(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Laudo aponta que menino Rhuan foi decapitado ainda vivo

Laudo aponta que menino Rhuan foi decapitado ainda vivo

Mãe e companheira matam criança de 9 anos

Rhuan Maicon da Silva Castro, de 9 anos, que foi assassinado pela mãe e pela parceira dela no dia 31 de maiofoi decapitado ainda vivo, segundo laudo divulgado pela Polícia Civil do Distrito Federal. Além disso, o documento aponta também que o menino levou 12 facadas – uma no peito e onze nas costas.

O garoto foi morto e esquartejado pela mãe, Rosana Auri da Silva Cândido, de 27 anos, e pela sua companheira Kacyla Pryscila Santiago Damasceno Pessoa, 28, em Samambaia, Distrito Federal. Ambas confessaram ter cometido o crime e foram presas no dia 1º de junho.

De acordo com o delegado Guilherme Melo, do 26º DP, a investigação policial foi encerrada e o inquérito pede, além da condenação por homicídio qualificado, a condenação por tortura, ocultação de cadáver, fraude processual – já que a cena do crime foi lavada – e lesão corporal gravíssima. Com isso, cada uma das mulheres pode ser condenada a 57 anos de prisão.

Entenda o caso

Rhuan Maicon foi morto no dia 31 de maio com 12 facadas pela mãe e pela namorada dela. Em depoimento, as mulheres afirmaram que, depois do assassinato, esquartejaram o corpo – mas, com o resultado do laudo médico, foi constatado que a criança foi decapitada ainda viva, como apontado no início desta matéria.

A dupla ainda tentou queimar o corpo do garoto em uma churrasqueira, entretanto não obteve sucesso. Então, as mulheres colocaram o corpo de Rhuan em uma mala e jogaram dentro de um bueiro no bairro onde vivem. Os membros foram colocados em duas mochilas, que ainda estavam na casa da família e seriam descartadas posteriormente.

Além de Rhuan Maicon, o casal ainda criava uma menina também de nove anos, filha de Kacyla Pryscila. Ela foi encaminhada ao Conselho Tutelar após a prisão das mulheres.

A Polícia Civil suspeita que as duas crianças vivessem na casa em cárcere privado, já que ambas não frequentavam a escola e raramente eram vistas pelos vizinhos. Ainda de acordo com a polícia, o garoto que foi morto teve o seu pênis cortado há cerca de um ano pela própria mãe.

Rosana Auri fugiu com o filho há cerca de cinco anos após ter perdido a guarda dele para o pai, em decisão da Justiça. Nesse período, Rosana, Kacyla e as duas crianças moraram em Alagoas e Goiás até se mudarem para o Distrito Federal.

Em depoimento à polícia, Rosana contou que matou Rhuan porque ele era um empecilho para o seu relacionamento, já que remetia ao seu antigo vínculo com o pai da criança.

 

Pai que não aceitava fim do casamento mata criança de quatro anos e comete suicídio

Pai que não aceitava fim do casamento mata criança de quatro anos e comete suicídio

Um pai de 32 anos matou uma criança de quatro e cometeu suicídio no começo da madrugada deste domingo (16), em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com familiares, Neri da Rosa não aceitava o fim do casamento com a mãe do pequeno Davi Gabriel Franco da Rosa, o que pode ter motivado o crime.

O tenente Renan, da Polícia Militar, comentou que Neri chegou a deixar uma carta confirmando a possível motivação. “Nela, esse pai relata que não aceitava o fim do relacionamento. Então, pode ter esperado ficar sozinho com o filho e cometeu o crime”, explicou.

Davi foi assassinado por estrangulamento. O corpo dele foi encontrado pela própria mãe, que foi até a residência localizada no bairro Guarituba. Segundo a polícia, o pai se enforcou dentro do banheiro.

Um familiar relatou à Banda B que Neri e a mãe de Davi foram casados por pelo menos oito anos, mas ele insistia em tentar retomar a relação após o término. “Já fazia mais de um ano que eles estavam separados e o Neri sempre pegava o Davi aos fins de semana, não sabemos o como ele pode ter feito isso”, comentou.

A Delegacia de Piraquara passa agora a investigar todas as causas do caso.

Contran acaba com obrigatoriedade do uso de simuladores para tirar habilitação

Contran acaba com obrigatoriedade do uso de simuladores para tirar habilitação

Fim do simulador foi defendido pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro — Foto: Reprodução/TV IntegraçãoFim do simulador foi defendido pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro — Foto: Reprodução/TV Integração

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu na quinta-feira (13) que o uso de simuladores na formação de motoristas não será mais obrigatório. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que preside o Contran, o uso do simulador será opcional.

