jan 23, 2016 | Campo Grande
Puccinelli: disposição de apoiar Trad na disputa da sucessão de Bernal (Foto: Divulgação)
O ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PTB), poderá vir a ser o candidato do grupo político comandado pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB) na disputa da sucessão do prefeito Alcides Bernal (PP).
Maior apoiador de Trad nas campanhas em que o hoje petebista se elegeu por duas vezes, no passado, gestor da capital, Puccinelli admitiu nesta sexta-feira (22) que, se depender dele, o seu ex-companheiro de legenda voltará a disputar a prefeitura com o apoio dos peemedebistas.
Segundo o jornal Correio do Estado deste sábado (23), bem colocado nas pesquisas internas feitas pelo grupo de Puccinelli, Trad tem se articulado para disputar novamente a prefeitura e pediu apoio de sua antiga legenda para viabilizar o projeto.
Segundo o jornal, o ex-governador deverá submeter ao diretório do PMDB da capital sua vontade de lançar a candidatura de Trad, bem como a ideia da aliança com o PTB nesse sentido.
“Nelsinho quer que o PMDB o apoie oficialmente, com casamento na igreja e tudo mais. Disse a ele que levarei essa proposta para o diretório porque minha preferência pessoal não pode prevalecer sobre a decisão partidária”, ressaltou Puccinelli, segundo o jornal, nesta sexta-feira horas depois de se encontrar com Trad.
Puccinelli contou que o maior empecilho para selar o acordo seria convencer outros peemedebistas a desistirem de ser candidatos. Como, por exemplo, o vereador Paulo Siufi, que há anos nutre a vontade de disputar a prefeitura da cidade pelo PMDB.
jan 21, 2016 | Campo Grande
Na mira da Lava Jato, Bernal nega uso de dinheiro de propina em campanha. Foto: Geovanni Gomes
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) se mostrou indignado diante da possibilidade de estar na mira da Operação Lava Jato, que investiga desvios milionários dos cofres da Petrobras. Segundo o procurador-geral do MPF (Ministério Público Federal), Rodrigo Janot, o PP (Partido Progressista), administrado por Bernal em Mato Grosso do Sul teria desviado R$ 357,9 milhões da União que foram investidos em campanhas em 2012 e 2014.
Bernal, que também ocupa a vice-presidência nacional do PP, destaca que a acusação já faz parte de estratégias políticas para 2016. “É uma mentira extremamente maldosa, que já vem no início de ano de eleição”.
As informações que basearam a denúncia de desvios são de balanço, entre os anos de 2006 e 2014, do esquema comandado pelo ex-diretor de abastecimento Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Os detalhes estão descritos em denúncia contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR), oferecida ao Supremo Tribunal Federal. De acordo com a acusação formal do MPF, doações oficiais ao partido – o primeiro a ter o nome envolvido na Operação Lava Jato – ocultaram o pagamento propina.
Conforme os dados cadastrados no portal da transparência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), durante sua campanha para prefeito de Campo Grande, em 2012, Bernal recebeu mais de R$ 1.569,986,00, que foram repassados pelo diretório nacional. Já da direção estadual/distrital, também comandada por ele, o pepista recebeu R$ 100 mil.
Em 2014, o Partido Progressista recebeu R$ 400 mil da empresa JBS, uma das investigadas pela Operação Lava Jato. O dinheiro foi enviado para a campanha de Alcides Bernal, que estava fora da prefeitura, após ser cassado por improbidade administrativa, e concorria ao Senado.
A Operação já investiga outros dois políticos de Mato Grosso do Sul que pertencem ao Partido dos Trabalhadores, Delcídio do Amaral, que está preso, e o deputado federal Vander Loubet. Delcídio, inclusive, foi um dos principais apoiadores da campanha progressista, com diversas aparições em público e troca de elogios. Hoje, porém, o prefeito evita comentar sobre o ex-aliado.
Reportagem: Top Midia
jan 21, 2016 | Campo Grande

