(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Puccinelli vai tentar convencer PMDB a apoiar Trad na disputa da prefeitura

Puccinelli vai tentar convencer PMDB a apoiar Trad na disputa da prefeitura

Puccinelli: disposição de apoiar Trad na disputa da sucessão de Bernal (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PTB), poderá vir a ser o candidato do grupo político comandado pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB) na disputa da sucessão do prefeito Alcides Bernal (PP).

Maior apoiador de Trad nas campanhas em que o hoje petebista se elegeu por duas vezes, no passado, gestor da capital, Puccinelli admitiu nesta sexta-feira (22) que, se depender dele, o seu ex-companheiro de legenda voltará a disputar a prefeitura com o apoio dos peemedebistas.

Segundo o jornal Correio do Estado deste sábado (23), bem colocado nas pesquisas internas feitas pelo grupo de Puccinelli, Trad tem se articulado para disputar novamente a prefeitura e pediu apoio de sua antiga legenda para viabilizar o projeto.

Segundo o jornal, o ex-governador deverá submeter ao diretório do PMDB da capital sua vontade de lançar a candidatura de Trad, bem como a ideia da aliança com o PTB nesse sentido.

“Nelsinho quer que o PMDB o apoie oficialmente, com casamento na igreja e tudo mais. Disse a ele que levarei essa proposta para o diretório porque minha preferência pessoal não pode prevalecer sobre a decisão partidária”, ressaltou Puccinelli, segundo o jornal, nesta sexta-feira horas depois de se encontrar com Trad.

 

Puccinelli contou que o maior empecilho para selar o acordo seria convencer outros peemedebistas a desistirem de ser candidatos. Como, por exemplo, o vereador Paulo Siufi, que há anos nutre a vontade de disputar a prefeitura da cidade pelo PMDB.

Na mira da Lava Jato, Bernal nega uso de dinheiro de propina em campanha

Na mira da Lava Jato, Bernal nega uso de dinheiro de propina em campanha

Foto: Geovanni Gomes
Na mira da Lava Jato, Bernal nega uso de dinheiro de propina em campanha. Foto: Geovanni Gomes

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) se mostrou indignado  diante da possibilidade de estar  na mira da Operação Lava Jato, que investiga desvios milionários dos cofres da Petrobras. Segundo o procurador-geral do MPF (Ministério Público Federal), Rodrigo Janot, o PP (Partido Progressista), administrado por Bernal em Mato Grosso do Sul teria desviado R$ 357,9 milhões da União que foram investidos em campanhas em 2012 e 2014.

Bernal, que também ocupa a vice-presidência nacional do PP, destaca que a acusação já faz parte de estratégias políticas para 2016. “É uma mentira extremamente maldosa, que já vem no início de ano de eleição”.

As informações que basearam a denúncia de desvios são de balanço, entre os anos de 2006 e 2014, do esquema comandado pelo ex-diretor de abastecimento Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Os detalhes estão descritos em denúncia contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR), oferecida ao Supremo Tribunal Federal. De acordo com a acusação formal do MPF, doações oficiais ao partido – o primeiro a ter o nome envolvido na Operação Lava Jato –  ocultaram o pagamento propina.

Conforme os dados cadastrados no portal da transparência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), durante sua campanha para prefeito de Campo Grande, em 2012, Bernal recebeu mais de R$ 1.569,986,00, que foram repassados pelo diretório nacional. Já da direção estadual/distrital, também comandada por ele, o pepista recebeu R$ 100 mil.

Em 2014, o Partido Progressista recebeu R$ 400 mil da empresa JBS, uma das investigadas pela Operação Lava Jato. O dinheiro foi enviado para a campanha de Alcides Bernal, que estava fora da prefeitura, após ser cassado por improbidade administrativa, e concorria ao Senado.

A Operação já investiga outros dois políticos de Mato Grosso do Sul que pertencem ao Partido dos Trabalhadores, Delcídio do Amaral, que está preso, e o deputado federal Vander Loubet. Delcídio, inclusive, foi um dos principais apoiadores da campanha progressista, com diversas aparições em público e troca de elogios. Hoje, porém, o prefeito evita comentar sobre o ex-aliado.

Reportagem: Top Midia

 

Com mercado de alimentação aquecido, Uniderp lança primeira graduação em Gastronomia da Capital

Com mercado de alimentação aquecido, Uniderp lança primeira graduação em Gastronomia da Capital

S2Publicom_strip_42899_0_full

Além de chef de cozinha, atuação profissional inclui consultoria, gestão de bares e restaurantes e segurança alimentar

O setor de alimentação fora de casa cresce em média 14,7% ao ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação. Profissionalizar-se em Gastronomia pode garantir uma oportunidade de trabalho neste promissor mercado que gera, aproximadamente, 450 mil vagas de emprego por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Para alavancar o segmento, a Uniderp lança neste semestre o primeiro CST em Gastronomia de Campo Grande. O curso tem duração de dois anos e forma tecnólogos para planejar, gerenciar e operacionalizar pratos da culinária, além de atuar em diferentes serviços do segmento.

