(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Pedro Chaves participa de fórum sobre reformas em SP

Pedro Chaves participa de fórum sobre reformas em SP

Pedro Chaves participa de forum em SP

Pedro Chaves participa de fórum sobre reformas em SP

Brasilia (DF) – O senador Pedro Chaves (PSC\MS) será um dos palestrantes do Fórum Reforma Brasil, que reunirá especialistas de diversas áreas para debater as reformas necessárias para o crescimento do país. O evento vai ser realizado na capital paulista segunda e terça-feira (6 e 7)  e é promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e o Instituto Panthéon Jurídico, com apoio do Sescon-SP, do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e da Fecomercio-SP.

Além de Pedro Chaves, que fará uma palestra sobre a Lei 13.415, que criou o novo  ensino médio, do qual foi relator no Senado, participará também o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que falará sobre a reforma eleitoral. Já as reformas política e tributária serão tema da palestra do jurista Ives Gandra Martins. O ex-senador Pedro Simon e o prof. dr. Fernando Facury Scaff farão um retrospecto dos 28 anos da Constituição Federal. Caberá ao economista Bernard Appy tratar de propostas de reforma do modelo de tributação de bens e serviços.

“Não podemos mais atrasar essas discussões. O pior da crise passou e o Brasil vive agora um momento oportuno para fazer as reformas. Com elas, conseguiremos erguer os pilares para o nosso desenvolvimento sustentável e para a garantia de oportunidades para as próximas gerações”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp. “A hora é agora. E o Fórum Reforma Brasil vai dar esse passo, com a participação de grandes autoridades do assunto. Vamos unir todos os esforços”.

Para Wilson Victorio Rodrigues, presidente do Instituto Panthéon Jurídico, “O Brasil vive um capítulo histórico fundamental no qual o governo não demonstra medo em tocar em temas sensíveis. Estamos atravessando um período reformista e agora é o momento de a sociedade analisar o que realmente pretende para o futuro do País. Todos temos de dar uma inteligente contribuição a fim de que o governo trilhe o caminho do desenvolvimento. O Fórum Reforma Brasil é o espaço ideal para essa reflexão”.

“O Brasil precisa criar uma grande corrente pelas reformas estruturais, que são o caminho para a superação das graves dificuldades econômicas e sociais”, frisa Márcio Massao Shimomoto, presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP. “Cada um deve deixar de olhar para a sua situação, seu segmento e ampliar o horizonte, pelo bem do País. Toda a sociedade precisa participar dos debates, para encontrarmos coletivamente a rota para o crescimento”.

Criticados sem direito a defesa, cartórios desmentem comparações “Equivocadas”

Criticados sem direito a defesa, cartórios desmentem comparações “Equivocadas”

????????????????????????????????????

Criticados sem direito a defesa, cartórios desmentem comparações “Equivocadas”

Campo Grande (MS) – As comparações entre as custas cartoriais de Mato Grosso do Sul com outros Estados são equivocadas e não correspondem à realidade, não servindo de base para críticas, como vem acontecendo atualmente. Essa é a posição da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores de MS), que apresenta números e dados reais, comprovando que muitos custos praticados em MS são inferiores aos de outros Estados do país. As informações que vêm sendo divulgadas são parciais e tecnicamente frágeis para sustentar a campanha desenvolvida pela Fiems e outras entidades.

O presidente da Anoreg, Juan Pablo Gossweiler, diz que boa parte da polêmica poderia ter sido evitada se a Associação tivesse sido convidada para participar das discussões sobre custas que algumas entidades de classe promoveram. Ele disse que os notários e registradores têm elevado índice de confiança da população e ótima avaliação como serviço público (pesquisa DataFolha) e não há motivo para sofrerem tantas críticas sem direito a defesa.

A Anoreg-MS apurou que alguns valores comparativos divulgados na mídia não correspondem com a realidade. Como exemplo, citou o caso que ganhou maior destaque: o de registro das hipotecas em créditos agrícolas, cujo valor de R$ 90,45, que se afirma ser o custo final deste serviço no estado de Minas Gerais, está incorreto, pois na verdade ele pode chegar a R$ 6.025,08 em contraposição ao limite de R$ 3.904,20 em nosso estado. Ou seja nossos custos, nesse caso, podem ser até 35,21% mais baratos.

Em relação aos custos de uma escritura no Paraná, segundo o presidente da Anoreg-MS, Juan Pablo Gossweiler, o estudo não leva em consideração que ao valor do ato notarial deve ser somado o FUNREJUS, assim os custos de uma escritura podem chegar até a R$ 14.781,15.

