(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Em Salvador, Marcelo Miranda participa do Fórum Nacional dos Secretários de Esportes

Em Salvador, Marcelo Miranda participa do Fórum Nacional dos Secretários de Esportes

O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, Marcelo Ferreira Miranda, participou na terça-feira (22), do 2º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esportes, em Salvador-BA. A reunião teve participação de representantes de unidades federativas e do secretário-adjunto da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marco Aurélio Araújo. No encontro, foram discutidas políticas públicas e ações conjuntas para as práticas esportivas no país.

Miranda é secretário executivo na mesa diretora do Fórum e, durante seu discurso, salientou as dificuldades financeiras enfrentadas atualmente pelos estados na administração do esporte. O diretor-presidente da Fundesporte também mostrou preocupação em relação à proposta de orçamento para 2020 do governo federal, que prevê redução de investimentos para o segmento esportivo. “Esse corte que está previsto é muito drástico. Inclusive, acredito que comprometerá a Bolsa-Atleta, que é um dos instrumentos fundamentais à promoção do nosso esporte. Faço aqui críticas construtivas, como forma de colocar o Fórum de ‘mãos dadas’ com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, no sentido de reverter esta situação que realmente é preocupante”.

Outro ponto apresentado por Miranda refere-se à ausência de lançamento de editais pelo governo federal. “Mato Grosso do Sul sofreu, como vários estados. Estou na Fundesporte desde 2015, tentamos vários editais, os poucos que saíram, e não obtivemos sucesso. No momento, não há previsão de edital. Acho que é um momento muito importante, uma reconstrução do esporte, com esse novo olhar da Secretaria Especial do Esporte. Deve haver uma preocupação no sentido de ter uma previsão concreta de lançamento de editais, além da democratização e manutenção de programas que fomentam as práticas esportivas”.

MS fatura dois bronzes no primeiro dia de judô dos JUBs

MS fatura dois bronzes no primeiro dia de judô dos JUBs

Mato Grosso do Sul manteve mais uma vez a tradição de conquistar medalhas no judô em competições nacionais. Nesta quarta-feira (23), primeiro dia da modalidade na Fase Final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019, em Salvador-BA, os representantes do Estado, com apoio da Fundação de Desporte e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), garantiram dois bronzes, as primeiras medalhas da delegação na capital baiana. As disputas da arte marcial japonesa seguem até sexta-feira (25). Os judocas sul-mato-grossenses são comandados na competição universitária pelo técnico Alessandro Souza Nascimento.

No feminino, Ana Carla Rios Grincevicus, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ficou na terceira colocação da categoria sênior meio-médio, até 63 quilogramas (kg). A sul-mato-grossense venceu por ippon as duas primeiras lutas. Primeiro, nas oitavas de final, contra Evellen Soares, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Depois, nas quartas, diante de Kassia de Morais, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ana Carla foi derrotada na semifinal por Gabriela de Moraes, da Universidade Paulista (Unip), de São Paulo. Na disputa pelo bronze, superou Luiza Mota, da Fac Mauá, e colocou a medalha bronzeada no peito.

Volta por cima – A judoca passou recentemente por três cirurgias no joelho. Ela conta que morou seis anos em Belo Horizonte-MG, retornou a Campo Grande e desde 2017 tenta se recuperar da última operação. Segundo a atleta, cada competição é uma batalha, principalmente para readquirir confiança. “Em 2017, eu fui muito mal eu várias competições, não lutei os JUBs inclusive, porque tive outra lesão e não participei da seletiva estadual. Em 2018, eu já estava um pouco melhor e consegui fazer a seletiva, fui aos JUBs e ganhei o bronze. No entanto, eu não estava 100% ainda, não me sentia bem. Agora, neste ano, que fui me sentir bem melhor, treinei, me dediquei e a confiança veio. Quem tem uma lesão sabe que não é fácil, tem o fator psicológico, morro de medo de me machucar de novo”.

Ana Carla afirma que viajou a Salvador com o ouro em mente, mas faz uma avaliação positiva de seu desempenho na Fase Final dos JUBs 2019. “Eu sei que dava pra ter garantido o ouro, eu dei o meu melhor, o que eu podia. Em algumas competições que participo, sei que poderia ter dado algo a mais e nessa não, fiz tudo o que estava ao meu alcance. Estou bem feliz com esse resultado, garantindo um bronze à equipe da UCDB e para Mato Grosso do Sul”.