“Durante as aulas práticas e teóricas, os alunos aprenderão sobre a história dos alimentos, a cozinha de diversos países e a ciência dos ingredientes. Serão capacitados em disciplinas que envolvem preparo de coquetéis e drinques, panificação, confeitaria, carnes, peixes, entre outros alimentos, e também na preparação de eventos e desenvolvimento profissional”, explica o diretor da Uniderp Agrárias, Ivo Busato. O curso ainda contempla conhecimento dos métodos de segurança alimentar, planejamento e produção de cardápio de restaurantes de cozinha nacional e internacional, hotéis, lanchonetes, bufês, empresas e hospitais. Veja as principais áreas de atuação deste profissional:

  • Consultoria – assessoria técnica para abertura de restaurantes e para melhorias em estabelecimentos já inaugurados.
  • Gestão – administração de negócios do ramo com ações que vão desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.
  • Segurança alimentar – realização de vistorias em cozinhas industriais e restaurantes, com vistoria do cumprimento das normativas técnicas.
  • Personal chef – atua na preparação de cardápios em residências.
  • Chef pâtissier – trabalha em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados, doces e salgados.
  • Chef de cozinha – planeja e prepara cardápios de acordo com a cozinha que comanda. Atua em restaurantes comerciais, hospitalares, cantinas, bares e bufês.

Processo seletivo

Para incentivar o ingresso ao ensino superior, a Uniderp realiza, durante todos os sábados de janeiro, o projeto Portas Abertas, uma mobilização para orientar e tirar dúvidas de quem está em busca de formação profissional. Durante o evento, os interessados podem realizar inscrições para vestibular e realizar a prova, que é promovida de hora em hora. A correção e divulgação do resultado da avaliação acontece no mesmo dia, além da efetivação da matrícula.

Confira a relação dos documentos necessários para a realização da matrícula:

  • CPF (original e xerox)
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e xerox)
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Comprovante de Residência
  • Duas fotos 3X4
  • Histórico Escolar do Ensino Médio
  • RG (original e xerox).

SERVIÇO
Vestibular Uniderp – Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Local: Uniderp Agrárias
Data: todos os sábados de janeiro
Endereço:Rua Alexandre Herculano, 1.400
Horário: das 9h às 15h
Contato: 67 3348 – 8177 / 8332 / 8198 / 8269

S2Publicom_strip_42899_0_full

Leilão oferece carros Fiat Mille 2008 a partir de R$ 6.630

Leilão oferece carros Fiat Mille 2008 a partir de R$ 6.630

IMG_1780

Automóveis Fiat Mille, motos Honda e engates tipo carretinhas no leilão do CREA-MS. (Foto: Jocemir Lenz)

São 15 automóveis Fiat Mille fabricados entre 2008 e 2012 com lance inicial a partir de R$ 6.630 e nove motos Honda NXR 150, ano 2009, com valor inicial de R$ 3.070. Estas são as principais atrações do leilão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS), cuja plataforma online já está em operação. Os interessados podem oferecer lances através do portal da Casa de Leilões – http://www.casadeleiloes.com.br/externo/lotes/267 – até 27 de janeiro (próxima quarta-feira). Nesta data, a partir das 14 horas, o leilão será aberto também para lances presenciais. Neste caso, os arrematantes devem se dirigir para o endereço da Casa de Leilões, na Rua Jaboatão, 271, no Bairro Sílvia Regina, em Campo Grande, MS.

Além dos automóveis e motos, o leilão também está disponibilizando três engates tipo carretinha com lance inicial de R$ 1.380 cada e ainda dois lotes de bens diversos, incluindo vários itens de informática (impressoras, monitores, CPU´s, etc.), telefonia, escrivaninhas, armários em aço e em madeira além de cadeiras. O pregão presencial será comandando pelo leiloeiro oficial Tarcílio Leite.

Para vistoria dos lotes, os interessados devem se dirigir ao pátio da Casa de Leilões até o próximo dia 26 de janeiro (sempre de segunda a sexta-feira) nos horários das 8 às 11 horas e das 13h30min às 16h30min. No dia do leilão presencial (27.01) a visitação será permitida somente no período das 8 às 11 horas. A vistoria será exclusivamente visual.

No leilão presencial as pessoas físicas devem comparecer munidas de sua carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Para as pessoas jurídicas são exigidos o contrato social, o CNPJ e a carteira de identidade e o CPF do representante legal da empresa.

Estão impedidos de participar qualquer servidor ou dirigente do CREA-MS, membros da Comissão de Licitação, pessoas físicas e jurídicas consideradas inidôneas frente às administrações públicas, que estejam com seus direitos de licitar e contratar suspensos e também as organizações sob regime de falência, recuperação judicial, concurso de credores, em dissolução e liquidação. O edital completo está disponível no seguinte link: http://www.casadeleiloes.com.br/arquivos/arquivos_leilao/0781302001453139341.pdf. Mais informações podem ser obtidas junto à Casa de Leilões através do fone (67) 3363-7000 e pelo e-mail: casadeleiloes@yahoo.com.br.

