Campo Grande (MS) – A Unidade de Atendimento Especial (Unae) vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realiza nesta quinta-feira (27), durante a manhã, a “Festa da Primavera da Unae”, com programação especial para usuários e toda a comunidade, o evento contará com concurso de dança e desfile de fantasias.
A diretora da Unae, Rosana dos Santos, disse que o objetivo é promover a inclusão e fortalecimento de vínculos. “Nosso objetivo principal é primar pelo bem-estar dos nossos usuários e para isso, organizamos confraternizações no decorrer do ano para promoção da inclusão, socialização e fortalecimento dos vínculos entre os usuários, familiares e comunidade”, destacou a diretora.
Leila Perin, chefe de gabinete da Sedhast, acompanhada da diretora da Unae, Rosana dos Santos
Representando a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, a chefe de gabinete, Leila Perin, ressaltou a importância do evento para autoestima e sociabilidade dos usuários. “É comprovado que evento como esse melhora a autoestima dessas pessoas, e transforma o convívio familiar mais agradável. Sabemos das dificuldades que eles enfrentam no seu dia a dia, mas também, nos surpreendemos com a superação e entusiasmos com que lidam com as adversidades, são grandes exemplos para todos nós”, pontuou Leila.
Unae – A unidade atende jovens e adultos com deficiências, e oferece atendimento especializado por equipe psicossocial formada por psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. Dentre as oficinas oferecidas estão as de contação de histórias, artesanatos, tapeçaria, musicalização, artes, leitura, educação física, canto, atos de cidadania, culinária, vivência para as mães. Atualmente, a Unae atende 37 pessoas e suas famílias, que totalizam uma média de 130 pessoas.
Campo Grande (MS) – Da bancada de oito deputados federais, cinco votaram a favor e três contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241/2016) na noite desta terça-feira (25) na Câmara dos Deputados em Brasília (DF). A chamada PEC do teto dos gastos limita os gastos públicos da União, Estados e Municípios à inflação do ano anterior, por período de até 20 anos.
A escolha dos deputados foi a mesma do primeiro turno no último dia 10 deste mês. Votaram a favor os deputados Carlos Marum (PMDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) Tereza Cristina (PSB), Elizeu Dionízio (PSDB) e Geraldo Rezende (PSDB). E contra, os deputados federais Zeca do PT, Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT).
Depois de mais de sete horas de discussão e obstrução da oposição, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, o texto principal da proposta de emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à correção da inflação do ano anterior. Foram 359 votos a favor, 116 contrários e duas abstenções. Seis destaques ao texto apresentados pela oposição ainda precisam ser votados.
Pouco antes de encerrar a votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mandou que a Polícia Legislativa retirasse das galerias cerca de 50 manifestantes que protestavam contra a aprovação da PEC.
Desde o início da discussão da PEC dos Gastos Públicos, a oposição critica a medida e diz que a limitação vai retirar recursos das áreas sociais, principalmente da saúde e da educação. Os governistas rebatem os argumentos e garantem que não haverá cortes nessas áreas. (Com informações da Agência Brasil)
Chuvas continuam durante toda a semana – Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado
Campo Grande (MS) – Chuvas fortes ainda previstas para amanhã em Mato Grosso do Sul, mas calor ainda predomina, com temperaturas de até 36°C. Na quinta-feira (27), frente fria chega e temperaturas caem no fim da tarde.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há potencial para tempestades entre a noite de hoje e tarde de amanhã, com chuvas intensas, rajadas de vento e descargas elétricas. Na quarta-feira, pancadas de chuvas diminuem e devem ser mais fracas e isoladas.
Quinta-feira dia ter céu nublado com chuva isolada. Durante a tarde, frente fria chega ao estado e mínima deve cair para 13°C, com máxima de 31°C. Temperaturas continuam amenas na sexta-feira (28) e madrugada pode registrar 9°C.
Em Campo Grande, termômetros oscilam entre 24°C e 32°C amanhã, com pancadas de chuva e trovoadas. Com chegada da frente fria, temperaturas caem e devem ficar entre 19°C e 29°C.
São Gabriel do Oeste e Batayporã devem ter muito calor amanhã, com 36°C amanhã, maior temperatura prevista para o Estado, e mínima de 22°C. Na quinta-feira, menores temperaturas estão previstas para o sul do Estado.
Direitos dos trabalhadores estão ameaçados, alertam sindicalistas
Sindicalistas de MS se reuniram na CNTC em Brasília para discutir aposentadoria, flexibilização trabalhista e outras ameaças aos direitos dos trabalhadores
Campo Grande (MS) – Lideranças sindicais dos comerciários de Mato Grosso do Sul participaram esta semana em Brasília, de reunião para tratar das ameaças que pairam no Congresso Nacional, que retiram direitos adquiridos dos trabalhadores brasileiros. Deputados e senadores, eleitos pelos trabalhadores, mas que fazem parte da bancada patronal no parlamento, são favoráveis a propostas que flexibilizam os direitos trabalhistas, enfraquecem o movimento sindical e precarizam a vida do trabalhador.