Além de chef de cozinha, atuação profissional inclui consultoria, gestão de bares e restaurantes e segurança alimentar
O setor de alimentação fora de casa cresce em média 14,7% ao ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação. Profissionalizar-se em Gastronomia pode garantir uma oportunidade de trabalho neste promissor mercado que gera, aproximadamente, 450 mil vagas de emprego por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
Para alavancar o segmento, a Uniderp lança neste semestre o primeiro CST em Gastronomia de Campo Grande. O curso tem duração de dois anos e forma tecnólogos para planejar, gerenciar e operacionalizar pratos da culinária, além de atuar em diferentes serviços do segmento.
“Durante as aulas práticas e teóricas, os alunos aprenderão sobre a história dos alimentos, a cozinha de diversos países e a ciência dos ingredientes. Serão capacitados em disciplinas que envolvem preparo de coquetéis e drinques, panificação, confeitaria, carnes, peixes, entre outros alimentos, e também na preparação de eventos e desenvolvimento profissional”, explica o diretor da Uniderp Agrárias, Ivo Busato. O curso ainda contempla conhecimento dos métodos de segurança alimentar, planejamento e produção de cardápio de restaurantes de cozinha nacional e internacional, hotéis, lanchonetes, bufês, empresas e hospitais. Veja as principais áreas de atuação deste profissional:
- Consultoria – assessoria técnica para abertura de restaurantes e para melhorias em estabelecimentos já inaugurados.
- Gestão – administração de negócios do ramo com ações que vão desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.
- Segurança alimentar – realização de vistorias em cozinhas industriais e restaurantes, com vistoria do cumprimento das normativas técnicas.
- Personal chef – atua na preparação de cardápios em residências.
- Chef pâtissier – trabalha em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados, doces e salgados.
- Chef de cozinha – planeja e prepara cardápios de acordo com a cozinha que comanda. Atua em restaurantes comerciais, hospitalares, cantinas, bares e bufês.
Processo seletivo
Para incentivar o ingresso ao ensino superior, a Uniderp realiza, durante todos os sábados de janeiro, o projeto Portas Abertas, uma mobilização para orientar e tirar dúvidas de quem está em busca de formação profissional. Durante o evento, os interessados podem realizar inscrições para vestibular e realizar a prova, que é promovida de hora em hora. A correção e divulgação do resultado da avaliação acontece no mesmo dia, além da efetivação da matrícula.
Confira a relação dos documentos necessários para a realização da matrícula:
- CPF (original e xerox)
- Certidão de Nascimento ou Casamento (original e xerox)
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio
- Comprovante de Residência
- Duas fotos 3X4
- Histórico Escolar do Ensino Médio
- RG (original e xerox).
SERVIÇO
Vestibular Uniderp – Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Local: Uniderp Agrárias
Data: todos os sábados de janeiro
Endereço:Rua Alexandre Herculano, 1.400
Horário: das 9h às 15h
Contato: 67 3348 – 8177 / 8332 / 8198 / 8269

jan 20, 2016 | Campo Grande

Automóveis Fiat Mille, motos Honda e engates tipo carretinhas no leilão do CREA-MS. (Foto: Jocemir Lenz)
São 15 automóveis Fiat Mille fabricados entre 2008 e 2012 com lance inicial a partir de R$ 6.630 e nove motos Honda NXR 150, ano 2009, com valor inicial de R$ 3.070. Estas são as principais atrações do leilão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS), cuja plataforma online já está em operação. Os interessados podem oferecer lances através do portal da Casa de Leilões – http://www.casadeleiloes.com.br/externo/lotes/267 – até 27 de janeiro (próxima quarta-feira). Nesta data, a partir das 14 horas, o leilão será aberto também para lances presenciais. Neste caso, os arrematantes devem se dirigir para o endereço da Casa de Leilões, na Rua Jaboatão, 271, no Bairro Sílvia Regina, em Campo Grande, MS.
Além dos automóveis e motos, o leilão também está disponibilizando três engates tipo carretinha com lance inicial de R$ 1.380 cada e ainda dois lotes de bens diversos, incluindo vários itens de informática (impressoras, monitores, CPU´s, etc.), telefonia, escrivaninhas, armários em aço e em madeira além de cadeiras. O pregão presencial será comandando pelo leiloeiro oficial Tarcílio Leite.
Para vistoria dos lotes, os interessados devem se dirigir ao pátio da Casa de Leilões até o próximo dia 26 de janeiro (sempre de segunda a sexta-feira) nos horários das 8 às 11 horas e das 13h30min às 16h30min. No dia do leilão presencial (27.01) a visitação será permitida somente no período das 8 às 11 horas. A vistoria será exclusivamente visual.
No leilão presencial as pessoas físicas devem comparecer munidas de sua carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Para as pessoas jurídicas são exigidos o contrato social, o CNPJ e a carteira de identidade e o CPF do representante legal da empresa.
Estão impedidos de participar qualquer servidor ou dirigente do CREA-MS, membros da Comissão de Licitação, pessoas físicas e jurídicas consideradas inidôneas frente às administrações públicas, que estejam com seus direitos de licitar e contratar suspensos e também as organizações sob regime de falência, recuperação judicial, concurso de credores, em dissolução e liquidação. O edital completo está disponível no seguinte link: http://www.casadeleiloes.com.br/arquivos/arquivos_leilao/0781302001453139341.pdf. Mais informações podem ser obtidas junto à Casa de Leilões através do fone (67) 3363-7000 e pelo e-mail: casadeleiloes@yahoo.com.br.
Reportagem – Ariosto Mesquita
jan 18, 2016 | Campo Grande

