Campo Grande (MS) – No dia 19/10 (quarta-feira), a partir das 14h, nas dependências dos Correios na Avenida Cônsul Assaf Trad, n° 238, bairro Mata do Jacinto, Campo Grande – MS, acontece o leilão de lotes de bens móveis dos Correios. Irão a arremate dezesseis lotes de bens diversos e quatro de bicicletas. Veja mais detalhes em Bens para Leilão.
No dia 18 de outubro, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, e no dia 19 das 08h às 110h, o local estará aberto para visitação dos interessados.
Outras informações podem ser obtidas junto aos Correios, pelo telefone 3389-5170.
Serviço:
Leilão – 19/10/2016, às 14h
Local – Avenida Cônsul Assaf Trad, n° 238, bairro Mata do Jacinto
Campo Grande (MS) – Em mais uma ação da Caravana da Saúde, o governo do estado deu inicio neste domingo (16) a mais um cronograma de cirurgias eletivas de alta complexidade em hospitais de Campo Grande. Serão 112 cirurgias ortopédicas por mês divididas entre o Hospital Adventista do Pênfigo e o Hospital Santa Marina. Durante a manhã, o secretário de estado de saúde Nelson Tavares acompanhou o inicio dos atendimentos em cada hospital. Para o secretário, os trabalhos da caravana da saúde reforçam o planejamento de reestruturação em saúde iniciado pelo governo, reduzindo as filas de espera por um atendimento médico.
O secretário de saúde Nelson Tavares acompanhou as consultas dos pacientes para os procedimentos ortopédicos
“Foi o nosso compromisso desde o início e estamos fazendo a nossa parte para que a população não espere mais na fila por um procedimento cirúrgico. São pessoas que estão há anos aguardando uma resposta do poder público no setor da saúde. Corremos atrás e conseguimos através de convênios com os hospitais, com um custo muito baixo, movimentar esta fila que estava parada e prejudicava a saúde das pessoas”, disse o secretário.
Em seu primeiro dia de atendimento, 60 pessoas foram chamadas ao Hospital Adventista do Pênfigo, passando pelas consultas pré-cirurgicas e saindo já com a data da cirurgia marcada. Já no Hospital Santa Marina, os atendimentos foram iniciados no sábado (15), com quatro cirurgias de ortopedia. Para Vandir Oliveira dos Santos, 81 anos, a confirmação de sua cirurgia no quadril significa um alívio após três anos aguardando pelo procedimento.
Vandir Oliveira dos Santos, 81 anos, aguardava há 3 anos para fazer uma cirurgia no quadril. procedimento será feito no Hospital do pênfigo pela Caravana
“No começo eu fiquei em dúvida, por causa da espera nas tentativas anteriores. Era muito difícil para mim se movimentar e a espera era angustiante, não tinha uma resposta. Houve vezes em que eu fiz as consultas e o risco cirúrgico, mas por causa da demora, os exames perdiam a sua validade e eu tinha que fazer tudo novamente. Mas agora, quando saí do consultório com o médico confirmando a data da minha cirurgia foi uma satisfação enorme”, disse Vandir após sair de sua consulta no Hospital do Pênfigo.
Aguardando por uma cirurgia há 2 anos, Carmelina Vaz da silva, 57 anos, se emociona ao lembrar dos 5 anos tratando de sua dor no quadril e da frustração em não conseguir realizar o procedimento. “Eu busquei a ajuda médica há 2 anos atrás e até então não conseguia concluir o tratamento por causa da demora. Deixei de fazer muita coisa na minha vida por causa deste problema no quadril, que foi piorando enquanto aguardava uma resposta da saúde. Eu só consiguia dormir com a ajuda de remédios para a dor. Ter esta cirurgia marcada é praticamente uma mudança na minha vida. É uma felicidade poder deixar de lado minhas muletas e já pensar andar de bicicleta daqui há um tempo”, disse Carmelina.
Kaled Auadala Hajjar, 45 anos, que aguardava a sua consulta, destacou a felicidade ao ser convocado para a realização de sua cirurgia no fêmur após 3 anos de espera. “Depois de toda essa espera e duas vezes tentando concluir o tratamento, a frustração é muito grande. Por causa das dores na perna eu acabei tendo que me licenciar do trabalho. Quando recebi a ligação confirmando a cirurgia, deu até vontade de chorar. Foi muito tempo aguardando esta resposta, e a felicidade é grande”, comemorou Kaled, enquanto aguardava a sua consulta.
Campo Grande (MS) – Todo ano é a mesma situação. Uns aprovam, outros são contra e há especialistas que defendem: adiantar o relógio em uma hora pode trazer alterações à vida das pessoas, mas nada que leve mais de 10 ou 15 dias, tempo estimado para adaptação.
Cardiologista e clínico, Luiz Ovando, explica que a grande questão em torno do Horário de Verão é a função de renovação orgânica, o que ocorre durante o sono. “Isso significa que o sono é uma grande função, da qual depende todas as outras, como neurológica, cardiológica e intestinal, para citar algumas. Quem dorme mal não tem plenitude das funções”, diz.
