rica é administrado por Maria Inez, filha de Franklin Dias de Castro e Adaila, que saíram de Capão Seco (Sidrolândia) em 1956 e se instalaram perto do córrego Anhanduí. No local, foi construída a casa da família.

Como muitos viajantes acabavam parando no local, a família resolveu abrir um restaurante, que ficou famoso pelo pão de queijo, doces e outros quitutes tipicamente caseiros. As varandas, com cadeiras bem dispostas, convidam ao permanecer, à prosa boa e à contemplação da natureza, o que garante charme extra ao lugar.

Foto: Wagner Guimarães – reportagem – Fernanda França

Agregando ideias e trabalhando conceitos, Conferência Estadual de Direitos Humanos segue até sexta-feira na Capital

Agregando ideias e trabalhando conceitos, Conferência Estadual de Direitos Humanos segue até sexta-feira na Capital

Campo Grande (MS) – Com cerimônia de abertura realizada na noite de ontem (09), no auditório da Unigran, na Capital, a VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos, segue até a próxima sexta-feira, com mesas redondas, debates e plenária que elegerão delegados para a conferência nacional, em Brasília, no mês de abril de 2016. A solenidade contou com a superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Ana Lúcia Américo, representado a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, além do representante nacional do Conselho de Direitos Humanos, Cledisson Junior. Hoje (10) a programação segue com mesas tratando sobre a garantia e a universalização de direitos, e a promoção e consolidação da igualdade.

Em sua fala de abertura a superintendente da Sedhast, Ana Lúcia Américo, destacou o momento de integração e discussão em prol da política de Direitos Humanos. “Nós temos que aproveitar momentos com esses para intensificar o debate e aprimorar o que queremos para essa política, levando assim a sociedade para um patamar de ideias que agreguem a todos considerando cada um com suas particularidades”, disse.

SONY DSC
Cledisson Junior representando o Conselho Nacional de Direitos Humanos

De Brasília, Cledisson Junior, destacou que o maior desafio atual é fazer com que a sociedade deixe de acreditar que os Direitos Humanos só defendam bandidos. “Garantia de direitos é o foco dos Direitos Humanos, independentemente de quem seja. Essa sensibilização deve ser contínua para que se desmitifique e amplie o conceito real entre as pessoas. Conferências com essas, realizadas em todo o País, é o caminho para a construção sólida da política em questão”, destacou.

Também participaram da abertura do evento a presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Cedine), Neila Mendes, o deputado estadual João Grandão, representando o legislativo estadual, além de membros de ong’s, associações, segurança pública, Ministério Público, Defensoria Pública. A programação completa da VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos pode ser conferida clicando aqui.

Serviço

A Unigran está localizada na Rua Abraão Júlio Rahe, 325, no centro de Campo Grande.

Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)

Renato Câmara propõe a Semana Estadual de Segurança Pública em MS

Renato Câmara propõe a Semana Estadual de Segurança Pública em MS

wmX-1181x787x4-55a552802bab12203e7b42be58fada9819212dc1d0484

Renato Câmara propõe a Semana Estadual de Segurança Pública em MS

Para estimular o debate e a parceria entre órgãos do poder público e sociedade civil na luta por segurança e qualidade de vida da população, o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) apresentou, nessa quarta-feira (9), Projeto de Lei que prevê a Semana Estadual de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul. A iniciativa pretende intensificar a discussão sobre o tema que ainda precisa de sistematização e de um calendário oficial no estado.

Caso aprovado, o Projeto de Lei garante que, anualmente, do dia 15 a 21 de abril, Mato Grosso do Sul realize trabalhos para discutir as políticas de segurança junto à sociedade. Durante a semana, o estado deve receber, apresentar, discutir e premiar iniciativas, projetos e/ou ações inovadoras na área de Segurança Pública que tenham sido ou possam vir a ser desenvolvidos no Estado.

Deve-se, neste período, estimular discussões sobre a importância do papel dos agentes de segurança pública estadual no meio social, e a importância da observância das regras de conduta preconizadas e/ou penalizadas pela legislação, além de outras ações junto à sociedade.