A reunião foi da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, integrada por sindicalistas de MS. Idelmar da Mota Lima, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG é diretor da CNTC, que se reuniu também com presidentes de federações, como a Fetracom/MS (Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de MS), para discutir questões como reforma previdenciária, reforma trabalhista, terceirização e reforma sindical.
“Esta reunião da CNTC foi muito boa pois tratamos com detalhes de todas as ameaças que realmente pairam sobre a vida dos trabalhadores brasileiros e a maioria não se dá conta da gravidade que vem por aí”, afirma Idelmar, que preside também a Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul.
Pedro Lima, presidente da Fetracom/MS e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Dourados –SECOD (filiados à Força Sindical MS) também participou do encontro em Brasília e disse que o movimento sindical brasileiro, de maneira geral, está muito preocupado com o andamento dessas “ameaças” aos direitos dos trabalhadores. Segundo ele, a reforma previdenciária pode punir os aposentados, por conta da má administração governamental e previdenciária no País. “Os trabalhadores não podem, mais uma vez, pagarem pelos erros dos governantes. Além disso, existem outras formas de estancar gastos para sobrar para a aposentadoria e essas medidas não são tomadas por nossas autoridades. O que é lamentável”.
As lideranças sindicais de Mato Grosso do Sul e do País são unânimes em afirmar que os trabalhadores e as entidades que os representam não podem ficar de braços cruzados enquanto toda essa avalanche de mudanças ameaça pessoas e entidades de classe. “Precisamos pressionar nossos representantes políticos, eleitos pelos trabalhadores brasileiros, a votarem matérias que vão de encontro à maioria dos trabalhadores e não da minoria, a classe patronal”, afirma Idelmar da Mota Lima, diretor da CNTC e presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul.
O presidente da confederação, Levi Fernandes Pinto afirmou que o momento é de muita preocupação, uma vez que a bancada patronal no Congresso Nacional pretende votar propostas que flexibilizam os direitos trabalhistas, enfraquecem o movimento sindical e precarizam a vida do trabalhador.
“Somos milhões de trabalhadores que enfrentam diariamente o pior da crise, com demissões, precarização do emprego, jornadas exaustivas, perda de direitos e de garantias constitucionais. A pressão do setor patronal e empresarial nunca foi tão grande . Vimos o Congresso Nacional ser pressionado a aprovar leis que retiram direitos fundamentais de nós trabalhadores”, afirma Levi Fernandes.
O presidente da CNTC disse ainda que “Nunca foi tão importante mantermos nossa atuação para pressionar os parlamentares, matermos nossa base informada a respeito dos riscos que estamos correndo e a população consciente sobre o retrocesso que pretendem aprovar”, lamentou.
Governo dá isenção de ICMS na microgeração de energia elétrica renovável para fomentar energia solar no MS
Campo Grande (MS) – Consumidores residenciais, comerciais e de empreendimentos rurais de Mato Grosso do Sul que investirem na microgeração de energia elétrica renovável, como a energia solar fotovoltaica, serão beneficiados com a isenção de ICMS sobre o excedente produzido. A medida foi anunciada na tarde de segunda-feira (17), pelo governador Reinaldo Azambuja após reunião com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o secretário de Fazenda, Márcio Monteiro e a diretoria da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
O governador Reinaldo Azambuja, juntamente com os secretários Marcio Monteiro e Jaime Verruck, formalizou a adesão de Mato Grosso do Sul ao Convênio ICMS 16/2015 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O dispositivo autoriza a administração estadual a conceder isenção do ICMS nos termos do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, estabelecido pela Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012 da Aneel – que regulamenta a micro e a mini geração.
Com isso, o consumidor que optar por gerar a própria energia por meio de fontes renováveis pode trocar energia com a concessionária local e obter descontos na conta de luz. O abatimento ocorre por meio da isenção do ICMS sobre a energia elétrica trocada entre consumidor e distribuidora. Dessa forma, evita-se que o consumidor seja tributado pela energia injetada na rede – ele paga somente o imposto sobre a energia consumida, com a geração excedente, acumula créditos junto à distribuidora que podem ser usados como abatimento. O decreto da Secretaria de Fazenda com a adesão do governo do Estado ao Convênio ICMS 16/2015 do Confaz será publicado brevemente no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o governador Reinaldo Azambuja “a adesão de Mato Grosso do Sul ao Convênio do Confaz vai beneficiar a população na cidade e também no campo, além de promover o desenvolvimento de novas tecnologias de geração de energia renovável. Nosso Estado era um dos únicos que ainda não havia se integrado a essa proposta. Como ela está alinhada com nossa política de desenvolvimento sustentável, decidimos por nos integrar ao convênio”.