Também em relação aos Testamentos, o estudo e divulgação também levam a conclusões errôneas. O valor divulgado de R$ 52,60, para o Estado de São Paulo, não contempla as taxas dos repasses daquele estado, assim o valor correto é de R$ 84,69, sendo que estas custas referem-se ao testamento sem nenhuma disposição patrimonial, já um testamento com disposição de bens, custa R$ 1.539,80, ou seja, praticamente o DOBRO que em nosso estado cujo valor é de R$ 799,20. Novamente, o estudo e divulgação demonstram erro grave!

Santuário fará bênção e imposição de cinzas durante todas as novenas desta quarta

Santuário fará bênção e imposição de cinzas durante todas as novenas desta quarta

MG_9995-300x200Campo Grande (MS) – Nesta quarta-feira (1) haverá a bênção e a imposição das cinzas em todas as novenas do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As novenas são de hora em hora, sendo a primeira às 6h e a última começando às 23h.

As cinzas representam a penitência e demonstram nossa condição de mortais a qual retornaremos ao pó.  No momento da imposição o padre ou ministro proferem as seguintes palavras: “do pó viestes e ao pó retornarás” e então as cinzas são aplicadas em forma de cruz na testa dos fiéis.

É com este rito que começa oficialmente a Quaresma.  Durante os 40 dias os fiéis dedicam-se à reflexão constante e oração para relembrar o período por qual Jesus passou  no deserto e os sofrimentos da crucificação.

Capivaras na pista – Bloco investe em segurança do Carnaval de rua para desfile de 2017

Capivaras na pista – Bloco investe em segurança do Carnaval de rua para desfile de 2017

Capivara Blasé_Alvaro Herculano (3)

Capivaras na pista – Bloco investe em segurança do Carnaval de rua para desfile de 2017

Bloco foca na essência do Carnaval de rua para desfile de 2017 e recebeu ajuda logística para a festa na Esplanada Ferroviária

 Campo Grande (MS) – O Capivara Blasé foi fundado em 2014 pelo diretor e ator de teatro Vitor Hugo Samudio e alguns amigos mais próximos, mas já estreou com apoio da bateria da Vila Carvalho assim como o bloco Calcinha Molhada, formado apenas por mulheres, que lançou a campanha #carnavalsemassedio nas redes sociais objetivando debater e chamar atenção para o respeito entre os foliões.

Um estudo desenvolvido dentre os dias 13 a 16 de fevereiro de 2017 com 270 pessoas pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) em dez regiões da cidade, apontou que dentre os entusiastas da folia de momo em Campo Grande, 43,55% queriam mais segurança.

A pesquisa apontou ainda que dentre os que vão festejar o Carnaval na Capital, 27,2% pretendiam se divertir nos blocos de rua. O Capivara Blasé mantém essa linha de conduta democrática onde todos são bem vindos desde a sua fundação, estimulando apenas que os foliões se fantasiem ou lancem mão de adereços para entrar no clima, e arrecadando fundos durante o ano para que a festa seja gratuita, como o carnaval de rua deve ser.

Capivara Blasé_Alvaro Herculano (1)Sem necessidade de pagar ingresso, nem de adquirir abadá ou camiseta para participar do desfile, os blocos de rua são hoje em dia a maior expressão da cultura carnavalesca na Cidade Morena. Com agendas complementares e cooperação mútua, levam milhares às ruas, e por serem constituídos em sua maioria por pessoas ligadas ao setor de cultura da Capital, além de lutarem de forma independente para manter o espírito da festa de rua, tem ainda a preocupação em estimula o lado sadio e responsável da folia, chamando atenção para questões como preservação do patrimônio público e segurança, já que muitos dos frequentadores comparecem em família.

O Capivara Blasé levou 7 mil pessoas à Esplanada Ferroviária em 2016, e para 2017 a expectativa é de que este número dobre. Para garantir a segurança do público, o bloco conseguiu a ajuda logística da Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Sectur, e serão disponibilizados 30 policiais militares, 10 fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), 05 funcionários da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e ainda, 25 guardas municipais.

“Desde a primeira reunião que tivemos com a Secretaria de Cultura, deixamos claro que precisávamos do apoio do estado para garantir a segurança das pessoas. Este ano vamos ter este apoio institucional e nos organizamos para poder disponibilizar isso, porque realmente é uma questão preocupante” frisa Vitor Samudio, fundador do bloco.

O grupo Sampri, Gideão Dias, Chokito, Negabi e Banda do Jacobina sobem ao palco neste dia 27 de fevereiro, segunda-feira, com repertório voltado a preservar a essência pura do Carnaval com marchinhas, samba e uma pitada de forró. As apresentações são gratuitas e a expectativa do bloco é de uma festa cheia de energia, onde a segurança e o respeito falem por si só.