 Reportagem – Ariosto Mesquita 

Empresa de fachada de Youssef financiou Evander Vendramini do PP, aponta Lava-Jato

Empresa de fachada de Youssef financiou Evander Vendramini do PP, aponta Lava-Jato

Assim como Delcídio e Bumlai, os corumbaenses Bernal e Vendramini
Assim como Delcídio e Bumlai, os corumbaenses Bernal e Vendramini
Bernal ao lado do ex-deputado Arroyo (PR-MS) investigado também na Lava Jato
Bernal ao lado do ex-deputado Arroyo (PR-MS) investigado também na Lava Jato

SÃO PAULO – A Força-Tarefa da Operação Lava Jato investiga depósitos efetuados em empresa de fachada utilizada pelo doleiro Alberto Youssef para lavagem de dinheiro de desvios da Petrobras.

Entre a investigada está a Treviso empreendimento. De acordo com as investigações, a empresa do lobista Julio Camargo que fechou acordo de delação premiada no caso Lava Jato é o controlador de três pessoas jurídicas – Treviso Empreendimentos, Piemonte e Auguri –, grupo que mais repasses fez para empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef, operador da lavagem de dinheiro e corrupção na Petrobrás.

No período compreendido entre 09/01/2008 a 30/09/2014, sistematicamente, a empresa Treviso empreendimentos Ltda destinou recursos conforme tabela abaixo para os seguintes candidatos:

O vereador de Corumbá e que também foi candidato a governo pelo PP em 2014, Evander José Vendramini Duran, o ex-deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Ribeiro Arroyo do PR, partido este, que apoiou e lançou um vice na chapa do senador Delcídio do Amaral, preso na Operação Lava-Jato no ultimo pleito. E por fim o Prefeito de Ponta Porã Ludimar Godoy Novais (PDT), flagrado pela Polica Federal na Operação Miqueias recebendo propina.

A Lava Jato originou justamente da Operação Miqueias. Operação Miqueias que investiga Bernal e prefeito de Ponta Porã desencadeou Lava Jato

Exclusivo: Lava-Jato chega em tesoureira e assessora do prefeito Alcides Bernal

Abaixo relatório de dentro da Operação Lava-Jato. Acompanhe:

Apoio a Delcídio em 2014

No segundo turno, do pleito para o governo do estado em 2014, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) declarou, o apoio ao candidato e senador Delcídio do Amaral (PT) para o governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Bernal disse na época que o partido vai entrar na campanha do petista. “A partir de agora iremos para as ruas, comércios, bairros, conversar com as pessoas para elegermos o senador Delcídio o governador de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Filho de investigado contemplado

Com o término da eleição de 2014, o prefeito Alcides Bernal, do PP, deu ‘uma forcinha’ para o amigo e colega de partido, nomeando o filho do candidato derrotado ao Governo do Estado, vereador por Corumbá, Evander Vendramini para compor os quadros da prefeitura de Campo Grande. Douglas Aredes Vendramini Duran, 23 anos, teve a nomeação publicada no Diário Oficial do Município, na última quinta-feira (3).

De acordo com a publicação, Douglas Duran como é conhecido, foi nomeado para exercer o cargo em comissão de Assessor-Técnico III, símbolo DCA-6, na Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio), em conformidade com o Decreto n. 12.751, de 23 de novembro de 2015. A data é retroativa ao dia 2 de dezembro de 2015

Reportagem – Jornal i9 
Glória de Dourados recebe a primeira viagem do ‘Ônibus da Saúde’ de 2016

Glória de Dourados recebe a primeira viagem do ‘Ônibus da Saúde’ de 2016

IMG_9212

O Ônibus tem como objetivo principal levar diagnósticos oncológicos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso.

O Ônibus tem como objetivo principal levar diagnósticos oncológicos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso.

O programa de prevenção “Ônibus da Saúde” realiza a primeira viagem de 2016 no próximo fim de semana. Glória de Dourados, município distante 267 km da Capital, recebe a maior estrutura móvel de prevenção ao câncer do país neste sábado (16). O Ônibus, que tem como objetivo principal levar procedimentos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso, é equipada com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. O Ônibus da Saúde estará estacionado, a partir das 7h30, na Rua Tancredo Neves, em frente ao Centro de Saúde Central do município.

O foco do programa são os dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o de colo de útero e o de mama, que quando diagnosticados no início, têm maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também é importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica Budib.

Viabilizador do programa, o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache.

O presidente também salienta que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame preventivo anualmente e a mamografia a cada dois anos”, pontua Ayache.

Serviço: O Ônibus da Saúde estará estacionado em Glória de Dourados, no próximo sábado (16), a partir das 7h30, na Rua Tancredo Neves, em frente ao Centro de Saúde Central do município.

Assessoria de Comunicação Cassems