A mudança, que havia sido defendida pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro, começa a valer em 90 dias. Na avaliação de Freitas, a retirada dos simuladores vai reduzir a burocracia e baixar, em até 15%, o custo para tirar a CNH.

Com fim da obrigatoriedade, a quantidade de horas-aula que o novo motorista tem que cumprir antes de retirar a carteira cairá de 25 para 20 horas.

Segundo o ministro, quando a exigência do simulador começou a vigorar o aluno passou a ter que fazer 25 horas de aula, sendo que 5 horas no simulador.

Segundo o secretário-executivo do Conselho, Jerry Dias, o condutor que optar por usar o simulador agora poderá fazer até 5 horas-aula no equipamento. Assim, ele seria obrigado a fazer pelo menos 15 horas de aula prática no veículo.

“São 15 horas obrigatórias no veículo. Ele pode fazer 20 horas no veículo ou, no mínimo, 15 horas no veículo, complementando com 5 horas no simulador”, disse.

Dias afirmou ainda que hoje o Contran tem mais de 100 resoluções tratando da formação de condutores e que o conselho quer reduzi-las.

Eficácia

“O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu comprovar que é importante para o condutor. Nos países ao redor do mundo não é obrigatório, mesmo em países com excelentes níveis de segurança no trânsito”, disse o ministro da Infraestrutura.

O secretário-executivo do ministério, Marcelo Sampaio, espera que auto-escolas que saíram do mercado possam voltar com o fim do simulador, o que também deve contribuir para baixar os custos para tirar habilitação.

Placa do Mercosul

O secretário-executivo do Contran, Jerry Dias, afirmou que o conselho está finalizando ajustes na implantação da placa Mercosul e que a obrigatoriedade dela deve ser adiada para o fim ano.

O prazo inicial para adoção da placa em todo o país nos veículos novos era 30 de junho.

Segundo Dias, o Contran deve retirar algumas obrigatoriedades que geravam custo para o emplacamento, o que deixará a nova placa com o preço similar a atual. Essas mudanças, no entanto, ainda serão analisadas pelo Contran.

Desde que assumiu, o presidente Jair Bolsonaro tem anunciado uma série de mudanças na legislação de trânsito. No início de junho, o presidente foi ao Congresso Nacional entregar um projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro.

Entre as mudanças propostas estão o fim da multa para motoristas que transportarem crianças fora da cadeirinha, aumento no limite de pontos para que o motorista perca o direito de dirigir, de 20 para 40, e aumento no prazo de validade da carteira de motorista de 5 para 10 anos.

Da redação com informações do portal G1

Governo viabiliza R$ 116 milhões para reformas de quatro aeroportos em MS

Governo viabiliza R$ 116 milhões para reformas de quatro aeroportos em MS

Governador Reinaldo Azambuja com o secretário Ronei Saggioro Glanzmann (Foto: Divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) viabilizou, em Brasília, cerca de R$ 116 milhões para as reformas dos aeroportos de Campo Grande, Dourados, Bonito e Coxim.

Reinaldo esteve reunido nesta quarta-feira (12) com o secretário da Aviação Civil, Ronei Saggioro, para definição dos projetos que receberão os investimentos. “São recursos importantes que vão melhorar parte do modal aeroviário de Mato Grosso do Sul. Estamos construindo uma lógica para nosso sistema de transporte aéreo”, disse.

De acordo com o governador, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil devem autorizar em julho o início da obra de reestruturação do Aeroporto Internacional da Capital, com investimentos de R$ 55 milhões.

O Aeroporto Regional de Dourados deve receber cerca de R$ 50 milhões entre recursos já garantidos e emendas do Orçamento da União. A estimativa é de que as obras de remodelagem do aeródromo iniciem ainda este ano. O Exército e a Secretaria da Aviação Civil são os responsáveis pela licitação.

Já o Aeroporto Regional de Bonito, que está passando por melhorias, tem R$ 7 milhões em recursos garantidos. Outros R$ 4 milhões serão destinados para obras na pista e no balizamento do Aeroporto Municipal de Coxim.

Integração ferroviária – O governador de Mato Grosso do Sul também aproveitou a viagem a Brasília para discutir os investimentos de concretização da Ferrovia Transamericana, corredor que ligará o Porto de Santos (SP) aos portos do Chile, passando pelo Estado.

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, informou que a inclusão do trecho da malha oeste, que liga Corumbá a Mairinque (SP), será incluída no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) quando as negociações sobre prorrogação da concessão da malha paulista forem encerradas.

“Esse é um projeto fundamental para o nosso Estado, pois vai nos proporcionar um ganho logístico e vai nos deixar mais competitivos”, disse Reinaldo.