O secretário Jaime Verruck informou que atualmente existem 143 projetos de microgeração de energia elétrica renovável em Mato Grosso do Sul. “Nós recebemos essa solicitação na Semade, levada pelo Concen e já discutíamos o assunto no âmbito do Programa Estado Carbono Neutro. Agora, com a permissão da compensação e a isenção do ICMS, esperamos que aumente a procura por investimentos nessa tecnologia. Já temos alguns empreendimentos de usinas solares fotovoltaicas previstos para o Estado. Um deles na região dos municípios de Cassilândia e Paranaíba. O governador nos solicitou e vamos criar um programa estadual de energias renováveis, pois além da energia fotovoltaica, temos outros projetos de biomassa previstos”, informou.
O presidente executivo da Absolar, Rodrigo Lopes Sauaia afirmou que “a adesão é muito importante para atrair novos empreendimentos em energias renováveis no Estado. Ela isenta de ICMS a população que instalar pequenos sistemas de geração de energia renovável em residência, comércio, ou zona rural. Com a isenção haverá mais competitividade nesse tipo de geração e incentivo para que se invista mais nessa tecnologia, gerando mais empregos qualificados locais e ajudando a desenvolver um segmento novo, que é o da energia solar fotovoltaica”. Segundo Rodrigo, com a entrada de Mato Grosso do Sul, 22 unidades da federação já aderiram ao convênio. “Essa medida vai fazer com o Estado se recupere no ranking de conexões de microgeração de energia solar fotovoltaica do país, pois anteriormente ocupava o primeiro lugar até a instituição do convênio e, após isso, caiu para a oitava colocação”.
FCO Sol
Outra ação do governo, discutida durante a reunião com a Absolar é a disponibilização de uma linha de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para projetos de energia solar fotovoltaica. “Seria o FCO Sol, com financiamento de longo prazo, aos moldes dos projetos de implantação de aviários e que poderiam atender, tanto a avicultura como sistemas de bombeamento de água, irrigação, aeração e cercas elétricas. O governador vai apresentar essa reivindicação no Condel”, finalizou Jaime Verruck.
Também participaram da reunião Hewerton Elias Martins, Hugo Brandão, Henderson Martins, da diretoria Absolar.
Marcelo Armôa – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE).
Nas duas primeiras edições foram atendidas cerca de 7 mil pessoas
Campo Grande (MS) – A ação “Um Sorriso do Tamanho do Brasil” levará serviços gratuitos à população neste sábado, 22, no parque Ayrton Senna. Serão disponibilizados atendimentos na área da saúde, serviços em geral e muita diversão para as crianças.
Esta será a quarta edição do evento, que nasceu a partir do “Sorrindo Pra Vida”, de iniciativa da ABO-MS, realizado em 2013 e 2014. Nas duas primeiras edições cerca de sete mil pessoas foram atendidas em cada ano. Para esta edição são esperadas 10 mil pessoas.
A ABO-MS idealizou o evento como uma forma de comemorar o Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, e o Dia das Crianças, 12 de outubro. O foco da ação são crianças em situação de vulnerabilidade social e os pais.
O projeto tomou proporções maiores após um encontro com a ABO Nacional, por isso houve a mudança de nome. Em 2015, 17 estados realizaram simultaneamente ações sociais com o mesmo nome “Um Sorriso do Tamanho do Brasil”, em que são levados serviços odontológicos, entre outros.
Em Campo Grande (MS), o “Um Sorriso do Tamanho do Brasil” será realizado durante todo o dia.
Serviços Gratuitos:
Na área odontológica, serão realizados atendimentos, triagens, exames de prevenção e diagnóstico do câncer de boca, escovação supervisionada, distribuição de kits de higiene bucal, teatro e atividades recreativas na área odontológica.
Durante o evento também será realizado o exame Papanicolau que é um exame ginecológico que detecta doenças como HPV, câncer de colo de útero e diversas DST.
Para garantir a diversão das crianças, serão disponibilizadas atividades esportivas e recreativas, como torneio de futebol, tirolesa, escalada, giroscópio e capoeira, entre outras atrações do evento. Ainda serão realizadas atividades culturais nas áreas da música, dança, poesia e teatro.
Também serão oferecidos durante o evento diversos serviços como, exames oftalmológicos, corte de cabelo entre tantas outras atividades.
A ação é realizada pela ABO-MS (Associação Brasileira de Odontologia – Seção MS) em parceria com o IDE (Instituto de Desenvolvimento Evangélico) e FM Educativa UCDB.