Assim como Delcídio e Bumlai, os corumbaenses Bernal e Vendramini
Bernal ao lado do ex-deputado Arroyo (PR-MS) investigado também na Lava Jato
SÃO PAULO – A Força-Tarefa da Operação Lava Jato investiga depósitos efetuados em empresa de fachada utilizada pelo doleiro Alberto Youssef para lavagem de dinheiro de desvios da Petrobras.
Entre a investigada está a Treviso empreendimento. De acordo com as investigações, a empresa do lobista Julio Camargo que fechou acordo de delação premiada no caso Lava Jato é o controlador de três pessoas jurídicas – Treviso Empreendimentos, Piemonte e Auguri –, grupo que mais repasses fez para empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef, operador da lavagem de dinheiro e corrupção na Petrobrás.
No período compreendido entre 09/01/2008 a 30/09/2014, sistematicamente, a empresa Treviso empreendimentos Ltda destinou recursos conforme tabela abaixo para os seguintes candidatos:
O vereador de Corumbá e que também foi candidato a governo pelo PP em 2014, Evander José Vendramini Duran, o ex-deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Ribeiro Arroyo do PR, partido este, que apoiou e lançou um vice na chapa do senador Delcídio do Amaral, preso na Operação Lava-Jato no ultimo pleito. E por fim o Prefeito de Ponta Porã Ludimar Godoy Novais (PDT), flagrado pela Polica Federal na Operação Miqueias recebendo propina.
A Lava Jato originou justamente da Operação Miqueias. Operação Miqueias que investiga Bernal e prefeito de Ponta Porã desencadeou Lava Jato
Exclusivo: Lava-Jato chega em tesoureira e assessora do prefeito Alcides Bernal
Abaixo relatório de dentro da Operação Lava-Jato. Acompanhe:
Apoio a Delcídio em 2014
No segundo turno, do pleito para o governo do estado em 2014, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) declarou, o apoio ao candidato e senador Delcídio do Amaral (PT) para o governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Bernal disse na época que o partido vai entrar na campanha do petista. “A partir de agora iremos para as ruas, comércios, bairros, conversar com as pessoas para elegermos o senador Delcídio o governador de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Filho de investigado contemplado
Com o término da eleição de 2014, o prefeito Alcides Bernal, do PP, deu ‘uma forcinha’ para o amigo e colega de partido, nomeando o filho do candidato derrotado ao Governo do Estado, vereador por Corumbá, Evander Vendramini para compor os quadros da prefeitura de Campo Grande. Douglas Aredes Vendramini Duran, 23 anos, teve a nomeação publicada no Diário Oficial do Município, na última quinta-feira (3).
De acordo com a publicação, Douglas Duran como é conhecido, foi nomeado para exercer o cargo em comissão de Assessor-Técnico III, símbolo DCA-6, na Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio), em conformidade com o Decreto n. 12.751, de 23 de novembro de 2015. A data é retroativa ao dia 2 de dezembro de 2015
Reportagem – Jornal i9
jan 15, 2016 | Campo Grande

O Ônibus tem como objetivo principal levar diagnósticos oncológicos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso.
O Ônibus tem como objetivo principal levar diagnósticos oncológicos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso.
O programa de prevenção “Ônibus da Saúde” realiza a primeira viagem de 2016 no próximo fim de semana. Glória de Dourados, município distante 267 km da Capital, recebe a maior estrutura móvel de prevenção ao câncer do país neste sábado (16). O Ônibus, que tem como objetivo principal levar procedimentos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso, é equipada com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. O Ônibus da Saúde estará estacionado, a partir das 7h30, na Rua Tancredo Neves, em frente ao Centro de Saúde Central do município.
O foco do programa são os dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o de colo de útero e o de mama, que quando diagnosticados no início, têm maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também é importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.
Para a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica Budib.
Viabilizador do programa, o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache.
O presidente também salienta que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame preventivo anualmente e a mamografia a cada dois anos”, pontua Ayache.
Serviço: O Ônibus da Saúde estará estacionado em Glória de Dourados, no próximo sábado (16), a partir das 7h30, na Rua Tancredo Neves, em frente ao Centro de Saúde Central do município.
Assessoria de Comunicação Cassems