Serviço: O bloco sai na Esplanada Ferroviária, esquina entre as avenidas Mato Grosso e Calógeras, no dia 27 de fevereiro com programação infantil começando às 15h e início dos shows a partir das 18h. Informações: (67) 98439-6960.

Nas redes sociais https://www.facebook.com/capivarablase/ e www.instagram.com/capivarablase/

Governo presente: nas ruas, bloco do Detran faz o carnaval da vida

Governo presente: nas ruas, bloco do Detran faz o carnaval da vida

image001Campo Grande (MS) – Com a proximidade das festividades carnavalescas, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), começa nesta quinta-feira (23) as ações de Carnaval. Com o tema “Nessa folia eu tô legal. Álcool + direção não dá samba”, a campanha visa passar mensagens educativas sobre prevenção e segurança no trânsito.

As ações serão realizadas em Campo Grande e Corumbá – cidades do estado que recebem o maior número de visitantes no Carnaval – entre os dias 23 a 28 de fevereiro. Entre as atividades previstas estão: distribuição de adesivos, bandanas, bottons e outras peças contendo recomendações e orientações aos foliões sobre os comportamentos corretos no trânsito.

Em 2017, a novidade é que o governo do estado estará, literalmente, ao lado dos foliões com o bloco de rua dos servidores do Detran-MS. No bloco, os servidores estarão uniformizados com um abadá personalizado e também com um estandarte de abre-alas.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, é fundamental que o órgão aproveite uma das maiores festas populares do país para massificar e reforçar os apelos em favor da vida.

“Os cidadãos e cidadãs precisam ter a perspectiva concreta da cidadania. E a presença do governo traz esta certeza, sobretudo porque quando se governa para as pessoas o foco deve ser o da convivência. E no trânsito seguro, com a direção consciente e respeitosa, essa convivência é possível”, afirma.

Com o Detran-MS dando prioridade para seu papel educativo em relação a sociedade, o governo de Mato Grosso do Sul vem realizando uma das mais resolutivas políticas públicas de segurança no trânsito do Brasil. Os resultados de seus serviços e campanhas aferem o alcance no esforço para prevenir acidentes e proteger a vida.

Um indicador da eficiência desse processo está nos levantamentos oficiais consolidados da Seguradora Líder (DPVAT). O total de indenizações pagas por morte em acidentes de trânsito em Mato Grosso do Sul em 2015 caiu 15,95% em relação a 2014. Além disso, no mesmo período, as indenizações por invalidez permanente também sofreram redução, caindo 9,78% no estado, o segundo melhor índice do Centro-Oeste.

PROGRAMAÇÃO CAMPO GRANDE

Quinta-feira – 23/02

– Bloco Evoé Baco, às 18h, na Orla Ferroviária

– Bares da Avenida Afonso Pena, Bom Pastor e Antônio Maria Coelho

Sábado – 25/02

– Bloco Cordão Valú, às 16h, na Esplanada Ferroviária

Domingo – 26/02

– Bloco Vai Quem Vem, às 16h, na Praça do Rádio Clube

– Desfile de Blocos, às 18h, na Esplanada Ferroviária

Segunda-feira – 27/02

– Desfile das Escolas de Samba, às 20h, na Rua Alfredo Scaff

Terça-feira – 28/02

– Bloco Cordão Valú, às 16h, na Esplanada Ferroviária

– Desfile das Escolas de Samba, às 20h, na Rua Alfredo Scaff

PROGRAMAÇÃO CORUMBÁ

Sábado – 25/02

– Bloco Sandálias de Frei Mariano, às 10h, na Rua Frei Mariano com a Rua Cuiabá

– Roda de samba, a partir das 10h30, no Porto Geral

– Bloco Afoga o Ganso, a partir das 23h, na Rua Dom Aquino (entre a Rua Major Gama Filho e Firmo de Matos)

Domingo – 26/02

– Desfile das Escolas de Samba, às 19h

Segunda-feira – 27/02

– Desfile das Escolas de Samba, às 19h

Sindicatos das indústrias debatem estratégias para enfrentar ameaças à produção

Sindicatos das indústrias debatem estratégias para enfrentar ameaças à produção

foto encontros setoriais segunda rodada 2

Sindicatos das indústrias debatem hoje à noite estratégias para enfrentar ameaças à produção

Campo Grande (MS) – O Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção de Mato Grosso do Sul), o Sindicer/MS (Sindicato das Indústrias de Cerâmicas de Mato Grosso do Sul) e o Sindiecol (Sindicato das Indústrias Extrativas de Corumbá) promovem, nesta segunda-feira (20/02), às 19h30, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), a 2ª rodada dos “Encontros Setoriais da Indústria – Compromisso com o Desenvolvimento”. O evento faz parte de uma realização dos principais sindicatos das indústrias do Estado para debate, ao longo das próximas semanas, sobre as melhores estratégias e alternativas para enfrentar as ameaças ao setor no Estado em meio à crise econômica.