Já no masculino, Ayhan Liell Zanella deu tudo de si no tatame, pela categoria sênior médio, até 90 kg. O acadêmico da UCDB estreou vencendo Rafael Alves, do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), do Pernambuco, nas oitavas de final. Na fase seguinte, o campo-grandense bateu Tawan Medeiros, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Zanella sofreu revés na semifinal diante de Matheus de Assis, do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), do Paraná. O bronze veio após superar Mauro de Mora, do Centro Universitário Celso Lisboa, do Rio de Janeiro.

“A competição em si está muito forte, sempre com lutas duríssimas, envolvendo integrantes da seleção brasileira. Então, um nível competitivo muito alto. Mas felizmente deu tudo certo, foi dentro do esperado a medalha de bronze, mas eu acredito sim que poderia ter vindo um ouro ou uma prata. No judô, a luta é definida por detalhes e infelizmente eu cometi um. Se não tivesse o feito, a medalha acima certamente viria”, destaca Zanella.

Outros judocas de Mato Grosso do Sul também entraram em ação nesta quarta-feira (23). Yasmin Mayumi Carvalho Maruyama, na meio-pesado (até 78 kg) e Gabriela Stroppa Paliano, na categoria pesado (acima de 78 kg), encerraram a competição em quinto lugar. Carlos Honório Velasquez Salles (meio-médio, até 81 kg), Caike Kelltonny de Araujo Abreu (pesado, acima de 100 kg) e Maria Fernanda Pio Sabbo (leve, até 57 kg) também pisaram no tatame, mas não chegaram a obter colocação oficial.

Família é presa por fabricar e vender linguiça de cachorro e gato no Espírito Santo

Família é presa por fabricar e vender linguiça de cachorro e gato no Espírito Santo

A família presa por vender carne de cachorro e gato em Guarapari, no Espírito Santo, disse à polícia que protegia os animais. Na casa deles, os policiais encontraram 52 animais, entre cães e gatos, em situação insalubre.

Pai, mãe e filha foram presos em Meaípe, nesta sexta-feira (18). “Uma sujeira completamente absurda, a quantidade de animais para uma casa é completamente insalubre, alimentação, água. Nada disponível”, disse um policial.

No porão da casa, foram encontrados restos mortais dos animais. A participação de mais um suspeito ainda está sendo investigada.

Cães eram criados em local insalubre na casa da família em Guarapari, ES

A família retirava a carne e vendia para uma outra pessoa que comercializava o produto em uma feira em Guarapari.

“As denúncias são da comercialização de carne e possível fabricação de linguiça, porém eles não comercializavam

A família presa por vender carne de cachorro e gato em Guarapari, no Espírito Santo, disse à polícia que protegia os animais. Na casa deles, os policiais encontraram 52 animais, entre cães e gatos, em situação insalubre.

Pai, mãe e filha foram presos em Meaípe, nesta sexta-feira (18). “Uma sujeira completamente absurda, a quantidade de animais para uma casa é completamente insalubre, alimentação, água. Nada disponível”, disse um policial.

No porão da casa, foram encontrados restos mortais dos animais. A participação de mais um suspeito ainda está sendo investigada.

Cães eram criados em local insalubre na casa da família em Guarapari, ES.

A família retirava a carne e vendia para uma outra pessoa que comercializava o produto em uma feira em Guarapari.

“As denúncias são da comercialização de carne e possível fabricação de linguiça, porém eles não comercializavam ali. Isso
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

dificultou um pouco a descoberta há mais tempo”, disse uma outra policial que atendeu a ocorrência.

A gerente estadual de Vigilância e Saúde explicou que o abate e a comercialização da carne de cães e gatos para o consumo humano é crime.

“A legislação brasileira não permite o abate para consumo a carne de gato e cachorro. Tem uma lei e isso é considerado maus tratos aos animais, que são considerados animais domésticos”, disse Kelly Rose Areal.

A fiscalização da produção, transporte e comercialização de carne fica a cargo do governo federal e dos municípios Quem consumiu o produto deve ficar atento aos sintomas que podem aparecer

“Várias doenças podem acontecer, se o animal estiver infectado. A população que por acaso tenha ingerido esta carne deve ficar em observação para ver se aparecem os sintomas”, completou Kelly.

