(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
fabianasilvestre27920161207

Foto: Victor Chileno

Campo Grande (MS) – Durante a primeira sessão ordinária da semana, nesta terça-feira (27/9), os deputados estaduais aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 132/16, que cria o Dia Estadual do Cooperativismo, a ser comemorado anualmente dia 2 de julho. A proposta, que segue agora para a segunda votação, é de autoria de Grazielle Machado (PR) e prevê a inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.

O PL estabelece a realização de ações estratégicas e eventos, além da elaboração de políticas públicas relacionadas ao tema cooperativismo como alternativa de emprego e renda. Na justificativa da proposta, a deputada ressaltou a importância da ação conjunta para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “O cooperativismo representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem, não o lucro. Uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados”.

Segundo Grazielle, que também faz parte da Frente Parlamentar de Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo, o modelo chama a atenção para o fato de poder ser aplicável a qualquer área. “É possível dizer que, onde houver um problema econômico e social, a cooperação pode ser uma solução”. Lembrou ainda que vários são os valores que norteiam o movimento. Um deles é o processo democrático, seja para a tomada de decisões, seja na participação econômica dos membros. Outro é o dever de proporcionar educação, treinamento e informação para os associados. “Uma organização deve cooperar com a outra e fortalecer o movimento, além de trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da comunidade”, afirmou.

Por: Fabiana Silvestre