São 1.050 vagas nos cursos de operador de computador e vendedor
Campo Grande (MS) – O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou as inscrições para 1.050 vagas em cursos de qualificação profissional oferecidos pela educação a distância. O prazo se encerra nesta terça-feira, 27. Os interessados devem se inscrever pela Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital de abertura e as alterações no cronograma, no endereço eletrônico:www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
Com carga horária de 180 horas, há duas opções de cursos: Operador de Computador e Vendedor. Para participar, é preciso ter o ensino fundamental completo e noções de informática. Não há taxa de inscrição.
As vagas estão distribuídas nos municípios de Água Clara, Alcinópolis, Bataguassu, Brasilândia, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Rio Negro, Rio Verde, Sonora e Três Lagoas. Os encontros presenciais serão realizados em polos, cujos endereços constam no edital n° 001/2016.
Além das aulas na internet, os estudantes do curso de Operador de Computador participarão de um encontro semanal nos polos de ensino. Para os alunos do curso de Vendedor, apenas a avaliação será presencial.
Novo cronograma – No dia 03 de outubro, será divulgada a lista de inscritos e a convocação para matrícula, agendada para o dia seguinte, 04. A seleção de estudantes será feita por ordem de chegada para a realização da matrícula.
Os matriculados deverão comparecer à reunião para sensibilização e repasse de informações sobre o curso, prevista para 5 de outubro, nos polos de apoio presencial. De acordo com o novo cronograma, a previsão de início das aulas é 7 de outubro.
Serviço – O contato com o Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread) do IFMS pode ser feito pelo e-mail cread@ifms.edu.br ou pelo telefone (67) 3378-9640.
Capital sedia campeonato estadual de Muaythai no sábado
Campo Grande (MS) – No próximo dia 24/09 acontecerá à primeira edição do NAK ROB – Desafios de Muaythai, evento de Muaythai Tradicional que será realizado no Ginásio de Esportes Colégio ABC ( Rua Antônio Correa 2055- Vila progresso). Evento realizado pelos professores Marcos Ramos e Raphael Lubacheski, presidente e vice-presidente da Liga Sul Mato Grossense de Muaythai.
Haverá 61 participantes entre lutas amadoras, Pro-m e profissionais, que serão lutas casadas e GPs com disputas de cinturões, onde terá muitos atletas de altíssimo nível do Estado. Com premiações, cinturões e medalhas.
O evento será dividido em dois momentos, CARD Amador iniciando as 14:30 e CARD Pro-m e profissional as 19:30. (Entrada 20,00 antecipado; 30,00 na hora).
Atletas que disputarão o GP 67kg Masculino Junior (cinturão): Gustavo Henrique; Rafael Ajala; João Vitor e Erick Cardoso.
Atletas que disputarão o GP 67kg Masculino Adulto (cinturão): Geovane Carvalho; Vinicius Polidoro; Clodoaldo Gomes e Wagner Silva.
Atletas que disputarão o GP 57kg Feminino Adulto (cinturão): Débora Santos; Karini Menacho; Karol Pimentinha e Soraia Aslan.
E grandes disputas profissionais entre: Wendel Jamaica X Victor Henrique (60kg); Matheus Oliveira X Yuri Moreira (57kg) e a luta principal e mais esperada da noite entra duas fera do ringue San Coelho X Gabriel Rodrigues (71kg).
Serviço:Contato com o professor Raphael Lubacheski, vice-presidente da Liga Sul-Mato-Grossense de Muaythai e realizador do evento, pelo telefone (67) 99213-6503
Campo Grand e (MS) – Com um rebanho de 1,8 milhão de unidades, Corumbá, a capital do Pantanal, ocupa a segunda posição no ranking nacional na bovinocultura de corte. O município será sede do Circuito Pecuário Sistema Famasul, no dia 22 de setembro, a partir das 19h, na sede do sindicato rural do município.
De acordo com os dados do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS, o município possui o maior rebanho bovino do Estado e é destaque na produção de leite, de suínos, com o 4º maior PIB – Produto Interno Bruto de Mato Grosso do Sul, com 2,8 bilhões de reais.
O tema do Circuito, promovido pelo Sistema Famasul e pelo sindicato rural, é ‘Criando oportunidades, construindo soluções’. O evento contará com a palestra do especialista em comunicação, Jose Luiz Tejon Megido, intitulada ‘Quem vai ao futuro e quem fica no presente? Os desafios dos produtores rurais’.
Sobre o evento – Corumbá será sede do Circuito Pecuário Famasul, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e pelo Sindicato Rural do município, além do apoio de várias instituições. Com o tema ‘Criando oportunidades, construindo soluções’, o evento acontecerá no dia 22 de setembro, na sede do sindicato rural.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Campo Grande (MS) – Representando o governador Reinaldo Azambuja, a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre empossou na manhã desta segunda-feira (19), às 9 horas, no auditório da Governadoria, o novo superintendente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul, Vladimir Benedito Struck.