Durante esses eventos, os empresários terão a oportunidade de debater a geração de empregos e o aumento da produção, mantendo a competitividade das suas indústrias, além de discutir temas de interesse de cada segmento, tais como os caminhos para enfrentar os novos desafios, empregos e produção como base da economia, a crise e as ameaças para a indústria e produção e emprego e competitividade em risco.

Ao todo, serão realizados quatro “Encontros Setoriais da Indústria – Compromisso com o Desenvolvimento”, sendo que a primeira rodada foi no dia 13 de fevereiro, a segunda será nesta segunda-feira (20/02), a terceira será dia 6 de março e a quarta e última no dia 13 de março, sempre no período noturno, a partir das 19h30, e no auditório do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS). Os eventos são organizados pelo Sindivest/MS, Sindigraf/MS, Sindical/MS, Sinduscon/MS, Sindicer/MS, Siams, Simemae/MS, Sindepan/MS, Sindimad/MS, Sicadems, Silems, Sindiplast/MS, Sindiecol e Biosul e para participar basta comparecer ao local na hora e na data marcada.

Presenças

O presidente da Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) e do Sindicer/MS, Natel Henrique Farias de Moraes, que na semana passada participou da sessão da Assembleia Legislativa para convidar os deputados estaduais e a população em geral para participar da 2ª rodada dos “Encontros Setoriais da Indústria – Compromisso com o Desenvolvimento”, destacou que o objetivo dos eventos é firmar o nosso compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

“Somente os segmentos de cerâmica, construção civil e extrativo mineral reúnem hoje mais de 540 indústrias no nosso Estado e geram mais de 12 mil empregos diretos e indiretos. Precisamos discutir os principais gargalos que a ameaçam essa realidade”, declarou Natel de Moraes, emendando que Mato Grosso do Sul precisa avançar em um ambiente de entendimento e conciliação para que possamos produzir e gerar mais empregos e melhores salários.

“Não podemos retroceder e toda e qualquer medida que agrave ainda mais a situação das indústrias vai certamente atingir o consumidor com os produtos na ponta e também desencadear outras consequências, a pior delas, com certeza, o desemprego”, finalizou o presidente da Anicer e Sindicer/MS. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), pediu que os demais parlamentares participem da 2ª rodada dos “Encontros Setoriais da Indústria” para discutir os gargalos do setor. “É uma questão muito relevante para nosso Estado, então peço que todos compareçam”, disse.

Proposta

Da 1ª rodada dos “Encontros Setoriais da Indústria”, realizada no dia 13 de fevereiro, saiu a primeira alternativa apresentada pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, aos empresários e trabalhadores das indústrias gráfica, do vestuário e calçadista. Pela sugestão, os industriais teriam a opção de aderir ao Fundo Estadual de Estabilidade Fiscal, que obrigaria as empresas beneficiadas a contribuírem com 10% do que deixam de pagar de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), em troca da renovação, por mais cinco anos, dos incentivos já concedidos.

“Essa proposta foi apresentada ao governador como alternativa para estancar o déficit de arrecadação, que é a principal alegação do Executivo estadual para rever os benefícios já concedidos à indústria. Por meio dela, o empresário que tiver interesse poderá contribuir com esse Fundo sem comprometer suas atividades e compensando os investimentos”, declarou, ao informar, ainda, que a sugestão também foi discutida com os secretários estaduais de Governo, Eduardo Riedel, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck.

Essas e outras alternativas continuarão a ser discutidas nas próximas semanas, quando outros segmentos da indústria realizarão as 3ª e 4ª rodadas dos “Encontros Setoriais da Indústria”. Depois desta segunda-feira (20/02), quando o debate será entre os segmentos cerâmico, da construção civil e extrativo mineral, no dia 6 de março será realizada a 3ª rodada, organizada pelos sindicatos das indústrias metalmecânicas, plásticas e moveleiras. A 4ª e última rodada dos “Encontros Setoriais da Indústria” está agendada para o próximo dia 13 de março e será realizada pelos sindicatos das indústrias de alimentos e bebidas, frigorífica, panificação e laticínia.

Serviço – Os Encontros Setoriais da Indústria serão realizados sempre às 19h30 no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, localizado na Avenida Afonso Pena, 1.206, Bairro Amambaí, em Campo Grande (MS)