Essa publicação tem como fonte original:G1 Globo

Cantor que iniciou carreira em Batayporã lança clip sobre prevenção ao câncer de mama

Cantor que iniciou carreira em Batayporã lança clip sobre prevenção ao câncer de mama

Cantor que iniciou carreira em Batayporã lança clip sobre prevenção ao câncer de mama

O cantor sertanejo Manoel Tavares – natural do estado de Alagoas, mas criado em Batayporã desde seus cinco anos de idade, onde iniciou seus trabalhos como músico, através de um grupo de amigos chamado ‘SDM’, se apresentando em pequenos eventos, mas que atualmente se consolida como músico profissional – lançou recentemente um clip que chama atenção sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Acácio Gomes, Redação Nova News

A música ‘Mil Vidas’, de autoria do próprio Manoel Tavares, foi composta em 2013. “Fiz a música e estava esperando o momento certo para gravá-la. Diante da temática da campanha ‘Outubro Rosa’, que chama atenção para a prevenção com relação à saúde da mulher, decidi fazer o lançamento”, explica.

Em suas palavras, a canção conta a história de alguém que perde a mulher a amada por causa da doença e, segundo ele, tem como objetivo despertar nas pessoas o interesse pela realização dos exames preventivos.

Manoel Tavares que, atualmente reside em Campo Grande, onde mantém seu escritório, espera que o clip sirva como uma mensagem de que o diagnóstico precoce é importante para que a doença não seja detectada já em um estágio muito avançado.

“A música faz parte da vida de todas as pessoas, então decidi usar desta arte para tocar os corações das pessoas para que elas valorizem a vida, começando pelos cuidados com a saúde”, finaliza.

Para saber mais sobre a história do clip ‘Mil Vidas’, bem como conhecer mais de perto o trabalho de Manoel Tavares, as pessoas interessadas podem acompanhar o cantor nas redes sociais: FacebookInstagram e YouTube.

“Relógios da Energisa marcam 40% a mais que consumo real”, diz técnico do IPEM

“Relógios da Energisa marcam 40% a mais que consumo real”, diz técnico do IPEM

A Energisa é alvo de investigação através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO), que apura entre outras denúncias, a marcação irregular do consumo de energia em relógios instalados pela empresa.

A CPI analisa por exemplo, a informação de que equipamentos chegariam a marcar até 40% a mais que o consumo real. O fato chama atenção de outros estados como o Tocantins, que tem uma das energias mais caras do país e onde a concessionária também atua no fornecimento do serviço.

Criada no mês de setembro, a CPI da Energisa em Rondônia é constituída pelos deputados: Alex Redano (Republicanos), que foi autor do pedido de criação da Comissão Parlamentar, Cirone Deiró (Podemos), Ismael Crispin (PSB), Jair Montes (PTC) e Edson Martins (MDB).

Os fatos motivadores para a criação da CPI foram a supressão e troca de medidores de energia, sem a devida comunicação ou autorização dos consumidores; cortes de energia nos finais de semana e feriados, sem a devida comunicação prévia; e possível adulteração nos medidores retirados e devolvidos, em razão do grande número de reclamações, com o aumento injustificável nas contas.

Os parlamentares disseram considerar estarrecedores alguns fatos que vieram à tona na reunião ordinária que entrou pela noite da última quarta-feira (16), quando o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto; o técnico especialista em metrologia, Tiago Cruz de Lima; a procuradora do instituto, Mara Lucia da Silva Sena; o procurador do Estado, Sávio Jesus Gonçalves e o ex-diretor técnico Kleber Ihida foram convidados a participarem do debate.

Ilegalidade?

Um dos principais fatos que chamou a atenção na reunião é que o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) tem assinado com a concessionária de energia elétrica, um contrato de prestação de serviços e não um termo de cooperação técnica.

O vice-presidente da Comissão, Ismael Crispin (PSB), lembrou que a lei que criou o Ipem impede o instituto de prestar serviços a empresas como a concessionária de energia elétrica.

Em nota, comunicação da Energisa no Tocantins confirmou que mantém contrato de prestação de serviço com o Ipem ou outros órgãos autorizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), referências em todo o país nessa atividade com o objetivo de “preservar a lisura e a transparência do trabalho de aferição dos medidores da energia elétrica, que é direito dos clientes”.

A Energisa disse ainda que o contrato é público e o preço da taxa de serviços metrológicos definido na lei federal 9.933/99 é o mesmo praticado por qualquer cidadão brasileiro que possua contrato com o Inmetro/Ipem e completou: “O processo de distribuição de energia é fortemente regulado em todo o Brasil e os contratos e equipamentos usados aferidos pelos órgãos responsáveis”.

