(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026

MPMS pede intervenção judicial no Hospital Regional de Cirurgias Eletivas de Dourados

Campo Grande (MS) – O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio das 10ª e 16ª Promotorias de Justiça de Dourados, propôs Ação Civil Pública com pedido de tutela provisória de urgência em caráter incidental, perante a 6ª Vara Cível do município em face do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Hospital Evangélico de Dourados, o pedido aconteceu no final da tarde de quarta-feira (15/02).

A ação visa, de imediato e liminarmente, que se suspenda o contrato administrativo que passou a gestão do Hospital Regional de Cirurgias Eletivas de Dourados para o Hospital Evangélico do município, bem como que se nomeie um interventor judicial para gestão da casa de saúde pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, além da abertura em 30 dias de procedimento de chamamento público para credenciamento da nova gestão.

O procedimento investigatório do Ministério Público, com atuação conjunta das 10ª e 16ª Promotorias de Justiça constatou, além de irregularidades na contratação para a gestão do Hospital de Cirurgias Eletivas da Grande Dourados, a ineficiência do serviço prestado, bem como a atual situação de interrupção das atividades, tudo, inclusive, constatado pelos Promotores de Justiça Eteocles Brito Mendonça Dias Junior e Ricardo Rotunno, dando causa ao aumento injustificado da fila de pacientes para cirurgias eletivas.

Assomasul tenta sanar pendências de prefeituras no CAUC do governo federal

Assomasul tenta sanar pendências de prefeituras no CAUC do governo federal

Pedro Caravina (11)

Assomasul tenta sanar pendências de prefeituras no CAUC do governo federal

Em fim de mandato, parte dos prefeitos não cumpriu as 13 obrigações do CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias).

Campo Grande (MS) – Ajudar as prefeituras a cumprir suas obrigações com o governo federal será uma das metas da Assomasul(Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) nesse início de ano. A garantia é do presidente da entidade e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina (PSDB), durante entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena, na manhã desta sexta-feira (17).

Em fim de mandato, parte dos prefeitos não cumpriu as 13 obrigações do CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias). Com essa pendência ativa, os municípios ficam impedidos de receber verbas federais e, com isso, deixam de prestar serviços essenciais à população nas áreas da saúde, educação entre outras obrigações.

“A maioria dos problemas levantados é de origem documental”, disse o presidente, ao se referir à situação causada por essa falta de prestação de contas. Caravina aproveitou a oportunidade para falar da necessidade de um novo pacto federativo, uma vez que os municípios têm autonomia administrativa, mas não a financeira.

Entre os pontos defendidos pela Assomasul e que deve ser motivo de mobilização nacional e a derrubada do veto do presidente da República, Michel Temer (PMDB), à cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços ) no local onde são realizadas as transações com cartão de crédito ou débito, bem como operações de factoring e de leasing.

Com a decisão, sancionada em 30 de dezembro, fica mantida a cobrança no domicílio da administradora do cartão ou dessas demais operações e os municípios onde as operações são realizadas deixam de arrecadar.

“O pacto federativo precisa ser urgente para acabar com as distorções que ocorrem hoje no país”, defendeu Caravina, e citou como exemplo a cobrança do ISS na origem, ou seja, no local onde a compra foi efetuada. “Essa se tornaria uma arrecadação extra dos municípios”, afirmou.

Essa questão é um dos itens da pauta de discussão da 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 15 a 18 de maio, organizada pela CNM (Confederação Nacional de Municipios.

Reportagem: Adão Jorge

Ação contra o Aedes beneficiou 1000 pessoas em Campo Grande

Ação contra o Aedes beneficiou 1000 pessoas em Campo Grande

Campo Grande (MS) – A campanha Liga Antimosquito da Associação Comercial de Campo Grande, por meio da Rede de Farmácias São Bento, beneficiou cerca de 1000 pessoas no centro da capital. Repassar orientações técnicas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, febre amarela e chucungunya, foi o objetivo da ação. Além das informações e panfletagem, campograndenses lotaram as filas para aferição de pressão e teste de glicemia, neste sábado (11), na esquina da 14 de Julho com a Afonso Pena.

“Informação nunca é demais. Conseguimos beneficiar a população e superamos nossa expectativa em 100%. A ascensão nas estatísticas relacionadas às doenças causadas pelo Aedes é legítima e preocupante. Tudo o que puder ser feito para sairmos desse mapeamento negativo de doenças, é válido”, relata a superintendente da São Bento, Flávia Buainain.

Aproveitando o farol vermelho e com apoio da polícia militar, profissionais da saúde panfletaram junto ao mascote da campanha, o Mosquitão. “Conseguimos dar a importância merecida ao problema, e somamos às iniciativas públicas, que sozinhos, não conseguirão erradicar Mato Grosso do Sul desse mapa epidemiológico”, destaca Flávia.

Toda a ação envolveu cerca de 30 funcionários da rede de farmácias.

 

Programação da Escola de Verão de quimica 2017-INQUI /UFMS

Campo Grande (MS) – Será realizado no Instituto de Química da UFMS (INQUI) entre os dias 13 a 24 de fevereiro de 2017 a1ª Escola de Verão de Química para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico. O Projeto de Extensão está sendo coordenado pelos professores Ivo Leite Filho e Daniele Correia e consiste em aulas experimentais na Educação básica, visando o enriquecimento dentro da área de ciência e tecnologia. O Projeto  ESCOLA DE VERÃO DE QUÍMICA visa  fortalecer a parceria entre a UFMS, UEMS, IFMS e as Escolas de Educação Básica no sistema público e particulares de Educação atingindo principalmente estudantes de Mato Grosso do Sul interessados em questões da ciência, tecnologia e sociedade.