Policial Rodoviário Federal (PRF), há 22 anos, o novo superintendente possui vasta experiência no mundo do trabalho, como chefe do Núcleo de Operações Especiais (NOE), fundador da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Jardim, instrutor de narcotráfico, diretor jurídico do Sindicato da PRF, assessor especial da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Elisa Cleia Nobre, secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho
A secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, disse que a mensagem para o dia de hoje, é de parceria. “Nosso governador tem se esmerado em ser parceiro em todos os segmentos e em tudo que está dentro do nosso estado, na parceria com a união, com os municípios para que possamos realmente tornar MS um lugar bom para se investir e melhor ainda para se viver. Essa posse vem reforçar esse objetivo, que são as parcerias sendo desenvolvidas, com novos projetos, na pessoa do Vladmir Struck sempre preocupado em executar o que lhe é proposto, e o que é esperado para a pessoa que está à frente de um cargo público”, destacou.
Elisa Cleia ainda afirmou o compromisso de trabalho em conjunto. “O nosso compromisso se pauta no trabalho em conjunto. Na Sedhast, por exemplo, temos imensas demandas e todas que estão condensadas nessa pasta passam pelo trabalho. Não tem como trabalharmos a inclusão e a defesa de direitos humanos se não tivermos muito afinados com tudo aquilo que diz respeito à inclusão da pessoa no mundo do trabalho, a qualificação, acompanhamento e monitoramento de todas as propostas voltadas para essa área”, pontuou a secretária.
Em seu discurso de novo superintendente, Vladimir Benedito Struck, agradeceu a oportunidade e disse que esse desafio não é somente dele, e sim de uma equipe de trabalho. “Ninguém faz nada sozinho e aceitei o desafio junto com uma equipe que vai levar adiante as demandas do estado. Acredito que se não podemos construir, também não devemos destruir. Construir é difícil por isso nosso maior objetivo é avançarmos para construção de uma política de estado, onde as pessoas são levadas em consideração. Não farei nada diferente do que “trabalho”. As palavras transformam, mas o que efetivamente constrói são as ações e isso conseguiremos por meio das parcerias”, enfocou Struck.
Também presentes na solenidade de posse, o ex-senador Ruben Figueiró, o deputado federal Elizeu Dionízio, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, dentre outras autoridades.
Solange Mori – Sedhast – Fotos: Ana Paula Oliveira
Mato Grosso do Sul avança quatro posições e conquista 5º lugar no Ranking da Competitividade
Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul subiu quatro posições no Ranking da Competitividade dos estados brasileiros, passando da 9ª para a 5ª posição nacional, segundo o levantamento da consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), publicada hoje (19) na Revista Exame. Com esse indicador, o Estado se torna mais atraente para novas empresas investirem em território sul-mato-grossense, além de demonstrar um salto na qualidade dos serviços e na condução da administração pública.
O fator positivo, segundo o governador Reinaldo Azambuja, se deve à busca da eficiência na gestão pública implantada pelo atual Governo. “O Estado tem que ser eficiente de maneira continua, com qualidade e regularidade. Tem que gastar menos com a máquina e mais com as pessoas”, pontou o governador.
No levantamento, foram analisados 65 itens, divididos em 10 pilares estratégicos: segurança pública; eficiência da máquina pública; sustentabilidade social; capital humano; infraestrutura; inovação; educação; potencial de mercado; solidez fiscal e sustentabilidade ambiental.
O resultado final gerou uma nota de 0 a 100 para cada estado, onde Mato Grosso do Sul conquistou a 5ª posição, atrás apenas dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal. Dos Estados da região do centro-oeste, Mato Grosso do Sul conquistou a segunda melhor posição, ficando atrás somente do Distrito Federal.
A média do Estado foi de 65.1 neste levantamento, enquanto em 2015 foi de 63.6. Já o Brasil apresentou queda na média geral, pontuando em 50.2 este ano contra 53.6 no levantamento de 2015.
Pilares da infraestrutura e capital humano
Os melhores índices do Estado foram nos quesitos da infraestrutura e do capital humano. Comparando os levantamentos de 2015 e 2016, Mato Grosso do Sul avançou nove colocações em infraestrutura, passando da 16ª posição nacional para a 7ª, em 2016.
No indicador do capital humano, onde é analisado o valor que cada indivíduo contribui para o crescimento regional, o Estado passou da 12ª posição para a 7ª, melhorando cinco posições no ranking nacional.
O Ranking de Competitividade tem o objetivo de alcançar um entendimento mais aprofundado e abrangente dos estados brasileiros e do Distrito Federal.
Campo Grande (MS) – A VI Volta UFMS teve sua data alterada para o dia 6 de novembro (domingo), e as inscrições foram prorrogadas até 28 de outubro. São 800 vagas para as corridas de 5km e 10 km.
O valor da inscrição é de R$ 50 reais, que dá direito a um KIT com camiseta personalizada e um chip para a cronometragem do tempo do participante e pode ser feita no site: http://voltaufms.sites.ufms.br/. Doador de sangue tem 50% de desconto na inscrição conforme lei municipal, pagando assim o valor de R$ 25,00, que deverá ser comprovado com a apresentação da carteirinha de doador na entrega do kit.
A Volta UFMSteve início de forma experimental em 2011, inspirada na Volta da USP, uma das corridas de rua mais antigas do Brasil, que começou em 1964. O objetivo é estimular a comunidade acadêmica e a externa a melhorar a qualidade de vida por meio da prática de esportes, seja a corrida, seja a caminhada.
Os três primeiros colocados nas corridas de 5 e 10 km receberão troféu. Os demais participantes receberão medalha por faixa etária. Também terá troféu categoria servidor, e acadêmico (somente para os que chegarem em primeiro lugar nas corridas de 5 e 10 km).