Ainda segundo o médico, quando se adianta o relógio em uma hora, não se mexe na natureza, não há mudança na luminosidade natural. “Então a pessoa que acorda costumeiramente às 6 horas adianta o relógio e quando acorda, já no horário de verão, o dia ainda estará escuro. Isso gera estresse, altera a capacidade de concentração, algumas pessoas podem ter alteração de pressão e de glicose”, detalha.
Talita de Oliveira acredita que as crianças sentem mais a mudança. (Foto: Alcides Neto)
O que fazer? O médico orienta que a dica é dormir mais cedo, ingerir bastante liquido e praticar atividade física. Quem faz uso de medicamentos deve ficar atento e não descuidar dos horários de tomar os remédios. “ Em geral, dentro de uns 10 a 15 dias o corpo já estará adaptado”.
Para a recreadora Talita Gomes de Oliveira, 26 anos, as crianças são as que mais sentem o adiantar dos ponteiros. “Temos a sensação de acordar mais cedo, as crianças dão muito trabalho na hora de levantar, mas por outro lado também é possível aproveitar mais o dia”, avalia.
A dona de casa Elizabeth da Silva, 22 anos, concorda com Talita de Oliveira e acrescenta: “ É muito bom por causa da claridade, não fica tão perigoso sair de casa”.
Para o secretário Danilo Gomes, 24 anos, apesar de sentir diferença por conta da sensação de dormir menos, a adaptação ocorre facilmente. “Para mim a adaptação é tranquila”, diz. Já o militar, Cleiton Rodrigues, 30 anos, diz que o novo horário é “indiferente, não muda nada para mim”.
Adiantando os ponteiros – O horário de verão começa à meia-noite deste sábado (15), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, que vai até o dia 19 de fevereiro de 2017, atinge 11 unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
A mudança no horário acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval. No Brasil, segundo a Agência Brasil, o horário de verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos.
Economia – Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%, o que equivale, em todo o período do horário de verão, aproximadamente ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.
Para este ano, a expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico é que a medida possibilite economia de R$ 147,5 milhões, que representa o custo evitado em despacho de usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga no período de vigência do horário de verão.
MTE reconhece os perigos do benzeno e baixa medidas rigorosas aos postos de combustíveis
Campo Grande (MS) – O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE divulgou a Portaria MTE Nº 1109 de 21/09/2016 em que finalmente reconhece os perigos do benzeno (um dos componentes dos combustíveis nocivos à saúde humana) e determina alguns procedimentos de segurança, que devem ser tomados pelos postos de combustíveis de Mato Grosso do Sul e de todo País.
“Essa portaria é a bandeira pela qual sempre lutamos”, afirma José Hélio da Silva, presidente do Sinpospetro/MS (Sindicato dos dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis Derivados de Petróleo do Mato Grosso do Sul), “pois especifica também alguns cuidados e recomendações aos trabalhadores e dá prazo para que os postos se adequem aos itens da nova lei”, explica.
Aos trabalhadores em postos revendedores de combustíveis (PRC) com atividades que impliquem em exposição ocupacional ao benzeno, serão fornecidos, gratuitamente, pelo empregador, uniforme e calçados de trabalho adequados aos riscos. A higienização dos uniformes será feita pelo empregador com frequência mínima semanal.
O empregador deverá manter à disposição, nos postos de combustíveis, um conjunto extra de uniforme, para pelo menos 1/3 (um terço) do efetivo dos trabalhadores em atividade expostos a combustíveis líquidos contendo benzeno, a ser disponibilizado em situações nas quais seu uniforme venha a ser contaminado por tais produtos.
É responsabilidade do empregador só permitir a contratação de serviços de outras empresas desde que faça constar no contrato a obrigatoriedade do cumprimento das medidas de segurança e saúde no trabalho (SST) previstas nessa nova lei.
Os postos devem adequar os contratos de prestação de serviços vigentes às disposições desta norma e interromper todo e qualquer tipo de atividade que exponha os trabalhadores a condições de risco grave e iminente para a sua segurança ou saúde.
Aos trabalhadores, cabe a responsabilidade de zelar pela sua segurança e saúde ou de terceiros que possam ser afetados pela exposição ao benzeno, e comunicar imediatamente ao seu superior hierárquico as situações que considerem representar risco grave e iminente para sua segurança e saúde ou para a de terceiros.
Os empregados não podem também utilizar flanela, estopa ou tecidos similares para a contenção de respingos e extravasamentos, conforme previsto no item 9.7 da nova portaria, pois isso pode provocar a contaminação pelo benzeno e outros subprodutos, nocivos à saúde humana, contidos nos combustíveis.