Consumo real

Segundo apurado pela Comissão, um técnico do Ipem admitiu que existem casos de identificação de relógios que marcaram 40% a mais do que o consumo real.

Segundo ele, nesse caso o aparelho é devolvido à Energisa, juntamente com um relatório, mas não é enviada cópia do documento ao consumidor. Também foi admitido que pertence à concessionária de energia o equipamento no qual os relógios marcadores de consumo são aferidos.

Alex Redano (Republicanos), presidente da CPI, explica que o Ipem não faz perícias e nem emite laudos e sim um relatório e que esse documento estaria sendo utilizado pela Energisa contra consumidores para cobrar valores considerados absurdos, alegando suposta adulteração nos relógios. Redano questionou essas cobranças e disse que saiu com dúvidas, pois não foi esclarecido se os medidores marcam mesmo o consumo real.

Ismael Crispin (PSB), falou que a informação é importantíssima, mas agora é preciso obter as provas de que relógios marcam muito mais do que é de fato consumido, para responsabilizar a empresa. De acordo com Crispin, existem denúncias de que em alguns marcadores de consumo há “gatos ao contrário”, que beneficiariam a Energisa, prejudicando o consumidor.

Relatório não é prova

Jair Montes (PTC), o relator da CPI, conta que todo consumidor que se sentir prejudicado pode recorrer à Justiça. Devido está comprovado que um simples relatório emitido pelo Ipem não é documento aceitável para a empresa alegar que houve fraude e aplicar multas ou cobrar valores retroativos.

O deputado Edson Martins (MDB) lembrou que é admitida uma margem de erro de 1,3% nos relógios medidores de consumo, mas questionou a devolução para a Energisa dos aparelhos que medem 40% a mais. “Nesse caso o consumidor fica dependendo da boa-fé da empresa, a partir do momento que é constatado o gato”, acrescentou.

Sobre a CPI, o deputado Jair Montes (PTC) disse que pretende apresentar o relatório final ainda este ano, entre os dias 6 a 10 de dezembro. Os trabalhos da comissão começaram a avançar e já há, segundo Jair, uma definição para convocar os presidentes da ANEEL e da Energisa.

Presidente do PSL de Ponta Porã chama papa de comunista e diz que “tem que apanhar mesmo”

Presidente do PSL de Ponta Porã chama papa de comunista e diz que “tem que apanhar mesmo”

A presidente do PSL e tida como pré-candidata a prefeita de Ponta Porã, Raquel Portiolli, postou no último dia 7 de outubro no Facebook, imagem do Papa Francisco recebendo chicotadas acompanhada de mensagem supostamente de Jesus Cristo dizendo “Não foi assim que te ensinei”. Acima da mensagem já havia escrito “Papa comunista tem que apanhar mesmo”. A postagem gerou grande revolta da comunidade católica, alguns disseram que estavam estarrecidos com tamanha agressão.

Raquel Portiolli foi candidata, mas não conseguiu ser eleita deputada estadual nas últimas eleições. Ela defendeu e continua sendo defensora na região da política do presidente Jair Bolsonaro; da senadora eleita Soraya Thronicke; e deputado federal Loester Trutis. Na soma geral de 2018 ela obteve 7.389 votos, sendo a maioria fora do município de Ponta Porã onde tem domicílio eleitoral. Apesar de a votação não ter sido expressiva no âmbito municipal, ela tem sido colocada como o grande nome do PSL para disputar a Prefeitura nas eleições municipais de 2020.

Nas redes sociais ela faz constantemente postagens defendendo ações do governo e criticando de forma veemente os que pensam o contrário. Recentemente postou fotos em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro, com o ministro Paulo Guedes; ministra Damares Alves, senadora Soraya Thronicke; deputado federal Loester Trutis; índia Silvia Waiãpi, entre outras.

Com a postagem do Papa Francisco sendo chicoteando e sendo chamado de comunista, as reações em Ponta Porã foram imediatas, principalmente da comunidade católica. Cesar Mattoso escreveu que considerou falta de respeito da presidente do PSL. “Acredito que ela perdeu com essa liberdade, deveria pensar antes de publicar”, disse. Giovani Corbari, por sua vez, aconselhou: “não caminhe por esse lado de atacar a nossa religião. Existem outros meios de fazer política”. Rúbia Quintiliano escreveu: “Acorda querida que a onda já passou!”. Maria Aparecida Velloso questionou “como pode um ser humano postar um absurdo desses”.

 

Fonte: Reporterms.