O Projeto prevê a utilização de espaços no INQUI e outros espaços científicos da UFMS que promovam a divulgação da importância científica da  UFMS. E essa ação objetiva a inclusão dos professores e estudantes da Educação Básica, buscando elevar o interesse participativo desses alunos com relação à produção científica. Outro aspecto deverá ser a formação de estudantes das Escolas Estaduais que disponham dos laboratórios de base científica nas Escolas Estaduais para atuarem como possíveis monitores e incentivadores do uso de aulas experimentais nestas escolas.

Já recebemos até o presente mais de 149 alunos inscritos, na faixa etária de 15 a 18 anos, de diversas escolas e cidades. Com a presença destes estudantes durante os dias 13 a 24 de fevereiro de 2017, osministrantes dos cursos (10h) que serão graduandos de licenciaturas do 4º e 5º ano, também pretendem incentivar e trocar experiências entre as escolas, instituições envolvidas para desenhar a melhor forma e estratégias de incentivo aos jovens que gostam ou se interessam pela ciência e tecnologia.

Serão oferecidos 18 minicursos relacionadas com temas de Química, com os seguintes temas

 

1) A química da água

2) Química dos alimentos

3) Ácidos e Bases

4) Investigação Criminal

5) Eletrofloculação

6) Terra, Planeta… água? Tratamento de água e consumo consciente.

7) Perfumes uma Química Inesquecível.

8) Super trunfo da tabela periódica

9) Química dos cheiros

10) Produção de Biodiesel

11) Reações E Nosso Dia a dia

12) A Química luminosa

13) Química tem cheiro de que?

14) Como Tudo começou? Robert Boyle e uma breve história da Química

15) O Universo das Partículas Gasosas

16) Chuva Ácida

17) Açúcar, Tempero e tudo o que há de bom

18) Mistura de substâncias: Separar é preciso

E 13 visitas técnicas aos laboratórios de pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Teremos grupos, laboratórios, alunos do programa de Mestrado e Doutorado nas seguintes modalidades:

(LABORATÓRIO ANATOMIA) O cérebro do adolescente: limitações e oportunidades

(LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA): Setor de Bioquímica e as Linhas de Pesquisas

(LP5-LABORATÓRIO MATERIAIS ELETROCATALÍTICOS )(área de Eletroquímica)

(LABORATÓRIO QUÍMICA DAS PLANTAS-PRONABIO)

(LP6) Complexos Metalicos-Metalofármacos: Aplicações na medicina e materiais luminescentes

JOGOS E DESAFIOS DA MATEMÁTICA

LABORATÓRIO HIDROLOGIA, EROSÃO E SEDIMENTOS

(LP6) Fotoquímica e Eletroquímica Aplicada: tratamento de efluentes/água por Processos Oxidativos.

Show da Química e Master Chef

Primeira-dama de MS debate regionalização do Programa Federal “Criança Feliz”

Primeira-dama de MS debate regionalização do Programa Federal “Criança Feliz”

31992210313_3f4daa2538_k-672x372Campo Grande (MS) – Criado em outubro do ano passado, o Programa “Criança Feliz” prevê atendimento a meninos e meninas cujas famílias são atendidas por programa sociais. Para os beneficiários do Bolsa Família, o acompanhamento será desde a gestação até os três anos de idade. Nas famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o acompanhamento vai até os seis anos.

O objetivo é fazer com que os governos montem equipes formadas por agentes de saúde e outros profissionais para visitas e a garantia de assistência médica, caso necessário.

O encontro que discutiu o assunto foi realizado nessa quinta-feira, em Brasília, no Palácio da Alvorada. A apresentação foi conduzida pela embaixadora do Programa, a primeira-dama, Marcela Temer às demais primeiras-damas dos Estados e algumas cidades.

Fátima Azambuja representou Mato Grosso do Sul e disse que a ação pode fazer a diferença no futuro melhor para centenas de crianças.

No retorno ao Estado, Fátima Azambuja pretende se reunir com todos os prefeitos para que mais municípios participem.

Além de Marcela Temer também estiveram no encontro em Brasília, o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Osmar Terra, representantes do instituto Ayrton Senna, da Organização das Nações Unidas (ONU), da Rede Sarah, e primeiras-damas de 17 Estados.

Somente com o IPVA, Secretaria de Fazenda arrecada R$ 300 milhões

Somente com o IPVA, Secretaria de Fazenda arrecada R$ 300 milhões

Campo Grande

O secretário de Fazenda, Márcio Monteiro (Foto: TV Morena)

O governo do estado de Mato Grosso do Sul arrecadou R$ 300.087.000 com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) de 2017 no primeiro mês, segundo divulgou o secretário Estadual de Fazenda Márcio Monteiro, nesta terça-feira (7).

O valor representa quase a metade do orçamento previsto pela Secretaria de Fazenda, um total de R$ R$ 653.147.296. De acordo com Monteiro, 30% dos contribuintes preferiram pagar à vista e aproveitar o desconto de 15%.

“Arrecadação está dentro do esperado. A margem de erro está dentro do planejado e estes recursos são destinados às políticas públicas que o governo desenvolve”, afirmou Monteiro.

O IPVA foi cobrado este ano para os donos de 925.630 veículos. Do total arrecadado, metade é destinado aos municípios. A divisão é de acordo com o número de veículos emplacados.

O contribuinte que não pagou, poderá parcelar em até cinco vezes. O dono do carro precisa emitir um novo boleto com cobrança de multa que é feita pela internet ou diretamente em uma agência fazendária do estado. Para isso, é preciso apresentar o documento do carro. Com G1.