Devem também usar os Equipamentos de Proteção Individual – EPI apenas para a finalidade a que se destinam, responsabilizando-se pela sua guarda e conservação, devendo comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para o uso, bem como cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
Os trabalhadores que exerçam suas atividades com risco de exposição ocupacional ao benzeno devem realizar, com frequência mínima semestral, hemograma completo com contagem de plaquetas e reticulócitos, independentemente de outros exames previstos no PCMSO (Programa de Controle de Saúde Ocupacional).
Os postos de combustíveis devem manter sinalização, em local visível, na altura das bombas de abastecimento de combustíveis líquidos contendo benzeno, indicando os riscos dessa substância, nas dimensões de 20 x 14 cm com os dizeres: “A GASOLINA CONTÉM BENZENO, SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA. RISCO À SAÚDE.” Veja a íntegra da lei e seus respectivos prazos para cumprimento, no site:
Campo Grande (MS) – O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 32.ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública propôs ação judicial em desfavor do município de Campo Grande para a regularização da UPA Jardim Leblon.
Tendo em vista as competências regulamentares da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, as unidades implantadas sob esse tipo de serviço devem estar capacitadas para prestar atendimento correspondente ao primeiro nível de assistência da média complexidade (urgência e emergência), contando obrigatoriamente com pronto atendimento adulto e pediátrico, devendo seus serviços funcionar de modo ininterrupto nas 24 horas do dia, em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos.
O MPMS entende que depois de uma vasta vistoria técnica a UPA JARDIM LEBLON foi inaugurada em desconformidade com as diretrizes para implantação desse serviço de Pronto Atendimento 24h previstos na Portaria n. 342, de 04/03/2013 e nos demais normativos, do Ministério da Saúde.
Segundo a promotora de Justiça Filomena Aparecida Depólito Fluminhan “os técnicos constataram que desde a inauguração da Unidade esta já não cumpria todas as exigências para sua implantação e funcionamento (pronto atendimento adulto e pediátrico, equipamentos, médicos, profissionais de enfermagem, mobiliários/materiais etc.). Portanto, além de não dispor de Médico Pediatra nos períodos da manhã e tarde (somente possui pediatra à noite), e não possuir equipamentos essenciais para atendimento infantil , ainda devem contar, no mínimo, com equipe de saúde composta por quantitativo de médicos e enfermeiros nas 24 horas para atendimento contínuo de clínica médica e clínica pediátrica.
Na ação ressaltou a Promotora de Justiça outras deficiências da UPA LEBLON notadamente a falta ou insuficiência de equipamentos essenciais , sendo que os mais relevantes são aparelhos e equipamentos da sala de urgência, sem prejuízo de outros dos demais setores da UPA.
Desse modo, a 32.ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública postula junto ao judiciário a obrigatoriamente da Unidade de Pronto Atendimento Jardim Leblon estar adequada ao modelo padrão UPA 24H, porte III, cujas diretrizes e requisitos para implantação e funcionamento são regulamentadas pelo Ministério da Saúde, a fim de que preste atendimento de qualidade à população, diminuindo por conseguinte a demanda por Leitos da Assistência Hospitalar .
Entenda o caso
No dia 11 de abril de 2016 foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim Leblon, na modalidade de UPA Nova. Por consequência, o Município encerrou as atividades do antigo Centro Regional de Saúde(CRS) Guanandy.
Com isso, a população que era atendida no CRS Guanandy passou a ser referenciada para essa nova Unidade de Pronto Atendimento 24h, a qual tem competência para atender número maior de pessoas e também deve oferecer serviços de maior complexidade..
A implantação da nova Unidade de Pronto Atendimento foi feita mediante convênio com a União Federal, visto que o Município propôs a habilitação da unidade como UPA 24 Horas de Porte III e deve estar de acordo com as diretrizes e requisitos para implantação e funcionamento são regulamentadas pelo Ministério da Saúde.
Campo Grande (MS) – Durante a primeira sessão ordinária da semana, nesta terça-feira (27/9), os deputados estaduais aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 132/16, que cria o Dia Estadual do Cooperativismo, a ser comemorado anualmente dia 2 de julho. A proposta, que segue agora para a segunda votação, é de autoria de Grazielle Machado (PR) e prevê a inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.
O PL estabelece a realização de ações estratégicas e eventos, além da elaboração de políticas públicas relacionadas ao tema cooperativismo como alternativa de emprego e renda. Na justificativa da proposta, a deputada ressaltou a importância da ação conjunta para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “O cooperativismo representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem, não o lucro. Uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados”.
Segundo Grazielle, que também faz parte da Frente Parlamentar de Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo, o modelo chama a atenção para o fato de poder ser aplicável a qualquer área. “É possível dizer que, onde houver um problema econômico e social, a cooperação pode ser uma solução”. Lembrou ainda que vários são os valores que norteiam o movimento. Um deles é o processo democrático, seja para a tomada de decisões, seja na participação econômica dos membros. Outro é o dever de proporcionar educação, treinamento e informação para os associados. “Uma organização deve cooperar com a outra e fortalecer o movimento, além de trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da comunidade”, afirmou.