Caberá ao Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes, a promoção, intensificação e reunião de atividades diversificadas visando a promoção do tema, como palestras, cursos, concursos, audiências públicas, a divulgação publicitária de campanhas, entre outros eventos destinados à promoção do tema e dos agentes de segurança pública.

Para o deputado Renato Câmara, propositor do projeto, a inciativa atende um direito de todo cidadão, “a proposta estabelece que durante uma semana, nosso estado intensifique as ações e debates relacionados às políticas de segurança pública. Uma iniciativa para fortalecer o setor que nos permite desfrutar do maior de todos os nossos direitos: o de ir e vir”.

Os problemas relacionados ao crescimento das taxas de criminalidade e aumento da sensação de insegurança da população, sobretudo nos grandes centros urbanos, ganhou visibilidade pública e espaço nos debates tanto de especialistas como do público em geral. Nesse sentido, projeto de lei oportuniza condições para análise e proposta de ideias e ações que devem fortalecer o setor no estado.

Anna Paula Medeiros – Foto: Toninho Souza

MS: automóveis do tráfico serão leiloados nesta quinta (10.12)‏

MS: automóveis do tráfico serão leiloados nesta quinta (10.12)‏

0068

MS: automóveis do tráfico serão leiloados nesta quinta (10.12)

Visitação está aberta a partir desta terça-feira (08.12) e se encerra na quarta (09.12).

Está aberto o leilão eletrônico (via Internet) de 86 lotes de automóveis apreendidos pela Justiça de Mato Grosso do Sul junto a traficantes. Os lances podem ser ofertados através do Portal da Casa de Leilões – www.casadeleiloes.com.br – até o dia 10 de dezembro (quinta-feira) de 2015, às 17 horas, no horário de Mato Grosso do Sul (18 horas, horário de Brasília).

A realização do pregão é da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) através do Conselho Estadual Antidrogas (CEAD-MS). A condução está a cargo do leiloeiro oficial, Tarcílio Leite.

Os veículos estão expostos para vistoria, que estará aberta a partir desta terça-feira (08.12.2015). Os locais podem ser conferidos através do edital oficial do leilão no link:http://www.casadeleiloes.com.br/arquivos/arquivos_leilao/0134788001448549132.pdf. Grande parte dos lotes está depositada no Clube do Laço de Amambai, MS, localizado na Rodovia Amambai/Aral Moreira (MS-485), km 1,5.

A visitação está aberta no período das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas e se encerra nesta quarta-feira (09.12). Será permitida apenas a avaliação visual dos lotes, não sendo permitido o manuseio, experimentação ou retirada de peças.

Podem participar do leilão eletrônico pessoas jurídicas e pessoas físicas, estas comprovadamente maiores de idade e emancipadas. Os procuradores devem se apresentar munidos de instrumento público ou particular de mandato.

Mais informações podem ser obtidas junto à Comissão Especial de Licitação no horário comercial através do fone (67) 3318-6914. Detalhes também podem ser solicitados junto ao leiloeiro oficial Tarcílio Leite pelo fone (67) 3363-7000 ou pelo e-mail da Casa de Leilões: casadeleiloes@yahoo.com.br .

Reportagem – Ariosto Mesquita 

Em Campo Grande acontece Semana Municipal da Bíblia‏

Em Campo Grande acontece Semana Municipal da Bíblia‏

biblia_ler

Em Campo Grande acontece Semana Municipal da Bíblia‏

Começou ontem (e se estenderá até quinta-feira), na Câmara Municipal da Campo Grande, uma exposição de Bíblias em comemoração à Semana Municipal da Bíblia (Lei número 4.215/04).

O evento é uma realização do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil de MS. Cerca de 70 Bíblias estão sendo expostas, de diversos formatos e línguas. Também material informativo sobre a Sociedade Bíblica do Brasil.
Mais informações podem ser obtidas pelo celular 9998.4285.
Acesse meu blog aqui: www.carlostrapp.com
Meu Face: Carlos Osmar Trapp