Na reunião, também foram tratadas as ações relativas à obra do acesso ao local da ponte que ligará Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai. O ministro afirmou que o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnico Econômica e Ambiental), que está com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), deve ser concluído e revisado no fim deste mês e entregue para as autoridades do país vizinho.

Ex-PM mata filho, que faria 22 anos, a mulher e se suicida

Ex-PM mata filho, que faria 22 anos, a mulher e se suicida

O ex-policial militar Leonardo dos Reis Andrade, de 43 anos, enviou uma mensagem a um grupo de amigos em um aplicativo de conversas, na manhã desta segunda-feira (10), em que dizia “gente, fiz besteira”.

Segundo a Polícia Civil, o aviso foi dado após Andrade atirar e matar dentro de casa a mulher, Rosa Ana de Jesus Andrade, de 39 anos, e o filho, Bruno Aparecido Andrade, que completaria 22 anos nesta segunda-feira.

De acordo com o delegado Targino Osório, responsável pela investigação, o ex-policial morreu após atirar na própria cabeça. Ainda não se sabe o que teria motivado o crime.

“Ele mandou uma mensagem para um amigo dizendo que havia acabado com a família e que era para acionar a Polícia Militar para vir à casa dele”, afirma o delegado.

Uma carabina calibre 44, que teria sido usada no crime, foi apreendida ao lado do corpo do ex-policial.

Os corpos das vítimas foram levados ao Instituto Médico Legal (IML).

Em nota, a Polícia Militar informou que Andrade ingressou na corporação em 1997 e pediu exoneração em 2002.

Mensagem levou polícia à casa

Preocupado com a mensagem recebida no celular, por volta das 7h30, um amigo do ex-policial, que não quis se identificar, disse que telefonou várias vezes, mas que Andrade não atendeu às ligações. Ele decidiu ir até a casa, no bairro Bandeirantes, mas encontrou tudo trancado e os carros na garagem.

A Polícia Militar foi chamada e precisou pular o muro da residência vizinha para ter acesso ao imóvel. Dentro da casa, os policiais acharam Andrade morto no sofá. O filho e a mulher ainda estavam nas camas, o que sugere que eles tenham sido mortos enquanto dormiam.

Segundo o tenente da PM Rafael Wellington Tavela, os vizinhos não ouviram barulho de tiros.

O ex-policial militar Leonardo dos Reis Andrade — Foto: Reprodução
O ex-policial militar Leonardo dos Reis Andrade — Foto: Reprodução

Relação com a família

A cunhada de Andrade, Vera Lúcia de Andrade, diz que o ex-policial trabalhava atualmente como engenheiro em uma indústria de equipamentos industriais. Há três meses, ele havia aberto uma empresa, mas recebeu a proposta e aceitou ser empregado.
Vera afirma que o cunhado tinha uma relação tranquila com a mulher, mas era muito reservado e que havia mudado o comportamento nos últimos tempos. Segundo ela, Andrade não dava sinais de que pretendia cometer o crime.
“Eles combinavam bem, sempre saiam juntos, faziam caminhada juntos. Eram casados há mais de 22 anos. Ele era muito fechado e não estava se comunicando muito com a família, nem estava indo à casa do pai dele. Mas não sei o motivo.”
De acordo com Vera, a família não sabia que Andrade tinha armas em casa. Além da carabina, um revólver calibre 32 foi apreendido na casa pela polícia.
Mulher que acusa Neymar de estupro esfaqueou e agrediu ex-marido

Mulher que acusa Neymar de estupro esfaqueou e agrediu ex-marido

Nájila Trindade, modelo que acusa Neymar de estupro durante um encontro em Paris, esfaqueou e agrediu o ex-marido, em 2014 e 2016. As informações foram divulgadas a partir dos boletins de ocorrência que a repórter Marcia Dantas, do jornal Primeiro Impacto, teve acesso.

Ainda conforme a jornalista do noticiário do SBT, Nájila esfaqueou o ex-marido, em 2014, durante uma suposta briga de casal. A vítima precisou dar entrada no Pronto Socorro por causa dos ferimentos.

Em 2016, um outro boletim de ocorrência foi registrado contra a modelo, também pelo ex-companheiro, por agressão.

Neymar

Na noite dessa quarta-feira (5), a emissora divulgou uma entrevista exclusiva de Nájila com Roberto Cabrini. Ao jornalista, a modelo afirmou que pediu para que o jogador “parasse”, mas ele teria virado ela de costas e cometido o crime.

Ainda conforme a versão da mulher, ela teria perguntado se o craque tinha levado “camisinha” e ele disse que não. Neste momento, Nájila teria dito que então não “ia passar daquilo” e, mesmo assim, Neymar ignorado o pedido e teria cometido o estupro.